Voltar

Os jogos de tabuleiro para crianças com autismo e seus benefícios

Estudos têm mostrado que os jogos de tabuleiro podem ser benéficos para crianças com autismo, pois ajudam a desenvolver habilidades que, de outra forma, seriam difíceis de dominar. 

Esses jogos podem oferecer muitos benefícios para crianças com autismo. Eles podem ajudar a criança a se concentrar em seus pontos fortes, compartilhar suas realizações e se conectar com a família e amigos. Os jogos de tabuleiro podem até prepará-los para um futuro potencial de trabalho na idade adulta.

Se você é pai de uma criança com autismo, você, seu filho e toda a sua família podem se beneficiar. Saiba mais neste artigo. 

Como os jogos de tabuleiro aprimoram as habilidades sociais?

Os jogos de tabuleiro ajudam as crianças com autismo a aprender habilidades sociais importantes, como esperar, tomar turnos, compartilhar, como lidar com a perda, conversar, resolver problemas, comprometer, colaborar e ser flexível. 

Essas habilidades são importantes para crianças em idade escolar para que possam responder apropriadamente em situações sociais dentro e fora de casa. 

As crianças aprendem rapidamente que esses jogos não são necessariamente sobre a aquisição de habilidades, mas mais sobre como alguém pode lidar com as mudanças em um ambiente lúdico.

Os altos e baixos entre ganhar e perder

Para algumas crianças, é muito difícil mover-se para baixo no tabuleiro ou perder o jogo. É muito útil se os pais puderem transformar o movimento de derrota em algo mais positivo, com uma atitude calma. 

Por exemplo, se um pai está quase ganhando no jogo, mas acaba fazendo um movimento errado e precisa voltar ao início do jogo, ele pode dizer: “Tudo bem, talvez da próxima vez eu pegue um cartão melhor. ” 

Quando alguém modela uma resposta calma, é uma maneira poderosa para os filhos imitarem uma reação apropriada a uma situação difícil.

As vantagens dos jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro têm regras definidas e previsíveis. As ações são repetidas, embora talvez com variações, em cada turno. Este aspecto de rotina e previsibilidade é um motivador para as crianças repetirem o jogo.

Quando as crianças com autismo brincam com jogos de tabuleiro, elas aprendem a ter paciência e consciência dos outros. Isso porque os jogos envolvem turnos, mas a maioria dos deles não exige que os jogadores façam contato visual, pois o tabuleiro é o foco do jogo. 

Assim, as crianças aprendem a esperar para repetir sua vez e começam a prestar atenção às ações e comentários dos outros.

Os jogos de tabuleiro são principalmente visuais, espaciais e táteis. Muitas crianças com autismo são aprendizes visuais, e por isso os jogos de tabuleiro permitem que eles usem seus pontos fortes visuais para analisar uma situação, comparar opções e determinar um resultado. 

Crianças com autismo podem ver detalhes visuais rapidamente e se lembrar deles. Eles podem ser capazes de visualizar relações espaciais ou usar a memória visual-espacial para comparar opções de movimento de peças. Isso geralmente coloca as crianças com esses pontos fortes em vantagem.

A maioria dos jogos fortalece as habilidades matemáticas. Isso inclui contar, combinar números, cores ou formas geométricas ou usar padrões. 

Crianças que estão em um nível mais alto no espectro do autismo geralmente se destacam no uso de operações matemáticas e na visualização de padrões espaciais ou numéricos. 

Eles também acabam envolvendo conceitos matemáticos, podem permitir que as crianças com essas habilidades pratiquem, aprimorem e demonstrem seus conhecimentos.

Os jogos de tabuleiro também podem ajudar a desenvolver habilidades emocionais e sociais. Se os jogos forem cuidadosamente selecionados para desenvolver os interesses e habilidades das crianças, eles podem fornecer uma estrutura para ajudar as crianças a desenvolver paciência, tolerância à ambigüidade, capacidade de reconhecer e regular emoções e um desejo e capacidade de interagir com outras pessoas. 

Construir bases emocionais e sociais ajudará as crianças a progredir em todas as áreas: domínios de desenvolvimento, áreas de conteúdo acadêmico e habilidades para a vida.

Mesmo nestes tempos dominados pelo computador, os jogos de tabuleiro fazem sentido para crianças com TEA. 

Se sua criança tem autismo, os jogos de tabuleiro o ajudarão a desenvolver habilidades mais rapidamente do que qualquer jogo de computador. Pegue aqueles velhos jogos de tabuleiro e apresente a eles e tenha horas de diversão e aprendizado.

E se você quer saber mais sobre a importância dos jogos para as crianças, assista esse vídeo com a Lu!

Referência 

JACOBSON, Malia. How Board Games Help Kids Build Social Savvy.  ParentMap, 2016. Disponível em <https://www.parentmap.com/article/special-needs-board-game-group> Acesso em 18 out 2021. 

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *