Voltar

Quais os principais sintomas do Autismo Leve?

Uma criança que apresenta os sintomas do autismo leve pode ser facilmente percebida, correto? Não. Eis o que muitos pais temem quando não sabem diferenciar o que pode ser o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou uma introspecção, por exemplo.
As situações podem ser diversas até que os responsáveis pelo pequeno descubram de fato que a criança convive com o distúrbio. No entanto, o caminho tomado até esse ponto não é fácil, devido aos sintomas do grau mais leve do transtorno.
Neste artigo vocês verão os sinais mais marcantes do autismo leve, a existência de transtornos associados e porque seu diagnóstico pode ser dado de forma tardia.

Por que é difícil perceber as características mais comuns?

O motivo que torna essa percepção mais complicada é o fato de uma criança com autismo leve desempenhar funções que um indivíduo sem TEA, e da mesma faixa etária, exerce.
No entanto, vale destacar que se de um lado as competências são colocadas em prática; por outro, o desenvolvimento de tais habilidades não demonstram a mesma desenvoltura. A linguagem é uma das principais.
Outra razão pela qual os sintomas do autismo leve não costumam ser notados se dá em função de o pequeno ir à escola e até conseguir um pouco de interação com os coleguinhas, mas de forma bem reticente, o que muitos acabam confundindo com timidez.

Quais são os sintomas mais comuns do autismo leve?

Finalmente os pontos que podem indicar a existência do TEA em seu grau mais leve. Vejam a seguir:
– Pouco contato visual;
– Interação social e conversas aquém do esperado para a idade;
– Não aceitar a imposição de regras;
– Inflexibilidade para modificar alguma coisa que faça parte da rotina;
– Linguagem verbal fluida, mas de forma mecânica;
– Ausência de contato visual constante (nesse caso, o pequeno costuma olhar mais para a mão de seu interlocutor);
– Não costuma responder quando chamam por seu nome;
– Existência de estereotipias e repetições;
– Apego demasiado a um determinado objeto.

Autismo leve e o diagnóstico tardio

Considerando que o TEA não é possível ser confirmado por exames de imagem, a maneira mais eficaz de se chegar ao diagnóstico é através da observação de pais e professores. Logo depois, o passo que possibilita esse resultado é a consulta médica.
No consultório, os responsáveis pela criança devem relatar ao especialista tudo o que acontece na vida do pequeno, considerando a abrangência da vida familiar, escolar e social. Essa abordagem é extremamente importante para que o profissional realize seus procedimentos e chegue ao diagnóstico de fato.
É sempre válido lembrar que quanto mais tardia for a descoberta, maiores podem ser os impactos na vida do pequeno. Como visto acima, muitas situações corriqueiras podem passar despercebidas.

Podem existir comorbidades no autismo leve?

A resposta é sim. É comum haver comorbidades neurológicas em todos os casos de autismo, inclusive nesse. As situações mais frequentes em pacientes são as seguintes: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) e Transtorno Bipolar.
Isso demonstra a real necessidade de um tratamento que acompanhe a criança por um bom tempo. Tal acompanhamento é fundamental para o processo de desenvolvimento de habilidades, cuja evolução tende a resultar em uma autonomia maior do pequeno frente aos desafios que surgirem na pré-adolescência, juventude e fase adulta.

Dr Clay Brites

Você também pode se interessar...

146 respostas em “Quais os principais sintomas do Autismo Leve?”

Achei muito interessante este artigo, tenho um filho de 9 anos e ele está fazendo um trabalho sobre autismo no esporte, então lendo a matéria percebi que ele apresenta alguns sitomas parecidos…

Bom dia! Meu neto tem 2 anos e sete meses e nao fala .so papai mamãe vovó titio e os de mais ele tem dificuldade p falar.cm um ano e meio ele operou a lingua q nasceu presa.e ate hoje os pais dele nao levaram p fazer fono.
Ele tem um comportamento estranho acho ele bipolar

Olá Rose, tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Meu filho tem 3anos e não fala quase nada, ele atende pelo nome quando chamo, faz as coisas que eu peço pra fazer e ele ama trenzinho e acho que por isso ele infileira os brinquedos

Meu filho tem 14 anos e todos acham que ele tem algo que pra mim era normal até eu observar ele pra outras crianças ou adolescentes é muito tímido tem vergonha de tudo tem dificuldade pra aprender ou até mesmo comprar não interagem com quase ninguém apenas eu e os irmãos com outras pessoas fala só básico só apenas se falar com ele não sai de casa eu vou procurar um especialista porque quando era pequeno a professora me chamou atenção sobre ele não interagir na escola e fazer poucas amizades.

Meu netinho tem 3 anos e fala.tudo mas não atende quando chamamos, ele grita o tempo todo, ele fica agressivo direto, ele soca o queixo a todo tempo só gosta de assistir o mesmo desenho todo dia

E como é difícil fazer avaliação! Estou muito Angustiada!!! É muito caro .
Trabalho com a inclusão em escola, e hoje estou presa nesse dilema familiar sem saber como agir.
Precisamos além de conversar sobre esse tema, é procurar redes de informações para as famílias.

Meu filho tem o mesmo problema Rose vou ter que levar pra da pique na língua, mas hoje como esta ele melhorou? Poder contar pra mim?

Nao se preocupe minha irma tambem era assim, tudo bem ele nao saber falar as palavras perfeitamente acho melhor voces estimularem ele a falar contando historias e dizendo o nome das coisas, mas, nunca forcando ele a falar se ele continuar assim ate uns 4 ou 5 anos sera bom coloca-lo em uma fono e normal nessa idade mas fica atenta a outros sinais falta de contato visual repeticao de movimentos ou palavras sem sentido entre outros, o autismo NAO e autodiegnosticavel entao se suspeitar de algo leve a um especialista pode levar algum tempo ou terem de levar a mais de um medico para obter um diegnostico por completo, mas, se ele realmente tiver autismo facam todo o acompanhamento medico e tenham paciencia.
lembrando que nao sou especialista se tiver alguma duvida va em um medico especialisado

Boa tarde , meu sobrinho tem autismo e transtorno boderlane já tem 26 anos ,já tenho suicido , ele muito jovem não tem interesse romances longos não que fazer faculdade , minha irmã não sabe oq fazer

Olá, boa tarde? Minha filha tem 2 anos e ainda não fala nada,e também coisa tipo, ela e obsecada por celular, e desenhos na teve, não gosta de ir ao parquinho do condomínio de jeito nenhum. Se insistir ela chora muito, aí ela fica puchando pelo a mão pra ir pra rua,e quando estamos andando na rua, ela não quer virar pra nenhuma outra rua,ela so quer seguir em frente sempre.nao gosta de bonecas, e não faz muita questão dos brinquedos engeral

irene,ao que tudo indica,sua filha apresenta sintomas de autismo. pois minha filha tem 3 anos e apresenta os mesmos comportamentos. já levei ela ao neuropediatra esta também na fonoaudióloga. temos que ter muita paciência,pois crianças assim são muito explosivas. e todo cuidado e carinho é pouco pra esses anjos.

O meu tem 5 anos quando era mais novo com uns 3 anos
Ele gostava de brincar de bloquinhos quandos eles caiam ou não dava certo ele gritava e se batia mais agora ele parou, todo brinquedo não dura 1 semana com ele, pq ele sempre abri pra ver oque tem dentro, ele só gosta de comer arroz não gosta de carne,agora ele é obsecado por avião e vídeos de minecraft e ele não fala ainda só balbucia algumas coisas, ele n consegue fazer xixi em lugar desconhecido na minha casa tem dois banheiros ele faz xixi na roupa mais n usa o outro banheiro

Meu neto tem 1 ano e 8 meses e fala muito pouco, ñ gosta de barulhos, ele fica com as mãos nos ouvidos até se alguém rir um pouco alto perto dele. Ele gosta muito de gritar. O pediatra consegue diagnosticar ?

Olá Mari,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista Neurologista Infantil pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá, meu enteado tem 9 anos e desconfio de autismo.
Ele faz xixi complemente fora da privada, torce a pasta de dente, não consegue amarrar o cadarço, corre pela casa e muitas vezes anda em círculos.
Tem muita timidez fora de casa. Ele lê bem, mas escreve muito mal, não da pra entender a letra, fora os erros de ortografia. Não gosta de brincar no condomínio e se solta somente em casa. Tem dificuldade na hora das refeições, constantemente derruba as coisas na mesa e no chão, além de se sujar inteiro. Tem um comportamento e fala infantilizada, ataque de risos e quando alguém fala uma bobagem ele fica repetindo, rindo e olhando para o teto. As mãos estão sempre em movimento, mexendo em algo e quando está sentado pra ver filme, levanta muitas vezes.
Algum desses comportamentos foram notados no seu filho?
Grata

Gostei muito da reportagem. Vcs esclareceram algumas coisas que vinha observando em alguns alunos. Ainda há, muito a ser desvendado, principalmente para professores.

Bom dia
Meu filho de 2 anis e 6 meses foi diagnosticado com autismo leve…porque ele grita tanto…queria saber se os gritos vão passar…pois é muito difícil..grata

Como está por ai? Aqui tem 1.9 e ta cada dia mais dificil. Nao fala nem 20 palavras.Tudo é na base do grito e choro…nao brinca com o irmao, com os primos, nao aceita fazer nada de diferente. É completamente estressante. Hj ela passou quase 1 hora gritando e se jogando no chao e entao filmamos para levar para a neuro avaliar. Consulta marcada semana q vem

É possivel que se identifique apenas na fase adulta? Ate mesmo que a criança desenvolva depressao vindo a piorar QUANDO adulto?

Oi! Gostaria de saber se uma tomografia SEMPRE vai identificar algum caso de autismo, ou se existe alguma exceção, como no TEA. Também gostaria de saber se o autista tem que necessariamente ser tímido e se comportar mal, ou se pode acontecer de ele poder simplesmente não fazer muito contato visual, não falar direito ou não prestar muita atenção no que a pessoa fala com ela, e se comportar bem. Obrigada!

Olá Fernanda ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Oi meu filho tem 4 anos e não fala . Ele é uma criança agitada brinca o dia todo .3 vezes que eu leve na emergência com asma o médico pergunta se eu levei ele no neuro e se ele e autista .não Sri o que fazer mas ele e muito inteligente

Olá Ana , faça uma avaliação com neurologista caso necessário ele irá encaminhar para uma fonoaudióloga porque nessa idade ele deveria estar se comunicando através da fala .

Toda criança que tem estereotipia flappings leve (menos de 5 segundos) já seria considerada autista? Minha filha tem 2 anos

Tenho uma filha de 3 anos ela não para um minuto gosto de fazer muita arte sob lugar perigoso pula para lá e para cá gostaria de saber se ela é autista ou imperativa ver televisão de cabeça para baixo e é muito inteligente
Eu já tenho um filha autista

Minha filha tem 12 anos e desde os 4 anos eu levo ela a médicos e n conseguia saber oq ela tinha,aos 10 anos a neuro disse q ela tinha hiperatividade e q n tinha cura mas n me deu um laudo,mas eu acho q ela possa ter autismo leve,ela parece uma criança de 3,4 anos,chora muito,grita,e nervosa e às vezes agressiva,brinca o tempo td com brinquedos as vezes velho e quebrado,n faz as atividades na escola,tá com uns cagoetes,n gosta de tomar banho,escovar os dentes,só pensa em brincar,ver desenhos e mexer no celular!

Meu filho tem 3 anos e com exceção de mim e do pai , ninguém entende o que ele fala. Não sei se é por causa dessa pandemia (mal saímos de casa), ele às vzs se tranca no quarto, não me deixa entrar, chora muito, é irritado…Ele deve voltar à escolinha em fevereiro, vou pedir pra professora observar os comportamentos dele, a interação com outras crianças, etc …

Olá Ana,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

O meu filho tem 14 anos e é um pouco parecido com sua filha. O neuro tb disse q ele é hiperativo ,mas ele tem um comportamento mt estranho. Tem vergonha de andar entre as pessoas, so vive no celular jogando, nao gosta de banho e nem de escovar os dentes. Eu sempre tenho que mandá-lo tomar banho. Brinca com algumas crianças menores do que ele, mas é inteleligentissimo! Porém, mt desligado. Meu marido acha q ele é autista, pq ele sabe dos afazeres de casa, e nuca faz.. a gente precisa ficar cobrando ele, e isso é estressante.

Por favor, se vc puder me responder, você conseguiu descobrir o que ela tem? Porque a minha filha tem 8 anos e faz as mesmas coisas!

Meu filho tem 2anos e 5meses,segundo a fonodiologa tem características de autismo.Adora relógio,bola,não olha no olho estando de frente com nós, apenas olha de longe e rápido, brinca com carrinho,é organizado,empilha blocos,ali a cadeiras e alguns brinquedos,chorava em locais estranhos,hj nem tanto.Me pergunto mas crianças sem autismo não fariam isso também?

Tenho uma filha de 2 anos
Ela sempre foi um bebe muito independente andou com 6 messes e sempre foi muito agitada descobrimos a hiperatividade nao brinca com nenhum tipo de brinquedo que que anda reto nao pode escuta nao ser contrariada que ela começa a grita e nao para mais começou a joga objetos o que tiver na frente ela joga eu e meu marido tentamos segura pra ela nao se machuca mais parece que eh pior tem que deixa eu chamo ela nao escuta

Olá Giovanna,tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
Orientamos que procure um especialista pessoalmente (Neurologista Infantil) para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso da sua filha.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Oi! Gostaria de saber se é possível uma criança desenvolver autismo/asperger, depois de problemas no parto desconfio que tenha ocorrido isso nasci com risco de vida bebê sem oxigênio seria possível? Obrigada

Oii Boa tarde meu filho tem 2 anos e 10 ainda ñ fala Mas é uma criança normal interagem bem com outras crianças mas quando agente chama ele ele se faz de mudo e estranho mas já tô na fono com ele

Olá Natália,
O processo de linguagem e comunicação pode variar de uma criança para outra, o fonoaudiólogo é um profissional ideal para fazer essa avaliação e orientação assertiva sobre caso do seu filho.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Na minha opinião, estão banalizando o autismo, pelo amor de Deus cada crianca tem seu tempo, hoje tudo é autismo. Com 2 anos e 7 meses alguns familiares achavam que minha filha era autista, levamos no médico gastamos um monte, descobrimos que tinha problema no ouvido e por isso demorou a falar. Agora com 4 anos fala de tudo, na minha opinião todas as crianças vão apresentar sintomas parecidos com o de autismo que mas são normais pro desenvolvimento.
Se for levar ao pé da letra a maioria das crianças são autista então, isso virou um comércio, qualquer coisa é autismo cuidado senhores Pais, vão com calma pesquisem bem.

Sorte sua se tua filha interage com vc ! Meu filho e lindo carinhoso , se ofereço algo aceita , mas nunca me pediu nem o mama , corre de um lado para o outro da casa e teve dia que não me olhou nem ouviu um segundo se quer ! Isso é desesperador ! E ouvi pessoas me dizerem que era normal , hoje está com 1 ano e 6 , diagnosticado e fazendo terapias , já vejo melhoras ! Se uma mãe suspeita tem que ir atrás e fazer tratamento mesmo na dúvida ! Isso só vai ajudar e se não for melhor ainda ! O tratamento não irá atrapalhar em nada

é por esse tipo de comportamento igual ao seu que mts crianças ficam sem atendimento me perdem um tempo precioso de desenvolver habilidades no filho autista.Se as crianças não são capazes de fazer o que está descrito nas carteira de vacinação, já é um sinal de alerta,esse negócio de que cada criança tem seu tempo ficou pra traz,as pessoas têm parar de se preocupar com o que as outras pessoas vão achar, comentar me de se envergonhar de ter um filho com autismo.Devemos enfrentar a Síndrome com a seriedade que ela merece pra dá uma qualidade melhor de vida, assim como tornar-los independentes porquê os pais não são eternos e no curso normal da vida, os pais morrerão primeiro que os filhos, e aí? Quem vai cuidar de uma pessoa totalmente dependente e que não se socializou?
Esse é meu ponto de vista, posso ter sido dura na minha colocação, mas às vezes os pais têm que levar uma sacudida, parar de ficar negando as evidencias.

Meu filho tem 10 anos mas agi de maneira de uma criança de dois três anos mas não apresenta fisicamente nada será que ele e um altistas e não sei

minha neta de tres aninhos foi diagnosticada com autismo leve .ela nao gosta de abracos e nao fala nada ate hj e nao gosta de barulho som alto e irritante pra ela brinca sozinha e nao interage é individualista na questao de dividir,ama comer de comida so arroz ou farofa nao gosta de varios cardapios na comida tipo,arroz feijao angu etc.. se arroz é so arroz ou farofa ou batata palha grita do nada.e agitada qdo contrariada fica mto nervosa.

Tenho 15 anos, e desde criança eu me achava diferente fazia coisas q as outra crianças achavam estranhas ,um dia eu vi alguma coisa sobre autismo na escola e comecei a prestar atenção nos sintomas ditos, e depois relacionar com a minha dificuldade de desenvolvimento social, e a dificuldade de aprendizado em certos pontos , porém sou muito bom com números. Eu estou com isso na cabeça a muito tempo, não sei oq sou e estou muito confuso

Oi Victor!
Ir a um neurologista e a um psicólogo te ajudaria muito, pois eles podem analisar as suas questões, te dar possíveis diagnósticos e ajudá-lo a entender o que sente!

UMA PESSOA COM POBREMA DE COLUNA TOMA REMÉDIOS CONTROLADO TE DIFICULDADE DE APRENDER E AUTISTA PODE PASSAR ESTA DOENÇA PRO FILHO

Olá Lia , Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Meu filho tem 2 anos e 6 meses, ele fala apenas coisas básicas, como mamãe, papai, auau, vovó, etc. Ele tem em regra tem uma boa relação com pessoas, isso depende do dia, mas na maioria se relaciona bem, mas nao se mistura muito com as pessoas. Ele brinca perto de crianças, muito raramente com a criança. Ele encara no olhar sem problemas, e quando chama nem sempre responde. Ele tem mania de puxar o cabelo dele e meu (mãe) as vezes belisca também, principalmente quando esta nervoso. Ele não gosta de regras, mas com muita luta algumas vezes ele aceita a regra. É muito amoroso, carinhoso, com todos … sempre da Tchau e manda beijo para as pessoas. DR. Clay gostaria muito de uma avaliação sua, moro no Norte do Paraná.

Tenho um sobrinho de dois anos e 5 meses, ele é muito estressado e grita de mais, não gosta de ser contrariado,quando chega alguém diferentes em casa ele sente medo,e às vezes até chora ,mais ele brinca com outras crianças, e ele tem muito medo de foguetes

Meu filho tem 3 anos e acho que apresenta algum grau de autismo gostaria de saber se ele realmente tem ele não brinca muito com outras crianças, não fica nas rodinhas na, creche junto com coleguinhas e várias outras coisas

Olá Cintia ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Meu filho tem 7anos ele apresenta boa parte desses sintomas menos a timides e o fato de nao olhar nos olhos. Isso pode ser autismo?

Boa noite,meu filho tem 7 anos ,de uns tempo pra cá quando ele brinca sozinho ele fica batendo palmas,isso me preocupa. Brinca com os primos normalmente, mais quando a brincadeira não o interessa mais ele volta a bater palma. Tem uma vida social normal,na escola tbm. É só essas palmas que me incomoda é as vzs bate os chinelos no chão tbm ,como se fosse bateria. É muito cansativo,maos ele ficou mais agitado assim depois da pandemia.

No meu caso o autismo de grau 1 esteve junto com depressão, altas habilidades, transtorno do movimento e psicose. Só conseguiram diagnosticar o autismo quando eu já estava com 22 anos em 2017.

Oi tenho uma filha de 19 anos….e tenho suspeita…..tudo muito parecido,como vc teve o diagnóstico….te ajudou?

Desculpe a pergunta, você tem uma vida normal? estudou, namora? Desculpe acabei de receber o diagnostico do meu filho com autismo leve e só penso como será a vida dele, se vai conseguir ter uma vida tranquila apesar das limitações.

Muito bom o texto e o site no geral. Minha dúvida é em relação á consulta com o neuropediatra, por exemplo: Como deve ser esta consulta? Ele deve aplicar algum teste? Qual? Os dados da escola, avaliações devem ser considerados? No caso de autismo leve, este diagnóstico vem na primeira consulta ou existe alguma “indicação” de que aconteçam mais encontros para que não se faça um diagnóstico errado? Pergunto, pois muitos dos adultos que hoje foram diagnosticados dentro do TEA (alguns com mais de 30 anos) passaram “batidos” nestas consultas. Como isso pode acontecer?
Um abraço pra família!

