O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é o diagnóstico dado quando há atraso no desenvolvimento motor da criança, de maneira que a impeça de realizar suas atividades diárias de acordo com sua idade.
Você sabia que o TDC é mais comum entre os meninos e afeta entre 5 e 6% das crianças em idade escolar (OMS)? Além disso, pode vir acompanhado de outros transtornos de aprendizagem, fala, leitura e escrita e atenção. Continue lendo para saber mais sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação.
O que é o TDC?
O Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação pode se apresentar de diversas formas, ou seja, duas crianças com o mesmo diagnóstico podem apresentar atrasos motores diferentes. Uma pode ter dificuldade em diversas atividades, e a outra, apenas em algumas.
Esses atrasos podem atrapalhar a sua performance em atividades físicas com seus colegas, e por isso podem se tornar alvos de comentários vindos de professores e colegas, sobre caligrafia desajeitada, cabelos desgrenhados e roupas amassadas.
Além disso, é muito comum que essas crianças estejam envolvidas em situações constrangedoras. Exemplos disso pode ser tropeçar e cair na frente da turma ou não conseguir chutar a bola durante o jogo de futebol.
Essas situações podem fazer com que a criança seja excluída entre seus colegas de classe e seja rotulada de preguiçosa, desinteressada e insegura por pais e professores.
O diagnóstico do Transtorno de Desenvolvimento Coordenação pode ser feito pelo médico quando existe o atraso no desenvolvimento das habilidades motoras, finas e grossas, resultando em prejuízos no desempenho de atividades no ambiente escolar, familiar e social.
Essas crianças podem ser muito inteligentes em diversas outras áreas, mas não desempenham tarefas motoras com a mesma eficiência e rapidez que seus colegas da mesma idade.
Como dito anteriormente, o TDC não prejudica apenas o desenvolvimento motor da criança. Por conta do bullying, a baixa autoestima e poucas habilidades sociais também podem afetar outras questões comportamentais da criança.
Causas do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
As causas do TDC ainda não são claras, mas podemos afirmar que é algo relacionado ao funcionamento do cérebro e que é comum em crianças que nascem prematuramente.
Portanto, é importante frisar que o TDC não está associado à falta de prática em exercícios que estimulem a coordenação motora! Porém, quanto maior a dificuldade da criança em realizar essas atividades, menor será o seu interesse em atividades físicas.
Isso pode desencadear o sedentarismo e outras condições.
A OMS aponta que este transtorno está presente em 5% e 6% das crianças em idade escolar, com prevalência em meninos.
É comum que os primeiros sintomas surjam ainda na infância, e podem ser percebidos por pais com um olhar mais experiente, pois o bebê tem um desenvolvimento mais lento e pode levar mais tempo para ficar sentado, começar a andar e manusear seus brinquedos com agilidade.
Características da criança com TDC
- A criança tem movimentos desajeitados ou incoordenados, e está constantemente trombando em obstáculos e derrubando objetos com uma frequência muito maior do que crianças da mesma idade;
- Possui atraso ao desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas;
- Tem uma maior dificuldade ao realizar as atividades que necessitam do uso coordenado de ambos os lados do corpo (ex.: utilizar uma tesoura, chutar ou agarrar uma bola e andar de bicicleta);
- Demanda mais tempo para aprender uma nova habilidade motora;
- Apresenta dificuldades em organizar sua mesa, mochila, caderno, ou até mesmo os brinquedos;
- Demora mais para realizar atividades escolares que dependem de um desempenho motor (ex: copiar a lousa, utilizar régua, fazer o dever de casa);
- Possuem maior probabilidade de ter dificuldades na escola e poucas habilidades sociais;
- Podem não participar voluntariamente de atividades que exigem habilidades motoras, resultando em menores oportunidades de fazerem exercícios e afastarem o sedentarismo.
Diagnóstico e Intervenção no Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação
Pais e professores são os que mais passam tempo com a criança, logo, podem ser os primeiros a perceber as dificuldades motoras que a criança possui.
Além disso, é importante que ela passe pela avaliação de um médico. O quanto antes se faça isso, é possível descartar a presença de outros transtornos para o atraso de suas habilidades motoras.
Após o diagnóstico, a intervenção dessa criança irá incluir um acompanhamento composto por terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. O maior objetivo é de ajudar a criança a desempenhar suas atividades do cotidiano de maneira satisfatória.
A intervenção em crianças com TDC pode servir de ajuda para aperfeiçoarem suas atividades motoras. Mas, ainda assim, a criança pode apresentar dificuldades em executar tarefas novas.
Além de ajudar em seu desenvolvimento motor, a intervenção faz com que as crianças se sintam melhor consigo mesmas. Isso aumenta sua autoestima e evita o aparecimento de problemas secundários.
Como em diversos outros transtornos, o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação deve ser diagnosticado precocemente, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida à criança e mais tranquilidade para seus pais e familiares.
Por isso, fique atento aos sinais que falamos acima e não hesite em buscar uma opinião médica caso a criança apresente a suspeita de TDC!
Quer saber mais? Assista aqui a Live do Dr.Clay Brites sobre o Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação e suas comorbidades.
2 respostas em “O que é Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação?”
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