Voltar

Quais as etapas do desenvolvimento da consciência fonológica

Consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva, ou seja,  uma habilidade de pensar sobre o próprio pensamento voltada para as estruturas sonoras da linguagem. A consciência fonológica permite atender, discriminar, lembrar e manipular sons no nível da frase, palavra, sílaba e fonema (som).

As crianças precisam ter habilidades de consciência fonológica ao aprender a ler para que possam fazer a ligação entre os sons e  as letras. A habilidade de consciência fonológica logo quando a criança começa o processo de alfabetização, é considerada um dos fatores do sucesso de leitura de uma criança.

E as habilidades de consciência fonológica podem e devem ser estimuladas durante o desenvolvimento das crianças. Veja nesse artigo os estágios das habilidades de consciência fonológica, que acompanham o desenvolvimento infantil.

Os estágios de desenvolvimento da consciência fonológica

As crianças não nascem e estão prontas para andar. Em vez disso, os bebês aprendem a esticar seus pequenos membros, virar-se sobre a barriga, engatinhar e andar – e então, eventualmente, começam a correr. São etapas do desenvolvimento infantil. 

Da mesma forma, a consciência fonológica se desenvolve gradualmente ao longo do tempo. As crianças começam com as habilidades mais fáceis – como entender que a linguagem falada contém palavras – e depois passam para habilidades como rimar. Esses são os estágios:

Estágio 1 – (não nascido – 1 ano)

Seu filho aprenderá a reconhecer, diferenciar e responder aos sons da fala e não-fala, começará a reconhecer palavras e interpretar expressões faciais e gestos corporais. Eles começarão a emitir sons, a imitar padrões de fala e a usar a linguagem corporal para expressar suas necessidades, desejos e pensamentos.

Estágio 2 – (1 ano – 2+ anos)

Seu filho começará a isolar palavras individuais em um fluxo de fala, se envolverá na reprodução de sons e reconhecerá que as frases são compostas de palavras individuais.

Estágio 3 – (2 anos – 4 anos)

A consciência de seu filho sobre a rima irá emergir, com ele desfrutando de rimas infantis, canções e histórias com aliteração e repetição de rima.

Estágio 4 – (3 anos – 5 anos)

Seu filho começa a desenvolver a compreensão de que as palavras podem ser divididas em partes (sílabas) e que essas partes dão à palavra seu ritmo. Eles devem ser capazes de combinar sílabas oralmente para formar palavras e segmentar palavras em sílabas.

Estágio 5 – (4 anos – 5 anos)

Seu filho será capaz de agrupar palavras por som, não pela ortografia, como cadeira, urso, olhar fixo, etc. Eles começarão a entender que as sílabas de uma palavra podem ser divididas (segmentadas) em unidades de som menores, chamadas de início e tempo.

Estágio 6 (consciência fonêmica) – (4 anos – 6 anos)

Seu filho será capaz de identificar oralmente os sons iniciais e finais nas palavras e o som medial nas palavras monossilábicas. Eles serão capazes de dividir palavras em seus sons individuais e misturar sons para formar palavras. Isso é puramente verbal e baseado no que seu filho ouve e não na representação escrita da palavra.

Estágio 7 (consciência fonêmica) – (5 anos – 7 anos)

Seu filho deve ser capaz de substituir sons em palavras para formar novas palavras e entender como excluir um som de uma palavra pode alterá-lo.

As idades e estágios são um guia que reflete questões mais gerais de desenvolvimento infantil, mas pode não se encaixar nas expectativas de todas as crianças. 

É sempre importante entender o desenvolvimento infantil como um contínuo de crescimento, independentemente da idade. Mas sempre fique atento e ao desconfiar de algum atraso significativo, busque ajuda!

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Então deixa nos comentários!

Referências 

ANTHONY, Jason L.; FRANCIS, David J. Development of phonological awareness. Current directions in psychological Science, v. 14, n. 5, p. 255-259, 2005.

COSTA, Adriana Corrêa. Consciência fonológica: relação entre desenvolvimento e escrita. Letras de hoje, v. 38, n. 2, 2003.

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Quais as etapas do desenvolvimento da consciência fonológica”

Fantástico!!!
Como faço para adquirir o seu primeiro material sobre consciência fonológica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *