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O que é consciência fonêmica e como desenvolvê-la?

A consciência fonêmica é uma habilidade essencial para a criança se tornar uma boa leitora. Entenda o que é e como desenvolvê-la, neste artigo.

Antes que aprender a ler, as crianças precisam desenvolver a consciência fonêmica, ou seja, perceber que as palavras são compostas por pequenos sons individuais, os fonemas. A consciência fonêmica, portanto é a capacidade de perceber, pensar e manipular os sons  das palavras (fonemas). 

As crianças adquirem consciência fonêmica quando reconhecem palavras que começam com o mesmo som, quando conseguem identificar o primeiro ou o último som de uma palavra, quando combinam os sons separados da palavra para soletrá-la e quando são capazes de segmentar uma palavra em sons separados.

A consciência fonêmica é uma habilidade da consciência fonológica, fundamental para a alfabetização e que ajuda as crianças a reconhecer e manipular os sons da linguagem falada. Assim como a identificar palavras que rimam, o número de sílabas em um nome, segmentar uma frase em palavras e identificar as sílabas em uma palavra. 

Agora que você já sabe o que é a consciência fonêmica, saiba porque ela é importante e como desenvolvê-la nas crianças.

Por que a consciência fonêmica é importante?

A consciência fonêmica é a compreensão de que as palavras da linguagem falada podem ser divididas em fonemas. As crianças que não conseguem ouvir e manipular os fonemas das palavras terão dificuldade em aprender a relacioná-los com as letras quando iniciarem o aprendizado da leitura e escrita.

Conforme os alunos começam a fazer a transição para a fonética, eles aprendem a relação entre um fonema (som) e um grafema (as letras que representam o som) na linguagem escrita. Para desenvolver a consciência fonológica, as crianças precisam compreender as palavras faladas, sílabas e sons (fonemas).

A consciência fonêmica é importante, pois é uma habilidade fundamental para o aprendizado da leitura e da escrita. Alunos com boa consciência fonológica provavelmente se tornarão bons leitores, mas alunos com habilidades fonológicas fracas provavelmente se tornarão maus leitores. 

Estima-se que a maioria dos alunos com problemas significativos de leitura têm um déficit em sua capacidade de processar informações fonológicas. Na verdade, o desempenho em consciência fonêmica pode prever o desempenho em letramento com mais precisão do que variáveis ​​como a inteligência e vocabulário amplo. 

A boa notícia é que é possível desenvolver a consciência fonológica e a consciência fonêmica em sala de aula através de uma instrução adequada. Veja como fazer isso.

Como desenvolver a consciência fonêmica?

As crianças aprendem a isolar, identificar e categorizar os fonemas, para então serem capazes de manipulá-los para formar palavras, antes de aprender a segmentar uma palavra em fonemas — o que é mais difícil. 

Aprender a combinar fonemas para formar palavras e segmentar palavras em fonemas contribui para o aprendizado da leitura e da escrita. Na verdade, essas duas habilidades de consciência fonêmica são as mais importantes para a alfabetização dentre outras de consciência fonológica. 

A consciência fonêmica pode ser desenvolvida em atividades em sala de aula através de atividades simples, que mais parecem jogos e brincadeiras e que, por isso, as crianças adoram! Veja alguns exemplos abaixo.

Identificação e categorização de sons

Essa atividade pode ser realizada com palmas ao soletrar palavras (uma palma para cada sílaba), pois isso ajuda as crianças a identificar quantos sons tem uma palavra. Da mesma forma, o professor pode pedir aos alunos que identifiquem semelhanças e diferenças entre palavras parecidas, como bala e bola, por exemplo. 

Combinação de sons para formar palavras

Essa atividade também pode ser feita em tom de brincadeira: o professor começa falando lentamente os sons de algumas palavras e, antes que termine, os alunos devem adivinhar qual palavra é.

Subtração/adição de fonemas para formar palavras novas

Nessa atividade, o professor pode selecionar algumas palavras com sons parecidos e apresentá-las aos alunos tirando ou acrescentando uma letra, mostrando a eles que assim, é possível formar novas palavras (Ex.: luva-lua, amora-amor, etc.).

Substituição de sons para formar novas palavras

Essa atividade é bem parecida com a anterior, o professor pode brincar com seus alunos, portanto, substituindo os sons de algumas palavras para criar outra (Ex.: bola-bala-bolo).

Desenvolver a consciência fonêmica das crianças na escola é mais efetivo quando os alunos aprendem a manipular os fonemas enquanto percebem os movimentos que fazem com a boca quando pronunciam os sons das palavras. 

O apoio visual, como um espelho, ajuda muito a criança a reconhecer os fonemas, pois é mais fácil identificar as sílabas do que os fonemas. Dessa forma, é importante trabalhar uma atividade por vez, e só passar para a próxima tarefa quando os alunos estiverem dominando a anterior.

A consciência fonêmica pode começar a ser desenvolvida e estimulada na educação infantil, já que essa é uma habilidade fundamental para o processo de alfabetização. As atividades se parecem com jogos e brincadeiras, por isso as crianças se envolvem e se divertem enquanto aprendem.

Restou alguma dúvida sobre o que consciência fonêmica e como desenvolvê-la? Deixe nos comentários.

Referências:

GONÇALVES, Solange de Souza. O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONÊMICA E A AQUISIÇÃO DO PRINCÍPIO ALFABÉTICO. Disponível em: http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/757.pdf

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21 respostas em “O que é consciência fonêmica e como desenvolvê-la?”

Olá Jhenniely,
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Não tem opção de baixar os artigos.
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá! Bom dia!
Gostaria de saber devemos aplicar as atividades sugeridas na mesma sequência as quais foram colocadas ou podem ser aplicadas aleatoriamente?

Olá, Ana

Que bom que você gostou! Que você possa aprender muito mais por aqui!
Obrigado pelo carinho e continue sempre acompanhando para ver muito conteúdo útil e didático!

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Consciencia fonêmica é uma maneira da crianança seber que, cada letra tem seu som! E a explicação dada sobre como fazer isto, foi muito boa.
meus parabéns!

Olá, Ana

Que bom que você gostou! Que você possa aprender muito mais por aqui!
Obrigado pelo carinho e continue sempre acompanhando para ver muito conteúdo útil e didático!

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Patricia, tudo bem?

Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

É de suma importância toda essa formação, nos norteiam para um trabalho mais eficaz e mais preciso durante todo o processo de alfabetização dos alunos;

Olá Tarcísio, tudo bem?

Completamente de acordo! A formação é um aspecto fundamental para aprimorar a prática pedagógica e garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade. É por meio da formação contínua que os profissionais da educação conseguem se atualizar sobre as novas tendências e abordagens do ensino, desenvolver novas habilidades e competências, além de refletir sobre sua própria prática e aprimorar seus métodos de ensino.
Ao investir em formação, os educadores conseguem oferecer um processo de alfabetização mais eficaz e preciso, o que se reflete em melhores resultados de aprendizagem para os alunos. É muito positivo ver que você valoriza a importância da formação e está comprometido em oferecer uma educação de qualidade para seus alunos.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

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