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O que é Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação?

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é o diagnóstico dado quando há atraso no desenvolvimento motor da criança, de maneira que a impeça de realizar suas atividades diárias de acordo com sua idade. 

Você sabia que o TDC é mais comum entre os meninos e afeta entre 5 e 6% das crianças em idade escolar (OMS)? Além disso, pode vir acompanhado de outros transtornos de aprendizagem, fala, leitura e escrita e atenção. Continue lendo para saber mais sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação.

O que é o TDC?

O Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação pode se apresentar de diversas formas, ou seja, duas crianças com o mesmo diagnóstico podem apresentar atrasos motores diferentes. Uma pode ter dificuldade em diversas atividades, e a outra, apenas em algumas. 

Esses atrasos podem atrapalhar a sua performance em atividades físicas com seus colegas, e por isso podem se tornar alvos de comentários vindos de professores e colegas, sobre caligrafia desajeitada, cabelos desgrenhados e roupas amassadas. 

Além disso, é muito comum que essas crianças estejam envolvidas em situações constrangedoras. Exemplos disso pode ser tropeçar e cair na frente da turma ou não conseguir chutar a bola durante o jogo de futebol.

Essas situações podem fazer com que a criança seja excluída entre seus colegas de classe e seja rotulada de preguiçosa, desinteressada e insegura por pais e professores. 

O diagnóstico do Transtorno de Desenvolvimento Coordenação pode ser feito pelo médico quando existe o atraso no desenvolvimento das habilidades motoras, finas e grossas, resultando em prejuízos no desempenho de atividades no ambiente escolar, familiar e social.

Essas crianças podem ser muito inteligentes em diversas outras áreas, mas não desempenham tarefas motoras com a mesma eficiência e rapidez que seus colegas da mesma idade. 

Como dito anteriormente, o TDC não prejudica apenas o desenvolvimento motor da criança. Por conta do bullying, a baixa autoestima e poucas habilidades sociais também podem afetar outras questões comportamentais da criança.

Causas do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação

As causas do TDC ainda não são claras, mas podemos afirmar que é algo relacionado ao funcionamento do cérebro e que é comum em crianças que nascem prematuramente.

Portanto, é importante frisar que o TDC não está associado à falta de prática em exercícios que estimulem a coordenação motora! Porém, quanto maior a dificuldade da criança em realizar essas atividades, menor será o seu interesse em atividades físicas.

Isso pode desencadear o sedentarismo e outras condições.

A OMS aponta que este transtorno está presente em 5% e 6% das crianças em idade escolar, com prevalência em meninos.

É comum que os primeiros sintomas surjam ainda na infância, e podem ser percebidos por pais com um olhar mais experiente, pois o bebê tem um desenvolvimento mais lento e pode levar mais tempo para ficar sentado, começar a andar e manusear seus brinquedos com agilidade. 

Características da criança com TDC

  • A criança tem movimentos desajeitados ou incoordenados, e está constantemente trombando em obstáculos e derrubando objetos com uma frequência muito maior do que crianças da mesma idade;
  • Possui atraso ao desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas;
  • Tem uma maior dificuldade ao realizar as atividades que necessitam do uso coordenado de ambos os lados do corpo (ex.: utilizar uma tesoura, chutar ou agarrar uma bola e andar de bicicleta);
  • Demanda mais tempo para aprender uma nova habilidade motora;
  • Apresenta dificuldades em organizar sua mesa, mochila, caderno, ou até mesmo os brinquedos;
  • Demora mais para realizar atividades escolares que dependem de um desempenho motor (ex: copiar a lousa, utilizar régua, fazer o dever de casa);
  • Possuem maior probabilidade de ter dificuldades na escola e poucas habilidades sociais;
  • Podem não participar voluntariamente de atividades que exigem habilidades motoras, resultando em menores oportunidades de fazerem exercícios e afastarem o sedentarismo.

Diagnóstico e Intervenção no Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação

Pais e professores são os que mais passam tempo com a criança, logo, podem ser os primeiros a perceber as dificuldades motoras que a criança possui.

Além disso, é importante que ela passe pela avaliação de um médico. O quanto antes se faça isso, é possível descartar a presença de outros transtornos para o atraso de suas habilidades motoras.

Após o diagnóstico, a intervenção dessa criança irá incluir um acompanhamento composto por terapeutas ocupacionais e  fisioterapeutas. O maior objetivo é de ajudar a criança a desempenhar suas atividades do cotidiano de maneira satisfatória.

A intervenção em crianças com TDC pode servir de ajuda para aperfeiçoarem suas atividades motoras. Mas, ainda assim, a criança pode apresentar dificuldades em executar tarefas novas.

Além de ajudar em seu desenvolvimento motor, a intervenção faz com que as crianças se sintam melhor consigo mesmas. Isso aumenta sua autoestima e evita o aparecimento de problemas secundários.

Como em diversos outros transtornos, o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação deve ser diagnosticado precocemente, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida à criança e mais tranquilidade para seus pais e familiares. 

Por isso, fique atento aos sinais que falamos acima e não hesite em buscar uma opinião médica caso a criança apresente a suspeita de TDC! 

Quer saber mais? Assista aqui a Live do Dr.Clay Brites sobre o Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação e suas comorbidades. 

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