Voltar

O que são Transtornos de Aprendizagem?

Por acaso você tem notado algo de diferente no desempenho pedagógico de seu filho? A escrita, a leitura ou a capacidade com a matemática deixam a desejar? Se por um lado isso deve ser dificuldade específica em alguma matéria, por outro a resposta tende a ser outra.
Transtornos de aprendizagem podem ser considerados como uma inabilidade específica que esteja ligada às habilidades mencionadas acima (escrita, leitura, matemática), em alunos que apresentam resultados aquém do esperado para o nível de escolaridade, desenvolvimento e capacidade cognitiva.
Importante nunca confundir o transtorno com a dificuldade de aprendizagem, pois ambos têm causas completamente diferentes, além de soluções distintas para os casos apresentados pelos estudantes.

Quais são as causas?

Com base no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5 (DSM-V), a origem do transtorno de aprendizagem está no aspecto biológico, por se tratar de um transtorno do neurodesenvolvimento. É interessante reiterar que a origem inclui também uma interação de fatores genéticos, ambientais e epigenéticos, o que influencia a capacidade do cérebro para processar ou perceber as informações, tanto verbais como não-verbais.
Além disso, alguns estudos esclarecem que as causas do transtorno de aprendizagem podem estar relacionadas a aspectos multifatoriais. No entanto, isso é apenas uma hipótese que precisa ser pesquisada com mais riqueza de detalhes para qualquer conclusão pela comunidade científica.

Importante saber

O transtorno de aprendizagem é citado tanto pelo DSM-V como o CID-10 (Código Internacional de Doenças), na qual se consta uma “suposição de primazia de fatores biológicos, os quais não interagem com fatores não-biológicos”. Os manuais trazem consigo alguns pontos que não devem ser considerados como consequência do distúrbio, são eles:

  • Doença cerebral ou traumatismo;
  • Algum comprometimento visual ou auditivo que não foi corrigido;
  • Comprometimento na inteligência global;
  • Falta de oportunidade em aprender;
  • Mudança de escola (ocasionando descontinuidade educacional).

O que a gestação tem a ver com o transtorno?
Embora as pesquisas estejam em fase de realização, é verdade que muitas delas enxergam a origem do Transtorno de Aprendizagem a partir da interligação de informações em determinadas regiões cerebrais, cujos distúrbios podem ter ocorrido no período da gestação.

Interligação cerebral na gestação

Há que se ressaltar que o desenvolvimento cerebral do feto configura um ponto de total importância, pois, nesta fase de construção, ocorre a conexão, a aquisição e a atribuição de significados à aprendizagem (significados).
Sendo assim, qualquer aspecto que interfira em tal desenvolvimento tende a impactar no surgimento do transtorno de aprendizagem. Algo que só será manifestado quando o pequeno estiver em idade escolar.
– Lembrando que a medicina trabalha com esta hipótese, o que requer ainda muito estudo para que se chegue a um consenso.

Transtornos de aprendizagem em tipos:

– Transtorno da leitura ou dislexia: problemas de identificação no reconhecimento das palavras, decodificação e ortografia;
– Transtorno de escrita: Problemas voltados para a construção da ortografia e caligrafia;
– Transtorno de matemática: também conhecido como discalculia, o distúrbio não está relacionado à falta total da habilidade matemática na vida da criança, mas na maneira que o pequeno associa esse conhecimento com o mundo em que está inserida.

Como é o tratamento?

  • Intervenção psicopedagógica;
  • Intervenção fonoaudiológica;
  • Programas educativos especiais;
  • Uso de medicamentos (para casos mais sérios)

Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.
PEPI O que são Transtornos de Aprendizagem?
 

Você também pode se interessar...

20 respostas em “O que são Transtornos de Aprendizagem?”

Olá!! Tenho acompanhado vcs pelas redes sociais e parabenizo pelo iniciativa e por compartilharem os conhecimentos adquiridos. Tenho um filho de 14 anos diagnosticado com transtornos na escrita e leitura. Sempre teve notas para ser aprovado E se destaca em matemática (sempre teve notas muito acima da média nessa matéria ). Este ano iniciará o ensino medio e deseja de aprofundar na area de informática. Gostaria de indicação de bibliografia ou cursos que me fornecesse informações de como posso ajudá -lo uma vez que não quer mais frequentar a fonoaudiologia e psicopedagoga. Hj realize apenas psicologia semanal. Por favor me ajudem. Desde já agradeço a desejo sucesso a equipe. Ass. Lucia

O meu filho não está concluindo as atividades ,mais ele sabe,sò perde o interesse muito rápido, o que eu faço?

Importante passar por uma avaliação neuropsicológica, pois pode haver um comprometimento das funções cognitivas referente a atenção e percepção.

