Voltar

O que é Dificuldade de Aprendizagem e como contorná-la?

A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada a inúmeros fatores biológicos ou culturais, mas não indica falta de inteligência ou de motivação para aprender. Crianças com dificuldade de aprendizagem aprendem de uma forma diferente, por isso é preciso analisar cada caso.

Os tipos mais comuns de dificuldade de aprendizagem envolvem problemas de leitura, escrita, matemática e raciocínio. No entanto, transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo, podem levar a dificuldades de aprendizagem. 

Embora toda criança tenha dificuldade em algum momento de sua vida escolar, se uma determinada área do aprendizado for consistentemente afetada, pode indicar um distúrbio de aprendizagem. Saiba mais, neste artigo.

Crianças com dificuldade de aprendizagem 

Os pais e professores se preocupam com as crianças com dificuldade de aprendizagem e se perguntam o que podem fazer para ajudá-las a contornar essas dificuldades.

Vale lembrar que a maioria das crianças com dificuldade de aprendizagem precisa ser ensinada de forma diferenciada. Ao aprender mais sobre as dificuldades de aprendizagem, pais e professores podem ajudar as crianças a superá-las.

Sinais e sintomas de dificuldade de aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem são muito diferentes de uma criança para outra. Uma pode ter dificuldade em ler e soletrar, enquanto outra adora livros, mas não consegue entender matemática. Outra ainda pode ter dificuldade em entender o que os outros estão dizendo. 

Nem sempre é fácil identificar uma dificuldade de aprendizagem devido às grandes variações de sintomas. No entanto, alguns sinais ajudam a perceber a presença de um distúrbio de aprendizagem.

Principais dificuldades de aprendizagem

Dislexia — Dificuldade de leitura 

Existem dois tipos de dificuldades de leitura: dificuldade de entender a relação entre sons, letras e palavras; e a dificuldade de compreender o significado de palavras, frases e textos.

Sinais de dislexia incluem: dificuldade no reconhecimento de letras e palavras, na compreensão de palavras e ideias, velocidade e fluência de leitura e habilidades de vocabulário geral.

Discalculia — Dificuldade em matemática 

A capacidade de uma criança de aprender matemática pode ser afetada por uma dificuldade de aprendizagem de linguagem, um distúrbio visual ou uma dificuldade de sequenciamento, memória ou organização. Uma criança com discalculia pode ter dificuldade em memorizar e organizar números, sinais de operação e “fatos” numéricos.

Disgrafia — Dificuldade na escrita 

As dificuldades na escrita podem envolver o ato de escrever ou a compreensão de informações. A disgrafia se refere à dificuldade em formar palavras e letras. Os sintomas giram em torno do ato de escrever e incluem problemas com o aspecto e consistência da escrita; copiar letras e palavras com precisão, consistência ortográfica, organização e coerência da escrita.

Dispraxia — Dificuldade nas habilidades motoras 

A dificuldade motora refere-se a problemas com movimento e coordenação, seja com habilidades motoras finas (cortar, escrever) ou habilidades motoras grossas (correr, pular). Os sinais de dispraxia incluem problemas com habilidades físicas que requerem coordenação olho-mão, como segurar um lápis ou abotoar uma camisa.

Afasia / disfasia — Dificuldades na linguagem 

As dificuldades da linguagem e da comunicação envolvem a capacidade de compreender ou produzir a linguagem falada. A linguagem requer a organização de pensamentos e o uso das palavras certas para explicar verbalmente ou comunicar algo. Os sinais de um transtorno de linguagem envolvem problemas com as habilidades da linguagem verbal, como a capacidade de recontar uma história, a fluência da fala e a capacidade de compreender o significado das palavras.

Outros distúrbios que levam à dificuldade de aprendizagem

A dificuldade na escola pode estar relacionada a ansiedade, depressão, eventos estressantes, traumas emocionais e outras condições que afetam a concentração e tornam o aprendizado um desafio. Além disso, o TDAH e o autismo podem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem.

TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), embora não seja considerado um distúrbio de aprendizagem, pode atrapalhar o aprendizado. Crianças com TDAH costumam ter problemas para ficar sentadas, manter o foco, seguir instruções, se organizar e fazer o dever de casa.

Autismo — a dificuldade em dominar certas habilidades acadêmicas pode resultar de transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo e síndrome de Asperger. Crianças com Transtorno do Espectro Autista podem ter problemas para se comunicar, ler a linguagem corporal, aprender habilidades básicas, fazer amigos e manter o contato visual.

Como ajudar as crianças com dificuldade de aprendizagem

Quando se trata de dificuldades de aprendizagem, nem sempre é fácil saber o que fazer e onde encontrar ajuda. No entanto, o mais indicado é buscar ajuda profissional para realizar um diagnóstico e indicar as melhores intervenções.

É importante analisar caso a caso e entender os detalhes sobre a dificuldade de aprendizagem de cada criança, como ela afeta o processo de aprendizagem e quais habilidades cognitivas estão envolvidas. 

Da mesma forma, os pais e professores devem aprender sobre o tipo de dificuldade de aprendizagem da criança e se informar sobre as opções de intervenção mais eficazes. 

Cultivar os pontos fortes da criança com dificuldade de aprendizagem e prestar atenção aos seus interesses ajuda a desenvolver suas habilidades e autoconfiança para superar suas dificuldades.

Se restou alguma dúvida sobre dificuldade de aprendizagem, deixe nos comentários.

Referências:

KAUARK, Fabiana da Silva  e  SILVA, Valéria Almeida dos Santos. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental e ações psico & pedagógicas. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.78 [citado  2020-11-30], pp. 264-270 .

FERREIRA, Marco  e  HORTA, Inês Vasconcelos. Leitura: Dificuldades de aprendizagem, ensino e estratégias para o desenvolvimento de competências. Invest. Práticas [online]. 2015, vol.5, n.2 [citado  2020-11-30], pp.144-154.

Você também pode se interessar...

10 respostas em “O que é Dificuldade de Aprendizagem e como contorná-la?”

Estou adorando tanta informação bacana, gratidão… Tenho uma filha de 3anos ela tem síndrome de down e apresenta dificuldade na fala, mas não em compreender o que falamos, pq entende bem aos meus comandos e conversas, até o que falo com o irmão dela de 11anos ela entende, então penso que seja só questão de tempo para pronunciar de forma correta…

Meu irmão tem 18 anos, ele estuda desde os 3 anos,mas não consegue acompanhar e aprender os conteúdos na escola, tem dificuldades em todas as disciplinas e tem dificuldades em ler.O que eu posso fazer para ajuda lo?!Ele perdeu totalmente o interesse pelos estudos.

Eu troco as letras t com d ,p com b,f com v , para mim tenho mesmo som que nome se dá essa dificuldade,? Sofri muito na escola me sentia uma pessoa muito burra! Estou escrevendo no áudio porque se for escrever com as minhas próprias palavras escreveria tudo errado.

Olá Josiene,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
TELEGRAM NEUROSABER https://t.me/joinchat/Rie71UDhpRQwZTBh
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *