Voltar

Processo de alfabetização: 4 habilidades fundamentais

Quando falamos sobre ler e escrever, estamos nos referindo a um processo de alfabetização. Ele é de uma importância ímpar para que ocorra o desenvolvimento nas áreas individuais e sociais de uma pessoa.

Mas para entendermos quais as habilidades fundamentais no processo de alfabetização, precisamos primeiramente compreender o que é a alfabetização.  

 O que é alfabetização?

Alfabetização é o desenvolvimento de habilidades que desenvolvem a aprendizagem da leitura e da escrita.

Ele se enquadra para qualquer criança, seja ela neurotípica ou neuroatípca.

De acordo com a UNESCO, “A alfabetização é um direito humano e as bases para a aprendizagem ao longo da vida. Capacita indivíduos, famílias e comunidades e melhora a sua qualidade de vida.’’

Para entender melhor sobre a importância de uma boa realização do processo de alfabetização e sobre o que é esse desenvolvimento, leia nosso artigo: Alfabetização – O que é? Entenda definitivamente.

O que são as habilidades do processo de alfabetização?

Existem milhares de pesquisas científicas que destacam e fragmentam a alfabetização em quatro pontos essenciais. Eles trabalham de forma conjunta para seu bom desenvolvimento.

Essas habilidades começam a ser desenvolvidas antes mesmo da criança atingir seis anos. Essa é a idade base para começar a desenvolver as competências de ler e escrever.

São elas:

  1. Habilidade de compreensão
  2. Vocabulário
  3. Conhecimento das letras
  4. Habilidade de consciência fonológica.

Para entendermos melhor, vamos falar sobre cada uma delas.

Habilidade de compreensão:

Essa habilidade pode ser desenvolvida através de diálogos. Com isso, as crianças desenvolvem habilidades sociais, já que esse momento do processo de alfabetização trabalha com interação.

Além disso, a habilidade de compreensão também pode ser trabalhada através de leitura de um livro e de músicas simples.

Habilidade de vocabulário ajuda o processo de alfabetização:

A nomeação das coisas é o meio mais direto que supre e realiza essa habilidade. Ou seja, para aumentar o vocabulário de uma criança, é necessário que um adulto mostre nomes de objetos, cores, formas, sentimentos etc. Assim, o processo de alfabetização passa a ser mais simples e direto.

Dessa maneira, quanto maior o vocabulário, melhor a percepção das palavras, seus sons e suas correlações.

Habilidade de conhecimento das letras:

Trata-se basicamente da habilidade de reconhecer as letras do alfabeto.

Ou seja, quando a criança é exposta a imagens com essas letras, sabe dizer o nome de cada uma.

Essa habilidade é muito importante para o processo de alfabetização.

Habilidade de consciência fonológica:

Essa habilidade no processo de alfabetização se enquadra como a capacidade da criança de ouvir uma palavra e entender que ela é composta por pedaços menores. Ou seja: ela é formada pelo som da palavra, por sílabas, pelos fonemas, entre outros.

Essa habilidade é essencial para a leitura, pois a criança precisa ser capaz de entender e prestar atenção a cada som das palavras. 

Essas são as 4 habilidades necessárias para começar um processo de alfabetização. Quer saber mais sobre o assunto, fique atento ao nosso blog.

Referências:

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19326_9823.pdfchrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fsapientia.pucsp.br%2Fbitstream%2Fhandle%2F16077%2F1%2FLuciene%2520Aparecida%2520Felipe%2520Siccherino.pdf&clen=4097771

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *