Voltar

O que é Neurociência?

Você saberia dizer o que é a neurociência? Se não, você provavelmente já escutou esta palavra, correto? Embora este campo do conhecimento seja mencionado nos noticiários após a divulgação de um estudo, a maioria esmagadora das pessoas não sabe explicar o que a neurociência significa de fato, mas não precisa se culpar porque realmente não é algo fácil de conceituar. No entanto, mostraremos tudo (ou quase tudo) de forma bem tranquila para que você entenda.
Resposta resumida
Neurociência consiste no estudo sobre o sistema nervoso e suas funcionalidades, além de estruturas, processos de desenvolvimento e alguma alteração que possa surgir no decorrer da vida. É uma análise minuciosa sobre o que manda e desmanda em nossa vida.
Resposta mais detalhada
Depois de explicar em poucas linhas, agora falaremos sobre a neurociência em sua versão mais aprofundada. É importante adiantar que esta área de estudo trabalha com três elementos, a saber: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. Mas por quê? Porque o sistema nervoso é algo complexo a quem se destina a estudá-lo a fim de desenvolver pesquisas para algum conhecimento científico ou voluntário. Sendo assim, é preciso separar por partes para que haja uma divisão que vise à facilidade de assimilação dos profissionais e estudiosos.
No entanto, a separação da neurociência não é só a que foi citada acima, pois é necessário dividir os campos que especificam a complexidade do sistema nervoso.

Quais são esses campos?

– Neuropsicologia: esta parte estuda a interação que há entre as ações dos nervos e as funções ligadas à área psíquica.
Neurociência cognitiva: este campo foca na capacidade cognitiva (conhecimento) do indivíduo, como o raciocínio, a memória e o aprendizado.
– Neurociência comportamental: quem segue esta linha procura estabelecer uma ligação entre o contato do organismo e seus fatores internos (emoções e pensamentos) ao comportamento visível, como a forma de falar, de se postar e até mesmos os gestos usados pela pessoa.
– Neuroanatomia: uma das partes mais complexas da neurociência, ela tem por objetivo compreender toda a estrutura do sistema nervoso. Com isso, o estudioso precisa separar o cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos externos para analisar cada item com muita cautela a fim de compreender a respectiva função de cada parte e nomeá-la.
– Neurofisiologia: por último, mas não menos importante, temos a neurofisiologia, que estuda as funções ligadas às várias áreas do sistema nervoso. 

Neurociência abrange muitas áreas do conhecimento

Como deu para você perceber, a neurociência é um campo de pesquisa de extrema complexidade e está sempre em pauta, em evolução, por se tratar do sistema nervoso e suas implicações na vida de uma pessoa.
A neurociência abrange muitas áreas do conhecimento, a partir do momento em que o cérebro se torna o foco em comum de todas as neurociências; e como tudo em nossa vida se relaciona ao cérebro, essa multidisciplinaridade é plenamente justificável.
Os estudos da neurociência são contínuos e podem revelar alguma descoberta para pesquisadores que desenvolvem máquinas, equipamentos e até mesmo chips para auxiliar algum indivíduo que seja portador de uma limitação física, para citar apenas um exemplo dentre vários.
Há estudiosos também que estudam as funções que o sistema nervoso representa para as atitudes mais básicas do ser humano, como fazer um simples movimento.
Enfim, trouxemos a você um assunto complexo, mas que vale muito a pena conhecer, mesmo que um pouco, para saber que há profissionais em busca do melhor para nossa saúde sempre!

Você também pode se interessar...

37 respostas em “O que é Neurociência?”

Faz pouco tempo que conheci esse site, ele tem me ajudado a entender esse assunto tão diversificado mais tão importante que é neurociência, a forma como vocês escrevem é muito didática, ajuda bastante na compreensão dos conceitos.
Já estou usando o conteúdo das informações para meu trabalho de TCC, na minha especialização em psicopedagogia escolar.
Muito obrigada por vocês dividirem seus conhecimentos.
Deus derrame muitas bênçãos sobre a suas vidas.

É um assunto que exige muita leitura para melhor compreensão, porém bastante importante para o trabalho co as crianças, não só as que possuem o autismo, quanto as ditas normais também.

Gostei muito do artigo, simples e objetivo, achei interessante essas subdivisões no estudo da neurociência, buscando um melhor aprofundamento, me interessei pela neurociência comportamental se puderem indicar material teórico.
Obrigada

Olá,
gostaria de saber como faço para saber quais e quando são os cursos online e/ou presenciais.

Parabéns pelo artigo, foi muito esclarecedor e objetivo, estou realizando o meu tcc, com o tema de metacognição, mas antes, decidi ler a respeito de neurociência, para partir de um principio mais amplo e afunilar minha pesquisa, vocês tem algo que possam dividir comigo, nesse assunto? Quero descrever sobre a metacognição como ferramenta educacional. Adoraria ler sobre outras opiniões ou assuntos relacionados a isso.

OLÁ,
ESTOU FAZENDO, PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA, GOSTO MUITO DE LER OS ARTIGOS DO INSTITUTO NEUROSABER .

Parabéns pela fora didática de presentar conteúdo tao complexo.
Gostaria ae possível que disponibilizasse um artigo referente a neurociência com pessoas que em posição de autoridade utilizam de abuso de poder e arbitrariedade. Seria um fator de na infância ter sido inferiorizado ? Grato.

tenho uma pergunta .
Porque temos alteração de humor quando deixamos de comer ?
O que tem a ver o açúcar em estimular o desejo de certos alimentos , quando deixamos de comer ?
O que a neurociencia pode me dizer a respeito ?

Boa noite gostei muito do artigo e estou muito interessada em fazer uma pós graduação em neuro ciência
Muito obrigado

Excelente matéria e o site nos auxilia muito. Agradeço imensamente pela colaboração dos seus estudos para meus trabalhos da Pós Graduação em Neuropsicopedagogia. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *