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O que é consciência fonêmica e como desenvolvê-la?

A consciência fonêmica é uma habilidade essencial para a criança se tornar uma boa leitora. Entenda o que é e como desenvolvê-la, neste artigo.

Antes que aprender a ler, as crianças precisam desenvolver a consciência fonêmica, ou seja, perceber que as palavras são compostas por pequenos sons individuais, os fonemas. A consciência fonêmica, portanto é a capacidade de perceber, pensar e manipular os sons  das palavras (fonemas). 

As crianças adquirem consciência fonêmica quando reconhecem palavras que começam com o mesmo som, quando conseguem identificar o primeiro ou o último som de uma palavra, quando combinam os sons separados da palavra para soletrá-la e quando são capazes de segmentar uma palavra em sons separados.

A consciência fonêmica é uma habilidade da consciência fonológica, fundamental para a alfabetização e que ajuda as crianças a reconhecer e manipular os sons da linguagem falada. Assim como a identificar palavras que rimam, o número de sílabas em um nome, segmentar uma frase em palavras e identificar as sílabas em uma palavra. 

Agora que você já sabe o que é a consciência fonêmica, saiba porque ela é importante e como desenvolvê-la nas crianças.

Por que a consciência fonêmica é importante?

A consciência fonêmica é a compreensão de que as palavras da linguagem falada podem ser divididas em fonemas. As crianças que não conseguem ouvir e manipular os fonemas das palavras terão dificuldade em aprender a relacioná-los com as letras quando iniciarem o aprendizado da leitura e escrita.

Conforme os alunos começam a fazer a transição para a fonética, eles aprendem a relação entre um fonema (som) e um grafema (as letras que representam o som) na linguagem escrita. Para desenvolver a consciência fonológica, as crianças precisam compreender as palavras faladas, sílabas e sons (fonemas).

A consciência fonêmica é importante, pois é uma habilidade fundamental para o aprendizado da leitura e da escrita. Alunos com boa consciência fonológica provavelmente se tornarão bons leitores, mas alunos com habilidades fonológicas fracas provavelmente se tornarão maus leitores. 

Estima-se que a maioria dos alunos com problemas significativos de leitura têm um déficit em sua capacidade de processar informações fonológicas. Na verdade, o desempenho em consciência fonêmica pode prever o desempenho em letramento com mais precisão do que variáveis ​​como a inteligência e vocabulário amplo. 

A boa notícia é que é possível desenvolver a consciência fonológica e a consciência fonêmica em sala de aula através de uma instrução adequada. Veja como fazer isso.

Como desenvolver a consciência fonêmica?

As crianças aprendem a isolar, identificar e categorizar os fonemas, para então serem capazes de manipulá-los para formar palavras, antes de aprender a segmentar uma palavra em fonemas — o que é mais difícil. 

Aprender a combinar fonemas para formar palavras e segmentar palavras em fonemas contribui para o aprendizado da leitura e da escrita. Na verdade, essas duas habilidades de consciência fonêmica são as mais importantes para a alfabetização dentre outras de consciência fonológica. 

A consciência fonêmica pode ser desenvolvida em atividades em sala de aula através de atividades simples, que mais parecem jogos e brincadeiras e que, por isso, as crianças adoram! Veja alguns exemplos abaixo.

Identificação e categorização de sons

Essa atividade pode ser realizada com palmas ao soletrar palavras (uma palma para cada sílaba), pois isso ajuda as crianças a identificar quantos sons tem uma palavra. Da mesma forma, o professor pode pedir aos alunos que identifiquem semelhanças e diferenças entre palavras parecidas, como bala e bola, por exemplo. 

Combinação de sons para formar palavras

Essa atividade também pode ser feita em tom de brincadeira: o professor começa falando lentamente os sons de algumas palavras e, antes que termine, os alunos devem adivinhar qual palavra é.

Subtração/adição de fonemas para formar palavras novas

Nessa atividade, o professor pode selecionar algumas palavras com sons parecidos e apresentá-las aos alunos tirando ou acrescentando uma letra, mostrando a eles que assim, é possível formar novas palavras (Ex.: luva-lua, amora-amor, etc.).

Substituição de sons para formar novas palavras

Essa atividade é bem parecida com a anterior, o professor pode brincar com seus alunos, portanto, substituindo os sons de algumas palavras para criar outra (Ex.: bola-bala-bolo).

Desenvolver a consciência fonêmica das crianças na escola é mais efetivo quando os alunos aprendem a manipular os fonemas enquanto percebem os movimentos que fazem com a boca quando pronunciam os sons das palavras. 

O apoio visual, como um espelho, ajuda muito a criança a reconhecer os fonemas, pois é mais fácil identificar as sílabas do que os fonemas. Dessa forma, é importante trabalhar uma atividade por vez, e só passar para a próxima tarefa quando os alunos estiverem dominando a anterior.

A consciência fonêmica pode começar a ser desenvolvida e estimulada na educação infantil, já que essa é uma habilidade fundamental para o processo de alfabetização. As atividades se parecem com jogos e brincadeiras, por isso as crianças se envolvem e se divertem enquanto aprendem.

Restou alguma dúvida sobre o que consciência fonêmica e como desenvolvê-la? Deixe nos comentários.

Referências:

GONÇALVES, Solange de Souza. O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONÊMICA E A AQUISIÇÃO DO PRINCÍPIO ALFABÉTICO. Disponível em: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/757.pdf

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4 respostas em “O que é consciência fonêmica e como desenvolvê-la?”

Olá Jhenniely,
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
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