Voltar

O que é Ensino Recíproco e como ele pode ajudar na leitura

O ensino recíproco é uma técnica de ensino que visa desenvolver habilidades de compreensão de leitura, capacitando gradualmente os alunos a assumirem o papel de professor. 

Ele torna os alunos participantes ativos na aula, e também ajuda a transição dos alunos de leitores orientados para independentes e reforça as estratégias para compreender o significado de um texto. 

É uma abordagem estruturada para estratégias de ensino – questionar, esclarecer, resumir e prever – que os alunos podem usar para melhorar sua compreensão de leitura. Saiba mais lendo o artigo!

O que é o Ensino Recíproco?

No ensino recíproco, o professor modela quatro estratégias de compreensão, as de resumir, questionar, prever e esclarecer, por meio de discussões em grupo orientadas. Uma vez que os alunos estejam confortáveis ​​com o processo e as estratégias, eles se revezam liderando discussões semelhantes em pequenos grupos.

É uma atividade em que os alunos conversam com seus professores sobre o conteúdo e o significado dos textos que acabaram de ler. 

Os alunos são colocados em uma posição em que devem manter o foco no que lêem, para que possam explicar para a classe usando quatro estratégias. Enquanto o professor começa a conduzir essas discussões para mostrar como isso é feito, eles reduzem lentamente o envolvimento para que os alunos assumam a liderança. 

Eles são, então, não apenas responsáveis ​​pela leitura do texto, mas também por aprendê-lo e ensiná-lo.

Conforme mencionado anteriormente, existem quatro estratégias principais usadas pelos alunos no ensino recíproco: resumir, questionar, esclarecer e prever. Os alunos são instruídos a realizar cada ação depois de ler um segmento de texto. 

A definição de cada estágio do ensino recíproco

1. Resumindo

Uma ótima maneira de ajudar os alunos a saber o que lêem é resumindo. Ao colocar um segmento de texto em um resumo, o aluno precisa eliminar as coisas que não importam, identificar os pontos que importam e colocá-los juntos. 

Em seguida, eles precisam explicar esses pontos em suas próprias palavras, permitindo que os alunos desenvolvam e mostrem sua compreensão do material.

2. Questionando 

Pensar em perguntas permite que os alunos identifiquem áreas que são confusas, compartilhem suas necessidades de esclarecimento e perguntem se há conexões com o material já lido. Assim, o questionamento permite ao aluno pensar criticamente e fazer com que seus colegas façam o mesmo.

3. Esclarecimento

Esclarecer é responder às questões colocadas. O esclarecedor também aponta áreas que a classe pode ver como confusas e as esclarece. O aluno também pode compartilhar suas próprias ideias sobre como eles entendem o material, se isso ajudar seus colegas.

4. Previsão

Quando os alunos fazem previsões, eles têm ideias sobre o que pode acontecer a seguir no texto que acabaram de ler. Requer que considerem o que já aconteceu e usem a imaginação para pensar no futuro. Também conecta o aluno com o pensamento e as intenções do autor.

Qual é o papel do professor no processo?

O papel do professor no ensino recíproco é usar o modelo de liberação gradual de responsabilidade para apoiar, treinar e guiar os alunos até que eles possam usar a sequência independentemente – tanto em grupos como, eventualmente, por conta própria.

É fundamental que os alunos recebam feedback de apoio e personalizado do professor durante a leitura e reflexão sobre o texto. Desta forma, o ensino recíproco é caracterizado pela modelagem contínua e pelo diálogo entre o professor e os alunos.

Isso é realizado em grande parte usando o pensamento em voz alta para enfatizar a definição de cada papel, seu valor relativo na melhoria da compreensão e seu uso real na construção de significado durante a leitura de um texto. 

Por meio desse processo ativo de criação de significado, os leitores mais jovens começarão a ver que ler é um processo de primeiro realizar a decodificação e, em seguida, metacognição contínua para guiar a compreensão ao longo de um texto.

O ensino recíproco é uma ótima maneira de ensinar aos alunos como determinar idéias importantes a partir de uma leitura enquanto discute o vocabulário , desenvolve idéias e perguntas e resume informações. 

Ele pode ser usado em várias áreas de conteúdo e funciona particularmente bem com livros didáticos e textos de não ficção.

Ficou alguma dúvida? Então deixa aqui nos comentários!

Referências 

PILONIETA, Paola; MEDINA, Adriana L. Reciprocal Teaching for the Primary Grades: “We Can Do It, Too!”. [S. l.], 2009. Disponível em: https://www.readingrockets.org/article/reciprocal-teaching-primary-grades-we-can-do-it-too. Acesso em: 21 out. 2021.

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *