Voltar

Quais os principais sintomas do Autismo Leve?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode se manifestar de várias formas e algumas delas não são tão evidentes quanto outras.

Os sinais mais comuns são fortes indicativos para presença de formas mais intensas do Transtorno. Mas quando falamos de autismo leve, estamos lidando com uma condição onde os sintomas são mais discretos e podem passar despercebidos.

Neste artigo, iremos abordar alguns sintomas que podem estar presentes nas formas mais leves do autismo. Leia mais para entender!

Identificar, portanto, o Autismo Leve muitas vezes é um desafio, pois quadros discretos são mais difíceis de ser diagnosticados

Além disto, o TEA é uma condição onde não existem exames de imagem ou de laboratórios que o comprovam, dependendo totalmente da observação clínica, comportamental, e do relato dos pais, cuidadores e da escola para confirmar ou descartar sua presença.

Estes relatos podem ser desencontrados, incompletos, pouco entendidos por quem avalia ou minimizados por quem observa.  Este processo pode levar a uma demora maior nas consultas e até possível desistência dos pais, ficando a criança sem uma definição e sem um possível tratamento que faria diferença.

Assim, conhecer os sintomas da forma leve do Autismo é muito importante, devendo ser investigado rotineiramente durante a puericultura e nos CMEI’s ou creches, dos 18 aos 30 meses de vida. 

Os principais sintomas são: pouco contato visual, não dar continuidade a processos sociais ou conversas, não saber se comunicar por meio de gestos, fala existente, mas sem muito nexo com a realidade a sua volta.

Há também algumas manias e repetições, no contato com os outros ele olha mais para a mão ou para o objeto da pessoa do que para seus olhos, dificuldade em aceitar espontaneamente regras e rotinas,  pouco disposto a se socializar e tende a se isolar ou brincar do seu jeito sem flexibilizar de acordo com o que o amiguinho pede ou quer e pouco responde ao ser chamado pelo seu nome.

A linguagem expressiva (ou a fala), nestes casos, pode estar preservada, mas é comum ser uma fala mecânica, pedante e sem emoção, porém com uma funcionalidade satisfatória para atividades sociais e escolares.

Neste contexto, é importante relatar que alguns fatores podem atrapalhar sua identificação. A presença de hiperatividade, por exemplo, pode confundir a escola e o especialista, pois inquietude excessiva pode passar a impressão de que a criança não seja autista, mas sim TDAH.

Os sintomas do TDAH podem maquiar os sinais de TEA atrasando o seu diagnóstico

Em caso da associação de ambas as condições, deve-se priorizar a investigação e a busca de sintomas do Autismo. A falta de conhecimento acerca do que é e dos sintomas de TEA também posterga sua identificação, pois podem ser interpretados como falta de limite, preguiça ou até como outros distúrbios, como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD).

Conhecer escalas de triagem para o TEA auxilia muito na consciência do transtorno e no reconhecimento precoce. A utilização do M-CHAT, ATA e o ABC podem ser muito úteis, eles podem ser acessados em sites especializados e disponibilizados ao público em geral e profissionais que lidam com crianças nos campos da saúde e da educação. Estas escalas são mais sensíveis e permitem identificar melhor mesmo os casos mais leves de autismo.

Quais são os outros tipos de autismo?

Existem 3 níveis de autismo

Cada um desses níveis são conhecidos como “níveis de suporte”, pois eles auxiliam médicos, cuidadores, terapeutas e pais a entenderem a capacidade da criança em se comunicar, responder a novos estímulos e ambientes e lidar com a imprevisibilidade da vida cotidiana.

O nível 1 é o diagnóstico menos grave de autismo, o autismo leve. Os pacientes no nível 1 têm algumas dificuldades sociais que precisam de atenção.

Tratamento do autismo leve

Como acontece com qualquer nível de autismo, os tratamentos apropriados incluem:

  • Terapia cognitiva comportamental: este tipo de terapia utiliza recompensas para estimular comportamentos esperados em determinadas situações sociais.
  • Terapia lúdica ou de desenvolvimento: esta terapia faz o uso de atividades lúdicas para desenvolver habilidades de regulação emocional e comunicação.
  • Terapias medicamentosas: Existem remédios que tratam sintomas como transtornos de humor e ansiedade, que podem estar presentes em casos de autismo leve.
  • Fonoaudiologia: a fonoaudiologia auxilia no estímulo e desenvolvimento de habilidades de conversação e linguagem corporal.
  • Terapia ocupacional: atua no tratamento de problemas sensoriais.
  • Fisioterapia: crianças com autismo podem apresentar baixo tônus ​​muscular e a fisioterapia pode atuar no fortalecimento de seus músculos.

Portanto, podemos concluir que o autismo leve, apesar de ser uma forma menos severa do TEA, ainda precisa ser diagnosticado e tratado o quanto antes.

Com o diagnóstico precoce, podemos evitar que o autismo evolua e atinja um nível mais severo com maiores comprometimentos das habilidades sociais e de comunicação da criança.

Então, fique atento aos sinais acima e sempre procure um profissional para sanar suas dúvidas e, se necessário, realizar o diagnóstico.

Depois de ler este artigo, você ficou com vontade de aprender mais sobre o assunto? Então clique aqui e veja o vídeo do Dr. Clay Brites sobre as Divergências Médicas no Diagnóstico de Autismo Leve!

Referências: 

Psych Central. n.d. Levels of Autism: Understanding the Different Types of ASD. [online] Disponível em: <https://psychcentral.com/pro/child-therapist/2019/11/levels-of-autism-understanding-the-different-types-of-asd> [Acesso em 30 de agosto 2021].

Healthline. 2021. Types of Autism. [online] Disponível em: <https://www.healthline.com/health/types-of-autism> [Acesso em 30 de agosto 2021].

Você também pode se interessar...

561 respostas em “Quais os principais sintomas do Autismo Leve?”

Meu filho tem dificuldade na fala mais gosta de brincar com amiguimos olha no olho atende e obdece agente….ta fazendo fono mais neuro disse k tem tea leve minha dúvida sera tea mesmo

Ana, em tantos materiais que lemos, precisamos ficar muito atentos à parte dos sintomas que são expostos. Na maioria das vezes, são colocados os comuns, mas, é claro, que existem muitas exceções. Meu filho tem 6 anos e sempre olhou nos olhos, demonstrou carinho e, até, se comunicava com estranhos. Porém, sua deficiência ficava clara em outras áreas, não comuns: fala, compreensão de situações e comandos, expressar devidamente os sentimentos, atraso pedagógico, exagerar em algumas repetições, cisma com alguns brinquedos, assistir varias vezes a mesma cena do filme, encenar varias vezes a cena do filme, e por aí vai. Apesar de eu saber que algo estava muito fora da curva, foi difícil um diagnóstico, mas, conseguimos e foi confirmado. Hoje é acompanhado pelos profissionais adequados.

Ola Marcilene. O meu filho tem agora 5 anos e eu identifico exactamente os mesmos comportamentos que descreveu no seu comentário. Pode por favor revelar qual foi o diagnostico no caso do seu filho? Desde ja muito agradeço.

Bom dia minha filha tem 5 anos e se comunica com um pouco de dificuldade adora brincar com os amigos é um doce de pessoa se apega as coisas com facilidade ela repete muito as perguntas e muitas das vezes não se lembra ou finge não lembrar das situações que acabou de passar acredito que estou com um caso leve de autismo. Obrigado

Meu filho tem 3 anos e meio e há alguns meses ele desenvolveu uma obsessão pela introdução do 20th Century Fox Studios e por sua logo. Se deixar ele fica horas vendo vídeos no YouTube com diferentes edições dessa introdução e fica pela casa cantarolando a música e procurando por objetos e brinquedos que possam representar essa logo, como número 2 e 0 ou algo no formato desses números. Ele é uma criança super sociável, tem a fala ainda enrolada mas com muitas frases que entendemos com clareza e sabe pedir, perguntar o que quer. Quando está envolvido com algo que gosta como a logo de cinema, tem costume de andar na ponta dos pés. Ele é bem ativo, mas não considero hiperativo. Ele tem momentos mais calmos. Ele é carinhoso, gosta de abraços, e sempre conversa olhando nos olhos. Observando o comportamento dele no geral, não consigo enxergar algum grau de autismo. Será que devo investigar?

Olá Rafaela,Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu filho.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Bom dia ,meu neto tem 6 anos ,e Alegre carinhoso ,porém só fala papai mamãe e vovó nada mais ,e imperativo não obedece comandos e sempre quando fica chateado c alguma coisa demostra a insatisfação batendo portas gritando etc …tem autismo , minha dúvida é se ele entende tudo por q não conversa ainda

Boa noite meu sobrinho tem 1 ano e 3 meses tem mania de olhar para gente e fechar olhar pra cima e sorrir, ele não anda na fala grita quando os pais estão brigando chora a toa n tem paciência de brincar com os brinquedos, ele so tem paz quando minha sogra está com ele isso pode ser autismo alguém nos ajuda ele não dorme

Olá estou passando pela mesma situação meu filho tem mania tem choros sem aver de quer tem poblemas com cores ele ñ brinca com qualquer criança ele ñ para quando se machuca ñ chora ñ come comida cm várias cores só com uma cor assiste a mesma sena de desenho todos os dias ele grita quando estar alegre bate palmas

Olá Wellington, tudo bem? Converse com o pediatra do seu filho, explique pra ele o que está acontecendo e peça encaminhamento para um neurologista. O neurologista poderá te direcionar

Meu filho é um adolescente de 15 anos cursando a primeira série do segundo grau com muito esforço e minha ajuda ele conseguiu chegar nesse grau de estudos mais foi diagnosticado com autismo leve aos 10 anos até hj não consegui um acompanhamento
Ele não consegui se socializar com ninguém só eu,ele sofre de depressão por conta disso ele tem toc e a rotina dele é muito difícil as vezes fico sem saber o que fazer,já cheguei até a falar com os meninos da idade dele ser amigo dele, mas se torna tarefa difícil pq ele não tem assunto pra conversa e repeti as coisas que ele gosta várias vezes ,nessa semana uma médica receitou um remédio pra depressão e tô no aguardo pelo um psicólogo
Digo a vcs é difícil ter um filho autista mas nunca desista deles!!!
E repasse no máximo pra eles que são capazes de vencer qualquer dificuldade

Nossa meu filho é bem parecido com o seu hj tem 11 anos, se eu largar ele por exemplo p entrar sozinho na escola ele trava fica olhando p baixo tipo vergonha.
Não tem amigos, ele repete sempre aquilo q gosto ou o mesmo assunto. As x parece que é p provocar.
É muuuuito inteligente, mas tem vergonha de fazer amizade. As x acho q tbm é autista.

O seu filho tem a idade do meu e se comporta assim tbm. Qual o diagnóstico do seu? O meu faz todo o acompanhamento de autismo, mas não tem o cid

Bom dia minha filha tem 5 anos e se comunica com um pouco de dificuldade adora brincar com os amigos é um doce de pessoa se apega as coisas com facilidade ela repete muito as perguntas e muitas das vezes não se lembra ou finge não lembrar das situações que acabou de passar acredito que estou com um caso leve de autismo. Obrigado

Meu filho tem 2,9 anos e ainda não fala com clareza nenhuma palavra, adora brincar de carrinho mas fica olhando as rodas, muitos objetos, até a mamadeira ele às vezes fica rolando ela no chão.
Não gosta de jogar bola com os pés, somente com as mãos, gosta muito de imitar os gestos dos desenhos animados, qdo quer algo, nos puxa pela mão para pegar pra ele, come de tudo, ainda nos belisca ou puxa os cabelos qdo na brincadeira se empolga.
Está fazendo fono, psicoterapia mas os profissionais dizem que não podem diagnosticar como autismo principalmente por ele não ter contato com outras crianças devido a pandemia.

A criança levar as mãos dos pais para pegar objetos que ele deseje é um dos sinais de autismo

Eu não sou profissional mas pesquiso muito sobre o assunto mas parece q ele tem algumas características como
Atraso da fala
Brincar c a roda
Fixar em alguma parte de abertura ou desenho
E pedir com gesto p alguém pegar algo
É bom procurar um profissional quanto antes

Estamos com o mesmo problema em casa. Meu neto tem 2,6 anos. Joga a bola com as mãos…ainda não fala muita coisa…mas sabe todas as letras e números. Fala do jeitinho dele. A fono, a neuropediatra disseram que só mesmo na escola pra saber…vamos ver qdo começar agora em agosto.

Pode explicar melhor a parte ” exagerar em algumas repetições “?
Meu filho quando quer água ele vai até a gente e fala água, água…repete umas 3 vezes. Isso seria uma repetição exagerada?

Gostaria de uma informação o filho do meu primo tem dois anos, ele sempre emeche em fio escultor mais ele falar mama fora isto não vejo ele falando outra coisa ele sempre está no celular joga o celular no chão, hoje ele enfiou a cabeça no vazo o pai dele chamou ele de louco falou que ele tem problema r que tinha que levar ele em psiquiatria que ele não é normal que ele é doido é e batel nele por ele enfiar a cabeça no vazo, pode falar várias vezes para ele não mexer no fio mais ele meche gostaria de uma opinião sobre isto que não consigo ver que a criança tem problema no meu ver o pai que não tem paciência que fala que a criança tinha que ser diferente e que ela tem problema!

Olá Elcinha,
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Não. Repetições exageradas e fazer sempre a mesma coisa várias vezeses, pedir água 3 vezes não é exagero não fica tranquilo. Se seu filho sabe pedir água já é um bom sinal de que estar tudo fluindo bem . Deus abençoe vcs

Olá Maria,
Para fazer o diagnóstico de autismo, procure um especialista na área ou Neurologista.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Eu passei com a pediatra do meu filho ela encaminhou pro neuropediatra especialista em autismo e ele avaliou como autismo leve hj meu bebê que tem 1ano e 9 meses faz terapia ABAfono

Gente meu sobrinho ele tem 3 anos porém ele não fala mais ele grita o DIA TODO e do nada começa chorar desesperadamente e todas a noites é muito complicado dormir sem contar que ele não come nada, apenas mamadeira porém ele ficar mordendo as paredes e os móveis coisa bem estranha isso é sintomas de autismo? Sem contar se você chama ele pelo nome ele não responde parece nem que a gente está falando com ele

Meu filho não fala mas sempre q ele quer alguma coisa ele mostra por exemplo: se ele quer beber água ele vai no bebedor e aponta ou pega um copo e ele mesmo coloca água.dificilmente ele atende quando eu o chamo parece q não estou falando com ele,ele gosta muito de brincar com a roda do carro e fica deitado fazendo movimentos repetitivos com o carro pra frete e pra trás e fica olhando pra roda, ele Não gosta q peguem ele parece q se pegarem ele vão levar pra longe de mim ele grita bate faz maior escandalo…quero saber se isso pode ser algum grau de autismo?

Bom dia, Gleyce provavelmente seu filho tenha síndrome do espectro autista (TEA), muitos dos comportamentos que você relatou são como aos autistas. Meu filho foi diagnosticado em outubro, é uma barra imensa aceitar, porém não perca tempo esperando, aja rápido. Seria interessante você procurar um neuropediatra para melhores esclarecimentos e inicio da terapêutica apropriada.

olá boa tarde , primeiramente quero agradecer pela oportunidade e parabenizar aos profissionais e pessoas sérias que utilizam este espaço para orientação e aprendizagem, no caso do meu filho é o seguinte ele tá próximo de completar 6 anos este mês, é um menino super inteligente, entrou na escola com 2 anos e este ano vai para 1º ciclo da 1ª serie (6 anos), nunca que professora alguma comentasse alguma coisa dele, sempre perguntávamos sobre o comportamento e diziam que era de uma criança qualquer , mas desde cedo nunca foi interessado por brinquedos como carrinhos, ele gostava mais de outros objetos, como eletrodomésticos , principalmente aqueles que giram e fazem barulhos tipo liquidificador, maquina de lavar etc…, e ele até imita os sons principalmente o da maquina de lavar, mas ´´e muito inteligente com 2 anos já contava de 01 a 50, hoje ele sabe todo o alfabeto e identifica palavras, já insisti para brincar de carrinho ele não gosta , brinca mais com um trenzinho de madeira que temos, sabe usar bem o computador e celular, mas quando saímos as vezes quando ele vê meninas e/ou crianças menores vindo em sua direção, ele trava e desvia escondendo atrás de mim ou da mãe dele, mesmo que as crianças não o estejam olhando. tem muito medo de animais e da noite também tem medo de dormir sozinho, ultimamente não ta querendo sair para rua, e não organiza seus brinquedos após brincar será que podem nos dar uma orientação? , nós primeiramente pensamos em marcar um psicólogo para ele, o que acham? obrigado. Natal

Natal! seu filho necessita sim ser avaliado por um profissional capacitado para poder estar direcionando um tratamento adequado para ele, seja uma terapia ou acompanhamento com outros profisionais pois o essencial sempre é uma equipe multidisciplinar.

Olá…Meu filho tem 2 anos, e desde bebezinho, eu percebo algo diferente nele..Ele é hiper apegado comigo e com a irmã, não tem “afeto” com outras pessoas, inclusive com o pai ( moramos todos juntos) seu desenvolvimento motor é lento, quase não fala…Ele sempre tem o costume de enfileirar todos brinquedos, principalmente carrinhos… É muito organizado, guarda todos brinquedos e carrinhos no lugar…Porém é muito antisocial. É só chegar em um lugar estranho que ele muda, fica nervoso, agitado…Em casa tbm tem esse comportamento caso algo esteja diferente dá sua rotina… Nunca pensei em autismo, mas lendo os relatos, identifiquei ele em alguns…Vcs que já estão familiarizados com o assunto, o que acham? Pode ser algo além, ou simplesmente atraso na fala( que o Pediatra disse que encaminhará para a fono) ou personalidade dele mesmo…

Boa tarde meu filho tem 2 anos e 4 meses e ñ fala nada a ñ ser mama e ñ se interessa por brinquedos qdo o chamo pelo nome ele ñ atende nem olha pra mim
Será q tem autismo?

Olá Katia,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Boa noite… como as mães de criança de 2 anos o meu relato é parecido!
Meu filho tem 2 anos e não fala absolutamente nada, têm dificuldade de socializar.. mas conforme o tempo vai passando quando estamos no ambiente ele vai ficando interessado e socializa. Porém atende o nome dele quando quer as vezes sim outras não… tb não tem costume de brincar com outros brinquedos a não ser bola e carrinhos.

Katia vc já chegou a levar ele em um fono? Tô na mesma meu filho 1 e 7 meses não fala quase nada e todo mundo fica enchendo a minha cabeça que tal criança com essa idade fala de tudo tão me deixando Loka.

Olá meu bebê tem 1 ano e 4 meses tbem não fala quase nada joga no chão com força tudo que ve pela frente chora muito na hora da troca nem Sempre atende pelo nome quando chama bate nas pessoas daqui de casa não acostuma obedecer quando fala que não pode fazer algo não vai com ninguém que não é acostumado meche em tudo pia armário etc quando vai comer as vezes pega com a mão do prato ou joga no chão e come não sei o que fazer mas que será sera que é autismo

Ola, meu filho tem 3 anos e meio, está com suspeita de autismo desde os 2, faz acompanhamento com TO e fono, troquei várias vezes de neuro e o último disse que ele realmente é autista, não concordo muito com o diagnóstico porque tem características principais de autismo que ele não tem, sei q ele tem alguma coisa, mas tem tantas síndromes parecidas com autismo, ele brinca normalmente com imaginação, adora sair e ir a lugares novos, não tem esteriótipia e nem sensibilidade a barulho, com 2 anos já sabia o alfabeto todo e quantificar, o que ele tem de diferente é a fala que acontece só quando ele quer, ele sabe falar só que fala somente quando ele quer, ele é bem calmo, mas o que mais acho estranho é que ele fica andando de um lado pro outro conversando sozinho, as vezes é até contando alguma história ou cantando, ou só andando de um lado pro outro sem dar atenção pro que a gente fala, os autistas que eu conheço mesmo leve não tem esse tipo de comportamento, sabem me falar se isso faz parte dos sintomas do autismo

Olá Gleide, meu filho tem alguns sintomas parecidos com o do seu filho.O meu tem apenas 2 anos não fala nada e quando quer alguma coisa tipo água ele traz o copo até a gente. Gosta de ficar pulando. Ainda não levei ele no Fonodiologo,mas vou levar.

Minha filha tem quase 3 amos e também é assim. Quando quer alguma coisa ela trás até os adultos para dar a ela, não fala quase nada, quase nunca atende pelo nome quado a chamo, tem uma inquietude, gosta de cantar as músicas dos desenhos, e quando vamos a algum lugar diferente, ela fica correndo para um lado e para o outro, mechendo em tudo que ver e não se interessa em brincar com as crianças que estão a sua volta . Estou na dúvida em qual médico a devo levar.

Olá Boa tarde , todos os sinais que descreveu são sinais de autismo. Procure profissionais que tenham conhecimento no método ABA. Tem cursos para pais deste treinamento. Vai desenvolver seu filho.

Ana , descanse, seu filho só tem atraso na fala..cuido c oq os outros falam,devido a modinha d autismo.. estimule noq falta e n se prenda e procurar diagnóstico q muita das vezes p q n existe..

Rodrigo e Ana! Antes de um diagnóstico taxativo há um “diagnosticar dificuldades” e fazer com que elas sejam trabalhadas e melhoradas! Assim, atenham-se à modinha que faz com que nossos filhos sejam cidadãos respeitados e produtivos para a sociedade! Meu filho foi diagnosticado autista leve aos 2 anos! Todas as intervenções fizeram com que se tornasse um garoto esperto, inteligente e hj ninguém acredita q ele seja autista! Mas tem peculiaridades que levará para o resto da vida! Como todos nós temos! Não é verdade?! Abraços a todos os pais que independente de diagnóstico procuram o melhor para seus filhos!

Olá! Minha filha tem 1 ano e 9 meses e fala as seguintes palavras: não, alô, oi. Não fala mamãe e nem papai. Fala mamamama e Lala para pedir comida.
Nem sempre atende quando chamo pelo seu nome. Aponta, mas não para pedir algo.
Sabe o nariz e o pé.
Faz dança e sabe várias coreografias.
Tem contato visual, é muito social, adora ir em lugares diferentes.
Faz uso correto dos brinquedos. Exemplo: da mama e nana a boneca, o carrinho no chao e vrummmm, etc.
Da tchau (fala bauuuu), manda beijo, da os braços, adora colo.
Usa o pente corretamente, consegue encaixar os bracinhos para se vestir, quer comer com a colher sozinha.
Durante a Pandemia, ficou muito tempo sem sair de casa e na frente da tv (por 6 meses).
O que vocês acham?

Parabéns, Lucimara, pelo depoimento pontual. O autismo sempre existiu e está longe de ser “modinha”! Sucesso e saúde para seu filho sempre! Deus abençoe!!

Meu filho tem 2 anos e 5 meses fala pouquissima coisa,porém ama brincar com outras crianças,interage bem com adultos e crianças,conhece suas coisas ,as minhas e do pai,atende a todos os comandos,aponta e amostra o que gosta pra gente,tem uma excelente coordenação motora,reage com suspiro quanda recebe um presente,conhece a funcionalidade das coisas,mas fico muito preocupada com a fala,será autismo?

Olá Rose,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu neto não encara estranhos, gosta de desenhos repetidos, fica um certo tempo só com o mesmo brinquedo, não puxa conversa , raramente responde. As vezes está apegado a mim, outras me rejeita. Falou cedo e claramente. Com as pessoas da família ele se relaciona.Desconfio de autismo leve.

Amei essa resposta!! Como minha mãe dizia do meu irmão ele não dormia direito começou a falar tarde! não gostavam muito de brinca com muitas crianças e hj é um homem formado tem uma família e ele é super inteligente! Concordo com vc agora tudo é autismo!! não se fala que cada criança tem seu tempo! parabéns pela resposta assino embaixo!!

Larissa, Isso que você falou sobre seu irmão encaixa perfeitamente no TEA. Ser formado não quer dizer que ele não seja autista, tem muita gente hiper inteligente que é autista. Todo mundo aqui precisa levar o filho num profissional pra ser avaliado, atraso de fala é um sinal muito forte de que tem algo errado.

Desculpe, mas infelizmente não é simplesmente uma moda é sim algo sério. Os autistas de hoje são filhos de pessoas que não foram diagnosticada com autismo na infância. Passaram despercebidos pela sociedade é pelos profissionais que não eram capacitados para diagnosticar tamanhas variações de espectros. Essas pessoas casaram-se e tiveram filhos. E hoje com modernização e melhor capacitação dos profissionais tanto da saúde quanto da área educacional já conseguem identificar e da um diagnóstico para essas pessoas se tratarem.

Pois então Rodrigo concordo com você, meu bebê nasceu prematuro, acho ele muito devagar em tudo, mas ele interage com as pessoas estranhas adultos, só não está com crianças devido a pandemia, estamos isolados até tomarmos a vacina, meu bebê não dá tchau está com 1 ano e 5 meses tudo ele é atrasadinho, tenho uma parcela de culpa pois cuido tbm dos meus pais tive pouco tempo para dar atenção explicar como brinca e etc. ele bota boca em tudo que vê, a gente fala ele para, só me atende quando brigo falo não pode ele não faz, o estranho foi só ele rodar rodinhas, mais vi relatos que isso é NORMAL eu não ensinei, aqui não tem criança ele é prematuro nunca tivemos contato com outras crianças, fui numa médica que atende 100 crianças por dia, moro num bairro pouco carente entende? Em 2 minutos com a neuro ela disse que só de ele colocar a boca na maca dela ele era autismo grave: olha isso???? Já a minha vizinha, que o filho dela se bate, se bilisca tem muitos e vários sintomas ela disse que o filho dessa minha vizinha e LEVE, fora que muitos aqui na minha cidade, falam dela. Vim para casa aos prantos, meu filho nasceu prematuro 7 meses atrasou tudo, ele pede água agora, sabe o que é ir para banheiro tomar banho, desce e sobe da cama e Sofa, não enfileira nada nem brinquedos só rodou rodinhas dos carrinhos mais não faz mais, ele só e pouco empático, dorme absurdos e come de tudo. Muitos estão dando laudos que não existem!! Temos que averiguar enfim marcarei outro médico me dizem o que vcs acha?? Obrigado a todos

Meu filho tem 3 anos ele não fala não gosto de beijo e abraço fica aí fica bravo à toa às vezes quando fica muito irritado tá com a cabeça no chão ele gosta de brincar sozinho e não gosto que ninguém chama atenção e não atende pelo nome é muito difícil de entender ele quando pede as coisas ele não aponta e Só chora quando ele quer alguma coisa

Olá Regiane,
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu sobrinho irá fazer 5 anos, tem atrasado na fala, as vezes(na maior parte do tempo) é uma criança agressiva, odeia interação com outras crianças ou adultos, pouco socializa, coloca as mãos nos ouvidos quando alguém canta ou tem alguma música por perto, etc. Você acha que pode se tratar de um possível caso de autismo?

Olá Tayanne,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 2anos não se comunica pra pedir nada, só fala dá e tá que quer dizer tchau,quando quer alguma coisa chora,quando chamo ele quase não vem,mais brinca com os amiguinhos
por favor me diz se tem haver com altismo?

Olá
Realmente é muito confuso…e eu e meu marido estamos bastante confusos…nosso filho tem 3 anos…e já fomos em 2 neuro..um diz q ele tem atraso e outro diz q ele tem autismo leve…dos sinais apresentados a cima alguns meu filho d encaixa em outros não. Ele atende ao ser chamado…ele não é pedante..tem emoção…não tem problema com rotina..
Ele está na fono e vamos iniciar TO…sem indicação d nenhum dos neuros..estamos fazendo pq achamos q ele precisa..alguma orientação? Obrigada

Eu passei pelo mesmo problema, mas só conseguimos identificar, porque o seu pediatra tem um primo autista. Mas foi preciso uma indicação de um neuro especializado para identificar o problema dele. Ele não se encaixava muito nos relatos sobre autismo, mas depois que conhecemos outras mães e estudamos sobre o assunto, percebemos que cada um demonstra de um jeito e, por mais que seja divulgado o assunto, muitos profissionais da saúde não estão preparados para um diagnóstico que não seja o severo ou que essa idade é assim mesmo.
O meu filho no começo teve um diagnostico moderado, mas com os tratamento, muita dedicação e amor da família, em um ano, ele se tornou leve, porém agora tenho outro problema, como agora ele fala, responde e olha nos olhos das pessoas, todo mundo, inclusive a escola que acompanhou a evolução dele, acha que estou louca. Ele ainda apresenta dificuldade que todos acham que é manha, porém ele não usa o banheiro para o coco, somente para o xixi, mas tem que pressiona-lo a ir, tem sensibilidade com barulho e fica correndo constantemente de um lado para o outro, como ele fica sorrindo, todos acham normal, mas sei o quanto isso o deixa incomodado, tanto que depois ele não quer voltar ao local novamente. Por tanto mães, não deixem que a sociedade diga que o seu filho é ou não é, faça o melhor por ele. Terapias não matam e só auxiliam indiferente do diagnóstico.

Eu tbm passei por esse mesmo processo, meu filho tem autismo leve,tem dificuldade de se comunicar ou interagir com outras crianças. Muitas pessoas não entendem sobre o assunto aí ficam julgando e dizendo q ele é dengoso, q tem preguiça de falar ou de fazer suas necessidades. Tanto é que ele com 6 anos,ainda dorme de fralda e não consegue usar o banheiro sozinho ainda.

Fernanda, procure ficar acima desses julgamentos das pessoas, e quando eu digo “acima”, não é em situação de superioridade, mas numa busca em Deus para ter jogo de cintura e não se sentir magoada! Ficar magoada só faz mal à vc e não resolve nada, portanto é olhando para o ALTO que vc encontra forças pra prosseguir ajudando o seu filho a se desenvolver. Vai dar tudo certo viu? Seu filho vai crescer com saúde e ter um desenvolvimento grande. . Espero que o tratamento e educação dele sejam bem direcionados. Um abraço da vovó Lazinha.

Loretta, tenho um filho se 6 anos com autismo leve. Ele teve um desenvolvimento completamente normal, ” mas prqticamnete nao falou ate os 3 anos. Passamos por 2 neuros entre os 3 e 5 anos, que nos disseram que ele era normal, apenas com uma timidez excessiva. Decidimos leva-lo até Dr.Salomao Schwartzman em SP…que rapidamente confirmou nossas suspeitas. Hoje com 8 anos, elei está respondendo muito bem a terapia multidisciplinar , vai super bem na escola , esta mais participativo e mais sociável com os coleguinhas .Mas ainda temos muito a conquistar.. Eu recomendo esse médico. Referência em neurologia na América Latina.

É preciso que se deixe claro uma coisa. Não importa muito o rótulo mesmo porquê as classificações mudam com frequência. O que importa é tipo de ação e profissional que a criança precisa: fono, TO, Psicólogo, Neuro, cada um tem o momento de intervir e ajudar. O diagnóstico pode vir depois, para efeitos legais ou outros. A criança precisa de ajuda, antes do rótulo.

Olá , meu nome é Dulce , acompanho as publicações de vcs e gosto muito . Tenhomuma duvida que é como fazer o diagnóstico diferencial, de autismo leve e déficit do processamento,auditivo . Obgada

Meu filho tem atraso na fala ele é agressivo e comportamento estranho como gastar de água quebra brinquedos entre outro e eu não conseguir fazer a tomografia que ele tem que fazer pois as clinica que já liguei não faz com sedação e ele faz dono e psicologia

Oi Edivania! Meu filho tem 2 anos e 5 meses e me identifiquei com o seu relato. Vc já teve resposta do exame do seu filho? Já teve diagnóstico? Espero q esteja tudo bem!!

Minha filha tem 2 anos e 5 meses foi diagnosticada com autismo,ele tem atraso na fala pois não fala nada praticamente, ,mas dorme bem tem poucos movimentos repetitivos responde a chamado e não é nervosa não toma medicamento controlado ela pode ser asperger

Minha filha foi diagnosticada com transtorno global do desenvolvimento e ficou á esclacer diz a psicologa já o neuro diz que milha filha é autista, ela tem dificuldade na fala e tb em compreender o que é falado, não inicia uma conversa, não gosta de barulho e nem de muita gente, qd se irrita se joga no chão, ela tem 3 anos e 10 meses

Patrícia,

Estes sintomas se parecem muito com DPAC. É necessário procurar uma fono para fazer o teste de processamento auditivo (em cabine).

Patrícia como está o desenvolvimento da tua filha? A minha filha foi recentemente diagnostificada como tendo TGD. Estaria muito interessado em saber a evolução dela. Obrigada
Victoria

Amei.

Bem esclarecedor.

Sou educadora e gostaria de ter acesso ao M-CHAT, ATA e o ABC. Como posso ter acesso a esse conteúdo?!

Rosi Rosa, creio que CURA para o autismo não há mas, com tratamento psicológico e psicopedagógico se consegue reduzir os comportamentos indesejados e, aliado ao amadurecimento natural, faz que tudo possa caminhar bem (algumas características permanecem, mas há um controle). Meu filho tem acompanhamento desde os 9 anos, quando o diagnóstico de TEA foi deito. Hoje tem 20 anos e terminou o primeiro ano na Universidade (Design Gráfico) mas continua com dificuldades na socialização. Tem vida “quase normal” pois ele nos acompanha em passeis, viagens e outras atividades, mesmo sem demonstrar muito entusiasmo mas não se recusa a ir, na maioria dos casos.

Solange parabens! uma criança bem acompanhada pode sim ter muitos avanços significativos e imprevisiveis em seu desenvolvimento.

Meu filho tem 5 anos começou querer falar com 3 e ainda é dificil entender o que ele diz mas as palavras que ele consegue pronunciar tem um portugues corretíssimo eu falo bem caipira e ele não fala como eu e o resto da familia andou com quase 2.Ele é muito agressivo,não gostade choro de bebê nem som alto a não ser quando ele ta de muito bom humor, não conseguia desenhar até a uns dois meses atrás, gosta mais de coisas de menina e é complicado pq os outros meninos não aceitam, comer sempre foi dificil ele não comia todo dia normalmente pegava tudo q tinha colocava na mesa e não comia por fim jogava td no chão.As vezes anda só com as pontas dos pés aprendeu pronunciar palavras em ingles só de ver videos. Mas olha nos olhos demoramos pra consrguir um diagnóstico.Espectro austista. Eu suspeitava pesquisava sempre sobre as atitudes dele e sempre aparecia autismo.O psicólogo suspeitava a neuropediatra confirmou. Ele está tomando medicação pq ele tbm é hiperativo então pra ele conseguir se acalmar toma mas eu não dou a quantidade q a medica passou eu dou a metade pq o tanto q ela passou ele só dormia.E eu qro meu filho ativo pra absorver as coisas q ele precisa aprender. Bom esse é meu relato

Bom dia,
Tenho um filho de 6 anos e ainda estou muito confuso com diagnóstico de autismo a quase um ano atrás. Até os 4 anos ele tinha dificuldades e quase não falava. A pediatra o encaminhou a fono que disse que ele tinha 2 dos demais espectros do Autismo que seria ratificado mais tarde peka Neuro, mas antes dessa confirmação outro Neuro disse que ele tinha era imaturidade. Sem contar que ele é super agitado, fica na frente televisão pulando, não consegue ficar parado. Um abraço e muito obrigado pelas informações.

o

Olá meu nome é nubya tenho um filho de 6 anos desde que nasceu era uma criança que chorava muito e nada estava bom para ele ,veio falar com 3 anos e tem mania de ficar com um canudinho na mão brincando pra um lado e pra o outro as vez ele brincar com outros brinquedos mais por pouco tempo, joga vídeo game muito bem, mas na escolinha tem muita dificuldade não aceita fazer lições. Ele não gosta de barulho e muito nervoso muitas vezes passa por mal educado, estamos passando na fonaldiologa e na psicóloga e neuro até agora não tem nenhum diagnóstico.

Tenho um enteado de 20 anos que não se socializa como outros jovens nesta idade, passa a semana inteira dentro de casa, não estuda e nem trabalha e também não é cobrado pelo pai, o que gera conflitos em casa pois é o oposto do meu filho da mesma idade. Ele dorme o dia todo, acorda por volta das 17/18 horas e apenas se levanta para comer, somente o que gosta, ou seja, miojo, lasanha e outras porcarias, não tem uma rotina como o restante da família, fica a maior parte do tempo isolado, nunca faz as refeições com a gente, sempre em outros horários, o pai não liga por mais que eu fale que isso não está certo. À noite fica jogando, não namora e não tem muitos amigos, só um desde a infância que vai toda sexta feira pra casa dele, levado pelo pai, mas o amigo sai e trabalha, ele fica em casa, jogando ou dormindo enquanto o amigo está fora. Passei a analisar com outros olhos a situação depois de começar a trabalhar com crianças autistas. Ou ele tem um grau ler de autismo ou o pai está colaborando para esta inércia? Gostaria de poder ajuda lo mas não sei nem como agir já que existe uma defesa por parte do meu marido .

Minha filha tem 3 anos e não fala direto. As vezes fica andando de um lado para o outro é srrindo do nada, como se estivesse lembrando de algo muito engraçado. Olha nos olhos e carinhosa, não vai ao banheiro e emita o gesto e repete frases q escuta agente fala. Tipo; você que biscoito? No lugar de; quero biscoito. Fui em uma neuro. Fiquei aguardando por 4 horas, e ela foi grossa e ficou jucando minha postura como mãe. Fiquei com tanta raiva q não voltei mas nela. Meu marido não quer pensar nessa possibilidade, já descartou. Eu se no meu coração q tem algo errado. Vou levá em outro Neurologista.

Vcs podem me indicar um neuro que possa diagnosticar o autismo, minha neta tem 3 anos não fala, e uma menina doce, não é agressiva , mais não responde a nenhum chamado, qdo quer as coisas aponta para pegarmos, gostaria muito de ter uma orientação mais precisa, pois ela está na fono,na psicóloga é até agora não tenho visto nenhuma melhora nela, não sei o que fazer, queriamos um médico especialista que fosse boa direcionar melhor nesse sentido, obrigada .

Olá, meu filho tem 7 anos, estou com muita dificuldade de fechar o diagnóstico dele, os médicos dizem que ele não é autista, mas eu insisto que ele é autista de grau leve a moderado. Demorou a falar, andar, assiste até 10 vezes o mesmo filme ou houve a mesma música, não gosta de sair de casa, não brinca com outras crianças, não aprendeu a ler nem escrever, não consegue se vestir sozinho, não consegue fazer a própria higiene, quando está agitado, anda de uma lado para outro balançando as mãos, não tem coordenação motora, anda desajeitado. Já passei por três neuropediatra e os diagnósticos foram TDAH, transtorno de conduta e transtorno disrupitivo da desregulação do humor. TDAH pode até ser mais os outros dois não tem nada a ver. Qual será o medo dos profissionais em diagnosticar autismo?

Me chamo Eltz e minha filha de 1 anos e 9 meses, ela andou com um ano e meio,é bem baixinha, ri para todo mundo é bem alegre na gravidez teve translucencia nucal, fizemos amnumcentese e deu probabilidade para doenças cromossômicas, estamos tratando no hospital da rede Sarah, mais não tivemos nenhum diagnóstico, ia se encaminhando para a síndrome de Turner, mas por ela ter um pequeno atraso, foi descartado, seguimos fazendo tudo que os médicos falam, ela vai a pediatra particular e ao Sarah, fala algumas palavras, como água, papai mamãe, não, acabou e algumas outras, uma coisa que me preocupa é que ela não tem medo de nada, exemplo se estiver em um lugar alto ela se joga e fica rindo, não tem noção de perigo…

Meu filho tem 4 anos, não foi diagnosticado que ele realmente tenha autismo, mas professora me fala sobre que ele brinca sozinho na sala de aula, ele tem manias de repetições de brinquedos, fala pouca coisa e também não gosta de receber ordens. Já eu as uma fono. E ele anda sempre na ponta do pes. Pelo q eu escrevi pode-se dizer q ele tem autismo?obrigado

Gente, meu filho tinha pavor de sons agudos, e além disso ele ainda corre de uma lado para o outro sacudindo as mãos. O pânico ao som tem diminuído, mas ainda corre de um lado ao outro sacudindo as mãos. Ele não foi diagnosticado como autista. Mas gostaria de uma explicação para tal comportamento. Nesse fim de semana levei ele ao cinema, enquanto aguardavamos o onibus ele corria de um lado ao outro sacudindo as mãos, e ele fica concentrado.

meu filho tem quatro anos,fala bem pouco,e muitas vezes sua pronunciação é errada,ele não consegue formular frases,e é muito agitado.Tem dias que ele está muito tranquilo,outros em que é impossivel estabalecer algum diálogo.Não tenho condições de pagar um plano,desde sempre procurei ajuda,mas só consegui retorno de 2 meses para cá.Ele está passando por uma Fonoaudiologa e Psicologa,hoje eles se reuniram comigo e relataram a suspeita de TEA,gostaria de saber mais sobre,gostaria de mais informações,se alguém puder me ajudar,explicando mais sobre o assunto eu agradeçeria! obrigada.

Minha sobrinha nasceu apos cinco meses e duas semanas de gestação. Ela começou a falar só depois dos 2 anos, nunca foi levada a um psicologo. Ela sempre teve comportamentos estranhos a idade dela, como, por exemplo, aos 7 anos misturou leite com pimenta para beber. Atualmente tem 11, mas se comparada com outras crianças da mesma idade não se desenvolveu como a mesma. Sera que ela teria um autismo leve ou e apenas uma fase na vida dela?

Boa tarde!
tem como a criança passar pela infância e adolescência e ir para idade adulta com TEA sem ser percebido? ??

Meu filho tem 3 anos e 10 meses, ele corre de uma parede pra outra, isso dura cerca de 20min. Tem dificuldade para fazer coco, ele faz xixi sozinho, mas temos que acompanhar. Só brinca com brinquedos de animais. Ele dá risada do nada, grita muito e as vezes fica muito nervoso. Ele não fala, apenas mamãe, papai, vovó e neme. É como ele chama a irmã dele.
Não tem muita paciência para esperar, quer fazer os mesmo caminhos, na rua as vezes ele senta no chão e não quer levantar, é como se elé tivesse travado ali. Tem dificuldade em comer alguns tipos de comida. Ele faz acompanhamento com psicólogas, já diagnosticaram uma hipótese de autismo.

Oi estou dando uma olhada porque outro dia fiz uma festa em minha casa meu filho tem quatro anos e nesse dia que tinha muitas pessoas na casa ele foi pro quarto e ficou lá assistindo TV ele não gosta de som auto e nem de muitas pessoas juntas isso quer dizer que ele seja autista

meu filho tem 7 anos é muito agitado tem medo de ambiente fechado e não gosta de ficar onde tem muita gente e muito barulho não é agressivo mais quando se descontrola fica dificil acalmar ver os mesmo desenhos todos os dias é carinhoso comigo so dorme se por pra dormir demorou muito pra falar não olha nos olhos foi diagnosticado com autismo é muito hiperativo e inteligente por isso tenho duvidas

Tenho preocupação quanto a se meu irmão possuí TEA ou alguma outra síndrome pois seus comportamentos são bem extravagantes eu diria. Ele tem 14 anos, é muito inteligente o que o faz ter preguiça de estudar. Gosta muito de vídeo-game que é a única coisa que o faz ficar mais calmo. Ele gosta muito desde sempre de fazer muitos barulhos com a boca e correr pela casa de forma que não se importa em quebrae nada, parece uma criancinha, e quando se pede para parar é difícil convence-lo. Não sei se por causa dos jogos, ele é muito anti-social, apenas conversa com liberdade com a família, os mais próximos e acredito que sua sensibilidade com o que as outras pessoas sintam esteja afetada porque, quando ele conversa fala só sobre assuntos do seu interesse e não gosta de ser interrompido. Posso estar exagerando, mas se alguém poder me ajudar eu agradeço!

Larissa seu irmão necessita ser avaliado por um profissional especialista para ser diagnosticado e voce poder compreender como ajuda-lo.

Olá! Eu tenho um filho de 4 anos,bem, ele não pronúncia as palavras direito, mas,ele se dá bem com qualquer pessoa inclusive criança da idade dele. Passa o dia assistindo desenho, repente tudo q passa no desenho, quando esta zangado pula, roda,joga brinquedo no chão, cospe. Mas na escola ele interage bem,ele é muito agitado nunca sentado quieto,sempre correndo de um lado p outro.

Meu filho fala devagar, as vzs sem conseguir associar as palavras .. não olha nos olhos enquanto fala, tem distúrbios nos olhos enquanto fala! Sem contar que o comportamento excessivo. .. sem.limites e agressivo, não aceita as regras

Meu filho tem 2 anos e 3 meses, tem muita dificuldade em falar,ele sabe os nomes das coisas mais não fala (apenas quando ele quer e isso é muito raro) as únicas palavras perfeitas são mamãe e papai e parece ser muito sem emoção, ele tem pavor de qualquer pessoa que não faz parte do convívio dele, porém é muito inteligente sabe o alfabeto completo, todos os números e inclusive em inglês, formas geométricas, cores em inglês e português, os nomes dos animais enfim, a grande dúvida minha e de meu esposo é se meu filho tem algum grau de autismo, pois já levamos em alguns especialistas e todo dão o diagnósticos negativose para TEA porém não estamos muito convencidos pois sentimos algo diferente nele!
preciso de ajuda por favor.

Sou tio de um rapaz de 18 anos que foi diagnosticado como sendo espectro autista ha pelo menos 3 anos. Ele tem um histórico de problemas familiares e o pai, que não mora com ele e que é muito ausente, não aceita o fato, causando para a família grandes problemas para tratá-lo. Ele já esteve em tratamento com medicamentos, o que não deu certo por falta de colaboração do pai. Ele se trata com uma terapeuta especialista nessa área há 8 anos. O trabalho está dando muito resultado, pois tem conseguido mante-lo conectado com o mundo. Ele interage bem, é bem amoroso e faz tudo o que se pede, freqüentando escola e cursos. Ele está no programa especial dessas escolas e foi muito bem acolhido pelos colegas.

A minha questão é saber o que ele deve fazer como curso de faculdade. Ele está fazendo curso de computação há 2 anos. Pensei em algo na área de computação. Existem vagas para esse tipo de pessoas com esse problema no mercado de trabalho??

Estava também pensando em que ele fizesse um intercâmbio fora do país para exercitar o inglês já que ele deve acabar o curso no final de 2017. Existe alguma empresa especializada em acolher esses jovens, algum programa de intercâmbio??

Obrigado pela a atenção.

Marcus existe empresas que empregam pessoas com determinadas limitaçoes.Mas é necessario investigar e quanto aos outros questionamentos somente as pessoas mais proximas podem orienta-lo.

Ola….passei no psicologo e no neuro…o neuro.me indicou dar medicaçao para controlar..mas ja ouvi dizer que este medicamento causa reaçao pediu para dar 1ml apos jantar .disse que tudo nele ira melhorar…irritação…insonia…nervoso…disse que deixara ele centrado na escola…e que faria muita coisa boa por ele……mas ai me pergunto ate quando? E se eu parar? Volta tudo…?

Daniela antes de tudo é necessario que voce confie no tratamento do neuro e somente ele poderá lhe dizer até quando será necessario o uso do medicamento.Caso contrario procure uma segunda opção.

A minha sobrinha tem 6 anos e não fala ainda.
fala tia mãe e usa muito os gesto para se comunicar como tomar banho e para pedi comida. Ela pode ter autismo.

Rafaela voce precisa procurar uma fonoaudiologa pois o problema dela pelo que cita é na oralidade.Esta profissional poderá fazer encaminhamentos se necessario

Ola, tenho um filho de 1ano 10 meses, ele falava mamae, papai e agua quando tinha um ano, mas assim que mudamos de país, ele parou de falar ou tentar falar qualquer palavra e hoje ele so aponta para o que quer. Ele nunca olhou noa olhos, mas entende tudo que a gente pede para ele fazer, quando estamos em um ambiente com outras crianças ele interage muito pouco ou quase nada, prefere brincar sozinho ou me chama para ficar com ele. No país que estou atualmente não tem como eu procurar ajuda para saber se ele tem algum atraso. Sera que esses sintomas ja definem se ele tem autismo??

Vanessa infelizmente fica inviavel qualquer analise sem que a criança seja avaliada por um especialista.Mas não podemos nos prender apenas em alguns aspectos, procure informar-se atraves dos videos, artigos da Neurosaber pois assim mesmo sem ainda ter acesso ao diagnostico poderá ajuda-lo.

Olá,meu filho tem 6 anos,se desenvolveu bem,falou com 1 ano,mas sempre teve dificuldade para se relacionar com outras crianças,faz tudo pra chamar atençao,sair de asa com ele é muito complicado,não obedece regras,grita bastante,corre,briga quando as pessoas não fazem o que ele quer,é sempre quer ver os mesmo filmes várias vezes.Eu sempre achei q era manha por ser filho único,mas lendo todos esses comentários me preocupei,queria saber um pouco mais,se puderem me ajudar,pq muitas das vezes me pergunto se eu estou educando meu filho bem,pq não está sendo facil ele está tendo muito resistência pra seguir o que pedimos ele!

Boa noite, sou a Andrieli mãe do Eduardo de 8 anos,ele é gêmeo, estou com Muita dificuldade com o aprendizado dele, muitas vezes temos dificuldade em entender o que ele fala,ele ainda não lê, a irmã lê, em matemática ele tem muita facilidade, em sala de aula tem muita dificuldade em se concentrar e tive que separar eles de sala, se socializa bem com as pessoas mas em conversas não me olha nos olhos fica desviando o olhar, estou tentando consultas pra ele e por um médico já foi diagnósticado com Desenvolvimento Infantil

Andrieli é importante voce insistir em conseguir uma avaliação mais esclarecedora para que seu filho seja atendido corretamente.

Minha filha tem 3 anos e 9 meses , foi diagnosticada com autismo faz 3 dias , sempre estralhei o desenvolvimento dela, e sabia que algo estava errada mesmo minha família toda falando que não. a minha filha Sophia é super carinhosa, não é nervosa, mas quando vamos em lugares que tem outras pessoas ela modifica, fica uma criança inquieca corre, bera, se joga no chão, todos ao redor resmugam discerto acham que ela não tem educação!! Isso é bastante constrangedor, em casa ela fica sentada no sofá horas assistindo desenho, quando pega o celular procura sempre o mesmo desenho e também fica horas, tento conversar chamar a atenção dela e nada o celular parece ser mais importante, ela nem me olha parece que não estou ali com ela, refeição tambem é bem complicado come apenas pão, frutas, batata frita , e carnes, Faz o maior escândalo quando tento dar outro alimento. As vezes ela sorri e até dá gargalhadas do nada, a psicologa falou que o autismo dela está no estado moderado , estou aflita, mesmo desconfiado não tinha a certeza agora de início é um baque , pois somos mães e queremos sempre o melhor pra eles, já chorei já falei com deus pq comigo?? Mas na verdade eu tenho a melhor filha do mundo, do jeitinho dela, e essa missão era pra ser minha mas de ninguém, e se foi me dada vou me agarrar com deus e fazer o possível e o impossível pra auxiliar ela ajudar minha pequena, mães não deixem pra amanhã procure um especialista o quanto antes, quanto mais cedo o tratamento melhor a evolução, esse é o meu relato .

Jenifer parabens pelo relato sincero e corajoso! voce não está sozinha é muito comum os pais sentirem-se assim. o importante é voce lutar por um atendimento multidisciplinar para melhor atende-la e auxilia-la nessa missão.

Olá estou muito ansiosa, meu filho tem 2 anos, não fala mais do que três palavras, olha nos olhos, responde aos comandos, está aguardando exame dos ouvidos mais aparentemente escuta bem, e inteligente, brinca correto com os brinquedos, porém demora pra aceitar brinquedos novos, fica nervoso com pessoas novas. Independente se ele tem autismo ou não, já iniciou fono, terapia e psicologia. Meu grande medo é ele não falar. Alguém que o filho ao falava muito com 2 anos e teve bom desenvolvimento da fala?

Elaine, como foi o desenvolvimento do seu filho? Ele Está falando mais agora?
Meu filho tem 2 anos e 2 meses e me identifiquei com o seu relato.

Olá meu nome é Suzana e gostaria de saber em quanto por cenroscar pode nascer uma menina com TEA pois minha filha tem 10 anos e tem dificuldade na fala e dificuldades de compreender alguns perguntas que lhe é feita, tem alguma chance de ela ser altista?

Suzana essa resposta somente um especialista avaliando a criança poderá informar.Pois cada criança tem sua particularidade.

Isaias sugiro que voce assista ao video da neurosaber explicando essa diferença e obterá respostas e mais informaçoes.

Gostaria de saber à luz da neurociência, já que temos um neuropediatra na “Neurosaber”, o que acontece no cérebro do TEA, o pq dos movimentos repetitivos e o não estabelecer olhar, enfim gostaria de saber a diferença do cérebro de uma cça com TEA e uma sem o TEA, seus neurônios são distintos?

Suellen voce faz varias perguntas que são respondidas nos varios videos, artigos e lives disponiveis pelo site da neurosaber.La encontrará respostas e mais informaçoes.

ola bom dia. meu filho tem 2 anos e 2 meses ele nao fala quase nada so fala umas 5 ou 6 palavras ele e tranquilo dorme a noite toda, mas ele demorou a engatinhar, so andou com 1 ano e 5 meses.mas ele conhece os animais eu falo o nome dos.bichinhos e ele imita varios sons.ele pede suco, agua e pega a mamadeira pra tomar o mingau.eu tiro a fralda dele e digo xixi e muitas das vezes ele faz ele nao gosta muito de ta brincando nao ele passa 10 , 20 ninutos com os brinquedos e ja nao quer mas.agora adora assistir desenhos.mas estou muito preocupada sera que ele pode ser autista.obg.

Oi meu filho tem 4 anos ele tem atraso na fala se machuca quando tá irritado se irrita com os brinquedos,nao gosta que mude a rotina ,mas ele brinca com outras crianças e as vezes se irrita com as brincadeiras.tambem não gosta de muito barulho,ja tem 1ano e meio que ele tá fazendo terapia fono,terapia ocupacional,psicolaga e a cada três meses tem a consulta com a neuropediatra e até agora os médicos não descobriu oque ele tem.eu desconfio que ele é autista leve e os médicos dizem que é problema comportamental .ele fez alguns exames mas eu sei que em caso de autismo esses exames não dá diagnóstico ele fez eletroencefalograma tomografia computadorizada e alguns exames de sangue.eu queria saber que exame fazer pra diagnosticar.porque com o diagnóstico fica mais fácil pra fazer o tratamento ceto ele toma respiridon pra melhorar a irritabilidade e pra não se machucar quero muito um diagnóstico porque não é fácil cuidar de uma criança assim mas me esforço pra ajudar ele.

Amei a matéria,, realmente é muito difícil chega ao diagnostico da criança com TEA. É necessário um processo de avaliação muito criteriosa para se chegar a um consenso. Uma equipe de profissionais das diversa áreas , junto tem a varias opiniões. Eu estudo autismo a mais de 16 anos , mas a cada avaliação e me é necessário vários opiniões.

Meu filho tem 5 anos e apresenta dificuldade na fala, não consegue grava corres e numero .
Tenho levado ele na fono….
Tenho um sobrinho que tem TEA.
Ele e carinhoso brinca com outras crianças não e agressivo ele fala com outra pessoas ele olha nos olhos .
tenho duvidas .

oi… meu filho tambem tem autismo… descobri dia 28/11/16… foi marcada uma triagem na apae e a equipe diagnosticou . dai dia 06/12 ele foi no neuro que confirmou o autismo nivel 1 … o mais leve.tenho um neto e ele tem 2 anos e 9 meses e em maio foi diagnosticado com autismo nivel 2 leve… meu filho desde pequeno gostava de pegar um cordao ou algo assim e ficar brincando e se chacoalhando ficava assim hrs e eu achava que era mania… ele demorou a andar somento com 19 meses … aprendeu fazer xixi só com quae 4 anos e apenas na rua … tinha medo do bacio…fazer coco só na fralda … as vezes na creche nao fazia coco só no carro ou em casa , mas na fralda ou na cueca… agora com 5 anos consegui faze-lo fazer coco no vaso … mas se vai sozinho nao limpa a bunda… ama jogar pedrinha …mexer na agua…fica apertando a descarga, cheira as comidase outras coisas e as vezes poe o dedo e experimenta , quase nem come nada… começou a falar com 4 anos … mas fala pouca coisa…vc chama ele nao responde… pergunta o nome e ele nao diz….mas se vc mostra a foto com ele ele diz é o kauã…ele nao diz sou eu. e em vez de responder o que perguntamos ele apenas repete o que falamos.ele é bravo, nao obedece.

Tenho um menino de 6 anos, e desde novinho ou seja de colo sempre foi nervoso e nunca conseguiamos controla-lo. Qnd estava com 2 anos percebi q ele tinha ficsacao por objeto, nervosimo, ficava agressivo, ate batia na gente e vinha de unha na gente, se auto machucava , batia na parede, acordava de madrugada chorando e nervoso e ninguem conseguia acalma-lo.passei pela psicologa e ela disse q ele tinha toc, fui tratando e nada de resolver. Passei pela neuro ai ela disse que ele tem transtorno bipolar esta tratando mas mesmo assim as vezes ele da aquela crise nervosa e comeca a chorar do nada e nao quer q ninguem fique perto.continuo passando pela psicologa e ela mandou observa-lo pois ele tem comportamentos repetitivos com a cabeca,qnd fica nervoso torce os dedos da mao e do pe e tem uma ficsacao enorme por objeto e sempre o mesmo q e lapis com borracha azul e ele n usa e nem deixa ninguem pegar. Entao ela me disse q ele tem comportamentos de uma crianca autista. Sera isso mesmo. Na familia tem caso de parente com autismo e o meu marido tem esquizofrenia. Bem agora vou passa-lo na psiquiatra p avalia- lo e dar um diagnostico certo.

Tenho um filho de doze anos e ele sempre foi diferente dos outros irmãos. Ele é sempre muito calado, se isola, não faz muita questão de se relacionar com outra pessoas e até mesmo conosco da família. As vezes ele fica eufórico alegre , e falante. Mas é muito rápido e logo volta a ser como antes. Não se interessa pelos estudos. A única coisa que ele gosta é de games eletrônicos, se deixar ele fica horas eais horas. Se irrita co muita facilidade, basta dar um não, que ele fica como se a vida fosse muito cruel com ele. Eu encontrei uma carta dele, onde ele falava da sua solidão e que aúnica coisa que restava era conquistar o meu carinho, mas por eu não dar a atenção que ele esperava de mim, ele já havia desistido. O que mais me preocupou e me deixou triste foi a parte em que ele diz que se tornou uma pessoa triste e pode se tornar um psicopata. Eu não sei o que fazer, será que alguém pode me ajudar? Eu sei que ele não é. Mas eu não sei como ajudá-lo. Acredito dito que ele tem algum transtorno, pois ele é assim desde pequeno, só que com a adolescência tem piorado. Eu não sei o que fazer.

Isangela voce deve procurar a ajuda de um medico especialista na area para poder avalia-lo e assim poder ajuda-lo, pois na adolescencia tudo torna-se mais complicado e o essencial seria ele já ter sido avaliado.

Olá, tenho acompanhado todas as publicações de vcs e gosto muito. Sou pedagoga, já tinha e tenho a oportunidade de trabalhar c educandos especiais. Alguns c diagnósticos , outros sem, o q dificulta o acompanhamento e o desenvolvimento de atividades direcionadas à eles. Mas, lendo, acompanhado as publicações da equipe, tenho amenizado muitas angústias frequentes de trabalho. Obrigada pelo belo trabalho da equipe.

Bom dia! Meu afilhado tem 5 anos é uma criança calma, adora assistir tv e desenhos, porém tenho notado alguns comportamentos diferentes. Quanto está na Igreja que cantam algo ele põe as mãos nos ouvidos diz não gostar de barulho… Se pedimos para ele pegar alguma coisa na sala ele pergunta onde é a sala… Brinca com outras crianças porém se for contrariado ele prefere deixar a brincadeira… Porém responde quando chamado, faz o que pedimos, conversa tudo direitinho… Estou suspeitando de autismo leve, o que posso fazer para ajudar em um diagnóstico?

Minha filha tem 5 anos e tem suspeita de autismo ela nao brinca com outras criancas nao se comunica nao para um minuto pra nada separa objetos e sempre quer as mesmas coisas e repete tudo o que ouvi sera que ela tem autismo ou não

Elaine é necessario fazer uma avaliação com um neuropediatra que estará lhe respondendo todas estas questoes.

Meu filho demorou a falar.ainda troca algumas palavras,se escondia debaixo da mesa ,anda na ponta dos pés,tem uns tiques nervosos acorda assustado se tremendo,não consegue se socializar com as outras crianças no estudo tira excelente notas mas vive em mundinho imaginário,já levei a algumas psicólogas mas dão diagnostico diferenciados,converso muito com ele tento inturma lo.mas tem hora que me sinto perdida qd vejo ele chorar por medo por dizer que os amigos não gostam dele.E muito difícil.

Olà me chamo Joana tenho uma filha de 5 anos,ela fala bem é muito inteligente mais tem problema com rotina, ñ gosta de som alto , nem do barulho do ventilador, agressiva e ñ gosta de se socializar muito com adultos e qdo està fazendo algo de errado ñ ouve serà tda?

Rafaela essa situação é grave e está deixando seu irmão sem um tratamento adequado.Procure conversar com alguma pessoa amiga ou da familia que possa lhe ajudar.

Oi meu nome é Weberson eu e minha esposa temos um garotinho Heitor o nome dele. Ele está apresentando alguns sintomas do autismo, fez 3 anos e ainda fala muito pouco, mas ele interagi com a família sabe quem é tia, avó, avô a professora ele entrou na escolinha em 2016 e a professora notou algumas coisas. Há dias que ele ta muito esperto mas tem dias que ele está mais lento. Nós o colocamos na terapeuta e na fono e ambas disseram que ele teve um ótimo desenvolvimento, a fono acha que ele so tem um atraso já a terapeuta acha que ele tem o autismo leve eu sinceramente ando muito desesperado com isso não estou sabendo lhe dar com a situação, peço humildemente ajuda eu e minha esposa estamos sofrendo muito essa incerteza que mata tem hora que ele ta ótimo mas tem horas que ele muda. Não sei o que pensar eu o amo ele é a pessoa mais importante na minha vida, mas essa situação está me consumindo por dentro.

Weberson é compreensivel a preocupação do casal por isso é importante que um neuropediatra o avalie para realmente lhes dar uma resposta.

Sou neuropsicopedagoga clinica e institucional, o material divulgado por vocês, é pertinente ao nosso trabalho. Obrigada pela oportunidade de participar do grupo.

O meu filho tem 11 anos, é muito inteligente, tem uma memória excelente para filmes e uma lógica extraordinária. Demorou a falar, falou depois dos seis anos com muita dificuldade. Sofri muito. Hoje é um pré adolescente como ele mesmo se intitula. Não é muito social, na escola costuma ficar sozinho, não tem interesse em brincar com crianças de sua idade. Às vezes tenho pena dele, queria que ele fosse mais interativo com os seus colegas. A professora diz que às vezes ele parece que está longe, conversando e balbuciando cenas ou falas de personagens de filmes e sozinhos. Muitos acham que não é normal. O que vcs me dizem? Será que é asperger? Tenho minhas dúvidas mas ao mesmo tempo tenho certeza.

Jacqueline é necessario que seja feita uma avaliação com um profissional da area pois somente ele está habilitado analisando seu filho.

Oi Gente…

Muitas pessoas da minha família já haviam me dito sobre a possibiliade do meu filho de 2 anos, ter algum probleminha …
No entanto, eu nunca fui atrás mesmo pra saber.
Até hoje, e vim parar aqui.
Bom, algumas coisas citadas não fazem parte da minha vida, mas algumas sim.
Meu filho ele é muito nervoso, com tudo. Ele me belisca, me bate, puxa meu cabelo, sem o menor sentido. As vezes estou dormindo no meio da noite e ele me acorda assim. Na escolinha ele sempre foi muito nervoso, mordia e batia nos coleguinhas. Em uma hora brincava com eles, ria, e passado segundos, ele ja tava la. Batendo sem ter o pq. Ele acha que todos os brinquedos são dele. Eu acho.
Hoje por exemplo, minha mãe estava com a minha sobrinha de 3 meses no colo, ele ama ela. Beija, abraça… e derrepente ele pegou uma fraldinha, colocou na cara dela, e começou a aperta. Isso foi questao de segundos. Minha mãe nem acreditou. Brigou com ele. E passou… deu uns 15 minutos, ele veio pegar um ursinho pra dar e deu pra ela. Depois de uns minutinhos puxou o cabelo dela com tanta força que sei la.
Ele tbm não fala nada, nem mãmã e nem papa. Só fala Po Pó, xiii xiii xiii. E ainda é bem complicado. Mas quando ele quer algo aponta normal. Ele é muito sentimental tbm. Eu não posso falar nada que ele ja chora. O que me preocupa é essa dificuldade que ele tem pra expressar as coisas, e essa raiva q ele tem pra tudo tbm.
Outra coisa, é que ele não come. Quando vou o eferecer comidinha da ancia nele. Acho q isso não tem nada a ver. Mas ele so toma mama.
Levei no postinho e o medico disse q ele ta bem. Mas ngm q passa cm este medico gosra dele.
Não sei mais o q fazer.

Kethilyn! está muito evidente que alguma coisa não está bem mesmo com seu filho por isso é necessario leva-lo a um profissional medicos que estejam habilitados para identificar o que não esta bem e assim poder ajuda-lo.Ele necessita de uma avaliação pois quanto mais precoce mais oprtunidade de sucesso na intervenção.

O engraçado é que o pediatra dele diz que isso é totalmente normal. Que é birra, mãnha… e até faz cara de deboche as vezes quando eu digo que ele não come comidinha, so mama…
A solução é fazer um convenio… não que não exista médicos bons em hospital público. Porém alguns não vão muito a fundo no problema… e os que se importam acabam sem fazer nada devido aos poucos recursos que eles tem para trabalhar.
Muito obrigado pelo conselho. Vou ficar atenta.

Boa noite , tenho uma filha que atualmente tem 7 anos , ela andou a primeira vez com 3 anos e 8 meses , começou a falar com quase 5 anos , ela é estrema mente carinhosa, super possessiva, e tem muita dificuldade em . Rotinas e regras . Não consegui aprender a ler nem escreve . Só faz a letra A , na escola e um transtorno ela foge muito. Passa muito tempo debaixo das coisas como (mesa, cadeira) e muitas vezes acha com agressividade, ela tem problemas na pele , de vista . E por anos achamos que ela era meio surta porque não tinha reflexo qusando chamada ela tem
Neurologista
Pediatra desenvolvimento
Otorrinolaringologista
Oftalmologista
Psico logo
Dermatologista
Alergistá
Fonodiologa

E até AGORA eu não tenho nenhum parecer médico, só disem que estão estudando o caso dela

E muito frustrante como mãe,
Ouvir sua filha e maluca , sua filha não para sua filha e doida . Sem saber como ajuda lá

Karina, é muito triste saber que existem pessoas que ainda não aceitam que todos temos alguma dificuldade, outras mais , outras menos.Sua filha está sendo acompanhada por uma equipe multidisciplinar pelo que relata. Está no caminho certo, embora esses profissionais ainda não tenham fechado um diagnostico.Mas ela precisa ser aceita como é, e tambem ser incluida pela escola,para isso temos as leis da inclusão, inclusive essas palavras absurdas que escutou a respeito de sua filha é uma atitude repudiável.

Minha filha tem 2 anos e meio, ela fala algumas palavras, mas não consegue pronunciar a letra P. Ela é tranquila, brinca normal,, interage com outras crianças e aprende rápido o q a gente ensina. Eu vejo q ela tenta falar a letra P, mas parece q tem alguma coisa q a impede. Ela não fala uma frase ainda, só palavras soltas. Vocês acham o que disso?

Iandra, seria importante voce leva-la para uma avaliação fonoaudiologica, está havendo um atraso na fala e precisa ser investigada.

Meu filho tem 6 anos conhece os números letras canta em inglês regras É limites ele não as compreende É muito carinhoso É alegre dorme bem faz fonoaudióloga to ja passou por psicólogo que achou melhor encaminhar para to brinca É gosta de crianças É adulto também tem acompanhado por neurologista foi diagnosticado com transtornos do desenvolvi mento global mas me disseram que não era autismo fico demais não dúvida

Olá Solange! O TGD engloba varios transtornos e são realizadas distinções de acordo com o nível de gravidade em relação à interação e comunicação.

Sandra uma equipe multidisciplinar inclui os profissionais necessarios para atender a criança e suas dificuldades.Podem ser eles: neurologista infantil, psicologo, fonoaudiologo, psicopedagogo,TO, psicomotricista e outros dependendo da necessidade.

Bom dia

Meu filho aos 02 anos foi diagnosticado com síndrome de asperge, hoje com 04 anos,fazendo terapia ocupacional, fono , psicologa e equoterapia seu desenvolvimento tem sido muito bom, tem problemas na fala é um pouco enrolada e quando está agitado não se entende nada, mas estamos tratando, acredito que o primeiro passo é a aceitação dos familiares o restante é tratamento, uma das coisas que auxilia bastante após os 05 anos são artes marciais jiu jistu, judô esportes que necessitam de muito contato físico e respeito

Parabens Clovis! seu filho com todo acompanhamento de profissionais e principalmente com o carinho e apoio da familia terá um futuro promissor.

Olá, meu filho tem dois anos e um mês, ele não fala, só mama e papa ele passa dias sem disser ao menos isso, algumas vezes chamo ele é ele atende mas outras vezes posso é chamar que parece que ele não está ouvindo, ele só gosta de mim , do pai e da babá é de mais ninguém, não aceita estranhos falando com ele , fica muito zangado, em ambientes diferentes não ele quer ir embora. Olha nos meus só quando quer, assiste muito desenho animado de preferência musical, pula e frente a TV e tenta imitar a fala dos personagens, tem preferência por duas bolinhas pequenas , e por cor , só gosta da cor amarela , gostaria muito de uma opinião

Ola Socorrinha! pelo seu relato é muito importante que voce procure um especilaista na area infantil para fazer uma avaliação e possiveis encaminhamentos e intervencoes precoces se necessario.

bm minha filha os medico deu um lado como autista mas tenho duvidas ficamos sabendo quando ela tinha 1ano que ela tinha um pobleminha hj ela ja tem 6anos e assim ela fica cm muitos balanços nao olha pra gente quando falamos e agora esta cm amania de tirar a roupa obrigado aguardo resposta

Ola Francyslaine! é muito importante que os pais procurem um profissional especializado de sua confiança, pois essa parceria é que poderá ajudar a criança.

Meu filho irá fazer 3 anos mas ele não fala faz movimentos repetitivo com os dedos fica olhando para o nada não tem interesse em nenhum brinquedo apenas para TV celular e tablet ele.se interessa….
Qnd o chamamos ele atende de vez em qnd só que fica irritado estou com medo me ajudem isso pode interferir na sua vida

Ola Tatiane! procure um especialista para que possa ser feita uma avaliação e se necessario, a intervenção precoce sempre é muito importante.

Bom dia ,meu filho tem 2 anos e 4 meses fala poucas palavras,antes ele falava alguma s palavras que parece que esqueceu ou não quer falar mais ,as vezes olha nos olhos outras vezes não , quando é chamado tb as vezes atende outras ,é muito sociável ,brinca dá beijos , não atende a alguns comandos,faz birras e se joga no chão é apaixonado por água tudo relacionado a fundo mar tanto que levei ele no zoológico e no museu ele só queria vê fósseis de peixes,usa fralda e não avisa se está de coco e xixi foi encaminhado para fono a minha dúvida é será que pode ser autista sendo que ele é tão sociável?? Estou muito preocupada.

Juliana! vemos que está no caminho certo, a avaliação da fonoaudiologa é muito importante , e esta com certeza fará os encaminhamentos , se necessario.Não é possivel dar uma suspeita diagnostica sem conhece-lo.Abraços

Minha filha tem 1 ano e 6 meses não dar xau, não olha nos olhos , não responde e nem olha quando eu chamo por ela, não brincar com outras crianças e empilha todos os brinquedos , tem crise de raiva só vai pra o colo de pessoas que ela tem confiança.

Pamella! é importante voce leva-la para uma avaliação com neuropediatra e descobrir o motivo destes comportamentos para poder ajuda-la.

Boa tarde!
Tenho um filho de 5 anos, muito inteligente, extremamente carinhoso! Porém, desde bebê sempre foi muito agitado, sempre teve uma vida social tranquila, mas de um tempo pra cá, começou a focar em alguns jogos, e só fala disso, só brinca disso, está preferindo brincar sozinho, corre pra lá e pra cá o tempo todo, fazendo sons e gestos, repetindo as cenas que marcam, não consegue mais ter atenção, atende pelo nome, mas está muito difícil manter rotina com ele. A fala dele é perfeita, começou a falar antes de 1 ano. Entrou na escola com 1 ano e meio e desde então todas as escolas me chamaram para relatar essas questões. Já levei em dois neurose e agora estamos fazendo muitos exames para verificar mais a fundo o que pode ser. Faz acompanhamento com psicólogo. Mas confesso que estou sem chão, sem saber como lidar, meu psicológico está muivo abalado e me vejo sozinha com a bomba na mão. Meu esposo acha que é preguiça, falta de estímulo, mas sou pedagoga, e todos os dias trabalho o cognitivo e psicomotricidade com ele, e sei as limitações que meu pequeno tem. Agora por exemplo está correndo pela casa e é assim o dia todo, quando chega a noite estou acabada em presenciar essa cena, preciso ajudar meu filho e também preciso de ajuda. Estou senas desabafando… quero apenas poder ajudar meu amor a ser mais feliz a ter qualidade de vida! Abraço a todos que estão nessa luta! E que Deus nos abençoe!!

Ola Aline! sabemos que é dificil mas voce não está sozinha, muitas mães tambem identificam-se com suas preocupaçoes. Mas está no caminho certo, procurando ajuda com profissionais habilitados e estes poderão não somente ajudar seu filho como tambem ajuda-la a dar-lhe o melhor atendimento.Abraços

meu filho foi diagnosticado com autismo ,no momento chorei muito e choro ate hoje ,quando descobri ele tinha 3 anos ele nao quase nada e quando falava era frase que voce nao entendia mas dava pra saber o que era logo ele parava de falar aquela frase ,procurei o caps e pasei ele na psicologa ela deu ele como autista,meu mundo caio sobre minha cabeça eu chorava dia e noite pois nao aceitava agora ja estou mais conformada mais as vese ainda pergunto a Deus sera se eu fiz algo de errado na minha gravides ?
por que eu tenho outros 3 filhos e so esse teve essa deficiencia .meu filho as veses esta um amor calmo carinhoso e as veses ele esta estressado chorra grita muito me morde bate a cabeça na parede me empurra ele tem uma força fora do comum pra idade dele ,como sofro quando ele esta assim,so Deus sabe ,mais fico tao felis com ele pois ele e muito inteligente sabe mecher em qualquer celular computador e gosta de girar tampa de panela gosta de ver as rodas do carrinho girando ,entao acho que esse sofrimento que as vezes passo vale a pena quando vejo como ele e esperto ,agora ele esta fazendo acompanhamento no caps e esta bem melhor ja fala mamãe papai cois que ele nao falava

Ola Sara! como voce muitas mães tambem se perguntam…mas o amor é maior e voce pode ajuda-lo e se ajudar entendendo as reaçoes dele, as suas dificuldades e para isso é necessario conhecimento e informação.No canal da Neurosaber no youtube no “Entendendo Autismo” voce encontrará varios esclarecimentos que te ajudarão.Procure se em sua cidade tem uma associação de mães de autista, se não tem procure trocar experiencias com alguma que conhece ou então no proprio CAPS sempre terá auxilio.abraços!

Tenho um neto que recentemente fez 4 anos,diagnosticado aos 2 anos Autista Leve.Tem acompanhamento com psicóloga,fono e musicoterapia.Sua evolução está sendo excelente. Como avó e professora que sou e tenho alunos autistas nas classes regulares,digo que não é fácil pois algumas caracteristicas, sabemos permanecerão e nem todos sabem conviver com as diferenças.

Oi meu Nome e aline o meu filho olha nos olhos da gent obedece tudo q eu peco mais ele naoo fla quase nd e tem movimentos repetitivos sera q e autismo?

Aline! é necessario que se faça uma avaliação com um especialista ( um Neuropediatra por exemplo) para investigar e se necessario encaminhar a outras especialidades.

Boa tarde meu nome nei de meu filho tem 4anos ele gosta de alinha os carros gosta que luz do quarto fique ligada na escola ele so decorou uma cor azul e tem dfuculdade de fala agora que saindo as palavras e anda na ponta do pe

Ola Neide! seu filho necessita de uma avaliação com um especialista, para estar identificando as causas desses comportamentos.

Boa noite, meu filho tem 4 anos e 7 meses, conversa, mas ainda fala alguma palavras erradas, é muito inteligente.Sempre foi um bebê calmo,mas quando começou a andar mudou,ficando agitado,principalmente em público.Ele fez vários exames, tomografia,audição, visão todos normais.Teve adenoide em 80% foi operado.Por ser agitado passei por ele em 2 avaliações de neuro é uma de psicólogo e pelo neuro ele foi diagnosticado com transtorno opositor desafiador.Porém na pediatra que passei por ela pela primeira vez vendo a conduta inquieta dele afirmou que ele tem algum problema é devo procurar outro neuropediatra.Será isso verdade?O pai deixa ele fazer tudo o que quer,não convivo com ele,fica com o menino de sábado a noite até domingo a noite.Estou preocupada…Desde já agradeço.

Roberta! vemos que as avaliaçoes estão confusas então é necessario que voce retorne ao neuro e explique o que está acontecendo para que ele chegue a uma conclusão.

Olá!! Meu filho tem 3 anos, tem dificuldades na fala, não gosta de som alto, gosta de brincar sozinho, às vezes não atende quando é chamado, não gosta muito que peguem ele. O pediatra dele diz que suspeita autismo, mas vou levá-lo ao neuro para maiores esclarecimentos. Mas qual sua opinião?

Gostaria muito de opnioes…sempre q penso fico em panico…desconfiei da minha filha aos 2 meses qdo ela nao fazia contato visual com a gente.Mas depois foi passando o tempo e ela começou fazer entao relaxei…mas ela é MEGA agitada,muito mesmo desde q estava na barriga ainda,e faz movimentos repetitivos com os pes e maos o tempo inteiro…alem de ser alérgica alimentar múltipla…alguem pra me dar uma opniao? Agradeço…

Poliana é compreensivel sua preocupacão mas, para poder ajuda-la é necessario uma avaliação com um neuropediatra.

Olá!Me chamo Sara,tenho um filho de 4 anos,Ele se chama Arthur.Ele e extremamente carinhoso,as vezes desatento,não gosta de maneira alguma de assistir vídeos em português.tem muitas dificuldades na fala.so quem entende o que ele diz sou eu.Na escola não para queito um instante,Ele te renite alérgica adenoide.Não gosta de fazer as tarefas.diz que está com sono…
Mas e um amor de criança.o que eu devo fazer.?

Oi sou casada a 3 anos e sou a 3ª mulher do meu marido, quando o conheci percebi que ele conversava com as pessoas mais sempre ficava olhando para outras coisas, nunca olhando para a pessoa, ao casar percebi também que ele não gostava de se relacionar, sempre com a desculpa de não confiar nas pessoas, percebi também que tem mania de colocar tudo arrumadinho as marcas do produto sempre combinando toda hora varrendo a casa, mesmo ela estando limpa. Algumas vezes já me largou sozinha e foi embora com a desculpa que estava demorando ou outra coisa que justificasse aquela atitude, Isso ocorreu com as outras ex mulheres também, percebo que isso foi algo muito deprimente para ele, muitas pessoas o julga por ele ser como é, quando comecei a estudar sobre o autismo, percebi que ele poderia sofrer deste transtorno, quero pedir para ele procurar um especialista, mas não sei como pedir isso,ele já tem 58 anos , tenho receio de ser mal interpretada, gostaria de saber como agir se existente teste on line antes de falar com ele.

Minha filha de.2.anos e 9 meses ainda não fala bem, diz muitas palavras e frases mas ainda nao conversa. Nao consigo dialogar com ela, nao me fala o que sente, nao me conta o que faz na escola (que frequenta desde os 2 anos). Acho que ela se comunica pouco. Também noto que ela tem.dificuldade em atender a comandos simples (como olhe para cima, levante, olha para mim), so atende depois que reclamo muito. Me olha pouca vezes nos olhos quando fala cmg ou qndo falo com ela. Ela gosta de brincar com outras crianças mas nao de brincadeiras mais elaboradas (brinca de correr, mas nao brinca de casinha, logo bagunça tudo e joga as coisas no chao… é como se ela nao tivesse paciencia ou nao entendesse como se brinca), e qndo cisma com alguma musica ou brincadeira tenho que ficar fazenndo a mesmo coisa com ela o tempo todo. Ela nao teve contato frequente com nenhuma criança ate entrar na escola (nao temos crianças na familia, amigos.nao tem.filhos, nao temos vizinhos com filhos) e todos falam que ela é desse jeito atrasado por isso e que ela é perfeita. Meu coração diz q tem alguma coisa diferente nela, Já conversei com a professora dela que diz q ela interage bem, mas fico comparando com os outros colegas e vejo que ela está muito atrasada em relação a eles, tanto na fala como.no comportamento. Antes de ir para a escola ela.nao falava quase nada, so.balbuciava, poucas eram as palavras. Nao sei qual profissional procurar. Acho ela inteligente, sabe todas as letras do alfabeto e números desde 1 ano e meio, conta ate 20 em inglês, portugues e japonês. sabe as cores nesses outros dois idiomas tbm.

Olá boa tarde meu filho tem 5 anos ele é uma criança hiperativa nao para quieto de jeito algum tanto q ele faz acompanhamento com a psicóloga e forno sua fala ta melhorando e seu comportamento tbm mas ainda tem défice de acimila as cores e figuras ,mas faz amizades rápido ,mas sera pode ter autismo?

Meu filho desde os três anos ele ficou fazendo um movimento repetitivo correndo e pulando de um lado para o outro e quando tá fazendo ele náo me escuta tem 5anos agora e o sono leve gostaria de saber se ele tem tea

Boa tarde meu filho fala pede as coisas porem ele nao brinca com outras criancas e super himperativo nao gosta de lavar o cabelo se sentar numa roda de criancas ele brinca no mundo dele sera que ee ?

Olá boa noite.
Gostaria de uma opinião.
Minha filha nunca teve nenhum sintoma de autismo. Hoje ela tem 1a9m fala muitas palavras, é bem desenvolvida, mas de dois meses pra ca ela simplesmente tem estado muito irritada e não quer saber de crianças pequenas, só crianças maiorzinhas, e as vezes fica irritada quando algum adulto desconhecido vem brincar com ela tambem, tem dias que sim e outros nao!
Tem a ver com algum salto de desenvolvimento
Ou pode ter a ver com autismo!?

Meu filho frequenta creche e pre- escola desde 6 meses de vida. com 4 anos na pre-escola a professora fez relatorio e pediu que eu levasse a um profissional. Sempre observei ele pilotanto motoquinha na rua que ele tinha um altomatismo muito grande, conseguia desviar de perigos muito rápido. em casa ele se veste, come sozinho, manifesta quando quer comer isso ou aquilo…quente ou frio, quando peço…ele guarda seus brinquedos, mantem a roupa dele organizada no guarda-roupa, consegue assistir tv, gosta muito de brincar com montagem de péssinhas, de brincar com outras crianças, é carinhoso, mas….É fixado em carros, tudo que ele faz e em torno de carros. Não consegue fixar nas explicações da professora, o tempo todo faz gestos como se tivesse dirigindo, tem uns toques com a cabeça, olhos, mãos. Levei ele na psicologoga e diante do que expus, ela achou normal, mas durante a creche e pre-escola foram 3 escolas diferentes, e todas disseram que ele possui algum transtorno.

Oi minha filha tem 3 ano e 6 meses e não fala quase nada é uma menina muito inteligente ela faz coisa que fico de boca aberta ,gosta de brincar com outras crianças porem quando ver qualquer balhuro de uma buzina de uma moto passando ela colocar a mao no ouvindo e fica chorando desesperada isso pode ser um sinal de autismo?

Meu filho tem 3 anos, ele brinca com outras criancas, fala poucas palavras corretas e quando falo rápido não entendemos o que ele fala, não é agressivo, quando chora não para mas, só Jesus pra fazer ele para. Ele aprendeu muito rápido as cores em Inglês, isso é alguma problema de autismo?

meu filho tem 5 anos e nasceu prematura com 35 semanas.
ele não gosta muito de barulho e nunca aceita um não como resposta gosta de brinca muitas vezes sozinho e sempre quando brinca com um coleguinha tem que ser do jeito dele .
Ando muito preocupada com o comportamento dele será que tem haver com autismo ?

Meu filho tem 3 anos e 10 meses, ele ainda fala quase td errado, levei ele na fono ela disse que ele é manhoso e que eu ainda trato ele como bebê que ele n tinha nd apenas manha! Só na fala mesmo q vejo diferença, ele escita bem age normal n é nervoso, brinca com outras crianças. Será que existe a possibilidade dele ter Autismos?

Olá, meu filho se relaciona bem com outras crianças mas ,se irrita muito fácil,se. Bate ,bate na cabeça..Fica totalmente transtornado as vezes…Tem dias q já acorda irritado,troca o sentido das palavras e as vezes diz coisas sem sentido é totalmente fora d contexto…Tem seis anos e muitas vezes não consegue nem calçar o tênis sem perguntar s está correto

Oi boa tarde. Meu sobrinho esse ano completa 2 anos, e fala poucas palavras igual por exemplo: ele chama meu irmão de aí invés de pai, não fala quase nada. Quando vem em minha casa só quer colo da mãe., ele não vem ne mim pegar no colo. As vezes vejo ele andando nas pontas dos pés.. Será q isso é normal??

Tenho um filho com sete amos ele começou a falar com quatro anos e meio ainda tem dificuldades com as palavras,foi andar com quase dois anos hoje ele e uma criança que se isolou dos colegiinhas ele usa muito o choro pra nao fazer atividades que requer os colegas ou que desafia os limites dele,a leitura dele e mecanica e e muito bom nas atividades logicas começou a apresentar cacuetes qdo fica nervoso ele pode ter TEA leve?

Meu filho tem 3 anos e meio. Ele tem alguns comportamentos que estranho. Ele não mantem muito contatos visuais. Preciso cobrar que fale comigo me olhando nos olh ele broca muito com primos porem sempre grita muito. Com outras crianças que não conhece ele fica muito receoso , Murad vezes pega um brinquedo e brinca sozinho porem noto que observa o que outra criança esta fazendo. E muito grudado comigo e a avo materna porem os outro parentes não tem tanta importância , praticamente não obedece ninguém. Só usa o banheiro para xixi, e cocô faz na calca ou pede para colocar a fralda. Quando pergunta onde precisa fazer o cocô ele sabe exatamente onde. Fala muito e relata muito bem as coisas. Mas não demonstra carinho pelas outras pessoas da família inclusive o pai. Enfrenta muito a autoridade. Muito inteligente na escola. Desenvolve bem. Não que dormir sozinho. E ver repetidas vezes o mesmo filme ou desenho. Para comer e muito seletivo e tem crises de raiva quando é contrariado. Eu estou levando ao psicólogo com suspeita de tdha ou toc. Estou aguardando diagnóstico.

Olá , minha irmã tem 2 e 5 messes , ela brinca com as outras crianças atende comandos (quando quer , quando NN quer fala q não KKK) ela brinca com brinquedos conta de 0 a 14 , se concentra em atividades e aprende MT rápido , agora está aprendendo as cores e formas , porém ela NN fala MT , ela fala mais se empolga e acaba falando td enrolado , tipo ela começa a falar e entendemos 5 das 30 palavras q ela falou pq enrola td , agr tá começando a responder perguntas do tipo cadê a Mônica e estava na roupa dela ela fala tá aqui , se pedimos imita o gato ela imita o cachorro e tal , porém ainda NN forma MT frases , pode ser sinal de autismo ? Ela andou tarde tbm , pq teve uma queda quando estava aprendendo a andar com 14 messes e aí só foi andar com 17 porém já andava e corria , estamos preucupados com a fala dela já q em breve fará 3 anos

Ela fala pra lavras como papai mamãe vi vovó vovô vagi Leo tia nani tia Liane sol céu boneca Barbie fala crianças quando vê uma ela reclamar tipo a mamãe pegou meu bolo , fala cores e números canta MT mais td enrolado relaciona coisas tipo pisca pisca com Natal e tal pede água fala que água quer cume , ela imita sons de animais e fala suco delicia q lindo quando tá brava fala NN e sai ela brinca de faz de conta tbm mas NN fala MT frases e quando fala enrola MT , fica blá blá blá sem entender nada é no final fala o cachorro q ela queria mostrar

Boa noite.

Percebo ma minha sobrinha de 5 anos que ela tem sinais de autismo como nao ter noção de perigo, desequilbra facilmente, salta e pula repetidamente do nada, aparentemente nao senti dor, falta de empatia, falta de expressao facial, extrema dificuldade de obedecer regras e respeitar autoridades. Porem a pesar da dificuldade de flexibilidade nas brincadeiras ela brinca. Porem se as coisas nao forem como ela quer ela agride a amiguinha e ate mesmo o adulto q se envolver. A fala flui porem sem emoção , nem mesmo para chorar. Ela n evita contato físico porém so o faz por obediência ( quando a mae obriga a beijar e Abraçar alguem. )
Para mim que tenho duas crianças a comparação comportamental e inevitável, e para mim sao sinais de autismo, mas a mae aparentemente não percebe.

Olá meu Davi tem 1 ano e nove meses e aos 1 e 5 ele falava papa mama vovó titia e depois parou d falar agora q está voltando fala dede rua titia e vovo MT pouco e qnd quer uma coisa ele mostra pra gente pegar p ele não atende qnd eu chamo pelo nome ele olha nos olhos sim gosta d brincar c brinquedos d encaixe e bolas carrinho um pouco ele vai passar pela 1 avaliação ainda pra ver se tem grau leve d autismo tô MT nervosa eu como mãe acredito q não tenha ,q seja mais por q nós temos falhado um pouco c ele interagindo pouco e deixando ele MT tempo na tv nos desenhos ele é filho único TB tem pouco contato c criança o q pode atrasar tbem sei desenvolvimento o q vcs acham só o q tá né preocupando é o fato de eu o chamar pelo nome é ele não atende

ola boa tarde meu filho tem 5 meses e desde que nasceu nao dorme mais que uma hora n dia e pela noite dorme muito tarde por volta das 1 da manha,sempre quando acorda é assustado olhando os cantos da casa e como se estivesse em lugar estranho,em meu colo observo que gosta de ficar desalinhado e chora demais sem motivo aparente algumas vezes ate grita como se estivesse sofrendo um ataque,ja comuniquei a pediatra e a msm me disse que seria normal,mas acho muito estranho um bebe desde o nascimento so durmir n maximo 20 minutos.

Olá meninas me chamo Glaucia e tenho um filho de 3 anos. Que fala muito pouco. Quando quer algo ele aponta ou puxa agente pra pegar. Engraçado que quando menor ele era muito esperto via um desenvolvimento muito grande nele . Superior as outras criança da mesma idade. Porém quando voltei trabalhar tive que desmama lo e ele começou na creche. Acredito que foi muita coisa pra ele. E desde então somecou a regredir a ficar a compmodado .. então parou d se expressar .. Ele nunca gostou de brincar ou estar com crianças da mesma idade sempre mais velhas. Ele não interagia com desenhos. Ele tem umas manias do tipo empilhar carrinhos sapatos.. corre de um lado pra outro. Faz muitos sons com a boca ( aaaan aaaan annn) Até então eu pensava em ser “preguiça” de falar. Mais hoje estou sem chão por que é difícil aceitar que seu anjinho tenha esse tipo de coisa. Ele faz fono ela está me ajudando com relação a interação.. pois me disse que o Arthur não sabe brincar. Ele pega o carrinho olha mexe na roda bate.. mais n brinca nem faz sons. Tudo isso é novo pra mim. Meu coração dói. As lágrimas ensistem em cair constantemente .

Oi meu filho tem 11 anos, tem Sindrome de Down e não fala, brinca sozinho, usa outros objetos como brinquedo, como boné, cinto, colher…
aos 6 anos tivemos uma avaliação com Neuro que nos deu o diagnostico de TEA mas ja passamos outros 3 e eles descartam isso,
Crianças com sindrome de down nessa idade ja estariam falando alguma coisa..

Tenho um filho de 11 anos,ele sempre falou muito bem,é inteligente.
Porém…ele rever cenas de filmes centenas de vezes,tem dificuldade de concentração,ele ñ encontra nada dentro de casa,as próprias coisas dele,ele se cala diante de uma boa bronca,se emociona com muita facilidade.
Ele ñ sabe mexer com dinheiro,quanto vale,ou troco,aos 11 anos ele ñ tem malícia,desconhece a maioria das coisas q crianças na idade dele já tem noção.

Meu sobrinho não gosta q toque nele só gosta de briga é do jeito dele grita é muito bravo bate manipula as outras crianças faz chantagem emocional eu acho q é só mal educado mas na dúvida.

Tenho um filho de 11 anos e agora é que abri os olhos. Ele teve uma infância normal, se relacionava com algumas crianças, sempre gostou de brincar com lego. Até hoje, é seu brinquedo preferido, faz coisas imagináveis. Tem uma memória fotográfica incrível, reproduzindo com desenhos, que também é um dom que ele tem. Nunca teve dificuldade de aprendizado na escola. O problema começou a aparecer a alguns tempo: socialização. Seu sentimento de inferioridade aumentou muito de seis meses para cá. Acredito que tenha sido por um amor não correspondido. Ele me tem como uma amiga, me conta tudo. A minha iniciativa e levá-lo no psicopedagogo para receber orientações.

Meu filho tem 3 anos e 6 meses acabou de ser consultado por uma neurologista pediátrica e ela deu diagnóstico de autimos leve pois ele não forma frases e tem sempre o costume de repetir oq dizemos, na escola chora todo dia para ficar,além de não interagir com outra crianças, só gostar das aulas como números ou de inglês, acorda ja cantando a música que ele repete o dia todo……foi muito triste pra mim aceitar esse diagnóstico,porém tenho certeza de que quando mais cedo vc busca ajuda melhor para seu filho

Minha netinha tem 4 anos e foi detectada com autismo leve ela, não se relaciiona com a irmã.e nem com outras crianças está indo ao fonoaudiólogo. Gostaria de saber se ela vai falar normalmente e quando. Obrigada.

Ola, tenho um filho hoje com três anos, a uns meses vim observando que ele ao brincar com carrinhos organiza com perfeição um ao lado do outro, começou a ter pânico de sons altos, é agressivo com algumas pessoas outras não, tem pouca paciência com tudo, começou a girar, muitas vezes corre de um lado para o outro, quando falamos não esculta, e por fim aprendeu vendo vídeos no celular numeros do 1 até 100 em português e inglês, o alfabeto TB em português e inglês, tem difilcudade de falar. Procurei um neuro não por essas coisas mas por causa de convulsões febris e comentei com ele sobre esse comportamento e ele falou q meu filho tem traços de autismo, ele foi encaminhado ao centro que trata mas não tem vaga no momento, mas estou tendo muita dificuldade em lidar com ele, pois ele também e hiperativo demais, tem algo que eu possa fazer até iniciar esse tratamento??? Desde já agradeco pela atenção e por esse espaço.

Oi boa noite meu nome é Francislaine estou muito confusa com o que está acontecendo com meu filho Arthur de 2 anos 1 mês ele está apresentando umas atitudes que ao meu ver seria de uma criança mais procurando resposta pelas atos e atitude que ele está agindo mi deparei com esté testo autismo será que meu bebê tem isto mesmo vendo diversos opinião é desabafo pensei que meu filho parece muito com o delas por exemplo meu filho não chora pode se machuca eu o acho caído ele também não levanta quando cai o vejo nervoso guardo se machuca fica pixando a roupa nervoso ele quebra as coisas com a mão ele não predecessor atenção dele com nada não olha a gente no olho presta atenção em obigue tos o que tive em suas mãos vai brinca com carinho fica horas brincando com a rodinha de lado e do outro de cabeça para baixo não gosta de brinca com as primas dele gosta de brinca sozinho agora tá ficando mais violento está jogando as coisa nas pessoas ele foi brinca e jogou uma lata no rosto do menino no sei o que ele tem fico com medo de ser gravar

Antes de tudo obrigado, vejo no seu artigo um retrato da minha filha . Hoje com 8 anos percebo quanto tempo eu e minha família perdemos , sempre nos foi dito que se tratava de retardamento mental , mais lendo hoje vejo o quanto me permite ser enganado.

Meu filho tem 5 anos, aprendeu a ler aos 3 anos de forma espontânea , atualmente lê e escreve fluentemente e demonstra ter conhecimento de ortografia pouco( sinais diacríticos , pontuação etc.) Comete poucos erros ao escrever e ler até mesmo palavras pouco usuais estava em busca de um diagnóstico de alta habilidades. Mas quando levei a neuro pediatra ela observou alguns itens do relatório da escola como não consegui contar com coesão e cerencia histórias que ouviu ou leu, predileção por um coleguinha , feito gestos e sons repetitivos e postura oposição ao combinado é demonstra pouco interesse por trabalhos manuais. A neuro suspeita de TEA de alta resolução estou em busca de um diagnóstico.

Boa tarde tenho um filho de 4 anos, bem ele é uma criança muito esperta adora tablet mexe igual a ninguém. De um tempo pra cá depois que ele entrou na EMEI sua professora diz pra mim que ele não está acompanhando os seus colegas, elenco gosta de pintar e de participar de atividades com dança mas a professora disse que ele presta atenção observa tudo ele começou a interagir agora brinca pouco com as crianças tem uma fala que está melhorando agora antigamente ele trocava muitas letras agora está bem melhor …. percebo que quando ele tenta explicar alguma coisa ele fica meio perdido mas tenta… antes não me contava o que acontece na escola agora me fala mais com dificuldades quando pergunto… antigamente Trocar rotina era uma loucura agora não mais só Ainda na escola em alguns momentos que ele fica perdido. Às vezes reclama da altura do barulho não é sempre só quando incomoda mesmo aqui em casa desde quando ele era pequeno assistíamos a TV bem baixa e Ainda continua assim por gostamos não sei se isso seria um problema. Asa vezes quando pedimos para fazer algo se ele sabe o que é faz tranquilamente, se não sabe ele fica meio perdido e às vezes sai correndo e me abraça. Ultimamente anda com medo de monstros. A professora diz que ele é muito tranquilo e bonzinho. Gostaria só que me sinalizassem se pode entrar com autismo leve ou ele ainda está na fase de entendimento na escola.

Oi Boa tarde minha filha tem várias dificuldades principalmente em saber dizer o nome das coisa
As vezes esquece do nome de objetos alimentos mesmo sabendo oque é
Não está tendo bom desenvolvimento na escola e come compulsivamente .
E sempre irritada estressada e tem 6 anos sempre notei isso mas achei que melhorava
Mas só piorou agora tá tendo dificuldades na escola .nao sei oque fico sem saber oque fazer.

Ola.tenho um filho de 1ano e seis meses a gestaçao foi dificio,pois tive polidramnio,desde que ele nasceu notei algo diferente ele nasceu pesando 4,950 ele nao me olhava nos olhos enquanto mamava nao respondia quando brincavamos com ele ,balançava o tronco pra frente pra traz em fim,ja fizemos alguns exames e nada foi lendo sobre o assunto que comecei a desconfiar ele ainda nao fala tem muitas dificuldades .eu to um pouco assustada ,sera que ele tem TEA?

eu sou autista leve de nascia des de criança a minha convivencia com a minha familia e brava ninguem me entende eu sofro com preconceito ate com os amigos meus

Olá meu filho hj tem 15anos mas desde os cinco anos ele é hiperativo, nervoso ,as vezes depressivo,mas muito amoroso comigo,mas não. Gosta do pai repete uma coisa várias vezes quando acha interessante, não tem aproximação com os irmãos qual seria o grau do autismo dele ?

Com qual idade pode ser dado o diagnóstico e qual profissional procurar? Minha filha tem 1 ano e 8 meses. Botei ela na escolinha pq todo mundo falava q era diferente pq n convivia com crianças. Ela segue igual. N fala, ignora todos os colegas, brinca sempre sozinha, no máximo com legos e nunca pode mudar o jeito q ficam, adora subir em tudo, n atende qd chamada e sei q n é surda.

Com relação aos medicamentos. alguns profissionais indicam para o tratamento do autismo alguns o medicamentos que são utilizados para a sidrome de West.. como o Depakene ácido valpróico.. fico preocupada por achar que talvez a utilização possa causar uma regressão o até mesmo a acelaração dos sistomas…..

Muito bom os comentários…

Meu nome é Raquel.
Tenho 1 filho de 3 anos e 8 meses..ele quase não fala..tem mudanças de humor de uma hora para outra.
Dificuldade de socializar com outras crianças e pessoas..com criança ele tem bem mais.
Ele tem epilepsia desde de bebê.. não segue regras da escola..ou qualquer outra..e as mudanças de humor dele está cada vez mais frequentes…ele fala que vai matar a pessoa até a mim já falou..passa um tempo ele fala que me ama..mais não gosta de abraços beijos..
Tenho muitas dúvidas..estou no aguardo de psicólogo individual..e o neuro já me alertou sobre a possibilidade de ser autista.. Mais alguma mamãe já passou por isso

tenho suspeita de AT tem 3anos e dez meses ,nao fal e chama parece que nao esquetu ja levei em varios lugares ums dizem que autismo acha que eo ouvido, por favor me ajude me de uma ideia um grande abraço a todos , estou passando um momento dificil eu a minha esposa ate mais grato

Minha filha tem dois anos e um mês. É carinhosa, olha nos olhos, sociável, brinca de faz de conta mas percebemos que não está falando. Fala apenas a primeira sílaba das palavras. Entendi tudo e sabe o nome de tudo, mas não consegui falar a palavra completa com exceção de papai e mamãe. Estou muito preocupada. Tento estimular mas percebo que ela tem dificuldade na pronúncia.

Minha filha com 3 anos parou de falar comunicava se com gesto. Quando completou 4 anos começou a falar ao pouco na escola ela fala raramente com a professora e algumas a coleguinhas tem medo de pessoas diferente chora quando toca uma musica muito melancolica brinca com brinco e garrafa e com alguns boneca levo ao medica 3 anos uma neuropediatra e ela aimda nao sabe o que mimha filha tem gostaria saber se possivel da um diagbostico com este relato

Ola a minha filha tem 3 anos desde pequena nao gosta de palmad e n escola nao se relaciona com outras criancas nem n sala ela nao se enturma aqui comigo nao costuma obecer comandos q eu peço é como se eu nao tivesse falando c ela

Olá! Meu cunhado tem 9 anos, e sempre achei ele meio estranho, não é de muita comunicação, não fala olhando nos nossos olhos, mais para brincar com crianças da idades dele e é bem imperativo! Ele pode ter autismo

Meu filho tem 6 anos, mega ativo, muito mesmo… Difícil de lidar com as pessoas e até crianças, exceto crianças especiais. Ele não gosta dos brinquedos é muito agressivo não olha no meu Olho quando fala, e quando vai explicar algo põe a mão na cabeça e nunca fala coisas da realidade, não sabe conversar e não fala direito. Entre outras coisas… Não gosto de andar em locais públicos porque ele corre… Não sei, mas quase todo mundo diz q meu filho não é uma criança Norma, mas é difícil encontrar forças pra correr atrás disso, tenho problema de nervos…oque acha??

Bom dia! Meu filho ontem foi diagnosticado com autismo leve mais o pai não aceita de jeito nenhum dizendo que o médico é doido. Ele tem 2 anos e 6 meses e não fala quase nada e muita coisa a gente não entende nada. O principal nunca disse que é mamãe . Papai ele chama de caca. Tem épocas que ele aprende a falar algo e depois desaprende. Ele é super agitado e se vê um desenho com uma cena um pouco agitada ele bate na gente e chuta. Qualquer ordem que eu dou ele se joga no chão e faz uma pirraça terrível. A creche diz que ele brinca com outras crianças porém já estou pra tirar ele dessa creche pq não acho as prof habilitadas. Não vejo interação nenhuma com outras crianças. Festinhas dá escola ele nunca quer ficar e chora pra vir embora. Qualquer festa de aniversário ele odeia o parabéns. Se esconde num canto e tampa os olhos. Me ajudem! Posso confiar nesse diagnóstico que o médico passou?

Bom dia. Meu filho tem 17 anos e esta semana foi diagnosticado com asperger por uma neuropsicologa. Não teve atraso na fala, nem no desenvolvimento motor. Uma criança que gostava de brincar sozinha, era tímida, apegada à mãe e com dificuldades para dormir. Na escola sempre conseguiu acompanhar bem, participava das atividades, apresentações de trabalho e momentos artísticos e culturais como dança e outros. Não era de seu agrado e não se divertia fazendo isso, tbm notava que ao dançar não tinha muito ritmo, tinha dificuldade com as coreografias. Nunca gostou de esportes e isso irritava o pai q era fanático por futebol. Tentamos vários até que encontramos a natação que aceitou por um tempo razoável, depois não quis mais porq tinha q seguir as regras do professor e ele só queria estar ali, nadando, desfrutando a água sem q ninguém interferisse. Quando se apegava a um brinquedo ou uma série de TV era só isso que fazia por anos. Muito cuidadoso, até hoje conserva brinquedos da infância. Sempre gostou muito de ler. Ficava horas repassando os mesmos livros da coleção infantil da Disney. Sempre levei a psicólogos que me diziam q era “normal”, mas tímido, introvertido. Na adolescência comecei a perceber a dificuldade em se relacionar, fazer amizades, de demonstrar sentimentos e emoções, isolamento, só colocava atenção quando o assunto era de seu interesse. Muita facilidade em aprender línguas. Inglês fluente, espanhol perfeito e aos 15 cismou com o japonês e por ser um curso caro não pude pagar, então aprendeu por conta própria através do computador. Em 1 ano lia, falava e escrevia perfeitamente em japonês. Através de um amigo tive a oportunidade de leva-lo a um japonês que estava de intercâmbio e o mesmo ficou chocado da perfeição de seu japonês e até vinha nos visitar para poder conversar com meu filho em japonês. O q mais me incomodava era o isolamento e a falta de sensibilidade, pedante em suas respostas e a pouca paciência comigo. Às vezes ficava sentado por muito tempo olhando pela janela com o olhar vazio. Escreve muito, pias de cadernos em inglês ou japonês. Sempre q chega visita em casa se tranca no quarto para não ter q cumprimentar ou conversar. Sempre com fone nos ouvidos cantando ou falando frases em japonês. É seletivo com a alimentação… Entre muitas outras particularidades que somadas ao dia a dia se tornam em barreiras na comunicação e na interação. É muito difícil… Um diagnóstico que veio tardio, mas espero que os benefícios da intervenção o ajudem principalmente a lidar com as questões que lhe geram angústia e sofrimento.

Oi gostaria de de falar um pouco sobre meu filho hoje com 11 anos..sempre foi um menino muito na dele..gosta de brincar sozinho ..barulho muito alto encomodam…ele nunca fala o que ta sentindo. ..sempre aprendeu as coisas muito rapido..aos 3 anos ja conhecia o alfabeto e escrevia seu nome..aprendeu a ler cedo também. ..mais sempre teve problemas na escola quanto a escrita. ..muitas vezes chamo ou falo com ele e ele nao responde ou nao entende oque to falando. .se irrita quando os irmão nao cumprem as regras das brincadeiras. . E não pede nada. ..sem se estiver com fome…nunca levei ele para avaliação. ..sera que pode ser TEA?

Oi meu nome Sabrina meu filho tem 14anos foi diagnosticado a6anos com autismo leve ele não gosta de fazer nada eu ensino a fazer tarefas de casa mas ele não conde gue fazer com a higiene eu tenho que ficar de olho na hora de tomar banho porque ele não usa sabonete shampoo só que ele fala bem tem autista que fala normal

Minha filha tem 4 anos…
Tivemos o diagnóstico da psicologa de q ela teria espectro em grau leve…de todas as características do autismo minha filha tem a ponta dos pés,n aceitar regras ,atraso na fala e as vezes ela fica andando d um lado para o outro balançando os braços…mas ela é carinhosa, brinca com outras crianças,olha nos olhos, adora aniversários e festas barulhentas,adora dançar e adora a escola…ninguém nem nota q ela tem…
Eu sonhava tanto em ter uma menina, que Deus pensou…n vou mandar qualquer criança,vou mandar uma especial…
Ela é maravilhosa

Olá,
Sou LEANDRO, Pai de uma menina (CAMILA) de 5 anos autista de grau baixo/médio.
DEPOIS DE LER ISSO SE DESCONFIAR DOS SINTOMAS LEVE SUE FILHO NO ESPECIALISTA, NÃO SE DESESPERE. CALMA.
No meu caso houve um problema que atrasou o diagnostico dela. Foi diagnosticada com 4 anos, vou contar a história toda.
Ate 1 ano ela parecia uma criança normal. Mais menos com essa idade uma criança a agrediu puxando o cabelo dela bem forte. Depois disso ela não queria mais contato com crianças. Achamos normal, pensamos e uma trauma que ela teve vai superar.
Aos 1 ano e 6 meses ela foi operada de CIV (cirurgia no coração)
Com isso por vários traumas que uma cirurgia traz para a criança, sempre achamos normal e colocávamos culpa na cirurgia.
Caso como ela não engatinhou praticamente. Foi rapidamente para o andar.
PRIMERO SINTOMA: A fala que está se desenvolvendo de forma excelente, até acima do normal, deu uma caída brusca, ela ficou quase 2 semanas sem falar nada.
Não gostava de contato com crianças, pensávamos que era o trauma da agressão e o fato que depois da cirurgia por recomendação medica ficou meses sem contato com criança.
TERCEIRO SINTOMA: se apegou a um brinquedo especifico, uma minie de pelúcia que até hoje ela não larga nem por decreto. E também se apagou a outros brinquedos ao qual não divide nunca, tem 3 brinquedos que ela e apegada. Os outros empresta normalmente.
QUARTO SINTOMA: ela gostava muito de ver desenhos em sequência, tipo um episódio de Mickey várias vezes, e detestava quando tinha maldades no desenho, até hoje ela e assim, muito inocente, não sabe direito o que é mentira e fácil enganar ela se você falar com firmeza mesmo ela sabendo que é verdade.
Mania de jogar brinquedos para o alto, normalmente a diversão do autista e isso mesmo, correr rindo sem sentido alguém e jogar brinquedos para o alto.
Falas nada haver, tipo ela chegava para mim, eu cumprimentava ela depois que chegava para o trabalho e perguntava como foi seu dia filha ela respondia alguma frase de um desenho. Tipo, papai o Ryder e os filhotes salvaram todos as sereias (fala da patrulha canina.)

ela sabe todas as letras, cores em português e inglês, ou seja extremamente inteligente, so que tem dificuldades de desenho e escrita, a escola que ela foi a gente escolheu antes de saber o diagnóstico, foi um erro ENORME, lá o pessoal não identificou o problema e tratou ela como uma criança normal e isso a atrapalhou muito, por isso tomou antipátia da escola e perdeu o interesse em aprender a ler palavras e a escrever. Os coleguinhas delas não sabem inglês, ai a professora perguntava ela respondia em inglês, as crianças achavam que ela estava errando.
Por isso e importante o diagnostico o quanto antes, pra colocar numa escola que entenda o problema do seu filho e trate das deficiências que um autista tem de forma adequada.

QUINTO SINTOMA: ela e MUITO antissocial, o maior problema dela em relação ao autismo, elas simplesmente não interagem com crianças nenhuma, só adultos, para ela brincar com criança só se a criança aceitar a brincadeira dela e ter MUITA paciência. (o que a maioria das crianças não tem)
Já teve alguns casos de crianças que chegaram para ela tentaram e saíram as seguintes frases:
Mãe essa criança não gosta de mim, falo com ela nem liga.
Mãe essa criança e de outro pais ela não entende nada o que eu falo
Mãe essa criança e esquisita demais, me ignora como eu não existisse.
Por isso a importância de superar o preconceito e sempre falar para todos que a criança e autista, e como a maioria das pessoas já ouviram falar e não sabem direito (só pensam no pior) explicar como funciona a cabeça de um autista e seus comportamentos mais comuns.
E pais que suspeitam que os filhos tenham autismo, levem rapidamente para um especialista para o diagnóstico.
E MUITO, MAIS MUITO importante saber, e quando tiver, gente escuta NAO E O FIM DO MUNDO.
São pequenos problemas, as pessoas que elevam muito o problema e fazem parecer que a criança e um anormal, um alien, um doente mental, retardado.
NAO, NAO SAO ANORMAIS. Só tem dificuldades maiores que a maioria das pessoas. E preciso trata-las como carinho de modo normal para que não fiquem com traumas. Nunca falar cochichando perto delas sobre isso.
Elas ficam cismadas pensam O QUE A DE ERRADO COMIGO.
Vi um comentário acima de um pai que já achou que é o fim do mundo que pelo amor de deus meu filho não tem isso.
UM ABSURDO. E uma criança NORMAL. Tanto que ninguém as vezes percebe. O preconceito as vezes começa pela próprio pai e mãe que não aceitam acham que ACABOU O mundo. Meu filho a autista, o que fiz para merecer isso meu deus. Porque eu.
PARA DE BOBAGEM. ACORDA.
Tive vários sobrinhos normais que moraram comigo eles tinham outros problemas, TODO MUNDO TEM PROBLEMAS. Nenhuma criança e livre de problemas.
Se não e desses sintomas e outros. Não se iludam. Tratem seus filhos como normais.
Inclusive tive um sobrinho que foi falar com praticamente 6 anos de idade. A vida dele acabou? Não, ta super bem.

Fica meu “textao de feice” para todos os pais quem tem filhos e que desconfiam que o filho e autista.
E quem quiser mais informações pode conversar comigo. Meu e-mail e leandro.souza@gmail.com
Estamos juntos nesse pequeno problema.
* DESCULPEM ERROS DE PORTUGUÊS OU FRASES SEM SENTIDO HEHEHEHEHEHE escrevi sem revisar nem nada.

Abraços.

Olá, meu filho tem 3 anos e 2 meses.. Ele frequenta creche desde os 6 meses de vida. Ele se socialisa com outras crianças, mas em muitas vezes ele é agressivo com as crianças e comigo TB..Ele tem o costume de quebrar os brinquedos e muitas vezes eu chamo e ele não me atende..e TB não gosta de olhar nos meu olhos, principalmente quando quero conversar com ele! A fala está atrasada e ele tem a mania de apelidar o que ele gosta!! Me ajuda..o que eu devo fazer?

Ei boa um meu filho tem 16 anos mas nunca percebi achei por eu te vivido no ambiente e te sofrido violência doméstica ele se fechou mas de um tempo pra car percebi qe as coisas tão piorando ele só assisti anime não consegue interagi na escola os professores qestinaram qe ele vive no mundo da lua fala muito errado e tem muito dificuldade para espressar com outras pessoas não tem amigos da idade dele ele no neuro e ele falo qe é autismo existe um grau mas leve do autismo quando falo com ele ele não olha diretamente pra vc

Tenho observado umas atitutes no meu filho, ele está com 3 anos e meio, nao aceita limites e regras, não aceita compartilhar brinquedos, agride outras crianças,joga os brinquedos, qdo fica nervoso quer quebrar as coisas, nao come carnes, passa o dedo nos alimentos p sentir textura, cheira, n aceita trocar de copo, n gosta que mude trajetos q ele ja estava acostumado, nao aceita fazer coco fora da fralda,pede p colocar qdo quer fazer.
E agora está com mania de por a mão na fralda pegar no coco e passar na parede.

Eu tenho outros,dois filhos maiores nunca passei por isso, achava q era birra, manha, mas a cada dia so piora.

Olá! MEu filho tem 3 anos, ele sempre foi mto chorão, Ele ainda não fala, fala poucas palavras, porém eu passei ele no hotorrino e foi confirmado uma inflamação no ouvido, por isso ele não fala! Porém ele se irrita fácil, Ele brinca com outras crianças porém se irrita fácil, as vzs ele tem obceção com sapatos, copo não é sempre!

Olá, bom dia! Entao, o meu filho tem 1 ano e 10 meses. Ele se comunica sempre olhando nos olhos, ele tenta falar na linguagem dele, e agora tem tentando repetir algumas palavras, ele é super sociavel com todo mundo, até com pessoas que nao conhece. Nós moramos na Alemanha. Por isso que nao me preocupei tanto com ele ainda nao falar nitidamente palavras, ele está em contato com dois idiomas e as vezes ate mais.. Mas de alguns meses pra ca eu venho observando que ele fica brincando com qualquer coisa girando, os carrinhos ele vira ao contrario pra girar as rodas, ele tenta girar o prato da comida, é fascinado pela maquina de lavar. A cuidadora dele me pediu pra procurar um profissional pra investigar ou descartar qualquer possibilidade de autismo. Ela diz que ele nao brinca muito com as outras crianças e que ele fica sozinho girando objetos, ela as vezes toma dele e ele nao reclama, sai pega outra coisa e tenta girar. Eu queria saber se é possível que ele tenha realmente algum grau de TEA. Se sim, qual profissional eu devo procurar. Obrigada!

Sei lá acho que as crianças tem seu próprio tempo .Eu aos dois anos e meio tive tosse coqueluche e logo depois sarampo Então com a fraqueza esqueci tudo que sábia ,Tive de aprender tudo de novo .Tinha crises horriveis de dor de cabeça ,Diziam que sofria do figado coisa da época . Na escola com 7 anos não me entrosava com os amigos e não falava ..Bom começou a correr um boato na família que era retardada nome da época .Brincava muito sozinha . .Consegui ficar boa da dor de cabeça ..QUANDO TINHA DOZE ANOS FALAVAM QUE EU NÃO IA PASSAR NA PROVA DO GINÁSIO (ANTIGAMENTE TINHA PROVA PARA ENTRAR PARA A ESCOLA PUBLICA ) Pois bem passei e meus irmãos que iam passar não passaram ,Com treze anos meu pai faleceu o grande amor de minha vida . AMO ATÉ HOJE E OLHA QUE ISSO JÁ TEM 50 ANOS . bOM ESTOU ESCREVENDO ISSO PORQUE AQUELA MENININHA QUE NÃO FALAVA E NÃO TINHA CAPACIDADE PARA NADA .hoje esta aposentada pela CEF COM UM ÓTIMO SALÃRIO ,sempre tirei o primeiro lugar em todos os concursos ,falo pra caramba e me considero normal .ENTÃO TENHAM PACIÊNCIA COM SUAS CRIANÇAS E PRINCIPALMENTE NÃO AS CATALOGUEM MUITAS DELAS VÃO TE SURPREENDER DESCULPE AS LETRAS MAS ESTOU ESCREVENDO SEM VER O TECLADO .e ele muda de maiuscula para minuscula e não volta .Bjs boa sorte para suas criança

Sempre fui uma criança e depois adulta estranha.
Nunca consegui conversar olhando nos olhos das pessoas. Sempre me incomodei muito com multidões ou interações sociais. Nunca suportei que me tocassem. Nunca consegui entender o que as pessoas querem dizer através de gestos e sinais. Para compreender o que as pessoas falam eu preciso prestar muita atenção pois a fala para mim… mesmo em português parece ser dita numa língua desconhecida. Qdo falam comigo não consigo prestar atenção por muito tempo… preciso pedir para repetir várias vezes… pensam que sou surda… Mas não sou… sou capaz de escutar ruído de patinhas de batatas andando… mas a fala humana para mim é quase incompreensível. Preciso assistir filmes dublados com legenda pois quase não entendo se não ficar muito.
Qdo estou focada em algo do meu interesse. Pode explodir uma bomba que não saio do foco. Mas se tiver que focar no que não quero é impossível.. . Qualquer ruído me distrai. Conto a mesma história para a mesma pessoa inúmeras vezes. Não percebo qdo estou sendo desagradável ou inconveniente… nao consigo levar nenhum projeto ou emprego adiante. Me sinto muito mal no meio das pessoas.
Me consideram fria e insensível. Não sou. Nao me interesso realmente pelas pessoas… mas tento dar atenção para ela se sentir bem…. embora seus desabafos não signifiquem muito pra mim.
Sou obsessiva com certas coisas… me ísolo e me foco em uma coisa só e as vezes passam dias… esqueço de comer ou dormir… Nunca lembro de cozinhar. Ou cuidar das coisas. Os dias passam e eu não percebo.
Percebo certos padrões nas coisas que pessoas não percebem. Não consigo observar o todo… somente me prendo a detalhes.
Interagir socialmente me deixa exausta. Ruídos altos… até cachorros latindo me deixam louca .. eu fico tão nervosa que chego a gritar.
Sou muito inteligente… todos falam… Mas não me esforço. Leio ou vejo 1x e memorizo pra sempre. Menos números.. . Sou ótima com cálculos em Excel ou na mão.. . Mas sou incapaz de fazer contas simples de cabeça.
Não tenho controle emocional nenhum.
Fui diagnosticada como borderline há 12 anos. Mas a maioria das minhas dificuldades nada tem a ver com ser vir ser.
Em interações físicas sou extremamente ingênua é fácil de me enganar… não consigo entender muito nas entrelinhas e expressões.
E não consigo memorizar o rosto das pessoas.
Nunca as reconheço. Já fui demitida por isso inclusive…
Só consigo interagir mesmo escrevendo… pq consigo ler e reler…e entender… como eu disse.. a linguagem me parece desconhecida. Embora tenho aprendido a ler com 3 anos.
Isso me causa sofrimento e vulnerabilidade… já sofri relacionamentos abusivos e não paro em emprego algum…
Simplesmente conviver com pessoas é doloroso pra mim… mas gosto de ter uma ou outra pessoa por perto. Não grudada. Basta estar no mesmo ambiente que eu e me sinto bem…
Pesquisando sobre isso recentemente descobri que adultos podem ter o espectro autista sem nunca terem sido diagnosticados.
Gostaria de uma ajuda. Tenho medo de falar com psiquiatra e ele achar que é mais uma paranoia borderline.

Meu primo irá completar 3 anos, mas não fala, está começando a falar agora, mas o pouco que fala não entendemos. Não chora com facilidade, nem mesmo quando era bebê. Só se alimenta porque a mãe oferece, não pede. Nós últimos tempos até se alimentar está difícil,pois, coisas que adorava comer agora não quer mais. É uma criança inquieta,que desperta interesse por coisas estranhas, como abrir e fechar portas, liquidificador batendo, máquina de lavar, fica paradinha observando. Até pouco tempo ia com todos, agora só quer ficar com a mãe, não se comunica olho no olho. Não tem o hábito de brincar com outras crianças, pois, não tem ninguém na faixa etária próximo e quando tem interage pouco ou simplesmente não interage. Quando gosta de algo e não dão para brincar chora. A mãe briga e chama pelo nome, mas ele não demonstra reação a não ser quando contrariado, como no exemplo dado antes, do brinquedo. É possível ser autista?

Ola, o meu filho foi diagnosticado com TEA com 4 anos, hoje tem 7. Ele tem algumas dificuldades na fala, é muito repetitivo, anda e corre pra lá e pra ca, não gosta de esperar, não entende brincadeiras com duplo sentido, tem dificuldades de aprendizagem na escola. Hoje esta bem melhor passa com psicopedagoga da escola e toma Ritalina pra déficit de atenção , gracas a Deus ele evoluiu muito de uns meses pra CA, mas não foi fácil chegar ate aqui. Ele é muito carinhoso comigo, não é agressivo. Não é fácil mas vale a pena o amor que recebemos nos recompensa!

Meus amigos, concentrem-se nas terapias como fono e psicologo, eu fui em um neuro q dizia q era distúrbio de línguagem, fui em outro que diz que é TEA, esse último focou nas terapias e disse, esqueça do problema, vá para solução! Em 6 meses meu filho de 10 palavras passou a falar frases, estou muito feliz! Ele tem 3 aninhos é super inteligente. Toma homeopatia para agitação é muito tranquilo.

Olá, meu filho tem 8 anos, observei desde dos 2 anos que havia algo diferente no comportamento dele. Minha busca de respostas vieram esse ano, porém na visão de leigos ele não tem nada. Isso me irrita pq parece q estou mentindo e q quero q sintam pena dele. A minha pergunta é por ser leve não precisa de tratamento, pq outras pessoas também tem e estão sobrevivendo. Seria esse o meu pensamento?

olá meu nome e Denize!! meu filho tem 6 anos e a pouco tempo percebi algumas coisa que me fazem acreditar que seja autismo leve! ela tem um atraso significativo na fala atraso de aprendizagem dificuldades em socializar e repetitivo em algumas situações..no entanto e mas carinhoso que as outras crianças da idade dele,na hora de brincar ele se isola a fala dele e comparada com a fala de uma criança de 2a3 anos,,,,eu como mãe me incomodo com a maneira como as pessoas o tratam…no estado em que moro o neuropediatra e muito difícil pois so existe um no estado todo e so quem pode diagnosticar e ele !!!! me sinto perdida sem ter um diagnostico ou mesmo um caminho a seguir!!!

Olá, sou brasileira mas moro em Portugal a 17 anos e estou com o coração doendo, minha filha tem 2 anos e 9 meses e desde bebé que eu reparo no desenvolvimento lento dela, sentou tarde, rolou tarde, gatinhou tarde, andou tarde…e falar principalmente, pois ela desde cedo aprendeu o alfabeto em inglês, as cores, os números de 1 a 10, e conta de 1 a 20 em português, conhece os animais, seus nomes e imita os sons, repete tudo o que dizemos parece um papagaio…ms não fala, não forma frases nenhumas, se perguntar onde está a mamãe ela simplismente imita a frase que perguntamos.
Ela é muito nervosa, não pode ouvir um “não” que chora durante 1 hora, grita e se treme dos nervos, quando algo não corre como ela quer ela se stressa de uma forma que eu nunca vi.
Ela só entrou na creche a 4 meses esteve sempre comigo em casa (também dificulta o desenvolvimento eu sei) ms ela nunca se “deu” muito com ninguém antes se escondia das pessoas, ms hoje em dia já chama a atenção e se “mete” com as pessoas na rua, mas mesmo na escolinha ela prefere brincar sozinha, cada vez que a vou buscar bejo ela a brincar sozinha e as outras crianças brincam juntas, não sabe se comunicar, as coisas se não forem da maneira dela ela se stressa, não come sozinha, usa fralda…parece que não percebe nada do o que nos dizemos, ms é super carinhosa, adora beijinhos e carinho ela mesma que vem pedir beijo, não se chateia com barulho nem tem sinais repetitivos.
Acha que tem possibilidade de ser autismo leve ou outra coisa qualquer? Ela está sempre a ser consultada com a pediatra, mas não me está a acalmar.
Obrigada

Esqueci de mencionar, ela não pega nada na mão para comer, bolacha, pão, doces nada…tem nojo de pegar, em massinha de modelar etc não toca em nada disso com a mão, ou seja não come nada dessas coisas de “pegar na mão”, e cada vez que eu ofereço ela grita como sinal de “não”.

Meu neto tem vinte e um meses. Ele não fala quase nada, anda em círculo, tem mania de pegar saliva com os dedos e ficar passando em alguma coisa, não interage bem com outras crianças e se irrita ao ouvir música. Também não gosta de comer só toma mamadeira e gosta muito de água.
Estou muito preocupada.

Oiii meu filho tem 4 anos ele fala normal até demais ,fala correto a maioria das palavras ,mais tenho observado que ele gosta de assistir muito desenho no YouTube as vezes assiste o msm desenho várias vezes quando tem.alguns problema ele fica nervoso , chora muito me faz mudar de desenho várias vezes e o mais estranhos ele do nada começa correr pra lá e pra cá como estivesse no outro mundo a princípio achei até engraçado mais depois vi que ele começou fazer repetitivas vezes ele corre na casa toda pra la e pra ca daí fiquei assustada e isso já virou uma rotina pra ele e desconfiei que ele pode ter autismo leve

Oii outra coisa ele tem dificuldade de prestar atenção quando estamos falando com ele mh filha tenta ensinar ele a escrever ele com quatro anos não sabe nem pegar no lápis é muito despricente é muito agitado tbm por favor preciso de uma resposta tenho que entender se esses pode ser sinal de uma criança autista

Eduarda tem dois a os e sete meses e fala pouco, geralmente repeti o q falo, mamae papai, quando ela quer agua me leva ate a geladeira e pega, difícilmente pedi, tem medo de barulhos como liquidificador, coração dela fica acelerado, tem pavor, ela bate na gente do nada e começa a rir e quando nao consegue algo se irrita bate ou chora. Ela gosta mt de girar a panela o outros objetos no chão, as vezes nao responde quando chamamos ela ou entao repeti o seu nome Duda. Gostaria de saber a possibilidade dela ser autista.

Meu filho tem 2 anos e 3 meses ,apresenta dificuldades na fala , fala poucas palavras corretamente, ainda não forma frases ,Não sabe dizer o seu nome nem conversar , é extremamente agitado , agressivo e impaciente . Não expressa sentimentos , a não ser irritabilidade e satisfação quando eu chego do trabalho . Ele brinca com outras crianças , porém apresenta muita dificuldade de interação com pessoas que não sejam do seu convívio ( Demonstra pavor e desespero ) . Quanto a olhar nos olhos , sim , ele olha ! Porém , não permanece olhando por muito tempo e com pessoas de pouco convívio ele desvia o olhar ( como se estivesse desprezando a pessoa ) Faz movimentos diferentes e tem brincadeiras com movimentos repetitivos ( ás vezes repete por 20 vezes a mesma atividade sem intervalos ou desvios ) Tem interesse por objetos de encaixe e chaves . Não apresenta dificuldades quanto a coordenação motora . São características de autismo ??????

Alguém com experiência ou conhecimento pode me ajudar com essa informação ????

Meu filho tem 15 anos e tem um hiperfoco nas atividades que gosta, inclusive falando muito sobre essas atividades, tem dificuldade em fazer o que nao gosta de maneira rápida, e apresenta alguns tocs , como por exemplo, ele leu q é necessário dormir 8 hs e se passa disso o corpo pode apresentar cansaço, então ele segue a risca.. apesar disso, tem amigos (que notam as dificuldades dele em fazer as coisas rápido), e frequenta escola, e apesar de dificuldade em realizar todas atividades, se mostra inteligente. Mas os tocs, hiperfoco, alem de uma resistência em assumir qdo está errado me preocupa … seria grau leve de autismo? Gostaria de levá-lo a um especialista, nas estou em dificuldade financeira, se puderem me indicar onde conseguir atendimento público de qualidade em sp agradeço muito..

Olá, me chamo Ana Paula. Tenho uma filha que fará 2anos em 3semanas. Estou suspeitando que possa ter autismo, pois ela ainda não fala palavras inteligíveis, exceto por delícia (diiça), mama, papa, tenta falar tchau algumas vezes. Ela brinca muito com as mãos, quase nunca olha quando a chamo pelo nome, porém faz contato visual, não fica irritada com a quebra da rotina, não é apegada a brinquedos, olha quando aponto na maioria das vezes, abraça, quando dou ordens a ela parece não dar bola, se nao faço algo que ela quer fica brava, anda na ponta dos pés às vezes, não gosta que ninguém fique perto quando faz coco…. alguém pode me dizer se é autismo?

Olá Boa tarde. Meu filho tem 2anos e 2meses é uma criança sorridente, brincalhona, mas não interage com estranhos, está com atraso na fala, fala em média 5 palavrinhas. Agora qndo quer algo segura na minha mão e mostra o que quer, gosta de colocar os brinquedos em fileiras, adora o som da máquina de lavar, ele olha nos olhos apenas das pessoas de casa, nao gosta de ouvir nao, quando ouve chora e se joga no chao. Prox consulta vou pedir encaminhamento para neuro, estou preocupada.

Oi meu filho tem 3 anos ele ainda não fala frases to fazendo fono terapia ocupacional e tem difícil idade s aceitar o nao conheceu o afalbeto as cores os números de 1a 100 OS ANIMAS imita os ANIMAS alguns ele já fala o nome mas antes ele não do tratamento ele ele gostava de brincar sozinho não respondia quando chamava pelo o nome. Ainda Não tenho diagnóstico. Psicólogo me falou que ele não tem nenhum comportamentos agressivos . As caracterista que tem do autista E a fala e não aceitar o nao e muito inteligente .

Bom dia,

Eu tenho 24 anos, e meu irmão 15 anos, ele é diagnosticado como autismo leve.
Ele vive bem, frequenta a escola para crianças “normais” , tem dificuldade com as aulas e provas mas conseguimos ajuda-lo e ele tem ido bem.
Porém no convívio social, ele não consegue socializar, ter amigos, se comunicar conosco ou com outros colegas, ele trava, as vezes parece tímido é difícil ele se soltar.
Normalmente ele tem aspecto bem desanimado, não gosta de sair de casa, para lugar nenhum, quer somente ficar no PC, ou vídeo game, e ele não aceita o não.

Outro dia, fizemos um trabalho da escola e teria que apresentar, nós treinamos, e fizemos tudo certinho, aí quando chegou na hora da apresentação ele disse:
“eu não consigo pq eu sou burro”

Não ele não é burro, mas ele não consegue falar , acompanhar raciocínio, inventar história, se comunicar de maneira clara.
As respostas mais comuns são

Sim, não, talvez, pode ser………

não consigo entende-lo, o que posso fazer para ajudar ele a se desenvolver nesse âmbito social?

Meu filho tem dois anos e dois meses , rir brinca pouco com crianças mais brinca ,vê televisão fica concentrado nos desenhos ,sempre gostou de rodas brinquedos de rodas mais hj em dia já prefere os animais brinca com eles emite sons , as palavras que ele fala é mama (mamãe) lua ,au au ( cachorro ) e papa quando está com fome , aponta o que quer , quando chamo ele parece que não estou falando com ninguém mais quando digo olha toma isso aqui ele olha ….alguém por favor de sua opinião , estou preocupada

Boa noite meu filho hj tem7 anos ele tem PTI…tem noites que nao dorme fica andando na casa da cama para o sofa fica se balansando bate a cabeça no traveseiro, fica cantando sozinho nao gosta de brincar com outras criancas fica no mundo dele gosta sempre das mesma coisa tds os dias tipo brinquedo, desenho adora celular tempo td ou tv fica tempo td no quarto e etc….

A professora do meu filho me chamou na escola e disse que ele não se socializar ,não desenvolve que tem muita dificuldade em realizar as atividades sozinho que passa muito tempo de cabeça baixa, que não tem interesse na alimentação ele só quer beber leite quando ele era menor ele chorava muito e gritava muito . Hoje ele se contrariado ele chora e pilar balançando os braços e vai pro quarto ficar sozinho,mas ele brinca conversa gagueja um pouco pra falar para a frase para conseguir terminar, ele tem dificuldades de me contar como foi seu dia na escola por exemplo tem uma obsessão por celular e desenho muito do que brincar do lado de fora da casa com sua irmã, ele não come quase nada sempre arroz Feijao e carne se for outra coisa ele não come. Ele demonstra sentimento.por mim muito carinhoso e atencioso com suas irmãs. Quando ele tona uns 2 anos ele não queria pegar as coisas na geladeira ele me levava pra pegar pra ele mas hoje ele mesmo vai pega e faz seu próprio leite .os brinquedos ele.gostava de colocar um do lado do outro bonecos como carrinho em fileira ,mas hj ele já não tem muito interesse em brinquedos .tudo o q ele gosta de comer come demais sem pensar em deixar pra ninguém, tem memória fotográfica. Muito boa ele tem preferência na escola somente por um único amigo sempre foi assim e não aceita muito bem o não oi as pessoas te pressionando ele fica muito nervoso e dai ninguém mais consegue falar com ele .gostaria de saber se meu filho tem alguma chance de ter asperger e eu nunca norei ou percebi antes. Obrigada !

Caren,meu filhocom un ano ele nao sentava,nao engatilhava,nao pegava nada com a mao dele,tudo tinha de por na boca dele,e ficava muito tempo olhando para as maos e para os pes,comia,
Ele andou oas 2 e meio,mas munca engatiou men sentou antes de andar.
Ja levei ele a varios especilistas e fizeram muitos exames e dizem que ele nao tem nada.
Agora com 3 anos e meio a professora me disse que ele nao estar acompanhado a turna,nao sabe as cores,os numeros as letras,e fala pouquissimas palavras,e me pediram para leva-los em todos estes profissionais de novo e comecar todas as terapias novamente,mais minguem me diz o que meu filho tem,estou agoniada.

Bom dia, meu filho tem 2 anos e 5 meses, diagnosticado com risco para Autismo desde os 2 anos e 1 mês. Ele melhorou muito, muito mesmo, após começar na escola aos 2 anos e na Terapia aos 2 anos e 1 mês. O problema é que ele é hiper ativo e não para um segundo, ele não brinca e passa os dias abrindo e fechando as portas (nova conquista, pois aprendeu a usar a maçaneta) e eu perco a paciência pq ele está sempre abrindo as portas da casa e pegando coisas que não pode ao invés de brincar com seus brinquedos. Tem dia que parece que vou enlouquecer falando a mesma coisa 20 vezes. Me ajude por favor.

Boa noite meu filho tem 6 anos e nós mudamos de pais a pouco mais de dois meses. Essa semana a diretora da escola convocou a mim e a meu marido para uma reunião, dizendo que o nosso filho não presta muita atenção na aula, tem que ser chamado varias vezes para que entenda que estão falando com ele, tem sempre uma pessoa ao lado dele para incentiva-lo nas tarefas da escola, em casa ele ama brincar com carrinhos e assiste aos mesmo desenhos e filmes umas 10 vezes, quando conversamos com ele temos que perguntar varias vezes para ver se ele entendeu ou está como eu costumo dizer no planeta Terra, mas ele interage com as pessoas normalmente, timidamente na verdade mas normalmente. A diretora pediu que procurássemos um especialista pois essas características são de autismo. Quando ela me falou eu comecei a chorar, perdi o chão, mas fazendo uma análise fria, vejo muito destas caracterizavas no meu marido também.

Boa noite!
Tenho um filho que foi diagnosticado há 5 anos,ser autista,sofri muito, hoje ele tem7 anos e desde os 5 é acompanhado por uma equipe que cuida dele.desenvolveu muito.ele quando tinha 3 anos ainda não falava direito e era repetitivo,tinha muito medo de barulhos,só assistia o mesmo desenho todos os dias e o dia todo.hoje ele interage, é super carinhoso,brinca com outras crianças.mas aí da há quem o diga que em é normal.e que é safadeza,fico sem entender.e sofro muito

Olá, tenho um filho de 4 anos que foi diagnosticado desde 1 ano com autismo leve. Primeiro foi para fono, q suspeitou pois ele tinha dificuldades na fala e movimento repetitivo (balança os braços como se fosse voar desde bebê). A fono me encaminhou para o neuro, que juntos pediram para colocar no colégio. Com 1 ano e 6 meses entrou no colégio e com 2 anos começou a falar. Com 1 ano e 6 meses já usava o banheiro sozinho xixi, com 2 anos aprendeu a fazer coco sozinho. Ele olha nos olhos, ele é carinhoso, fala demais com estranhos o q eu sempre reclamo. Acho ele bastante sociável. Se irrita quando pegam algum brinquedo dele e as vezes morde (o q eu acho normal de qualquer criança, até eu mesmo mordia muito). Ele se irrita pra fazer as tarefas de casa e as vezes tb se irrita no colégio também por causa das tarefas, eu acho ele muito mimado pela avô q não tem paciência e dá tudo q ele pede. Os movimentos de voar estão cada vez piores. O medico passou um ansiolítico q estou exitante para dar, pq ainda não aceito o diagnóstico. Relatos de mães com filhos q não tem autismo, filhos começaram a falar com 2 anos, usar o banheiro mais tarde q ele e não tem autismo. Nesse caso pode ser tão leve q só tem esse movimento repetitivo? Li a bula do ansiolítico achei muito exagerado, não sei o q fazer. Ele mesmo chegou em casa várias vezes mordido e nem por isso a criança q mordeu tinha algum problema.

Olá! Meu filho completa 3 anos em dezembro, teve desenvolvimento normal quanto a fala, ao andar e quando a comunicação. Porém, desde bem pequeno sempre se interessou em ficar girando as rodas dos carros, algumas vezes andava nas pontas dos pés, mas parou com isso. Aos 2 anos foi para creche e aí já no segundo trimestre a professora nos comunicou a falta de interesses dele por brinquedos, ficava sempre no canto, se movimentava pouco, quase não falava em sala, também percebeu que começou a fazer movimentos repetitivos com as os dedos, preferindo brincar com as mãos aos invés de brinquedos e outras crianças. Porém em casa ele começou a ficar mais agitado e agressivo, batia e gritava caso fosse descontrariado. Procuramos um neurologista e fizemos alguns exames, que apontaram normalidade. Ele nos passou um medicamento que a princípio tem ajudado. Mas o estranho é que tem dias que meu filho é uma criança doce e educada, conversa, interage, outros dias fica estremamente irritado, também observei que gosta bastante de imitar bichos, anda de quatro e faz os sons. Estamos seguindo as orientações do médico de continuar observando, porém, gostaria de saber se há algo mais a se fazer. Estou muito preocupada em não ter logo a certeza de um diagnóstico. Obrigada.

boa noite qual profissional que primeiro procuro pois meu filho não conssegue desenvolver um diálogo ele tem três anos ,mais fala palavras difíceis tem alguns sintomas falados acima e outros não

Meu filho tem 1 ano e 6 meses. Tem alguns problemas com alergias.
Ele não vai para escolinha por conta das alergias.
Ele não gosta e não brinca com outras crianças, fica agressivo quando tentam brincar com ele, fala umas 5 palavras no máximo e é tipo papa, dada, gado…
Só brinca com carrinhos, e fica horas brincando de rodar as rodinhas, quando repreendido bate a cabeça sempre na mesma parede. Tem umas crises de nervoso do nada, gosta de colocar tudo em fileiras e faz sempre um movimento com mão como se estivesse comendo algo imaginário.
As vezes me atende quando chamo e se socializa bem com alguns adultos.
Será que ele tem algum grau de autismo? Qual medico procuro?

Oi boa tarde ! Sou mamãe do João Henrique. Que amanhã completa. Dois anos ,, o João Henrique vem apresentado coisas muito diferente das crianças da idade dele. Sempre que vou na casas dos meus pais todo. Mundo me pergunta o que porque deles. Chamar pelo nome do meu filho ele não olhar minha mãe chega. A gritar ele não olha. Amigos da família chega. Perto dele ele não expressa nem um interesse. Às vezes até com migo mesmo ele não interagem com migo ele não brinca com os brocando ele só joga eles ! A únicas palavras que ele fala. E mamãe e papai e vovó e titia coisas básicas ele muito extremado. Ao extremo. Se algum não dá certo ele faiz birra ele não comi mais frutas que seja moles como melancia 🍉 banana , ele não tem medo de nada se ele estiver num lugar com piscina ele se joga. Se estiver. Em cima de uma mesa ele pula já. Chegou dia de eu ver ele bater a cabeça. Na parede e não chorar

Ele não obedece ao meus comandos , eu peço pra pegar algo do chão nem parece que está falando com ele ,, Ele começa a mecher a cabeça sem parar numa. Velocidade. Muito forte.

E pelo dia ele faiz mesmo coisa de sempre. L

Ola, tenho uma filha de 3 anos e meio hoje a professora me chamou para conversar e disse que ela esta apresentando característica do autismo me perguntou se ela ja foi avaliada por algum profissional, eu já havia observado alguns comportamento e passado para o pediatra ela anda na ponta dos pés desde que começou andar com 10 meses o pediatra disse que o trote poderia mudar e que e bom aguardar ate os 5 anos, com a família primos maiores e ate outras crianças ela brinca tranquilamente implica um pouco na hora de dividir algo mas acaba dividindo, já na escola a professora disse que ela pouco interage com os colegas e não atende o chamado em casa também acontece , ela sabe as cores os numero e as letras gosta de colorir jogar no telefone e assistir videos , mas pouco olha nos olhos de forma direta . Oque devo fazer ?estou angustiada

Olá tenho uma bebê de 1 ano e nota coisas estranhas nela, o fato dela não gostar de certos barulhos, gosta de assistir sempre o mesmo desenho mas só que em Russo (eu acho que é essa a língua ) não gosta de estranhos, não gosta de olhar e nem de pegar e nem de estar perto…mas por outro lado adora crianças, tem uma ótima comunicação com as pessoas de casa( pai, mãe, avó, avô, tios e algumas amigos da família), acho ela bem esperta é bem inteligente, aprende tudo muito rápido, e quando aprende algo novo fica fazendo a mesma coisa diversas e diversas vezes kikikikikikik. É obediente mas muito teimosa também quando quer alguma coisa. Sabe se expressar bem e se comunicar bem apesar da pouca idade. Não sei, pode ser loucura da minha cabeça sei lá.

Oi boa tarde, meu filho tem 3 anos e 9 meses, na segunda feira fomos no clinico geral, e ele me surpreendeu dizendo que era pra eu estar procurando um especialista para estar vendo meu filho porque ele pode ter autismo, na hora não aceitei achei que ele poderia estar louco. Por favor não tenho nenhum preconceito, mas pra mim foi difícil aceitar aquela noticia.
Mas fiquei preocupada porque já tinha observado que ele não gosta de muito barulho (grito), mas ele guarda seus brinquedos quando mando, mas ele não me obedece em relação de parar de fazer algo errado, ele me desafia, mas ele sabe quando alguém esta em perigo, por exemplo se ele vê um homem trabalhando em construção ele sabe que tem o risco da pessoa cair ele diz que a pessoa tem que ter cuidado, esse ano foi o primeiro ano dele na creche ele conseguiu aprender as vogais as cores mas em casa já vinha treinando com ele, só que ele ainda tem dificuldade em umas letras do nome dele que o Y e o K, o nome dele é MAYKEL e também ele tem dificuldades nos números ele fala mas não consegue falar em ordem tipo 1,2,3,4 ele fala 1,2,9,4 e assim vai. Ele também é muito inquieto ele só fica quieto se o desenho ou a brincadeira agrada a ele, já na casa da minha tia ele brinca do que o filho dela quiser, ele sabe dividir as coisas, só quando ele gosta muito de uma coisa ai não tem quem faça pegar dele.
Por favor se alguém puder me ajudar dizendo qual é o profissional que tenho que ir agradeço muito!!!

Olá tenho uma filha de 6 anos desde de nasceu toma remédio para convolução e se trata com o neurologista só agora a pouco tempo surgiu essa desconfiança de que ela tenha autismo.estamos em fase de diagnosticar ainda se é leve ou moderado ou se ela não tem nada.minha dificuldade é que sou separado da mãe dela e ela fica comigo nos finais de semana queria saber se a nossa separação poderia ter afetado ela de alguma maneira.principalmente por razão da rotina dela que mudou muito e o que eu posso fazer para amenizar essa falta de rotina na vida dela já que lá ela acaba sendo educada de uma maneira e aqui comigo de outra?estou sofrendo muito com tudo isso pois ela é muito apegada a mim e chora muito pra ir embora pra mãe dela.mas nem a mãe dela colabora comigo e nem a justiça pra poder ficar mais tempo com minha filha

Ola, meu filho tem um ano e tres meses, eu nunca observei nada de diferente nele até o momento, ele estabelece comunicação com a gente, olha nos olhos, sorrir, repeti o que a gente diz pra ele fazer, dar thauzinho, aponta com o dedo, adora ouvir musicas, eh mto observador, ele tenta falar, ja balbuciou algumas palavras como mama, papa, vovo, e somente, mas quando pedimos para ele falar outras palavaras, como agua, me da, acabou , ele nem tenta, e o que mais me preocupa eh sua irritação quando não consegue algo, ele bate a cabeça no chão, e as vezes sorrir quando bate. E ultimamente anda mto irritadinho. Ele tbm anda nas ponta dos pés. Arrasta objetos com cadeira, almofadas. E vivi resmungando um um um, como se quisesse contar uma historia mas do jeito dele, com a lingua presa. Estou preocupada se esse comportamento dele pode ser o transtorno autista. Ainda não levei em uma neuropediatra, mas pretendo. O que vcs acham?

Boa noite tenho uma sobrinha que ten 5 anos vai fazer 6 em janeiro fala pouco erra nas palavras se comporta como um bebe de dois anos nao responde as perguntas q fazemos e nao tem atencao na hora q fazemos as perguntas e fala que tem 1 ano sera que e tea

Olá, meu filho tem 2 anos, e aparentemente parece não ter nada, apenas observo que ele é muito tímido. A minha irmã me falou que talvez ele poderia ter autismo, devido ele ter muita vergonha e quando alguma pessoa tenta conversar com ele, ele olha para outros lados só para não ter que olhar para a pessoa; tem uma certa dificuldade de se interagir com outras crianças, a não ser as que já convive com ele a mais tempo, mas mesmo assim demora um pouco até se enturma, ou as que os irmãos estão brincando; ele compreende bem tudo que é dito a ele, mas ele fala poucas palavras, como: mamãe, papai, gugu, não e tenta falar caminhão, carro e água. Agora ele deu para falar não e tudo que fala com ele, ele diz não e costuma chorar e fazer pirraça quando é contrariado. Então com base nos meus relatos ele realmente pode ter autismo?

Meu filho caçula tem 13 anos,os professores já pediram pra leva-lo ao neuropediatria,pois nas aulas de mantem isolado do grupo, não raro é pego olhando pra fora da sala,”distante”, tem alguns comportamentos repetitivos,brinca falando sozinho,tem pouca paciência com outras crianças, principalmente menores, odeia barulho e desordem, é um desenhista nato, extremamente detalhistas… já li mto sobre a síndrome de Asperger, será que se enquadra no perfil?

boa noite, estou muito apreensiva, tenho uma filha de 2 anos e 10 meses, ele esta tendo dificuldade na fala, levamos ela na fonodiologa e tem melhorando, só que ela não socializa com outras crianças, ele socializa com adultos, e isso eu não sei se é devido porque não teve contato com crianças, ela tem contato com crianças fim de semana na salinha da igreja, ele pirraça muito quando quer algo, chora muito, faz um maior escândalo, grita, e ela tem feito algo que estranhei, que é chora fica sentida e chora pelos cantos, e não sei o que fazer, a escolinha já percebeu que ela interage com outras crianças, e pediu pra perguntar a fono se pode se por causa da fala.

Oi, meu filho se chama Miguel ele tem 4anos e não consigo ainda ter uma definição, ele anda nas ponta dos pés, ele ainda não fala, tenta falar algumas palavras que da intender que são numeros em inglês, faz gestos com as mãos nos ouvidos e é um menino totalment isolado brinca sozinho atenção dele só quando ele quer mesmo não consigo um diagnostico preciso se ajuda.😑

Meu filho esta preste a completar 3 aninhos , ele nao fala , só resmunga as vezes até sai um som , minha mulher passou com o pediatra que disse q ele tem altismo leve , queria saber se tem cura , e com tratamento qnto tempo ele pode ter uma melhora , quero ajudar mto o meu anjinho

Boa noite a todos! Tenho um filho com um grau bem leve de autismo! Ele interage normalmente com quem ja é conhecido, porém, com novas pessoas ele trava. (Absolutamente normal)
Mas é o seguinte pessoal.
“Acetil L Car.itina” duas vezes ao dia e seus filhos progredirao de mais

Eu recomendo um ótimo profissional neuropediatra, dr. Paulo breinis, em sp, além de ser um ser humano de um coração enorme, pra ajudar algumas mães assim como eu!

Boa noite! preciso de ajuda.
Sou professora de educação infantil , tenho que fazer um relatorio sobre um aluno que depois do primeiro semestre percebemos alguns comportamentos diferenciados ha exemplo: coordenação motora fraca,não se concentra no que falamos , direciona o olha para outros lados, não pronuncia frases completas e sim, palavras por palavras, anda arrastando os pes, mas apresenta um bom desempenho no aprendizado, mostra inteligencia.
De que forma farei um relatorio dessa criança ?

um abraço

Boa tarde meu filho tem 5 anos pula na frente da televisão quando gosta do desenho ele conhece números e letras pedi comida abraça e diz obrigado percebemos agora

Eu estou muito preocupada. Meu filho está com 1ano e 11 meses e atraso na fala, por exemplo, ao olhar desenhos, peço para imitar os animais, o cachorro é (“a a a”), Pato (cá cá cá), sons que se usa o m como o mú e o miau ele não consegue pronunciar e se mostra frustrado. Gosta de brincar com carrinhos , não gosta de montar blocos ou legos, costuma ficar “marchando” e imitando várias vezes esse movimento e olhando para as pessoas para ter sua aprovação. Obedece a comandos como trazer algo para mim ou levar para o pai um brinquedo. As vezes anda na ponta dos pés, imita várias vezes os gestos de legal, ou com o indicador. Sobe em móveis, cadeiras, não tem medo de cair, as vezes se joga com o bumbum no chão, caindo sentando sem mostrar dor.
Eu não sei mais o que pensar. Estou muito preocupada com ele. Alguém aqui com algum diagnóstico de autismo teve esses sintomas. Preciso muito de uma luz! Obrigada

Preciso de uma opinião.
Meu filho tem 5 anos, é bem independente, interage com outras crianças , ama jogos , ele tem problema na dicção principalmente na pronúncia das letras R e L, fora isso se comunica normal . O que meu preocupa é seu fascínio por televisão, ao ponto de assistir desenho em outras línguas e não notar a diferença , e quando brinca só tem a mania de amarrar os brinquedos e dizer que é um inventor (o pai incentiva ele nessa brincadeira ). A um tempo venho percebendo que ele não fixa o olhar nos meus olhos, ele olha e em pouco tempo desvia o olhar para baixa ou para os lados. Tem dificuldade com letras, ainda não sabe ler. E tem facilidade com números já sabe fazer contas com aos mãos de somar e subtrair.

Meu filho tem 3 anos e meio e foi diagnosticado hj com autismo e estou sem chao e nao sei bem ao certo como agir…
Ate os 2 anos ela parecia normal era calmo e ia c qq pessoa apesar de nao falar. Hj ele fala poucas palavras assiste ao mesmo desenho varias vezes grita mto adora videos em ingles e videos de sangue tipo peppa do mau… Ele ja nao uda mais fraldas e nem chupa chupeta.. Mas e agressivo com as pessoas e criancas.. Conta ate 20 e qdo esta nervoso ele me bate mas e extremamente carinhoso comigo e com o pai dele… Porem nao respeita regras e nao aceita o nao. Vou comecar com a medocacao pela manha … Estou pedindo mto a Deus q nos ajude nessa missao pois nao sera fácil..

Estou muito preocupado com meu filho ele tem 2 anos e 1 mês não fala nada ainda não atende quando chamado pelo nome gosta de retir gestos quando está passando algo que ele gosta na TV fica pulando insistantemente, já está sendo acompanhado pelo fonadiologo, gostaria de saber se trata do TEA.

Olá! Tenho apenas 14 anos e estou muito preocupada com o meu primo que tem 3 anos e alguns meses. Minha tia já levou ele em um profissional e ele disse que ele tem autismo mas ela não aceita… Ele tem dificuldade na fala, é carinhoso, faz alguns movimentos repetitivos, adora o filme do Snoopy e já viu ele diversas vezes, gosta de alinhar os brinquedos, eles estão sempre na mesma direção por exemplo. Queria pedir a ajuda de vocês pra fazer com que a minha tia acredite no diagnóstico se ele for mesmo verdadeiro! Obrigada!

Me chamo Mário Leiland, na década de 50 para 60 com 6 meses tive poliomelite, onde afetou meu membro inferior direito. Tive um amparato familiar especial, mas aose meus três de vida,minha avó, correu comigo a vários especialistas tipo clínicos geral, devido eu apresentar um silêncio e comportamento. Onde um médico da família, fez diagnóstico da parte do comportamento, pelo fato de brincar sozinho, e conversar com meuso brinquedos. Não andava, segurando umas das pernas com meu braço direito, sempre me dirigia a um local específico, meu pai me chamava eu silenciava, mas com os objetos eu conversava, tive gagueira, meus colegas me chamavam, nem dava confiança, hoje sou pai,e avô, sou um autista. Onde lancei meu livro, O MENINO E AS BOLAS DE GUDE

Boa noite, meu filho tem 2 ano e 3 meses, ele ainda não fala, sempre aponta pro objeto que quer, geralmente quando alguém chama ele parece que não escuta, não gosta de afeto e não se dá bem com todo mundo da família, ele gosta muito do avô na minha sobrinha, sendo que ele quase não o vê, ele gosta de brincar com panelas, ventilador e outros objetos estranhos, ele se zanga por tudo. Será que ele tem algum grau de autismo?

Boa noite! Meu filho tem 2 anos e 6 meses ele quase nao fala ou seja fala muito mal papai, agua, abrir, porem muito inteligente sabe d tudo, quando quer alguma coisa ele pega nossa mão e nos leva aonde ele quer.mexe no celular e entra nos joguinhos q a mae colocou pra ele justamente pra ele aprender e ele sabe fazer tudo perfeitamente é muito carinhoso brinca com as outras pessoas porem nao gosta d muito barulho ele chega até chorar e tbm ele fica fazendo muito esses fleps com as maos, esses fleps q ele faz com as maos nos ja percebemos q é quando ele fica feliz ou quando ele quer pegar alguma coisa ou quando ele ta muito preso dentro d casa e ele sai pra rua ele fica feliz e começa fazer muito esses fleps com a mão ele.nao para um minuto so anda correndo, mais quando ta no celular ou vendo desenho ele fica quieto. Isso pode ser algum grau d altismo ou pode ser outro sintomas?

O meu afilhado tem exatamente esses sintomas. Mais quando ele for crescendo melhora ou piora? Tem cura? Como ele será quando adolescente?

Meu filho tem 4 anos faz um ano que se trata com a neurologista ,terapeuta ocupacional ,psicóloga .ele fez o eletroencefalograma deu normal mais a terapeuta ocupacional disse que ele tem autismo e hiperatividade é defit ele toma risperidona a noite e pela manhã mim responda por favor estou sem entender nada.

Meu filho tem 12 anos e há Dois meses começou a ficar agressivo, apresentou comportamentos atípicos como autoimagem negativa, compulsão por objetos, como comprar roupas, mas depois não querendo usá-las, e confusão mental. Desde o início da vida escolar teve problemas de socialização e aprendizagem. Levei em especialistas mas nunca definiram um diagnóstico. Ano passado, deixou de ir à escola, além disso, voltava para a casa dizendo que não tinha aula, quando na verdade apenas chegava até o portão da escola e voltava para a casa. Perdeu o ano escolar por que surtou; levei no psiquiatra, que receitou akineton e haldol. Nesse tempo em que está em tratamento, a agressividade e a compulsão estão controlados, mas continua hiperativo (anda de um lado para o outro o tempo inteiro), não se fixa a nenhuma atividade e evita sair de casa. Sempre desconfiei que ele fosse hiperativo ou autista, mas agora estou apavorada, pois seus sintomas estão sendo tratados como psicose infantil. Temo que perca novamente o ano, pois do jeito que ele está, não tem como ir à escola. 😢

minha filinha de um ano e meio não e carinhosa aprendeu a ser carinhosa com migo o pai ea irmã mais não suporta a aproximação de mais ninguem de fora arruma um auvoroço se alguem querer toca-la acho isso muito diferente ,acredito que esta um pouco atrasada na questão da fala não faz frases so fala alguma palavrinhas .o que eu devo fazer.

Olá me chamo Nailene e tenho um filho de 7 anos desde , ele começou a anda já depois dos 2 anos e até hoje tem dificuldade na fala ,ele não consegue fala direto algumas coisas quando ele quer ele só apontar com o dedo ou faz gestos, Ele adora brincar de carro e tem e fica repetindo sempre alguns comportamentos,desde quando ele nasceu moramos em uma cidade pequena do interior sem muita informação sobre o autismo depois de ver outra criança com autismo fiquei curiosa em saber se o meu filho também poderia ter o mesmo problema ? Queria tirar essa dúvida ???

Olá Boa noite ,tenho uma dúvida.
Tenho uma sobrinha que ela é muito agitada ela é inteligente pra idade dela.
Mas ela gosta de ficar querendo que as outras crianças faça tudo que ela quer, as vezes até inventa mentiras é muito autoritária e sempre fala gritando , não para um segundo quieta.
Não é exagero ela não para mesmo .
Só quer a mãe,até chora aos berros.
Não consegue assistir nada , nem adianta coloca-lá sentada para assistir que logo já começa a pular e pular .
Isso é normal?
Lembrando que a mãe dela usava drogas na gravidez .
E agora está com a mãe adotiva que é minha cunhada .
A criança está com ela desde que nasceu.

Boa noite tenho um filho de 8 anos e desde que era menorzinho achava ela diferentes de outras cheguei a levá-lo no neuro mas o mesmo mim disse q era coisas da minha cabeça,,ele tem sério problema em se socializar é nervoso na sala de aula não para quieto apesar de ser muito inteligente não gosta de barulho a pouco tempo ele começou com movimentos repetitivos com a mão fica tipo revirando os olhos entortando o pescoço juro q to com medo quando pergunto a ele pq vc tá com a mão assim tales ele responde to pensando o q pode ser isso

Meu filho tem cinco anos, já levei no Neuro, pediatra e fono, nenhum diagnóstico conclusivo, mas me preocupo muito, quando pergunto algo a ele, muitas vezes ele repete em vez de responder, dificuldades de tocar nas partes do corpo qdo peço, como olhos, nariz, joelho…etc ou troca as partes. Peço para pegar algo que esteja próximo dos pezinhos por exemplo, ele não consegue. Assiste muita, mas muitas vezes o mesmo desenho ou joguinhos. Fala muitas palavras que não consigo entender. Será autismo?

tenho uma sobrinha , linda mas está apresentado todos esses síntonas, já indicados em cada depoimento, ela só dorme 03:00 horas da manha , tem dificuldade em se alimentar, não fala nada á não ser por gesto, tem movimentos repetitivos, se mostra um desenho no seu vestido mostra varias vezes a mesma coisa se pega o celular ouve aaquele vídeo varias vezes , mas o problema maior esta na sua mãe no pai que não procuram ajuda medica, vive com a criança praticamente dentro de um quarto o tempo todo. estou muito preocupado o que posso fazer. pra ajuda

Olá meu filho tem 4 anos e 7 meses, ele não fala muito, não inicia uma conversa, não sabe conversar com os amiguinhos, e assisti os mesmo desenhos, Não olha no olho, e tampa os ouvidos se escuta barulho alto, Neuro diz que é autismo leve, mas meu filho pede as coisas que quer,vai no banheiro sozinho e brinca com outras crianças.

meu nome é Ionà teho uma filha de 6 anos ela tem a maioria dos sintomas apresentados por alguns pais como por exemplo transtorno de raiva, gosta de brincar sozinha, quando gosta de um filme repete varias as vezes até mesmo as cenas, não suporta barulho..ela terá sua primeira consulta com o neuro eu espero que tudo fique resolvido para que ela comesse logo um tratamento…

Olá o que fasso meu filho não tem 6 anos 2 anos na escola ja mais não identifica cores letras nem numeros não fala so fala comigo e com o irmão e sem muito contexto so assiste tv de muito perto não fala na escola nao pede pra ir ao banheiro as pessoas fala com ele e como se não fosse com ele so brinca sozinho deitado no chão com seus carrinhos mexendo pra frente pra traz e dá crises se alguém mexer com ele trabalho e estou desesperada por não ter tempo todo pra ele …

Ola meu filho tem 1 ano e 8 meses so fala gol mama papa e nene ele nao da thau nao manda beijo nao aponta com o dedo as coisas que ele que vai com todo mundo e fica deitado no chao olhando para rodinha so q ele e risonho olho nos meu olhos entende quando fala nao e obedece joga os brinquedos e chora quando que atencao so q quando chamo ele pelo nome ele demora a responde e as vezes nem olha e muito intertido com televisao ja levei no otorrino para ve se era audicao levei na pediatra e ela falou q e normal q meninos geralmente demora mais pra fala estou preoculpada sera que pode se autismo ?

Oi boa noite , minha sobrinha está com 1 e 3 meses e nós percebemos que ela não atende de jeito nenhum quando nós chamamos pelo nome e ainda n fala uma so palavra .
Brinca sempre sozinha n fica com as irmãs mais velhas . Estamos preocupados ainda e cedo p algum diagnóstico .

Ola boa tarde, tenho um filho de 1 ano e 8 meses e uma menina de 8 meses, ultimamente ando preocupada com meu menino, ele tem uma manias estranhas de olhar para a luz, ele olha de lado e fica varios minutos olhando, ele dificilmente olha quando eu o chamo pelo nome, mas quando eu começo a cantar ele olha na hora, ele adora outras crianças, brinca normalmente com os carrinhos, fala vamo quando ele quer ir passear, fala tchau e acena com a maozinha, dança quando eu canto ou quando escuta musicas, ama assistir desenhos, dificilmente olha para a irmazinha, as vezes ele é bem serio, mas na maioria das vezes ele brinca bastante comigo, mas o que mais esta me preocupando é ele olhar demais para a luz.

Olá.meu filho tem.mania de fica balançando a cabeça de vez enquanto ele tem 1 ano e 2 mêses..balança tanto a cabeça ….começou qnd ele tinha 6 meses.. Eu acho q e mania dele. Pq ele faz de tudo brinca responde qnd eu chamo ele.. bate palmas qnd eu canto parabéns..

Meu filho acaba de fazer 4 anos, ele tem problema na fala, nao consegue falar muitas coisas, assiti tv, mas sempre se mexendo, nunca completamente parado, mente algumas coisas, nao come direito em relação a refeição, é malcriado, tudo fala nao, mas quando coloco de castigo nao sai , chupa dedo, ele nao para um minuto nem dormindo, mas é muito esperto, me ajuda por favor.

Bom dia meu filho tem 5 anos e não se comunica direito com as pessoas não aceita toque ou ao menos comprimento de outros nem familiares tiu tia etc não aceita muito regras tem q ser às dele a hora q ele quer não é de conversar muito n com a mãe pai fala muito pouco e não sente dor pelo o q vejo mas chora atira como se questionado por outra criança ou adulto

O meu filho não fala direito repetir muitas vezes a msm palavra não comi bebe migal eli tem três anos não fica com ninguém só comigo ou com o pai não grava as coisas estou muito preocupada

Meu filho fez 7 anos,no ano passado resolvemos procurar uma neuropediatra,pois vínhamos achando o comportamento dele muito estranho,ele é um menino muito alegre,adora brincar….mas,se aborrecer ele um pouco, pronto,acaba.
Se for passear e eu ou a mãe falar que vai comprar um brinquedo,beleza vai na boa,mas a partir do momento que se compra o brinquedo,ele não quer ir mais a lugar nenhum, só quer voltar para casa.Se estiver numa festinha, alguém aumenta o som ,acaba a festa para ele,agarra-lo ou puxa-lo para tirar uma foto,nem pensar, enfim sempre foi chamado de dengoso,antisocial e outros adjetivos, até por nós,país as vezes achávamos que era dengo, pois a diferença dele para o irmão mais novo é de 12 anos ,ele já tem sobrinho que é só 1ano mais velho que ele.
Depois disso foi constatado que ele tem altismo leve,já começamos a tratar,este mês já tem psicologia,fono,já conseguimos uma escola que tem profissionais treinados para esse tipo de aluno,e também estamos nos policiando mais com nossas atitudes e pedimos aos irmãos,tios,primos e amigos a compreensão de todos.
Com certeza vai dar tudo certo.

Oie , boa tarde !

Tenho um filho de 1 ano e 7 meses ate o momento ele não fala nem uma palavra por exemplo mamãe ou papai , mas ele se interage bastante , da para perceber que ele esta tentando falar , mas esta saindo todo enrrolado , as vezes quando ele esta muito empolgado para sair ou quando ganha algo importante ele faz algumas caretas estranhas , mas só nesse tipo de situação , ele já especula quando esta com fome faz gesto com as mãos quando quer tomar algo ou comer alguma coisa , quando a gente chama atenção dele de algo que ele fez errado
ele sabe que fez errado mas passa um tempo ele volta a fazer de novo , mais enfim ele e uma criança super esperta
fica facilmente com qualquer pessoa , não e agressivo .
A minha duvida e se existir e algum tipo de sintoma , ou se o caso da fala e algo natural ?
desde ja obrigado pela atenção.

Bom dia a todos, Tenho um bebê de 7 meses e Pedro tem desenvolvido normalmente, apenas apresentou refluxo moderado e toma remédio constantemente, mas faz uns dois meses q ele insiste em dar mais atenção pras coisas do que pra rosto das pessoas. Ele não para de olhar pra tudo, quer pegar brinco, colar, pulseira mas não fixa o olhar no meu. Apenas quando o deito pra trocar ou quando estamos deitados ou as vezes quando ele toma mamadeira ou estando ninando ele. Ainda não responde quando chamamos o nome dele. Estou enlouquecendo com esta ideia. Já tive crises de choro.

Olá, tenho um filho de 6 anos e sempre achei ele diferente da minha filha mais velha. Ele começou a falar aos 3 anos, mas com muita dificuldade, era uma criança muito lenta, dormia muito, não gosta de barulho, inclusive de fogos, som alto, gente falando, ambientes barulhentos, muitas pessoas juntas, ele fica nervoso e pede para ir pra casa. gosta de brincar sozinho, com coisas miúdas, tudo picado. tem fixação por liquidificador, antenas parabólicas e rodas de carro. Arranca todas as rodas dos carros dele para brincar apenas com as rodas. É tranquilo e carinhoso, mas fica agressivo se for contestado ou reclamarmos com ele. Derruba e derrama tudo das mãos, sempre suja tudo ao comer ou beber algo. Sempre caiu muito. Na escola demorou um pouco pra se adaptar mas atualmente está ótimo. Escreve bem, mas não quer aprender a ler. Está no 1ª ano com 6 anos e desenha bem demais pra idade, porém não compreende muito o que se passa ao redor dele, as linguagens que falamos com ele, nem sabe descrever seus sentimentos com linguagens da idade. Assiste sempre o mesmo desenho e vive deitado no chão com um carrinho ou brinquedo imaginário…imita todos os sons ao brincar e fica isolado por horas, não gosta de fotos nem de olhar nos olhos. Já levei a uma psicologa mas ainda não a um neuro, porém sei que preciso levar pq tenho certeza que ele tem algo de errado e lendo sobre o assunto, relatos aqui acabo de ter mais certeza. Gostei muito do texto e dos relatos.

Boa noite!
Meu filho tem 22 anos desde pequeno notei que quando se distraia parecia não estar no msm local o olhar se distanciava ( como se estivesse em outro lugar) esfregava os dedos das mãos uma nos outros em uma velocidade rápida e andava de um lado p outro. Cheguei a levá-lo ao médico que me disse que era por causa de jogos de vídeo game que na época jogava muito. Com o passar dos anos ele foi parando com isso, mas agora adulto estamos percebendo que quando julga estar sozinho em casa faz as msm coisas. Poderia por favor me ajudar
Desde já agradeço.

Eu tenho um sobrinho de dois anos e sete meses, ele só fala pai, mãe e água e para todas as outras coisas chama de (BA). Ele é agressivo com outras crianças e quando sai em lugares com muitas pessoas fica muito agitado! Ele não assiste TV sentado e a noite desce da cama para dormir no chão , quando chamado a atenção sempre pede água como se fosse um pedido de desculpas, ele não gosta de abraçar as pessoas de frente sempre da as costas e as raras vezes que abraça sempre é pelas costas da pessoa. Ele olha no rosto de quem está falando com ele mas se perceber que está sendo olhado nos olhos desvia o olhar ou revira os olhos. Será que ele é autista ?

Boa noite meu nome e helena bom meu neto tem medo de tudo e muito agitado nevoeiro isso pode ser autismo pois já levei ele ao medico e o médico disse que era normal oque eu fãs só ?

Olá!

Meu filho tem 1 ano e 7 meses. Minha esposa trabalha com crianças e começou a perceber o comportamento diferente nele.
Ele brinca, corre…gosta muito de subir nas coisas, gosta de assistir desenhos, mexer no celular…mas quando o chamou ele não atende, só quando ele quer. Só olha no olho quando quer, ainda não fala absolutamente nada. Quando quer algo pega na nossa mão e nos leva até o objetivo.
Na verdade o que mais nos chama atenção é o fato dele não falar, não nos responder quando o chamamos e não olhar só olhar no nosso olho quando quer…..de resto o vejo como uma criança normal…bem levada e sapeca.
Mas essa dúvida nos tem gerado um desgaste enorme! Já agendamos uma consulta.
Hoje a professora da creche nos alertou pra isso, o que nós gerou ainda mais apreensão e corri pra internet pra ler sobre o assunto.

Tenho gêmeos de trés anos, n consigo entender tudo que eles falam,so sabem repetir o que agente diz, pergunto como foi o dia na creche, e eles só repetem o que perguntei, un é bem carinhoso dá bjs abraços, mas tem horas que é muito grosso, n Aceita que ninguém além de mim (mãe) toque nele, eles ficam agressivo, o outro n beija ninguém, raramente demonstra algum afeto,ta sempre na defensiva, n obdecem , nunca ouve um não, n obdecem negras. Quando chamamos pelo nome parecem que não estão ouvindo,… me ajudem por favor

Minha filha tem 7 anos e foi diagnostica aos 3 anos com autismo leve, ela tem medo do escuro , não gosta de muito barulho, não gosta de choro de crianças e nem de bebê , fala o tempo todo que não quer irmãos, ela faz acompanhamento de psicologa e fono, faz o AEE e tem acompanhante na escola . Onde moro o município tem esta preocupação de colocar nas escolas estes acompanhamentos o qual acho muito importante. A minha dificuldade é pq ela não libera o choro por não gostar de choro ela prende e quase passa mal de ficar segurando este choro. Alguem pode me orientar? Ela ja faz acompanhamento com neuropediatra tbem.

BOA NOITE TENHO UM FILHO DE 6 ANOS E 4 MESES , LUCAS ESTA NO PRIMEIRO ANO E COMUNICATIVO , AGITADO CONQUISTA TODO MUNDO EM TODO LUGAR QUE VAI. MAS AINDA FALA ERRADO E NA ESCOLA TEM DIFICULDADE NA PARTE MOTORA FINA , A DIRETORA ME CHAMOU DIZENDO QUE VAO ENCAMINHA LO PARA FONO E PSICOPEDAGOGA GOSTARIA DE SABER UMA CRIANCA COM ESSAS CARACTERISTICAS PODE SER DIAGNOSTICADA COM AUTISMO , UMA CRIANCA HIPERATIVA QUE N SE COMPORTA MUITO BEM E QUEM E JULGADA E A MAE DESSE MENINO N DA EDUCACAO EU DOU SIM, ONTEM LEVEI ELE PRA CORTAR O CABELO E O BARBEIRO FALOU ELE E HIPERATIVO DEVE TER UM AUTISMO LEVE

COMO E FEITO ESSE DIAGNOSTICO? N TENHO CONVENIO DEPENDO DO SUS

Olá!
Minha filha tem 4 anos mais desde de pequena não gosta muito de se enturmar com outras crianças.Na escola ela fica só perto da professora e não brinca com os colegas ela tem dificuldade na fala e fica com vergonha na hora de falar tem dificuldades em algumas palavras.Tem hora que brinca com os irmãos e tem hora que quer ficar sozinha o ir dela tem 3 anos e fala de tudo ela é a única ater dificuldade muito carinho não vai com vó com q vô com os tios.Acorda a noite com medo as vezes ele fica muito nervosa e é muita sentimental será que ela tem autismo…Gabriela

Oi meu filho tem 3 anos ele faz fileiras de brinquedo as vezes,ele bate nas irmãs as vezes do nada e faz alguns movimentos com as mãos e a fala dele é atrasada quase não sabe falar nada….eu coloquei esse ano na escola e já fui chamada duas vezes pq ele está um pouco agressivo com a professora e com os alunos ele é muito difícil de aceitar um não é tudo tem que ser da vontade dele,mais acho que foi pq sempre prendi mais ele em casa por ele ter esse comportamento

Olá sou a Beatriz mãe do João Lucas de 2 anos e 8 meses. Desde bebe sempre achamos ele muito nervosinho as vezes. Mas depois aguardamos um pouco mais, ele olha nos olhos e é super sociavel com os mais intimos, nós e os avós, da beijinho no papai nos avós e abraça, quando pedimos, não espontaneamente. Gostava de enfileirar os brinquedos, mas ultimamente nao faz mais. Conversa de tudo, é muito esperto e comunicativo. MAs há mais ou menos um mês está no CEMEI e a professora disse que ele nao se enturmou ainda, que ele gosta de brincar sozinho, faz tudo, dança as musiquinhas conversa com os bichinhos de brinquedo, mas nao se enturmou ainda. Já havia esses medo em meu coração. Mas esse dia que a professora disse isso chorei muito. Não sei se ele for diagnosticado, se teremos condições de dar a ele o suporte que prescisa para se desenvolver e ser mais sociavel e não sofrer com isso. Pelos depoimentos percebi que ele realmente no meu celular gosta muito de ver um video la com uma mesma musiquinha varias vezes. Achei que era normal. Nao sei o que fazer, se levo no psicologo ou logo no neuro ou espero as professoras darem um sinal de que sim posso me preocupr…. O que voces acham???? Me ajudem…

Sonia Maria – 61 anos Meu neto tem 8 anos embora ele esteja regular na escola na 3a série, ele quando menor teve muita dificuldade na fala, com 6 anos foi acompanhado por uma fono por mais ou menos 8 meses. Realmente melhorou na fala, porém comparando as outras crianças da mesma idade ele tem muita difículdade pra se expressar e termina falando pouco. Os objetos pessoais dele inclusive brinquedos ele organiza. Percebo que no prédio os amiguinhos fazem trolagem direto com ele. O problema é que sou avó e os pais dele não percebe que ele precisa de diagnóstico e tratamento o que fazer? Devo insistir com os pais pra que marquem um neuropediatra? Por favor não quero magoar os pais dele,mas tenho muito receio de ” intrometer”. O que fazer, pois meu neto é muito amoroso e eu o amo muito.

Olá tenho notado algumas diferenças em minha neta ela tem 3 anos. Não gosta de outras crianças apenas uma amigimha tem muito medo de barulho.e também prefere fazer todas às necessidades na flaudas .porém é super inteligente.

Meu filho tem 5 anos e ele não é muito agidado e pisca muito mais os comportamento dele não é normal eu chamo ele e demora a responde. Gostaria de saber se ele tem autismo leve.

Meu filho tem comportamento estranho ele pisca muito e meche muito a boca fecha muito os olhos e também bula muito e não faz muito coisa quando a gente manda. Sera que ele tem autismo leve.

Meu filho tem 5 anos e ele é muito agidado e ele pisca muito mais os comportamento dele não é normal eu chamo ele e demora a responde.

Olá, meu nome é Gislaine. Desde os 2 anos de idade do meu filho ele teve dificuldades e juntar as palavras pra formar frases, se dirige muito a ele mesmo:” o Tiago quer água mamãe “. Desde os 2 anos muito inteligente aprendeu a falar palavras em inglês, conhecia todas as letras do alfabeto e números. Mas sempre com dificuldades de atender pelo nome, olhar nos meus olhos, dificuldades de aceitar um “não” . Hoje meu filho tem 6 anos, tem ótima leitura, conta até 200 em português e inglês, somar… Resumindo tem facilidade pra aprender observando. porém uma dificuldade na comunicação com os amiguinhos na forma de expressar em palavras. Muito carinhoso, mas escolhe pra quem dá carinho. Quando fica nervoso se culpa, bate na própria cabeça e se diminui. Não tem paciência de ficar no mesmo lugar, inquieto, imperativo, ansioso. Me ajude se puder me dizer se isso é autismo…

Tenho uma filha de 5 anos e ela tem dificuldade na escola com os números ela esquece não sabe conta de um até 5 e tbm ela é muito estressada so que as coisas do geito dela e tbm tem mania de comer os dedos do pé fica em carne viva e se eu brigo com ela , ela fica nervosa e não gosta de tá com outras pessoas ela se eu manda ela ir em algum lugar ela so vai se eu for a professora dela disse pra mim leva ela no neuropediatra.

Oi boa tarde meu filho não se concentra em nada não consegue ver desenho como as crianças da idade dele tá agresivo até pra brinca ele se irita cm brinquedo grita chora
Tem difildade na fala pois fala muito errado ele tem 5 anos
Perguntei a pediatra disse que é normal mais não acho

Bom me chamo Ioná tenho uma filha de 6 anos e meio ela se chama yane . A yane desde de pequena eu percebia seu comportamento como brincar sozinha, não gosta de barulho, assiste filme várias vezes o mesmo repete cena do filme n dar muita atenção quanto eu falo com as vezes ela é carinhosa muita das vezes agressiva e não aceita a palavra não é também não consegue se comportar muito imperativa fala sozinha e assim vai..será que realmente ela é autista??

Meu filho de 7 anos tem suspeita de autismo. Em 1 ano e meio teve 2 diagnosticos(DPAC, TDAH) e agora autismo. Demorou pra falar (2,5 anos), porém é muito inteligente (principalmente mtm). Sei que é totalmente tratável e que vai ter todos os tratamento que possa dar. Mas, mesmo sabendo morri um pouquinho, ainda não sei o que fazer…..

Eu desconfio que eu seja autista, mas o problema é que eu sou muito sociável e falo muito, isso é possível? Ser autista e tagarela?

Olá.
Minha filha vai fazer 4 anos mês que vem. Desde que nasceu ela é muito nervosa e chorona. Tem manias: só come com a mesma colher só escreve com o mesmo lápis não gosta de usar roupas nem sapatos, ela é brava e tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas. Ela não gosta que o pai a beije não gosta de lavar os cabelos nem de pentear, nem de escovar os dentes. Será que tem chance dela ter autismo ? Ela fala bem e tem os movimentos perfeitos ela é muito inteligente também. Ela aprende as coisas com facilidade

Minha filha tem 2 anos e 9 meses, uma menina super sapeca,mas fala muito enrolado, dentro de casa com os irmãos é tudo ótimo, mas fora de casa fica quieta quando não conhece o ambiente, fica sempre com dedo na boca, adora pular, alás ela pula e corre muito, isso ela ama. fica muito perturbada com barulho, seu sono é irregular acordando diversas vezes a noite. Sabe identificar cores em inglês e português, aprendeu nos videos que ela ama assistir no youtube , gosta de comer sozinha. faço muitas fotografias dela e ela se diverte. Seu comportamento me preocupa é resistente a mudanças e vejo que sua interação com o é limitada. já marquei fono e fico sempre preocupada.

Tenho uma sobrinha que tem algumas atitudes, manias estranhas e não sei se poderia ser um autismo leve ou algo diferente. Ela é extremamente inquieta, se ela está assistindo, não fica sentada e quieta, fica movimentando a perna, mexendo o qualquer parte do corpo, mas nunca parada. Vai muito mal na escola, falamos com ela e ela sempre está longe, e responde: que, que, que, sempre temos que repetir o que dizemos. Mas ela se relaciona normal com outras crianças. Sabemos que tem algo diferente de outras crianças. Será que pode ser algum grau de autismo?

Tenho uma sobrinha que vai fazer 3anos,ela é um pouco diferente das outras crianças.ela não brinca com minha filha e com o primo tem medo deles,si eu tentar pegar ela no colo e tirar ela da mãe ou do pai ela chora sem parar apavorada.,Ela gosta de tá com uma manta e chora si tomar dela,e quase não fala si expresa pouco eu mesma nunca ouvi a voz dela.

Olá! Gostei muito texto e li alguns comentários. Bom ontem exatamente no Dia do Autismo. Descobrimos pela neuropediatra que nosso filho tem “traços” de autismo muito leve. Eu sempre soube que tinha algo de diferente nele. Ele tem 2 anos e 8 meses. Ele é muito inteligente,gosta de rotina,na escola tem dificuldades e nao interage com outras crianças. Porém assim como eu disse a médica, na nossa presença ele nao é assim. Ele brinca com outras crianças, ele conversa do jeito dele , pq a fala esta atrasada. Ele olha nos nossos olhos, interage com outros adultos. Porém ele brinca de forma diferente com os carrinhos, ele coloca os em fileira ,isso nao e constante so as vezes. Tem mania de carregar a manta que dorme para onde vai ate no banho ele quer levar. Ele nao gosta que molhe a cabeça dele. Se apega a certos brinquedos. Ele tem uma otima memoria tbm. Qndo ele quer algo ele me pega pelo braço e me leva ate o objeto. Esses sao alguns sintomas que a medica perguntou e que eu comecei a notar em casa. Fora o fato de que ele e bem nervoso,nao gosta de ser contrariado. E quer ser independente. Ela disse q e muito leve. Disse ate para nao falarmos para nossa familia. Que se alguem perguntasse respondermos que e so a personalidade dele assim, e que vamos saber lidar.

Olá, meu filho tem 4 anos e fala muito pouco (papai, mamãe, man que é mana), ele gosta de assistir desenhos em inglês, ainda usa fraldas pois não consigo convencê-lo a ir no banheiro. Gosta de comer os alimentos com as mãos, e não com talheres, quebra todos os brinquedos (ele quer ver como funciona dentro do brinquedo). Fica muito agitado quando fica fora do ambiente familiar (fica correndo de um lado para outro).
Porém, ele é muito inteligente (mexe no celular com muita destreza) e amável o que me deixa na dúvida se ele é autista ou outra síndrome. O que vocês acham?

Meu filho tem 4 anos ele fala super bem;é carinhoso e inteligente porém tem dificuldade em se relacionar e metódico,n gosta de lugares com mt gente detesta barulho em festa de aniversário por exemplo ele não se junta a outras crianças pra brincar,gosta sempre de tudo do mesmo jeito o mesmo sapato a mesma roupa,nova gosta da escola pq tem mt barulho.Pode ser caracteriSuíça de autismo.

boa tarde! a neura do meu filho me falou que a principal terapia da criança é até os sete ano… eu fiquei me perguntando depois , será que a terapia após os sete não tem muito importância? ele vai continuar fazendo e eu creio que ele vai ficar ótimo!

Oie meu nome e marcia tenho uma filha de 1 ano e 8 meses entao quando chamo minha filha pelo nome dela ela quase sempre não me atende não gosta muito de brincar com brinquedos quase sempre gosta de asistir sempre os mesmos desenhos e não fala nada so da thau quando quer manda beijo quando quer devo procurar qual medico pra avaliala

Olá ,minha filha acabou de completar três anos e está em fase de testar limites,eu e meu esposo não achamos q ela seja,mais minha mãe esta cismada desde q viu uma reportagem.
Ela dança na ponta dos pés,é bem bagunceiro,bastante teimosa,mais é notável um progresso na sua educação..não frequenta escola ainda,mais se relaciona bem com crianças,bichos e adultos,olha nos olhos é super carinhosa,porem com sono e fome,tem um pessimo humor.
Sera q ela tem algum grau( desconfiança da parte da avó dela)?
Obgd

Oi sou Maria Domingas tenho um filho de 24 anos ele gosta de ficar muito sozinho, convido para passear ele nao vai se ensola muito ansioso quando ele esta ansioso nao dorme a noite nao expressa seus sentimentos pra ninguem e muito dificil ele conversar alguma coisa pra mim ,já viajou passou sete meses para Santa Catarina e nunca conseguiu enprego, fazia entrevista mais nunca conseguiu mas ele ja terminou o ensino medio à cinco anos ja tentou fazer curso superior so consegui concluir dois anos so nesses dois anos ele estudava e trabalhava ai entao ele nao estava conseguindo e desistiu do curso supreio e hoje está comigo entao eu gostaria de saber de vocer se for possivel me falar se ele tem possibilidade de ser altista por favor me responda obgdo.

ola boa noite meu nome e daiane tenho um filho que vai fazer 4 anos e entrou para a escolinha a dois meses e a professora me disse que ele tem dificuldades pra se socializar nao faz algumas atividades fica deitado a maior parte do tempo no chao bate nos amigos mais percebe que nao e por maldade de mais que um impulso mais forte que ele sabe e diise que tem caracteristicas de uma crianca autista e sempre se fala de ele se referindo pelo seu proprio nome em casa ele e bem sucegado nao sei o que pensar ja marquei medico para encaminhar para o psicologo para avaliar

Oi meu nome é Ângela e tem um filho agora com 4 anos recebi ele desde bebezinho teve seu desenvolvimento tardio começou a ficar sentado sozinho a partir de um ano começou a andar com dois quando eu estava com três anos Levei ele para a fono até então ele falava poucas palavras tipo p a p a_ m a m a _ ela recomendou que eu colocasse ele na escola mas o desenvolvimento dele na escola não está bem A professora disse que ele tá com muita dificuldade na aprendizagem e fala também tenho dúvida se ele é autista ou não

Oi meu nome e flavia minha filha desde pequena ela e muito agressiva e quando eu chamo pelo nome dela ela dificilmente responde na primeira ou na segunda vez que eu ha chamo e tem poucos amigos não consegue ter uma vida social boa quando desconfiei não dei muita atenção mas hoje ela esta com 11 anos e ha três ela toma uma medicação mas sem o diagnostico mais preciso

Me chamo Camila meu filho tem 3 anos,fala fluentemente,gosta de socializar,mas o que vem atrapalhando bastante é agressividade excessiva dele em determinadas situações,tipo quando é contrariado ou recebe uma ordem e não quer cumprir.Em uma crise ele joga o que tiver na mão,chora e grita sem parar.Tento pensar que é fase mas tem hora que me preocupo.

meu filho conversa com um cabide e tentou colocar fogo na faxineira, porem olha nos olhos e se socializa com amiguinhos, se comunica, mas, gosta muito de fumar escondido, ele tem apenas 6 anos, ele tem TEA?

Olá!
Tenho um menino de sete anos e está no 3° ano.
Desde os 3 anos as professoras falam ele se destacam sozinho e não consegue concluir as tarefas… Isso até hj… Porém é o melhor aluno da classe, só tira notas boas. Mas não me olha nos olhos, tem dificuldade em fazer tarefa tipo tomar banho e ir no banheiro e se limpar pois perde o foco e começa a brincar… Faz sons com a boca a todo momento, inclusive em momentos inapropriados…
A pediatra sugeriu passar no neorologista..
Apesar disso é uma criança amável… Mas as vezes se irrita por pequenas coisas e tem atitudes agressivas

Meu filho é prematuro de 34 semanas. Aos 3 meses levei ele uma neuropsiquiatra pois ele não me olhava nos olhos. Ela disse que era cedo pra saber. Hoje ele tem 1 ano e 1 mês. Não estranha ninguém, sorri e vai no colo de qualquer pessoa, apesar dele falar mamãe recentemente percebi que ele não fala me chamando. Ele fala por falar. Ele também brinca estranho com os brinquedos dele e não interage do jeito que se espera quando pedimos pra ele apontar pra mostrar o que quer. Ele tem costume de bater mãozinha na cabeça ou ficar balançando a cabeça como se estivesse dizendo não. Esses dias temos testado ele e parece que ele demora a entender os comandos. Estou atormentada com a possibilidade dele ter alguma coisa

olá meu filho tem 11 ano aos á uma possibilidade de autismo ele está no segundo ano na escola e não faz nada em casa gosta de brincar sozinho conversa sosinho e gosta de empilhar as coisa esquece das coisa rápido quando chama ele não atende e como se não estivesse ali ao lado da gente será que ele tem autismo

Boa noite meu nome e Kelly o meu filho tem 2anos e nove meses fala poucas palavra até então achava normal ele se dar super bem com todo mundo . interage bem o único problema e q ele balança muitos os braços como um pássaros ai fico na duvida se ele e autista ou não . pq desde q um ano q assiste muito desenho de passarinho e faz do mesmo jeito e se ver um no céu ele faz e ainda fala voar . ele da thial beija agente mas esse balançado e q me incomoda fico na dúvida . VC olhando ele e uma criança normal a minha duvida e só em relação a isso . ele pode ser autista . eu falo com ele age normalmente . ja estou pensando em levar pro um neoropediatra pra saber se ele e ou não.

Boa noite meu filho tem 05 anos,ele fala super mal quase não entendemos o que ele fala,e ele fica muito nervoso por que não entendemos,a principio eu pensava que era por causa que ele chupou bico até os três anos,mas minha outra filha chupou bico e não teve nenhum problema mas lógico que entendo que isso varia de criança para criança,mas outras características que me preocupa que ele é uma criança anti social,ele não brinca com outras crianças,por diversas vezes paguei brinquedos em shopping e ele não entrou deu birra para não entrar por ter outras crianças no brinquedo.e alimentação dele também modificou ele se alimentava super bem até os dois anos,agora é um sacrifício para comer,já remédio para acabar com verme, já dei vitamina mas nada adiantou.e ele quando esta entediado fica rodando no chão,o que acalma ele é só ficar assistindo os mesmos desenhos no celular.Mas não sei onde conseguir consulta pra ele na área especifica para descobrir o que ele tem,sei que fonaldiologo ele necessita com urgência,moro em Brasília ceilândia onde conseguir atendimento especializado e gratuíto que do governo demora muito,me ajudem preciso descobrir o que meu filho tem.

Bom dia meu filho nicolas tem 3 anos e 8 meses e eu tou nessa luta eu leele no psicologo levo ele fono a primeira neuro falou em expectro de autismo ele bate a cabeca ele é muito nervoso uns medicocos falam que é autismo outros falam que nao é a fono que ta fazendo o tratamento dele diz que nunca trabalhou com autismo

O que devo fazer a neuro pediu um relatorioda fono e do psicologo pra ela comecar a fazer o tratamento adequado pra ele o que devo fazer ele baba muito

Obrigada por todas as informações, me especializei em Psicopedagogia, recebi um aluno que a professora dele me enviou uma carta onde descreve todos os sintomas de um autista, como estou iniciando agora entrei no site para pesquisar, muito obrigada pelos esclarecimentos, pois agora sei que a mãe deve buscar ajuda com um neuropediatra e não comigo.

Tenho um filho chamado Enzo ele é muito inteligente aos 4 anos fala muitas coisas em inglês por exemplo números do 1 ao 50 responde ao ser chamado porem não tem interação com outras crianças ao ser levado ao especialista psicólogo fui informada da possibilidade de autismo leve pra mim esta sendo bem difícil de aceitar e não fui em mais nenhum outro especialista, gostaria de saber se o autismo leve pode mudar para o severo caso não haja tratamento???
Parabéns pelo trabalho

Eu tenho uma dúvida.
Pessoas com autismo leve tendem a exigir atenção demais do companheiro/a?
Do tipo pedir conversas em vídeo constantemente e demoradamente, ter ciúmes de contatos que o companheiro tem por não darem atenção quando ocupados?
Vi isso em crianças autistas mas em adultos acontece?
OBRIGADO

Oi meu filho tem 4 anos. So brinca com cordinhas correndo de um lado para outro, nao se enteressa por outros brinquedos. Tem a fala e o desenvolvimento atrasado
.dormi bem. É carinhoso. Responde quando chamo pelo nome. Tem contato nos olhos. Mas tbm nao interagi com outras crianças. Penso q ele tem autismo sim

Meu filho esta com 7 anos, tem dificuldades de falar, até brinca com as crianças mais em tono de uns 10 minutos no máximo ai se isola, gosta de brincar isoladamente, gosta muito de jogos de celular e e hiperativo não para , tudo ele mexe e as vezes corre muito em torno de minutos na rua e vai para casa tomoa banho e se deita para ver tv, mais tem dias que ele vendo tv fica pulando na cama , mais aquieta para ver algo do inicio ao fim

Olá meu filho tem 4 anos peguei um relatório da escola e lá dizia o seguinte: sua adaptação foi normal no início chorava por poucos períodos ocasionais. É assíduo e pontual,ainda mostrava-se resistente ao atender algumas regras da sala. Relaciona -se pouco com as demais crianças, prefere brincar sozinho, a todo momento vive situações de conflito (bate,joga brinquedos nos amigos e parede). Em alguns momentos grita é fala sozinho, repetindo a fala dos professores somente quando questionado, não fixa o olhar,suas palavras são de difícil compreensão, porém não forma frases ultiliza-se de palavras únicas para se expressar(água,xixi,bateu,comer) participa das atividades individuais com interesse por pouco tempo, nas atividades coletivas se dispersa com facilidade, está sempre em movimento, a todo momento temos que solicitar que pare é termine sua atividade. Nos momentos de leitura e contração de história sua contração também é pouca , geralmente bate nos colegas falando. Sai da sala e dos espaços externo aleatoriamente(foge) , sendo necessário ir buscá-lo. Demora para dormir e faz por pouco tempo ME AJUDEM A SABER SE TEM ALGUMA COISA A VER COM AUTISMO.

Boa noite, minha filha acabou de fazer 17 anos e há dois meses ela foi diagnosticada com autismo de alto funcionamento. Iniciamos as terapias mas ela não aceita o diagnóstico e se diz cheia de amigos, sendo que não em nenhum. Como ajuda lá a aceitar e aproveitar melhor a terapia?

Ola meu nome Erica meu filho tem 3 anos ,agora uma constante dúvida depois q vim a casa da minha mãe , . Ele desde de pequeno não sucega, bate ,morde , não se relaciona com pessoas no ambiente social, é muito agitado ,a fala dele p idade pouco desenvolvida, sem contar q falamos c o ele conversa mais ele não entende, as vezes acho q é teimosia, mais as vezs acho q não é normal, só hj depois de conselhos fiquei pensando, será que meu filho pode ser autista?

meu filho tem 12 anos demorou a falar e anda tem muito mudança de humor de uma hora pra outra fica agressivo não tem amigos não olha nos olhos de ninguém principalmente se existiver falando com ele

meu filho tem 12 anos ,tem mudanças de humor demorou a andar ,a falar a ler leu com 10 anos escreve muito ruim mas aprendi facil as lições da escola ele não tem amigos ele vive triste não olha em meus olhos não conversa ja falou em se matar não tem noção de perigo nem que vai machugar alguém ele so anda olhando pro chão . repeti muito o que fala , repeti alguns movimentos como mexer a mão sozinho do nada. preciso de ajuda

Olá…meu filho tem 5 anos, fala com dificuldades…não interage com estranhos, nem com parentes próximos, ignora a todos…não olha nos olhos de ninguém, exceto a mim pq peço para ele me olhar…tem dificuldades em fazer amizade, geralmente escolhe um amiguinho e só interage com ele…eu desconfiei do autismo, comentei com o pediatra , que está investigando. Gostaria da opinião de vcs por gentileza.

Bom dia!
Tenho um aluno que tem 2 anos!
Ainda não consegue falar, não faz contato visual, parece não entender o não quando falamos, fica rindo e faz de Novo!
Estou muito preucupada!

Tenho uma filha de 1e 5 meses não fala, só mamãe e pai, e vovó, tem medo de balão, de tudo que ela não conhece, gosta de brincar um amiguinho , gosta das pessoa que ela comece , quer sempre ficar no colo dessas pessoas , gosta de passear, tira foto, só faz coco em pé , e xixi também, não gosta de dormir sozinha à noite , tem que dormir comigo, não quer o pai dela mais turante o dia sim, dorme só .brica sozinha , olha no olho, às vezes atente se chamar outras vezes não. Gosta de rir. Não tem manias , em fim o que vocês acham?

BOA NOITE, MEU FILHO TEM 8 ANOS, É SUPER INTELIGENTE ESTÁ CURSANDO O 4°ANO ; COME DE TUDO,
O PROBLEMA QUE VEJO É QUE NÃO INTERAGE COM OUTRAS CRIANÇAS; E MUITO CONVERSADOR COM PESSOAS DO SEU CONVÍVIO.
QUANDO FICA MUITO CONTENTE FICA PULANDO BALANÇANDO AS MÃOS (ISSO ELE FAZ DESDE BEM NOVINHO)
NÃO GOSTA DE BRINQUEDOS
E QUANDO VAI BRINCAR COM OS COLEGUINHAS QUER IMPOR SUAS REGRAS.
ISSO SERIA SINAL DE AUTISMO.

Tenho um filho de 3 anos, desde os dois anos estamos procurando diagnósticos, ele vem desenvolvendo bastante, carinhoso, adora contato físico, olha nos olhos, tem interação com outras crianças. Tudo isso conseguimos com bastante estimulo, ajuda da escola com a parte cognitiva, estamos estimulando ele ao máximo. A fala é a grande questão. atualmente a psicopedagoga dele foi na escola fazer uma avaliação dele, e nos passou q ele precisa atualmente de fonoaudiologo. mas essa necessidade pode mudar. A neuropediatra diagnosticou TEA, foi uma consulta muito rápida para dar um diagnóstico tão importante. No final das contas o segredo é estímulo, não utilizamos o potencial máximo das nossas capacidades, essas crianças precisam viver, serem criança, sei que existe graus mais severos. Vamos tirar esse peso de diagnóstico, não somos receita de bolo.

Oi boa noite eu sou jessica e tenho um filho uma tres pessoas falarao pra mim q o meu filho tem autismo ele e uma criança muito ativa costa de todo muito ele e bem esperto ele tem 4 anos e agora q ele começo a fala e air na creche antes de ele ir ele so falava mamae td mudo era mae pra ele tambem ele meche em tudo q ele ver ele costa de bringar com todo mudo mais quando ele comesa nao q mais para ele tambem costa de pega muito nas pessoa em criança sera q ele tem autismo e q crau ele é

Boa tarde. Meu nome é Leila eu sou babá de uma menina linda que se chama lis ela tem 2 anos, cuido dela desdos 4 meses. Eu fico preocupada com algumas manias dela .Por exemplo ela não brinca com os brinquedos todos os brinquedos e tudo que ela pega ela joga até As dos móveis é como escondesse ,Não brinca com os amigos pega os brinquedos dos amigos pra esconder atrás de alguma coisa não fala ainda usa fralda as vezes não dá atenção quando falamos com ela .Se inrrita facilmente não aceita regras .mais e muito carinhosa

Tenho um filho de5 anos e meio,levei na pediatra que disse que o mesmo tinha Cid 10 f 98,e me encaminhou ao psicólogo.o psicólogo disse que tinha autismo leve,nesta .agendei para o neuro.ele é muito agressivo, não gosta de barulhos,nem de carinho, não aceita mudanças,grita o tempo todo.na hora de responder a tarefa não fica sentado na cadeira as vezes chega a ficar até 3 horas pra responder a tarefa já.nao gosta de brincar com nenhum tipo de brinquedo.tem bicicleta mais só sobrou nela no dia em que ganhou,a primeira vez que falou tinha mais de três anos.to preocupada com o diagnóstico do neuro.

Olá gente meu filho tem 3 anos 5 meses ainda não saiu das fraldas está muito difícil. A diretoria da escola me chamou e disse que meu filho tem um atraso no desenvolvimento ele não senta na sala de aula ele, mas até que agora ele está sentando, outra ele sabe as vogais sabe todas as cores canta musiquinha e conversa com a gente mas não sabe dizer algo que aconteceu com ele como pro exemplo na escola ele não sabe dizer só se for algo que seja na hora mas se demorar ele não sabe ele aprende rápido algumas coisas mas tem outras que têm dificuldades e Quando ele está com muito sono ele fica falando em línguas que não entendo será que ele pode ter algo ? Me ajudem

Meu filho tem 5 anos. Vai a escola desde 6 meses e as professoras relatam que chora muito nas situações do dia a dia, quando é contrariado, quando se frusta, para todo é que isso não diminui. Tem muita imaginação, brinca deitado com seus bonecos de Lego, sempre imaginando algo. Olha nos olhos mas não é muito. Fala bem. Agora brincar com os amigos, ir na casa deles para brincar. Anda muito desatento, sem atenção e fico em nada. É muito carinhoso, comigo sua mãe, com o pai com as professoras. Se olho para todos os sinais de TEA, às vezes acho que encaixa, às vezes acho que não. Faz algumas coisas as vezes, mas que nível é considerado TEA realmente?

Meu filho tem 2 anos e 3 meses, não fala, iniciou falas como mamãe, papai, mas parou só fala qd o pai chega , papa, entende tudo,faz uma arte atrás da outra, quando reclamamos com ele fica disfarçado olhando prós lados, ou simplesmente se irrita e chora, só gosta de um desenho, brinca com a irmã mais velas de tudo, tem uma mania de derramar Danone, toddynho, água na cama e suga com a boca, reclamei vários vezes mas ele repete sempre, brinca com todos brinquedos dele e da irmã, mas para brincar de carrinho deita e faz movimento de trás pra frente,para pedir as coisas ele nos leva e aponta, extremamente carinhoso,não come direito só quer peito e lanches, algumas poucas vezes come comida de panela, o fato dele derramar tudo que come e não falar me fez pensar que pode haver algo errado, percebi que ele não acena, alguém pode me ajudar?

OLA …minha neta tem 2 e 5 meses .. ta tudo normal …. brinca com criancas corre … dorme calma , so nao fala nada algumas palavras mas nao passa de 5 ,, estou preocupada e normal ,,,sera autismo

Ola meu nome é Suzi,meu filho tá com 3 anos e 10 meses,estou levando ele na fono à 2 meses por ele gaguejar mto e tem lingua presa…mas fora isso ele tem “tiques” nas mãozinhas quando fica feliz ou nervoso,nao gosta mto de abraço e de beijo,depois q entrou na escolinha melhorou mto…nao gosta de coisas barulhetas tipo liquidificador,moto,q ele coloca a mao no ouvido,as vezes anda na ponta dos pés,é um pouco agressivo com os brinquedos! Vou leva-lo ao neuro pra avaliar

Oi meu filho tem 2 anos e 5 meses ele sempre mostrou bastante inteligência desenvolveu bem porém, ele não atende meus pedidos, não olha nos meus olhos pra falar sempre que estou com algo do interesse dele ele pega e não aceita compartilhar, ele não interage com outras crianças mesmo que eu peça, ele grita sempre que estar irritado ou alegre, brinca sozinho e não aceita nem que eu e o pai dele brinque, mas brincadeira de pegar , se esconder e da susto ele faz o que é pedido sabe contar até 10 e alguns números acima reconhece alguma letras do alfabeto diz urso em russo e repete tudo que falamos e só pede obrigada pra devolver a mamadeira.e canta o dia inteiro, quando estar vendo desenho do interesse dele ele repete as frases , e não gosta que eu repita junto.

Boa noite, minha filha tem 6 anos nasceu de 26 semanas tem hidrocefalia, algumas malformações no cerebro, tem uma perca auditiva de 75,% não pronuncia bem as palavras, e insistente, imediatista, repetitiva no que quer, não aceita disciplina será autismo?

Meu filho tem 8 ano e não q ir pra escola de jeito nem um, por q dos q é muita zuada na escola, ele ainda não saber ler e não conhece todas as letras. Ele e muito agitando brinca com os amiguinhos mas sempre bate nos amiguinho e nunca dos q foi ele, ele sempre fala q não dês nada, tenho um filho de 11 mês e ele bate no irmão por q dos ao irmão tbm bate nele, não que anda de ônibus , joga os briquendo dele na parede grita ele tá agressivo . Queria muito saber sir mu filho tem algum problema não tô aguentado mas.

Oi boa noite gostaria que mim ajudasse MEU filho tem dois anos ele não fala tem sintomas de balançar às mãos a cabeça chorar muito ás vezes não que brincar com outras crianças às vezes agressivo com os irmãos ele estudá não gosta Da professora chora muito já procurei um neuro pediadrico mais dizem que ele é muito novo será que meu filho tem autismo?

Boa noite minha filha tem 3 anos e 6 meses , ela anda nas pontas dos pés,fecho os olhos quando vamos chamar a atenção dela,não suporta barulhos de máquinas motos,tampa o ouvi e chora. Tem medo de tudo,não gosta da noite,palavras e perguntas repetitivas,já sabe mexer em tudo no celular até tira fotos,sabe todas as cores e números,gosta mais de um só brinquedo,e emplilha vários um em cima do outro,quando caí um ela se irrita, fica balanço o corpo,eu chamo ela várias vezes, só atende quando quer. Minha filha pode ter autismo leve?

Meu filho dês que nasceu minha família dizia que ele tinha problema , ele não tem susego não para é muito inquieto, briguento chora por tudo e teimoso, mais é muito inteligente , será que ele tem altimos ? Mais ele fala muito bem canta

Olá, meu filho tem 11 meses e tem um temperamento difícil … Até hoje nunca dormiu uma noite inteira,acorda de 2 a 3 vezes querendo a mamadeira. Fica bastante irritado quando contrariado e o que mais chama a atenção é que gosta de ficar batendo a cabeça no sofá . Ele fica se impulsionando enquanto assiste a tv, quando passo o aspirador( que ele adora o barulho) ou sem motivo nenhum. Às vezes é por um curto período , às vezes fica um bom tempo.
Não sei se esse movimento repetitivo pode ser indício de que ele esteja no espectro.
Minha mãe diz que eu fazia exatamente a mesma coisa , inclusive na parede!
Grata pela atenção .

meu filho tem 2 ano não fala nada so grita quando falo com ele é como se eu não tivesse ali quando saio com ele em lugares movimentados e pior so grita e chora muito dai evito de sair com ele pois todas as pessoas ficam olhando pra mim em lugares com crianças ele fica descontrolado gira muito a cabeça várias vezes e sai correndo sem destinos já não saio mais com ele pois não sei oque fazer

Meu melhor amigo tem autismo não é justo ele e normal mais não se enturma apenas quando está perto de mim oq eu Fasso?

Meu filho tem 4 anos de idade, ele é uma criança muito nervosa, irritada e por qualquer razão fica batendo em todo mundo.O sono dele ainda é bem conturbado, às vezes perco horas de sono tentando fazê-lo dormir. Aprendeu a evacuar no banheiro há um ano atrás. Não gostava de usar o vaso sanitário. Graças a Deus nunca teve problema com alimentação, aliás, acho que come até demais. Tem dificuldade de socialização e na escola não gosta de registrar o que aprende. Sabe fazer o nome dele, conhece números, cores e o alfabeto mas na hora de fazer o registro tem grande resistência. Na escola não consegue ficar o tempo todo dentro da sala de aula, de tempo em tempo ele fica fora da sala de aula. É muito agitado. Já levei-o para um terapeuta e foi diagnosticado TDAH. Mas pode ter a possibilidade de ser portador de autismo de acordo com esses comportamento?

Bom dia eu não tenho ainda o diagnóstico do Meu Filho Matheus mais a professora dele me falou que ele apresenta te uma das características do autismo ele não conversar ele so repetir que os adultos falar ele é inteligente sabe o alfabeto completo e as vogais e os números não gosta de certos barrunho ele é muito agitado nervoso tampa os ouvido fica fazendo movimentos repetitivos com as mãos

Boa noite pessoal. Após uma amiga relatar a descoberta do diagnóstico de sua filha com TEA pude observar alguns deles leves no meu filho. Ele tem 2 anos e 7 meses anda na ponta dos pés ( os pés são chatos e tem um leve encurtamento ou rigidez no tendão) ele enfileira os carrinhos, aponta as coisa, canta, fala, dança sabe se expressar bem. Andou c 1 ano e 1 mês. Ainda n vai na escola mas noto que quando eu chamo atenção por algo errado ele n me olha, tb ele olha e às vezes desvia o olhar ( levemente) n gosta de barulhos de liquidificador, máquina de cortar grama, aspirador… parece ser uma criança normal tirando essa questão de andar na ponta dos pés quase sempre. Será que devo marcar c um neuropediatra?

Meu filho sempre foi uma criança tranquila e querida, olha nos olhos quando pedimos, carinhoso, não é agressivo e é super esperto, gosta de passear, de estar no meio de outras pessoas, porem tem 3 anos e tem dificuldade na fala, levamos na fono ontem e ela encaminhou pro neuro com sinais de tea, foi um choque grande pra mim, é difícil aceitar, ele sempre se interessou mais por brinquedos educativos, formas geométricas, numeros, alfabeto, compreende coisas em português, inglês e espanhol, sempre enfileirava brinquedos e organizava tudo, prefere crianças mais velhas que ele pra brincar, ainda não saiu da fralda, mas eu jamais achei que pudesse ser tea, achei que fosse no máximo algo como língua presa, sou educadora e ele nunca se pareceu com nenhum dos meus alunos autistas, já conheci vários, mas enfim, estou tentando entender e aceitar isso, logo estaremos no pediatra e no neuro, vou aguardar pra ver o diagnóstico

Olá meu filho tem 5 anos ele consegue nunca termina uma conversa.sempre fala de outra coisa que n tem nada a ver com assunto, na escola quando a professora fala n . Ele se esconde debaixo da mesa bate nos coleguinhas a fala dele e travada ele n e uma criança muito social a maioria das crianças n gostam muito dele porque ele n da espaço para isso . E disatento praticamente para quase tudo…. Antes eu pensava que era só rebeldia mais já tem cinco anos e já vai fazer 6 já era para assimilar algumas coisas

Meu filho aprendeu a ler com 8anos fica nervoso com facilidade e quer ta comendo o tempo todo nao quer aceitar regras mija na cama quase todas as noites estou muito preucupada ja nao sei mas o que fazer.

Boa tarde! Queria compartilhar uma situação com vcs e queria um aconselhamento a respeito da seguinte situação. Tenho uma filhinha de 2 ano e 7meses ela aprendeu a falar cedo, anda normal, no inicio gostava de andar na ponta dos pés, mas hoje, depois de sempre eu reclamar ela anda normal. Porém acho ela um pouco ante social. Desde de novinha ela estranhava muito as pessoas q não convivia, eu achava normal, porém hoje ela não consegue se introsar facilmente com as pessoas. Ela chora com medo. Ela já reconhece as letras, os números, as cores, e já fala algumas coisas inglês como alguns números e cores. Acho q ela tem facilidade de aprender porém me assusta essa maneira de comportamento dela com relação a outras pessoas

O filho do meu esposo tem 5 anos não fala quando ele quer algo aponta as vezes e m ajitado
a gente chama ele e ele não atende não olha nos nossos olhos quando vai pedir algo a maioria das vezes pede chorando

Olá boa noite tenho um sobrinho de 15 anos ele e todo lerdinho…fala meio arrastado…não gosta muito de fazer as coisas com outras pessoas. Ele é inteligente mais prefere ficar só na dele…não se alimenta bem…só anda meio triste…tem um olhar triste

Meu filho tem 7 anos ele é muito nervoso tem dificuldade na fala não interage pm outras crianças e desconfiado de tudo e de todos se alguém se esbarra com ele ele já fica nervosoachando que foi por quer muito nervoso só entende as coisas ao contrário gosta de chorar quando ouve um não

Minha filha com 7 anos … As vezes mente muito ou cria historias, e sempre brinca muito com bonecas não quer brincar de outra coisa e quando brinca não passa muito tempo e fala que está cansada e brinca sempre com as bonecas …. E sempre que está muito alegre com algum brinquedo chamativo,colorido ou musical segura-o na mão, abre a boca se começa a tremer com olhos arregalados e isso ela faz desde meses de idade ! Fico preocupada pois antes a fala dela não tinha coerência (hoje ela já consegue conversar ) , é um destaque em língua portuguesa, ler super bem …. Porém as vezes age como um bebê sem noção de perigo … Amo muito minha filha e fico preocupada de não entender o que ela tem. Por favor me ajuda ficarei muito grata ! Caso eu não veja as respostas nós comentários por favor me manda um e-mail : fabiana.magno1994@gmail.com

Olá Fabiana,tudo bem?Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos que podem te ajudar.
Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso da sua filha.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Olá boa tarde queria esclarecer algumas dúvidas meu filho tem um ano e oito meses ainda não fala e não compreende as coisas e também o chamado quando chama pelo nome dele ele não olha anda na ponta do pé às vezes não muito tempo gosta de correr bastante olha bem pouco aos olhos mas rir gosta de brincar com outras crianças não tem sensibilidade assim a barulhos ele não se incomoda com isso brinca muito com ventiladores portas portão gosta de botar muita coisa na boca ele nasceu com 37 semanas tive diabetes gestacional porém o desenvolvimento dele foi normalmente falava as palavrinhas babá neném mama apa babá porém agora fala bem pouco não teve alteração gostaria de saber se isso é algum sinal de autismo me ajude por favor a minha esclarecer essa dúvida

Olá Carla,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 3 anos. muito inteligente , já escreve as letras do alfabeto, conhece todas as cores, fala as cores em português e inglês, conta ate 20, conhece todos os meios de transportes, figuras geométricas e animais, ja escreve o proprio nome e nunca foi a escolinha. Porem algum tempo venho percebendo ele balançando as mãozinhas sempre que passa alguma cena q chama sua atenção na tv, também sempre corre em um corredor da minha casa de um lado a outro, as vezes para fica olhando para a parede. Porem e sociavel, falante, tem contato visual, aponta os objetos. O mencionado poder ser um espectro autista?

Olá Giliana,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 2 anos, ele nao fala, nao atende quando chamamos, so se concentra nos carrinhos e no tablete, nao come sozinho, ainda mama no peito, ele gosta de ficar perto de outras crianças mais nao brinca a mesma brincadeira, so gosta de brincar de correr com outras crianças.

Olá..
Meu filho fez 3 anos semana passada,ele não interagir bem,quando o chamo pelo nome dele é como se ele não estivesse escutando,ele fala poucas palavrasquase nada,mais ele brinca com a irmã dele,mais já percebi que ele não consegui se comunicar com palavra e sim por gestos.estou muito aflita preocupada com o meu pequeno.

Bom dia…. Meu filho tem 3 anos e fala super bem, pelos cotovelos… É super esperto e argumenta pra tudo o que falamos… Tem um pouco de dificuldade em aceitar regras e nos obedecer. Agora assistir desenhos e brincar…. Porém o que me preocupa é que parece que ele não tem afeto pelas pessoas… Não vai no colo de ninguém, não aceita ficar com outras pessoas… Por exemplo, se estou com ele em um shopping e preciso ir ao banheiro, ele não aceita ficar com minha amiga, que ele já conhece, pra eu ir ao banheiro…. Faz um escândalo e tem que vir comigo… Não faz muito contato visual, tem dificuldade em brincar com outras crianças, pois quer “mandar” na brincadeira… É super inteligente, mas mistura histórias reais com a fantasia… É bem seletivo pra alimentação, enfim …. São tantas dúvidas, não sabemos se pode ser da idade,da fase… Ficamos perdidos! Outra coisa, ele não gosta muito de abraços e beijos emos chama toda a hora pra brincar com ele, ele não consegue brincar muito tempo sozinho… Enfim, se alguém está passando ou já passou por isso eu gostaria muito de conversar…..
Obrigada e que Deus abençoe

Boa tarde a todos, andei lendo um pouco a respeito e achei bastante interessante esse blog.
As dúvidas que são tiradas claro q não e um diagnóstico, mas já ajuda bastante.
Tenho um filho hoje com 5 anos Ele gosta de brincar com outras crianças, olha nos olhos, não faz movimentos repetitivos.
Porém ele e bastante nervoso, quando tá jogando no celular e um jogo que ele não dá conta de jogar ele chora, bate no celular, fica nervoso se tá jogando ou assistindo desenho e entra as propagandas interrompendo o jogo, ele sempre gostou de brincar com carrinhos, ultimamente ele só assiste vídeos de máquina de lavar não sei pq. Antes ele gostava de assistir desenhos e vídeos de carro. Ele não consegue manter uma conversação, sabe dizer algumas palavras meio enroladas, sabe dizer o que quer, se ele quer leite por exemplo ele fala quer leite, se agente fala espera um pouquinho já tô indo ele fica nervoso, chora e fica repetindo que quer leite, não e manha. Ele não compartilha os brinquedos com os amigos, quer bater nos amigos. Chora toda hora, já levei em neuro, psicólogo, coloquei em escola, fez acompanhamento por psicopedagogo mas até então nada de diagnóstico.

Olá Erick,
Nesses casos orientamos buscar um especialista ou (Neurologista Infantil)pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 5 anos e é extremamente inteligente com as artes e línguas. Falou e andou muito cedo. Temos muita dificuldade de fazê-lo obedecer, ele simplesmente ignora ordens e não consegue fazer contato visual direto… A psicóloga detectou hiperatividade, mas será que pode ser algo além disso?

Olá Laura,
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
Orientamos que procure um Neurologista Infantil para uma segunda avaliação.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá Thatyana,
Sem avaliação não podemos dar um diagnóstico.
Orientamos sempre que os pais procurem um especialista na área para avaliar a criança.
Para mais informações sobre estereotipias no Tea clique no link ao lado- https://institutoneurosaber.com.br/como-trabalhar-as-estereotipias-no-tea-autismo.
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá, tenho uma filha de 2 anos e acho que ela tem autismo ,ela tem várias características. Tipo, ela n fala , não fixa o olho por muito tempo, tá brincando derrepente grita ou anda de ponta dos pés, uma minha mão quando quer algo , rir do nada quando estou assistindo a um filme entre outros. com tudo isso , será que ela tem autismo ? O que faço

Olá ,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 2 anos e meio e é exatamente assim, usa nossa mão quando quer alguma coisa, não fala e não presta atenção em nada, da risada sozinho e chora também do nada.

Desde bem cedo pude observar variações no comportamento do meu filho, surgiu quando ele tinha 1 ano e meio, notei a desatenção dele ao responder a comandos simples, como me trazer algo ou ate mesmo responder pelo próprio nome, mesmo com minha insistência na inteiração ele sempre desviava olhares, não conseguia manter olhar fixo conosco o que me deixava muito triste, tinha um vocabulário muito pobre, não falava quase nada além de ter manias ao brincar com os brinquedos, como enfileira-los ou empilha-los, tinha uma certa antipatia com crianças e ate hoje ele não consegue socializar com muitas crianças apenas com primo e quase nenhuma inteiração com bebês, pois tem uma sensibilidade auditiva ao choro de bebes, hoje aos 3 anos recebeu um pre-diagnóstico de autismo confirmando assim minhas dúvidas, foi um momento bem difícil pois mesmo que duvidosos, estavamos positivos, meu conselho é siga sempre seu instinto de pais e mães, você consegue sim observar quando há algo de errado, nesse caso não há nada de errado em ser autista e sim a falta de orientação ao proximos passos que seu filho precisará, não se esqueça você são pais especiais com crianças mais que especiais, com apenas dificuldades peculiares, busque profissionais e apoio na família, pois vocês precisarão.

Deus abençoe
Aline

Não suporto que pessoas toquem em mim tenho meu propio mundo gosto de ficar sozinho. se eu pudesse iria viver em algum lugar sozinho, tenho 71 anos sou casado tenho tres filhos sinco netos tenho a capacidade de rever cada momento da minha vida desde criança ( memoria fotografica ) QI muito alto posso não ter estudado muito tenho erros de grafia mas presto muita atenção no erro da fala das pessoas desculpe.

Meu filho tem 2 anos e meio e ele parou de falar quando tinha 1 ano e 10 meses começou a falar muito cedo antes mesmo de andar e falava mais de 20 palavras nitidamente, reconhecia os familiares próximos, dava tchau, mandava beijo fazia tudo que uma criança com desenvolvimento normal faz porém depois de 1 ano e 10 meses parece que ele se tornou outra criança. Ele não fala mais, não fala nada absolutamente nada e parece não entender o que falamos ele ignora por completo. Quando ele quer alguma coisa ele puxa a gente pela mão e leva até o que ele quer e coloca nossa mão encima ou pede colo e aponta. Ele pula o tempo todo não para de pular quando está encima da cama e corre por todos os lados e quando pedimos pra parar ou tentamos explicar que vai se machucar ele não liga e continua. Estamos em tratamento com neuro e ele está tomando risperidona tá com suspeita de autismo mas ainda não temos um diagnóstico. Meu medo maior é ele não voltar a falar mais. Não sei o que fazer pois não temos o diagnóstico mas sabemos que ele é autista.

Olá Camila,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Ola minha filha tem 2 anos e 5 meses, e nao gosta que a gente dar risada chega ate a chorar e querer bater na pessoa que esta dando risada isso e sintomas de autismo ?

Olá Patricia,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso da sua filha.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá! Tenho um menino de 1 ano e 9 meses, ele fala algumas palavras: papa, mama, tete, vó, água, caminhão, trator, tio, caca… Engatinhou com 8 meses e caminhou aos 11 meses, tem a parte motora excelente, corre, sobe e desce escada fácil. Mas de uma tempos pra cá começou a brincar deitado no chão, com vários brinquedos carrinhos, potes, vassoura. Tenho que me preocupar que possa ser autismo só por esse sinal?

Olá me chamo Amanda, tenho uma bebê de 2 anos e 8 meses e desde que ela tinha 1 aninho e pouco ela abraça objetos de uma forma diferente. Ela costuma pegar uma boneca que ela gosta mas não quando tem a boneca ou nenhum objeto ela faz sozinha, ela senta em um conto escondidinha, cruza as pernas e os braços e começa a fazer força o máximo que ela conseguir, ela se treme inteira e fica suando bastante, as vezes ela para quando converso com ela mas tem vezes que nada adianta e se eu tentar intervir ela começa a chora pra eu deixar ela. Me assusta muito principalmente por ela já ter tido crises de espasmo quando tinha 5 meses e eu sempre acho que tem algo relacionado a isso, na época chegamos a levar ela em um neuropediatra ela fez alguns exames e tava tudo bem ela parou com as crises pouco tempo depois. Eu nunca vi ninguém fazer o que ela faz e tem vezes que ela fica mais de meia hora fazendo isso, eu já levei ela na pediatra que disse ser normal mas eu acho estranho demais por ser algo tão involuntário ela tá bem e derrepente começa a fazer essa força. Ela não tem problema pra de relacionar, ela brinca com outras crianças inclusive ela adora, por ser sozinha quando tem outro coleguinha ela fica encantada, ela não tem nenhum tipo de problema no desenvolvimento dela é só esse movimento a forma como ela faz que me assusta e eu acho que não é normal.

Minha filha tem 1 ano ir 7 mês ir não responde pelo nome . Não tem medo do perigo de cair . Só que ela fica cantarolando as músicas dos desenhos . Não anda rindo muito. Ela só me atender quando eu brigo com ela .

Meu filho tem 14 anos, e desde pequeno q na escola se isolava e não gostava das rodinhas de coleguinhas, todos cantavam e ele ficava com dois lapis fazendo de baqueta e tocava a bateria invisivel dele, a professora chamava ele e era como se ele nem estivesse ali. Ele é muito inteligente,mas ao q agrada a ele tipo, websites, mexer com programas de computadores, faz mixagens de musica, faz música, e faz muitas outras coisas da area de informática.
Ele dificilmente fala com a gente nos olhando por muito tempo, e não consegue seguir regras, no sentido de ordem. Se eu numerar coisas p ele fazer, rle não faz nada, tenho q ficar ali controlando. Ele é impaciente, e tem costume de ficar pulando no box na hora do banho.
Já levei ele no caps e eles fizeram uma avaliação de uns 3 dias e disseram qd pequeno, q era so sistema nervoso. Sei q meu filho tem algo diferente, e não é nervosismo. Ele chupa dedo desde bebe, e quando vou fazer carinho nele, de imediato o dedo vai p a boca, e ele ama ficar agarrado comigo, parece um bebe.
Onde eu deveria levar meu filho para fazer uma avaliação? Com q profissional?

Olá Cristiana,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista ou Neurologista para uma avaliação.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Olá, meu filho tem 1 ano e 8 meses. Come de tudo, brinca com tudo, joga bola, Brinca de carrinho, de motinha, brinca com crianças, olha nos olhos.
Só não fala muito, fala em torno de 20 palavras, mamãe, papai, vovó (o) Re, Paick (Spaick) pão, rua, papa, Dedé,carro enfim outras palavras.
É atentado até demais, não é nada organizado, anda descalço, ama banho, não para pra ver um desenho, pq é elétrico Demais.
Mesmo assim a pediatra pediu pra passar ele na neuro, chegando na sala ele ficou quieto, ela fazia pergunta tipo, apontada pra um elefante, perguntava o que é, como ele não fala direito não respondia. Enfim sai da sala com mais dúvida. Será que pode ser autista.?
Quando ele quer algo nos pega pelo dedo e nos leva pra pegar..
Eu acho que não é.

Olá Solange,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

ola
Minha filha tem 1 ano e 4 meses,ela só fala mama é papa de vez enquando .
ela é muito agitada ,n para um segundo .quando eu ou o pai dela briga com ela , ela grita é fica batendo na cabeça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *