Voltar

O que é Síndrome de Tourette

A síndrome de Tourette é uma condição neurológica caracterizada por tiques motores e/ou sonoros não controlados, involuntários e breves.

Além dos tiques, a síndrome costuma estar associada a outras manifestações, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), dificuldades de atenção, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento (hiperatividade, agressividade, crise explosiva) e até mesmo o autismo

Para a maioria das pessoas, a frequência e a intensidade dos tiques menores e maiores tendem a flutuar. 

Os tiques podem se tornar mais frequentes e intensos quando uma pessoa está enfrentando estresse físico, emocional ou mental. Saiba mais lendo o artigo. 

O que é a Síndrome de Tourette

A síndrome Tourette é uma doença neuropsiquiátrica que geralmente começa antes dos 18 anos e é caracterizada por tiques motores e, às vezes, vocais.

Falamos em tiques vocais quando uma pessoa, involuntária e repetidamente, produz sons ou palavras, e às vezes até palavrões.

Os tiques motores são movimentos descontrolados, muitas vezes repentinos e recorrentes repetidamente, mas não ritmicamente. Eles também podem ocorrer durante o sono. Os tiques pioram ou aumentam de frequência em situações estressantes.

A descrição de “movimentos motores descontrolados” está apenas parcialmente correta. 

Muitas pessoas preocupadas sentem o início dos movimentos motores entre alguns segundos e algumas horas antes. Esse sentimento, entretanto, não lhes permite, via de regra, suprimir “a descarga motora”, mas muitas vezes, na melhor das hipóteses, retardá-la. É um pouco como tentar retardar a vontade de espirrar ou controlar e suprimir um soluço, todos nós sabemos que é muito difícil e muitas vezes não pode ser feito.

Tipos de tiques

Existem dois tipos de tiques – motores e vocais:

  • Tiques Motores

Os tiques motores são movimentos do corpo. Exemplos de tiques motores incluem piscar, encolher os ombros ou sacudir um braço.

  • Tiques Vocais 

Os tiques vocais são sons que uma pessoa faz com sua voz. Exemplos de tiques vocais incluem cantarolar, limpar a garganta ou gritar uma palavra ou frase.

Os tiques podem ser simples ou complexos:

  • Tiques simples

Os tiques simples envolvem apenas algumas partes do corpo. Exemplos de tiques simples incluem apertar os olhos ou cheirar.

  • Tiques complexos

Os tiques complexos geralmente envolvem várias partes diferentes do corpo e podem ter um padrão. Um exemplo de tique complexo é balançar a cabeça enquanto sacode um braço e depois pular.

Sintomas da síndrome de Tourette

Os sintomas característicos da síndrome de Tourette são:

  • o aparecimento de tiques motores e / ou sonoros repentina, breve e involuntariamente. Os tiques motores afetam particularmente o rosto, a cabeça e os ombros. Os tiques sonoros, por outro lado, aparecem mais tarde.
  • problemas comportamentais
  • dificuldades de aprendizagem
  • desordens de atenção
  • transtornos compulsivos.

Essas manifestações clínicas variam muito de paciente para paciente. Seu início costuma estar relacionado à infância, com picos às vezes não visíveis. 

Situações estressantes, estado de fadiga, ansiedade ou consumo de estimulantes podem estar na origem da deterioração dos sinais clínicos.

As crianças com síndrome de Tourette também apresentam dificuldades de aprendizagem (dificuldade de escrita ou leitura). Mas também distúrbios “visio-motores”, como lentidão na execução de tarefas, por exemplo.

Como tratar a síndrome?

As manifestações clínicas podem ser atenuadas com o manejo terapêutico. Este tratamento é realizado para os casos mais extremos da doença, quando os sintomas perturbam o dia a dia dos pacientes. 

Pessoas com síndrome de Tourette têm uma expectativa de vida normal, embora sua qualidade de vida seja afetada pela doença.

O manejo combina farmacoterapia, intervenções sociais e educacionais e psicoterapia.

Os tiques geralmente começam entre as idades de 2 e 8 anos. Eles costumam piorar por volta dos 12 anos e podem desaparecer por conta própria em um ano. 

Em algumas crianças, os tiques podem se tornar crônicos, o que significa que duram mais de um ano.

O tratamento concentra-se no controle de tiques. A maioria dos casos são leves e não requerem tratamento médico. Se os tiques forem graves, deve-se considerar o uso de medicamentos ou treinamento para reversão de hábitos. 

Também é mais comum em meninos do que em meninas. Os tiques podem durar até a idade adulta. Mas, na maioria das crianças, eles desaparecem lentamente na adolescência.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe nos comentários!

Referências 

Medical New Today. What is Tourette’s syndrome?. 2018. Disponível em <https://www.medicalnewstoday.com/articles/175009> Acesso em 27 out. 2021.

Você também pode se interessar...

6 respostas em “O que é Síndrome de Tourette”

Sou fonoaudióloga e atendo um paciente do sexo masculino, 15 anos que é portador da Síndrome de Tourette. Apresenta TDAH , leitura acelerada e na escrita movimentos circulares excessivos em letras redondas como o A e O. Quero me certificar se esses aspectos são inerentes ‘a síndrome.

Olá Sabina, tudo bem?

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico, que causa tiques involuntários e repetitivos, podendo ser tiques vocais e os tiques motores, que não precisam acontecer ao mesmo tempo, esse distúrbio pode ser associado a outras condições, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). É importante procurar um especialista para verificar se existe outra síndrome/transtorno associado.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Minha filha tem 6 anos e é autista. Ela tem uma ecolalia exagerada. Passa o dia cantando, ou falando frase de desenhos ou emitindo algum som . Raramente fica sem abrir a boca para produzir algum tipo de som ou fala. Ela sabe falar mas na hora da ecolalia ou de cantar fala bem errado.
Pode ser tourette?

Olá Paula, tudo bem?

Como os distúrbios podem possuir alguns pontos em comum, recomendamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

A minha filha tem 7 anos, ela é autista, de uns tempos para cá, vem emitindo som limpando a garganta. Às vezes chega a irritar, não sei se é La Tourette, mas é bem similar.

Olá Andresa!

O comportamento de emitir sons repetitivos e limpar a garganta, pode ser um sintoma da síndrome de Tourette. No entanto, é importante lembrar que existem muitas outras possíveis causas para esse tipo de comportamento, incluindo outras condições neurológicas e transtornos psiquiátricos.

Se estiver preocupada com o comportamento da sua filha, o melhor a fazer é consultar um profissional de saúde qualificado. Um pediatra ou um neurologista podem ser capazes de avaliar a situação e fornecer um diagnóstico adequado.

Além disso, você pode tentar ajudar sua filha a gerenciar o comportamento, oferecendo a ela atividades que possam distraí-la ou relaxá-la, como brincadeiras ou exercícios de respiração. Esperamos que ajude! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *