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O que significa atraso no desenvolvimento global?

O desenvolvimento global é um conjunto de habilidades responsável pela autonomia de um indivíduo. É importante que todas essas faculdades, presentes em nossas vidas, estejam de acordo com seu funcionamento. Agora, e quando algo não está bem nessas funções? Ocorre o que chamamos de atraso no desenvolvimento global.
O que isso significa?
Conhecido também como Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD), essa condição pode ser considerada como um atraso significativo em duas ou mais áreas voltadas para o aspecto progressivo da criança (seja ela a linguagem, a cognição, as competências sociais e comportamentais; além da motricidade fina e grossa). Deve-se ressaltar que o TGD, segundo estudiosos, é restrito aos pequenos com idade igual ou inferior a 5 anos de idade.
Isso tem ligação com o autismo?
A resposta é sim. O TGD se constitui como um conjunto de transtornos que estão diretamente ligados ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). Portanto, é comum que uma criança apresente síndromes como as que serão citadas a seguir, pois elas podem vir associadas:

  • Síndrome de Asperger;
  • Síndrome de Rett;
  • Síndrome de Kanner;
  • Psicoses infantis e outras.

Quais são as causas do TGD?
De acordo com pesquisas, não existe uma causa única para o atraso do desenvolvimento global. É multifatorial. O que estudiosos conseguiram descobrir é o seguinte:
– TGD tem origem genética (como anomalias cromossômicas, por exemplo);
– Causas etiológicas (asfixia perinatal, infecções uterinas, dismorfias cerebrais, exposição a elementos tóxicos);
– Outros.
Quais são as implicações?
Pesquisadores afirmam que crianças com atraso no desenvolvimento global podem apresentar maior risco de desenvolverem problemas socioemocionais e comportamentais. Vale ressaltar que levantamentos feitos por meio das PKBS (Preschool and Kindergarten Behavior Scales) “mostram
que as crianças com atraso de desenvolvimento apresentam quatro a cinco vezes mais problemas de comportamento e déficits nas aptidões sociais do que as crianças sem atraso de desenvolvimento”.
Quais as características?
Uma criança com atraso no desenvolvimento global geralmente demonstra grande dificuldade para estabelecer contato com outras pessoas, independente da faixa etária. A comunicação feita tanto visual quanto verbalmente não é favorecida pelo pequeno.
Além disso, nota-se uma incapacidade da criança começar ou manter uma conversação. Outro detalhe característico é o fato dela ser resistente ao toque, o que leva, como consequência, ao seu isolamento.
Essas características referentes ao TGD são apenas alguns. No entanto, podemos elencar mais delas:
– Fala com ecolalia (repetição de sons);
– Fala mecânica (sem espontaneidade);
– Gostar de brincar sozinho com um objeto específico;
– Comunicação por meio de gestos;
– Fixação em um objeto.
Como lidar com uma criança com TGD na escola?
É importante que haja o respeito pelas diferenças às quais o pequeno apresenta, além de tentar procurar todas as possibilidades de incluí-lo nas atividades junto aos outros colegas.
Vale salientar que aos professores cabe também saber identificar em que esses alunos demonstram mais facilidade e, a partir disso, desenvolvê-los a fim de levá-los para outras etapas de aprendizagem.

Como é o tratamento do TGD?

A intervenção deve variar de acordo com a necessidade de cada paciente. O contato com um médico é fundamental para que ele possa estudar o caso e orientar o melhor tratamento para seu filho.
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Links consultados:
http://entendendoautismo.com.br/artigo/transtorno-global-do-desenvolvimento-o-que-e-tgd/
http://entendendoautismo.com.br/artigo/o-que-e-o-transtorno-global-desenvolvimento-tgd/
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/23079/1/ulfpie047643_tm.pdf

Luciana Brites Psicomotricista

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19 respostas em “O que significa atraso no desenvolvimento global?”

Olá Dra Luciana tudo bem?
Eu estou com uma grande dúvida,meu filho tem 3 anos e 9 meses, não fala de acordo como as crianças da idade dele,ele fala algumas palavras mas não forma frases,a professora relata que não costuma ficar nas rodas de conversas,gosta de brincar mais sozinho, não gosta de participar das atividades que envolvem danças ou algo do tipo. Eu e meu marido levamos ele semana passada a fonoaudióloga e ao neurologista infantil e de primeiro momento o médico neurologista ao escutar esses relatos e ao observa- ló durante a consulta passou um medicamento para ele chamado Risperidon e alguns exames,e um dos exames é audiometria tronco cerebral pea bera.
Dra fiquei receosa em começar a dar esse medicamento sem antes ter o resultado dos exames,por favor me dê uma ajuda estou extremamente com muitas dúvidas.
Desde já agradeço a atenção,
Jacqueline.

Jacqueline ,caso não veja a necessidade de medica- lo antes de ter um diagnóstico preciso você pode aguarda o resultado dos exames , mas o ideal é sempre seguir as recomendações médicas porque somente o especialista que analisou sabe qual melhor tratamento e interversão para caso da criança .

Bom dia, meu nome é Elisangela, estou fazendo uma especialização em AEE e gostaria de usar este site como referencia… Entendo que tem uma linguagem simples e fácil, tanto para quem pesquisa sobre o assunto para quem tem filhos com TGD.
Gostaria se possível de referencia-la em meu artigo.
um abraço

Meu filho tem 12 anos e tem o atrasado no desenvolvimento e tem forte crise toma rispiridona, faz terapia ocupacional e o que mais posso fazer para melhor as crise.

Minha bebê tem 10 meses, passa com a neuropediatra, fisio e fono e a fisio encaminhou para o CER com o cid f84.9 esse é o mesmo que TGD ou é diferente porque esse que ela colocou é transtorno global não especificado do desenvolvimento

Olá Polyana,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá meu filho de 6 anos e 9meses foi diagnosticado com TGD, porém ele tbm apresenta hiperatividade e não se concentra.
É normal? Faz parte desse transtorno?

Olá, tudo bem?
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Ola me chamo Gleice Kelly e tenho uma filha de 5 anos, descobri a pouco tempo e estamos fazendo os exames pra ter um laudo concreto que ela tem o atraso global do desenvolvimento.
E só agora eu entendi isso, eu achava que ela fosse autista mais foi descartada .
E gostaria de saber se tem cura o atraso global do desenvolvimento?

Oi, Gleice

Primeiramente agradeço pela confiança em nosso trabalho! Nesse momento sabemos que surgem várias dúvidas e os pais ficam ansiosos por respostas.
Separei um artigo aqui, que tem muitas informações importantes que podem tirar as suas dúvidas. É só clicar nesse link: https://institutoneurosaber.com.br/o-que-significa-atraso-no-desenvolvimento-global/#:~:text=Conhecido%20tamb%C3%A9m%20como%20Transtorno%20Global,da%20motricidade%20fina%20e%20grossa)

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá. Tudo bem? Meu filho é o gêmeo que nasceu por último e tem TAG. Fazia Fono pelo método padovan e tradicional (todos os dias da semana). Atualmente faz só Fono tradicional, pois teve alta da outra. Está na escola, tem 5 anos, mas ainda não fala muito bem. Ele sabe falar, mas erra. Não se comunica tanto com os amigos, mas também não fica sempre sozinho, gosta de brincar. Está sempre atrás dos amigos e adora a irmã gêmea. Precisamos colocar ele em uma turma mais nova. Ele pedagogicamente responde, mas o problema da fala e da coordenação ainda permanecem. Isso vai ter um fim? Eu reconheço muitas conquistas, mas me angustio muito por ele não acompanhar os amigos.

Olá, Julia!

Primeiramente obrigada pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, tenho uma filha de dois anos e cinco meses e tem atraso no desenvolvimento. Ela nasceu de 36 semanas de parto cesárea por complicações estava em sofrimento fetal. Ela sentou sem apoio com 1 ano, não engatinhou, ficou em pé sem apoio com 2 anos e um mês e andou com 2 anos e três meses. Desenvolvel bem a fala só que ela não sabe mastigar, é muito seletiva não aceita alimentos sólidos e também não come nada sozinha não leva os alimentos até a boca. Ela tem transtorno sensorial não gosta da hora do banho tem medo quando a água cai na cabeça. Também está com medo de outras crianças, prefere interagir só com adultos. Tá tendo muitos movimentos de repetição principalmente quando está muito feliz. Ainda não tem diagnóstico fechado está em investigação

Olá Maria, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Solange,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Dra, o neuropediatra do meu menino suspeita que seja tgd, mas o mesmo ele tem um crescimento anormal da região craniana, e também a creche diz que o mesmo não interage com os outros colega, mas a minha pergunta e se o crescimento do crânio tem a ver com tgd e se tem algo que podemos fazer enquanto não sai os exames e tudo mais

Olá ,
Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sandra,
Equipe NeuroSaber 💙

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