Boa noite
Gostaria muito da ajuda de vocês.
Meu filho acabou de completar 6 anos de idade, e tem muitas dificuldades de aprendizagem, ele tem epilepsia , e toma três remédios de uso controlado para estabilizar suas crises, ele faz acompanhamento com o neurologista, fono e psicológico, porém ainda não apresentou melhoras , ele tem dificuldade até para fazer exercícios de coordenação motora, em conversa com o neurologista , o mesmo me disse que é natural que ocorra essa deficiência na aprendizagem é coordenação tenho em vista a quantidade de convulsões que ele apresentava até os 4 anos.
Neste momento não tenho condições de pagar uma psicopedagoga até tentei uma pública mas não consegui queria uma orientação. Grata

Bom dia! Precisaria muito que vcs me ajudassem pois tenho dificuldade de raciocínio e aprendizagem. Eu estou muito triste , devido a varias seleções de rmptego que fis e fui fui eliminada , nem ao menos ligam para informar . Realmente estou arrazada triste mesmo. Vcs poderia me responder se isso tudo tem fundamento na minha classificação, eu tmb só ansiosa demais e acredito que perceba isso. Me ajudem , quem procuro para me disgnosticar se realmente tenho essas dificuldades.

Olá! Dr Brytes sigo seus trabalhos na rede vc é sua esposa são muito esclarecedores na área do desenvolvimento cognitivo, sou professora /Mestre na Área da linguagem e na Área de Educação Especial, vejo que muitos pais necessitam de um acompanhamento para auxiliar seus filhos nas questões de aprendizagem é saúde. Agradeço pela sua ajuda em relação a todo esse processo onde podemos encontrar tantas informações . Não deixe essa rede , pois concerteza vcs estão contribuindo e esclarecendo muitas questões. Obrigada e um grande abraço..

Olá boa tarde! Minha filha de 6 anos está tendo dificuldade de aprendizado na escrita, por exemplo: as letras ela escreve ao contrário, as que são voltadas pra direita, ela faz pra esquerda, tem dificuldade de escrever no caderno palavras do quadro, sempre recebo recados da tia dizendo q ela está com falta de atenção. Quando converso com ela e pergunto se tá certo ela sabe que não está. Então peço que ela apague e faça da forma correta e ela faz. As vezes acho também que os conteúdos pedidos pela professora estão além da capacidade de conhecimento e desenvolvimento alfabético dela. E reconheço que tenho culpa nisso. Não lendo historinhas para ela quando menor.
Gostaria de saber se tem alguma forma de eu está ajudando ela em casa quando chego do trabalhado?
Desde já eu agradeço a atenção.
E parabéns pelo trabalho de vocês. Conheci o site hoje e estou gostando muito.
Att: Sergiana
Ps: Tenho uma bebezinha de 1 ano 6m gostaria de uma dica de como ajudá-la desde já. Como trabalho fora ela já frequenta cemei. As duas desde de pequena já ficam em instituição, mas pelo q minha filha Débora fala parece q faziam mais era assistir desenhos. E quando eu perguntava sobre algum conteúdo pedagógico, elas me diziam que tem que ir devagar porque as crianças tem seu processo de aprendizado e que devíamos respeitar.

Boa tarde!!gostaria muito de saber se transtorno de aprendizagem, dislexia e discalculia!!São considerados uma deficiência!!sou professora da sala de recursos e atendo crianças com essas necessidades!!porém, tenho notado q essas crianças precisam muito de reforço!!só me esclareça essas crianças com esse tipo de necessidade devem frequentar a sala de recursos ou reforço escolar?

OLÁ !TRABALHO COM CRIANÇAS QUE SEMPRE TEM ALGUM PROBLEMAS COM APRENDIZAGEM…GOSTO MUITO DE BUSCAR CONHECIMENTOS COM OUTROS PROFISSIONAIS PARA DAR UM SUPORTE MELHOR PARA ELES E FAZER A BUSCA NO APRENDIZADO FICAR MAIS ALEGRE E DIVERTIDA COM ATIVIDADES FOCADA NA DIFICULDADE DE CADA UM.

A coordenadora onde minha neta estuda desde do antigo C A agora no 5 ano me chamou e pediu pra fazer uma avaliação na minha neta pra ver se ela tem transtorno de aprendizagem. Ela é uma aluna que sempre tira na média ou as vezes um pouco mais. A média é 7, Fiquei um pouco chateada pois só vieram me falar pra fazer essa avaliação agora. Ultimo ano com formatura fiquei meia perdida

Olá Sueli , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões

Minha filha teve um pré diagnóstico de dislexia e discauculia e déficit de atenção. Começamos um tratamento com a neuro que passou uma medicação pra ajudar ela a focar e. O próximo dia 13 levarei na primeira consulta com o fonoaudiólogo. Depois que iniciamos o tratamento com o remédio já deu pra perceber uma melhora nela, mesmo que a princípio seja bem sutil. Mas pra quem até então não tinha qualquer avanço já é grande coisa e nos traz muita felicidade. Tenho certeza de que ela vai conseguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *