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Organização e estruturação espaço-temporal na escola

O desenvolvimento da organização espaço e tempo é fundamental para a aprendizagem e deve ser trabalhado na escola.

A organização e estruturação espaço temporal faz parte do desenvolvimento infantil e são processos diretamente relacionados ao bom rendimento na escola. Uma criança com 7, 8 anos já deve ter domínio dos problemas de orientação, pois já possui o esquema corporal bem sedimentado.

Isso quer dizer que a partir do conhecimento e percepção do próprio corpo no espaço a criança percebe e se localiza no ambiente em que está inserida. Para se chegar nesse ponto de organização espacial, já passou por um sistema de organização do movimento nas coordenadas vertical e horizontal, em relação ao próprio corpo, ao espaço e posição de objetos.

Neste artigo, vamos falar das etapas para organização e estruturação espaço temporal e sua importância na escola. Confira!

Organização espacial

Orientação espacial é a capacidade de se situar e se orientar em um espaço, assim como de localizar outra pessoa ou objeto neste espaço. A criança, em seu crescimento, aprende noções de tamanhos, formas, movimentos, volumes que a ajudam e perceber-se no espaço a partir do seu próprio corpo.

Atingir a orientação espacial multiplica suas possibilidades de ações e é fundamental para a aprendizagem. O espaço da criança, antes limitado, se expande à medida que ela adquire essa capacidade. Para tal, passa por algumas etapas.

Etapas para estruturação e organização espacial

Conhecer noções

Percepção de diferentes tamanhos (grande, médio, fino, grosso); diferentes formas (quadrado, círculo, triângulo); qualidade (mais que, menos que, pouco, muito, metade, inteiro); termos espaciais (frente, trás, em cima, embaixo); posições (deitado, em pé, sentado) e movimentos (empurrar, abaixar, puxar, levantar).

Orientação espacial

Orientação de objetos no espaço tridimensional; capacidade de perceber e discriminar visualmente objetos e pessoas pela sua forma, tamanho, etc. e aquisição de orientação gráfica.

Organização espacial

A aprendizagem da organização espacial necessita de uma combinação de situações e orientações, onde a criança possa aprender a dominar as habilidades de espaço e tempo. Na escola, são exemplos dessas situações e orientações:

  • guiar a criança com comandos e orientações;
  • exercícios de simetria;
  • utilizar formas para construção de um corpo

Compreensão das relações espaciais

A compreensão das relações espaciais exige raciocínio e lógica, como a progressão de grandezas e a percepção de elementos que faltam.

A noção do mundo espacial vai sendo construída pela criança paralelamente ao seu desenvolvimento psicomotor. Na escola, é muito importante que os conteúdos trabalhados propiciem o desenvolvimento infantil e a aprendizagem.

A estruturação espaço e tempo é uma importante habilidade que permite a criança movimentar e reconhecer-se no espaço — localizando seu corpo — ter domínio sobre seus gestos, coordenar sua temporalidade e organizar sua vida cotidiana.

Estruturação temporal

As alterações e adaptações que acontecem no ambiente e nas pessoas, passam pelas adaptações de tempo e espaço. O tempo é constituído em quatro níveis:

  1. duração
  2. ordem
  3. sucessão
  4. ritmo

Esses níveis do tempo se relacionam entre si e formam a estruturação temporal do indivíduo.

Etapas da estruturação temporal

  1. Duração — percepção da duração de atividades em relação ao tempo.
  2. Ordem — se relaciona com a percepção e a memória (antes, durante, depois, agora).
  3. Sucessão — classificação cronológica (o que vem primeiro).
  4. Ritmo — associação de ordem, sucessão, duração, alternância. Ritmos internos (respiratório, hormonal, batimentos cardíacos) e externos (estações, dias, minutos, etc.)

A criança aprende a distinguir as sucessões de acontecimentos (antes, depois, durante) na medida que desenvolve a estruturação temporal. Assim como se torna capaz de perceber a duração dos intervalos de tempo, a renovação cíclica de certos períodos (dias, meses, anos) e os ritmos internos e externos.

Todos são fatores de estruturação temporal que sustenta a adaptação do tempo.

Noções temporais

As noções temporais são abstratas e difíceis de aprender, por isso é muito importante desenvolvê-las através do esquema corporal. O desenvolvimento e a conscientização do próprio corpo, dos próprios movimentos dentro de um espaço, leva a criança a aprender sobre a noção do tempo.

Noções temporais:

  • Antes, durante e após;
  • Tempo curto e longo;
  • Ritmo regular ou irregular;
  • Cadência rápida ou lenta;
  • Dias, semanas, meses, anos, estações;
  • Caráter irreversível (já passou);
  • Tempo subjetivo — momentos vividos percebidos como momentos de prazer ou de aborrecimento;
  • Tempo objetivo — matemático: horas de refeições, atividades específicas.

A estruturação temporal é construída pela criança através de operações que envolvem o pensamento lógico matemático.

Dificuldades na estruturação espaço temporal

A criança pode apresentar dificuldades na escrita caso tenha problemas na estruturação espaço temporal. 

Na escola, atividades interdisciplinares voltadas para o desenvolvimento da estruturação espaço temporal são muito importantes. Atividades com jogos e brincadeiras, com músicas e danças, que trabalhem ritmo e movimentam o corpo favorecem a ampliação das habilidades de organização e estruturação espaço temporal.

Restou alguma dúvida sobre a importância da estruturação espaço e tempo no desenvolvimento infantil? Deixe nos comentários. 

Referências:

PAPST, Josiane Medina-Papst. Desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/283529760_Desenvolvimento_da_organizacao_temporal_de_criancas_com_dificuldades_de_aprendizagem

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/a-estruturacao-espaco-temporal/22004

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13 respostas em “Organização e estruturação espaço-temporal na escola”

Olá, boa noite! Obrigada pelo texto.
Gostaria de saber se acriança com idade de 9 anos consegue distinguir a idade das pessoas. Por exemplo se ela tem 40 ou 70 anos. Nessa idade a concepção de tempo nesses termos é possível?

Parabéns excelente abordagem. Estou preparando um Planejamento Educacional Individualizado para atender as especificidades de uma criança cega com 11 anos de idade, que nunca teve contato com a escrita Braille e noções de técnicas de orientação e mobilidade e portanto estou tendo um pouco de dificuldade para concluir o PEI. Algumas informações contidas nestas informações serão bastante valiosa para a construção de algumas parte do currículos

Olá Regina, tudo bem?

Informamos que temos o material somente aqui no blog, mas você pode consulta-lo sempre que precisar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

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