Voltar

Quais atividades realizar em grupo com alunos com autismo

Muitos alunos com autismo têm dificuldade em trabalhar em grupo, pois a dificuldade na comunicação e interação social são algumas das principais características do TEA — Transtorno do Espectro Autista. 

As crianças com autismo têm dificuldade em processar informações verbais, por isso quando o professor dá muitas orientações orais de uma vez, pode ser que ouçam apenas a última palavra dita, por exemplo. Assim, fica difícil compreender o que se espera na atividade ou o que precisa fazer em seguida.

Da mesma forma, quando as crianças recebem as orientações das atividades em grupo por escrito, o aluno com autismo pode não saber como fazer para interagir e se dispersar se isolando ou fazendo outra coisa que não tenha a ver com a atividade. 

Por isso, muitos professores ficam em dúvidas sobre como fazer e quais estratégias usar para que o seu aluno com autismo se inclua nas atividades em grupo. É um ponto importante a ser debatido, pois a interação social é um dos grandes desafios para a criança com TEA.

Neste artigo, daremos algumas orientações e sugestões para realizar atividades em grupo com alunos com autismo.

Como realizar atividades em grupo com alunos com autismo

Antes de abordarmos quais atividades em grupo realizar com alunos com autismo, é preciso entender como prepará-los. Veja algumas orientações a seguir.

Trabalho em dupla

Quando o professor anuncia um trabalho em dupla para a turma, o aluno com autismo pode não saber escolher um parceiro que o orientará e apoiará de forma adequada. Por isso é importante, dar ao aluno a possibilidade de escolha, fazendo algumas sugestões. 

O professor pode escrever o nome de dois alunos em um pedaço de papel e entregar ao aluno com autismo, antes de pedir à classe para escolher seus parceiros. Em seguida, após dar um tempo para ele pensar, peça ao aluno que circule um dos nomes ou diga qual escolheu. 

Quando damos ao aluno com autismo a possibilidade de escolha e tempo para decidir, o estamos ajudando a estar no controle da decisão e a evitar a ansiedade. Gradualmente, o professor pode aumentar o número de alunos, propondo trabalhos com dois, três colegas, até chegar em um pequeno grupo.

É importante dar instruções específicas para a dupla, por escrito, mas também com fotos e imagens para facilitar a compreensão do que deve ser feito. 

Trabalho em grupo

Para preparar a turma para um trabalho em grupo, o professor pode escrever no quadro ou mural a rotina do dia. No momento que estiver escrevendo, chame o aluno com autismo pelo nome e aponte o quadro com a rotina. Isso vai chamar a sua atenção para o que está acontecendo a ajudá-lo a compreender que haverá um trabalho em grupo.

É importante que o professor pense previamente quais alunos trabalham bem com o aluno com autismo — o que foi visto nas atividades em dupla. A previsibilidade e estrutura são importantes para as crianças com TEA, portanto construa essa estrutura atribuindo funções e lugares específicos na mesa, por exemplo, utilizando suportes visuais. 

Outra dica é criar uma lista das etapas da atividade para que os alunos marquem como concluídas, a medida que terminem. Além disso, estabeleça regras para o grupo com a ajuda das crianças para que todos saibam o que é esperado e anote-as em algum lugar da sala onde todos possam ver. 

Atividades em grupo para realizar com aluno com autismo

Uma característica comum dos alunos com autismo é a dificuldade de comunicação e interação com os colegas de classe. As atividades em grupo desenvolvem habilidades sociais, como reconhecer pistas sociais, empatia, dentre outras.

Aqui estão dicas de atividades em grupo para realizar com os alunos com autismo em sala de aula. 

Jogo do nome

Esta divertida atividade em grupo ensina aos alunos com autismo uma habilidade essencial: como se apresentar e aprender o nome de outra pessoa. Para jogar este jogo, reúna seus alunos em um círculo para que todos possam ver uns aos outros. 

Comece apontando para si mesmo e dizendo seu nome (“Eu sou …”). Em seguida, peça à criança à sua direita que diga o nome dela e repita o seu nome apontando para você. E assim, sucessivamente, cada criança diz seu nome e, em seguida, aponta para um colega repetindo o nome dele.

O Jogo do Nome é uma ótima atividade para alunos com autismo no início do ano letivo. Dessa forma, eles podem aprender os nomes dos colegas de classe e começar a fazer novos amigos.

“Qual seria a sensação de ser ____?”

Ao ler um livro para a turma, pergunte aos alunos como seria a sensação de ser o personagem principal da história. Isso ajuda os alunos com autismo a aprender empatia e a reconhecer pistas emocionais, encorajando-os a se colocarem na perspectiva de outra pessoa.

Tempo de Compartilhar

O tempo de compartilhar é uma ótima atividade de aprendizado socio emocional para alunos com autismo. Todas as semanas, peça a um aluno da sua classe que traga algo que gostaria de compartilhar com a classe. 

Isso ajuda os alunos com autismo a aprender a discutir seus interesses com outras pessoas e a praticar a escuta ativa. Além de aproximar os colegas e facilitar a criação de vínculos. 

Selos de tinta vegetal

Esta atividade artística para crianças com autismo envolve o toque, a visão e ajuda a manter os alunos concentrados. Corte fatias de vegetais como batatas, pepinos ou pimentões e as distribua para as crianças com um pote de tinta. Peça aos alunos para mergulhar a fatia de vegetal na tinta e pressioná-la em um pedaço de papel.

A partir daí, eles podem continuar a pintura com os dedos e transformar seus desenho em arte!

Se tiver mais dicas de atividades em grupo para alunos com autismo, deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Referências:
APORTA, Ana Paula  and  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Estudo de Caso sobre Atividades Desenvolvidas para um Aluno com Autismo no Ensino Fundamental I. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2018, vol.24, n.1 [cited  2020-10-29], pp.45-58. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382018000100045&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1980-5470.  http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382418000100005.

https://www.iidc.indiana.edu/irca/articles/the-collective-outcomes-of-school-based-social-skill-interventions-for-children-on-the-autism-spectrum.html

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *