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O que é Instrução explícita na Aprendizagem?

A instrução explícita é uma forma de ensinar habilidades ou conceitos aos alunos através de instrução direta e estruturada. Essa estratégia deixa as aulas mais claras, pois mostra aos alunos como iniciar e completar uma tarefa, dando-lhes tempo suficiente para praticar.

Ao aprender algo novo, alguns alunos são capazes de fazer inferências para descobrir as próximas etapas. No entanto, para outros, uma direção pouco clara ou com muitas etapas pode ser um obstáculo para a aprendizagem.

Por isso é importante garantir que as instruções sejam claras e completas, através da instrução explícita. Saiba mais, neste artigo.

O que é instrução explícita

A instrução explícita é uma forma de instruir os alunos direta e estruturadamente, desde a educação infantil até o ensino médio. O professor pode usar instruções explícitas com toda a turma ou para ensinar uma habilidade para um aluno ou um pequeno grupo.

Veja as etapas da instrução explícita:

  1. Identificar um objetivo claro e específico.
  2. Dividir as informações em blocos.
  3. Fornecer um modelo com explicações claras.
  4. Verbalizar o processo de pensamento.
  5. Oferecer oportunidades para praticar.
  6. Dar retorno aos alunos.

Benefícios da instrução explícita

A instrução explícita é uma estratégia educacional eficaz e benéfica para alunos e educadores, pois facilita o aprendizado. Além disso, oferece aos alunos com necessidades especiais ou com dificuldades de aprendizagem informações e habilidades necessárias para se desenvolverem. 

A instrução explícita ensina aos alunos os processos necessários para o aprendizado baseado na investigação. Não apenas para habilidades acadêmicas, mas habilidades como tomada de decisão e sociais.

Alguns alunos têm dificuldade com a memória operacional, como compreender uma longa série de instruções. A instrução explícita divide o aprendizado em partes, aliviando a carga cognitiva, o que libera a memória de trabalho do aluno para aprender novas habilidades.

Sem instrução explícita, os alunos com dificuldade de atenção podem não conseguir entender as ideias mais importantes de uma aula. Com a instrução explícita, o professor orienta os alunos para as informações mais essenciais.

A instrução explícita também é eficaz para alunos que precisam de intervenção intensiva, incluindo os com dificuldades de aprendizagem. Normalmente, eles precisam praticar uma habilidade muitas vezes e a instrução explícita dá essa oportunidade a eles.

Cada vez que os alunos praticam uma habilidade, o professor coleta dados que podem ser usados para planejar a próxima tarefa. Esses dados ajudam o professor a atender as necessidades de cada aluno e a ser ágil no planejamento das aulas.

Instrução explícita na prática

Identificar um objetivo claro e específico

Ao planejar a aula, o professor deve dizer o que espera dos alunos e um objetivo claro ajuda a planejar a instrução explícita. 

Dividir as informações em blocos

O professor pode dividir a habilidade, conceito ou informação em partes gerenciáveis ​​e sequenciais. Dividir as informações em etapas reduz a demanda de memória de trabalho dos alunos.

Fornecer um modelo com explicações claras

O professor deve explicar ou demonstrar a habilidade da mesma forma que os alunos irão praticá-la. Para isso, é bom usar uma linguagem clara, concisa e consistente, além de se concentrar nas partes mais críticas do conteúdo. Explicações claras eliminam as suposições do aprendizado. 

Verbalizar o processo de pensamento

O professor pode pensar em voz alta. Por exemplo, ao comparar frações, falar sobre como percebeu que os denominadores não são comuns. Os alunos, muitas vezes, não sabem como começar uma tarefa ou o que fazer quando têm dúvidas, por isso verbalizar o pensamento pode ser útil.

Oferecer oportunidades para praticar

Durante a prática guiada, o professor pode resolver problemas e corrigir os erros conforme eles acontecem. Ao garantir que cada etapa seja clara para os alunos, o professor promove a autonomia dos mesmos, para poderem fazer as tarefas de forma independente.

Dar um feedback

À medida que os alunos se envolvem em práticas guiadas e independentes, é importante que o professor lhes dê um feedback imediato e prático. Uma resposta rápida guia os alunos e reduz a chance de erros ao praticarem uma habilidade ou estratégia.

Instrução explícita no ensino à distância

Durante o ensino à distância, é ainda mais importante dividir e explicar as informações com clareza, pois os alunos estão encarregados de seu aprendizado mais do que nunca e é mais difícil monitorar a precisão e a compreensão dos mesmos. 

Dicas de instrução explícita no ensino à distância:

  1. Grave um pequeno vídeo para explicar as instruções ou para ensinar uma lição, conceito ou habilidade. Assim, os alunos podem assistir quantas vezes forem necessárias.
  2. Ensine aos alunos e suas famílias como usar a tecnologia necessária para o ensino à distância. Mostre-lhes como fazer tarefas, localizar e enviar trabalhos, ligar e desligar a câmera ou o microfone.
  3. Dê aos alunos cronogramas e listas de tarefas claras para ajudá-los a gerenciar o aprendizado.
  4. Use a instrução explícita para ajudar os alunos a desenvolver estratégias de gerenciamento e organização do tempo.

Na aprendizagem síncrona, é importante usar estratégias que incentivem os alunos a participar ativamente e demonstrar sua compreensão.

Se restou alguma dúvida sobre instrução explícita na aprendizagem, deixe nos comentários.

Referências:

PAULA, Fraulein Vidigal de  e  LEME, Maria Isabel da Silva. Aprendizagem Implícita e Explícita: Uma Visão Integradora. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.1 [citado  2021-05-03], pp. 15-23.

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9 respostas em “O que é Instrução explícita na Aprendizagem?”

É apresentar estratégia para que seu alunos seja capaz de desenvolver com autonomia, habilidade, capacidade tarefas que lhe seja imposta de maneira clara e explícita.

Instruções explícitas são habilitados claras e diretas sem axiismo e favorece muito principalmente os atípicos.

Penso por Instrução Explícita: em uma receita de bolo, onde a criança desenvolve com a mãe ou cuidador atividades afetivas de seguir passo a passo as etapas a executarem durante o processo. Lendo e seguindo a ordem, mensurando o peso e a quantidade dos ingredientes; a metragem da forma; a temperatura do forno, além, da ativação do sistema olfativo e gustativo. Que Delícia aprender Amando! Entendo que a Escola poderá estimular esse acontecimento e nós professores entendermos melhor sobre conceitos e metodologia de Ensino…

Olá Viviane,
Referências: PAULA, Fraulein Vidigal de e LEME, Maria Isabel da Silva. Aprendizagem Implícita e Explícita: Uma Visão Integradora. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.1 [citado 2021-05-03], pp. 15-23.

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