Olá Camila ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Eu tenho 15 anos e venho percebendo pequenas atitudes em mim mesma que se encaixa no autismo leve, eu me sinto incomodada em olhar nos olhos da pessoa então sempre evito, odeio quando me tocam sem eu esperar o toque, não consigo conversa com uma pessoa normalmente e tenho muita dificuldade em me concentrar. Não sei ao certo se posso ou não ter, mais não quero falar para meus pais sem ter a certeza

Descobri pq sou tão maluco e estranho agora com 36 anos nas costas já eh tarde todos desistiram de mim e eu tb sem grana não tenho como banca um profissional tô lascado isolado e perdido no meu deserto de solidão

Pedro, existem locais que fazem avaliação gratuita e penso que isso pode te ajudar. Veja se há na sua cidade um CAPS (Centro de Assistencia Psico Social), que é público e tem atendimento multidisciplinar. Outra alternativa são as clínicas-escolas oferecidas por faculdades, para prática de estudantes acompanhados de seus professores. Muitas faculdades tem essas clínicas e, por vezes, até hospitais. Não deixe de buscar ajuda por limitação financeira. Boa sorte!

Oi Pedro! Deus nunca desistirá de você. Você é uma pessoa especial, independente de qualquer coisa. Converse com seus familiares e peça ajuda. Fale o que está sentindo e tenho certeza que irão te ajudar. Fique com Deus…

Tenho um filho de 4 anos que foi diagnósticado a pouco tempo com autismo leve e, ele iniciou as terapias com a Psicopedagoga, fono, e ele já fazia psicologia, mas esses profissionais não concordam com o diagnóstico só porque ele fala, se comunica e interagem. A neuro do meu filho passou mais de um ano para dar esse laudo, baseando com relatórios da escola e com exames no qual não foi encontrado nada e também o que eu Mãe relato. Passei em outos profissionais para saber outros posicionamento como psiquiatra e outra neuro. Um falou que meu filho tem TOD o outro falou que ele tem TDAH e mais falou que é raridade autismo com comorbidade. Eu acreditei mais no posicionamento da neuro que acompanha meu filho. No qual ela não descarta que ele pode sim ter comorbidade como o TOD e o TDAH porém é muito cedo falar isso, todo comportamento dele é devido ao autismo.
Gostaria de saber como eu faço se os outros profissionais não acreditam no autismo leve (asperger) as terapias tem prejuízo se não forem focadas no autismo? Isso é falta de conhecimento? Esse diagnóstico é novo?
Grata

Olá Tailane, tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
precisa sobre caso .
tente uma terceira avaliação com um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões

Também tô passando por isso, meu filho tem 3 anos e tá fazendo psicoterapia e Fono, ambas discordam de autismo, porém não descarta por conta do atraso na fala. Ele é muito genioso me enfrenta qnd falo pra guardar os brinquedos, muito agitado não pra, carinhoso, gosta de brincar com outras crianças, não tem problema com som, come tudo, mas estou surtando por conta dessa pandemia pq acredito se tivesse continuado na escola ele já teria desenvolvido mt mais.

tenho uma filha de 12 anos ,eu mesma sempre achei alguns dos gestos dela diferentes mais nao dei muita importancia ,mais de tanto ouvir falar que ela agia diferente resolvi me informar ,e quando iniciei um curso extra na faculdade escolhi o curso de autismo,so entao percebi que muito dos gestor e movimentos da minha filha estao descritos nos sinais sitados do autismo leve,como devo proceder agora? devo informar que ela tem uma facilidade incrivel para leitura e consequentemente e excelente em enterpretaçaô de texto,

olá Maria, tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões

tenho uma filha de 4 anos autista e tenho um filho de 7 anos com TDAH e esta muitos trcacos de autismo enpilha coisas ,fixado pelo mesmo desenho ,fazendo barulho com a boca ,impulsividade. a neura esta com suspeita de autismo.sera que ele é?

Olá Bom dia ,Tenho um filho de 2 anos e meio e ele apresenta alguns sintomas que possamos a assemelhar com o autismo , auguns dos simtomas são dificilmente olhar nos olhos ,só atende pelo nome se for pra oferecer algo !! Chamamos ele assim Enzo Enzo ele ñ olha maia se falamos Enzo Tó o brinquedo ele olha ele tem facilidade com o cel nos joguinhos dele de encaixar o desenho na sombra igual é extremamente carinhoso , não liga de estar em locais barulhentos só ñ gosta de barulhos atipicos como liquidificador , Batedeira ,furadeira etc ,ele n brinca com os carrinhos da forma convencional ama comer bolo,bolacha,iogurte , bala ,As vezes come de tudo mais as vezes fica seletivo e prefere arroz ,e eu gostaria de saber qual o proficional para que possa fazer essa primeira avaliação!! Obrigado

Meu filho tem 2a8m e não fala quase nada, mas olha nos olhos, brinca, sorri, não tem apego a objetos especificos. É carinhoso, alisa e beija as pessoas. Anda as vezes na ponta dos pés. O mais claro é que não fala. Pode ter alguma relação com o autismo leve?

olá Lúcia , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.

Não tem como deixar uma criança 4 horas no celular / tv ou computador e depois dizer que a criança tem “problema de interação social”, ou que a “criança não escuta”. Não tem como confundir filhos únicos, mimados, isolados de brincadeiras saudáveis, voltados a redes sociais e restritos a horas de interações tecnológicas….
Esse fim de semana levei meu filho ao teatro, e tinha uma mae que deixava a criança no teatro com o celular (vendo Galinha Pintadinha)…. no teatro!
Galera estamos criando mini autistas….

Boa tarde, como identifico se o autista é verbal ou não ? No caco do meu, ele fala: eu quero cabelo e as vezes repete o que falo, mas a penas uma única palavra.

Olá Morgana ,
tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação
precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.

Oi minha filha tem autismo leve hoje ela ta com 9 anos mas descobri com 3 anos fiz tratamento com pisiquiatra e neuro pisicologa por 5 anos tomou remédios deu uma boa melhora em certos problemas mas ela continua muito infantil e na escola ela não consegue acompanhar não gosta de sair de casa e nem sentar na frente de casa hoje eu abandonei o tratamento dela não do mais remédio mas vejo q precisamos de ajuda mas precisava de resposta concretas do q realmente ela tem e se vai passar tudo isso to cansada não saímos do mesmo lugar entra ano e sai ano ela não cresce tudo na mesma sera q ela quando crescer vai realmente crescer

Olá Katia ,
tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.

Como proceder se suspeitar de autismo leve na fase adulta?
Quais os sintomas? Essa pessoa pode ter dificuldade, apesar de conseguir estudar e ir bem nos estudos , de arrumar emprego? Os empregadores podem detectar alto?

Olá Sophia , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.

Olá, me chamo Abimael
Queria tirar uma dúvida com o Dr.
Meu filho tem 4 anos
Ele se comporta estranho
– chora quando chamo atenção dele
– surta ao ver o incrível hulk
– moscas e outro insetos que aparecem do nada
Ao redor dos olhos dele fica vermelho como se fosse explodir
Ele fala graças a irmã mais nova de 3anos, repeti quase tudo q ela diz
Chama papai e mamãe
Ele se assusta com quase tudo
Queria saber oq ele têm

Olá Abimael , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.

Boa tarde ! Gostaria de esclarecer algumas duvidas, tenho um filho de 6 anos,ele ama brincar com os coleguinhas,mas tem hora q ele se irrita do nada,gosta muito de barulho, ele gosta de cantar, eu chamo ele as vezes ele nao esculta, tenho q chamar no tom alto,ele e inteligente na escola , a prof: me alertou sobre ele ,pra mim procurar um medico…

Olá Nayara ,
primeiramente procure um Neuropediatra para uma avaliação , caso necessário irá encaminhar para outro especialista .

Boa tarde!!
Super interessante as matérias informativas sobre o tema Autismo. Foi através de uma amiga que entro aqui no NeuroSaber ( Academia do Autismo ). Sou educadora e trabalho com este público. Será de grande e estima valia para mim participar junto a vocês. Creio que irei aprender e melhorar minhas ações e formas de ensinar para uma melhor qualidade de vida dos meus educandos..
Observei alguns comentários e percebi tamanha necessidade que inúmeras pessoas têm, de saber conhecer, conviver e procurar estratégias frente este Transtorno do Espectro Autista. Parabéns a este espaço reservado para tais e excelentes conhecimentos. A vida é isso mesmo: ” Viver, amar e aprender…sempre.”

olá! Sou psicopedagoga e gosto bastante de pesquisar informação aqui no site. Muito bom! Sou do estado do Piauí.

Amei o comentário meu filho ta com 12 e ele ser encaixa nesses sintomas mais eu não sabia o que era ele e muito nervoso

Boa tarde, minha filha de 2 anos e 2 meses vem se desenvolvendo muito bem, e comunicativa carinhosa da abracos apertados e beijos estalados, responde pelo nome gosta de brincar com criancas e cantar cancoes, mas a alguns dias comecou a dar tchau com a palma da mao virada para dentro o que pode ser?

Olá Leda, Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Olá Leda, Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes ideal conversar com pediatra da criança para uma resposta assertiva .

Ola
Minha filha tem 5 anos e ela não fala direito o q agente entende bem e mamãe papai e faz som dos animais ela é nervosa quando as coisas não são da forma que ela quer as vez quando tá nervosa belisca grita se joga no chão já fui na neuro pediatra quando ela tinha 4 anos e a neuro falo q ela era apenas uma criança nervosa por não fala daí as pessoas não interpretava o q ela queria e ficava braba mas não apresentava autismo a fono dialoga falo q ela tem atraso na fala pela idade já fiz exame de ouvido e deu bom ….eu vejo q ela é bem diferente das outras criança em questão de falar e quando chama atenção dela ….Gostaria de saber se ela é autista mesmo ….

Olá Franciele , sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar uma segunda avaliação com especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Tenho um Neto de,2 anos e 3 meses. Até hoje ele não fala nada. Quando chamamos ele pelo nome ele quase não olha prá gente. Principalmente de tiver envolvido com alguma coisa. Ele anda muito nas pontas dos pés, quando tá muito Alegre bate Palma. Mas infelizmente ele não tem contato com outras crianças. Somente com a mãe. Isso pode ser princípio de altismo?

Olá Terezinha , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

opa… cara e possível uma pessoa adulta apresentar estes sintomas ainda que alguns sejam de forma mais moderada?? tenho observado características parecidas. e por objetivo to analizando formas de correção … chama n email… deixa teu face ou watts … obrigado pela atenção …

Olá Ediovane , sim é possível um adulto apresentar sintomas de autismo leve , mas para ter certeza é necessário fazer uma avaliação com especialista na área .
O Dr. Clay atende na região de Londrina. Você pode entrar em contato pelo telefone: (43) 9 9113-3637 – o número também é Whatsapp e atende das 8h-17h30.

Olá Ediovane , sim é possível mas para ter certeza , necessário uma avaliação com um profissional especializado.
O Dr. Clay atende na região de Londrina. Voce pode entrar em contato pelo telefone: (43) 9 9113-3637 – o número também é Whatsapp e atende das 8h-17h30.

Olá, bom dia. Gostaria de saber qual o processo para diagnóstico de TEA em adultos. Estou um pouco perdida sobre quais profissionais buscar, se terei que fazer algum e exame, etc… Não tenho convênio médico e não sei o quão acessível é o processo para este diagnóstico via SUS, portanto gostaria de entender as etapas para me sentir mais segura e preparada para planejar como eventualmente pagar pelas consultas e procurar via particular…. Desde já agradeço a atenção! Obrigada.

Olá Janete , O Dr. Clay atende na região de Londrina. Você pode entrar em contato pelo telefone:
43 9 9113-3637 – o número também é Whatsapp e atende das 8h – 17h30.
Esse ano de 2020 ele também atenderá em São Paulo. Abaixo contatos para agendar sua consulta:
Whatsapp: 11 9 3078-0888
Telefone: 11 2985-2010
Rua Pedroso Alvarenga, 1208 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
Agradecemos pelo contato.

Bom dia,
Meu filho vai fazer 1 ano e 6 meses e teve uma regressão na fala, ele falava varias palavras, mas quando começou a pandemia ele começou a regredir na fala, aos poucos foi parando de falar as palavrinhas que sabia e de repente não falava mais nenhum palavra. Quando começou a pandemia, tudo mudou na vila dele, ele tinha convívio social quase que diário com os avós, tios e tias, e de repente tudo mudou, passou a conviver comigo e com a minha esposa, logo depois só com a minha esposa, pq eu tive que me ausentar por suspeita de covid19. Será que essa regressão está ligada a mudança enorme na rotina dele ou devo me preocupar com o autismo e buscar um profissional da área?

Olá Edgar,tudo bem?Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Olá Emily,tudo bem ? É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Meu filho brinca, abraça, ri, é super carinhoso, fala bastante. Gosta de contato visual, brinca com outras crianças, sabe coisas além da idade dele. A escola recomendou um neuro pq a pedagoga acha que ele repete as últimas palavras ditas por alguém. A princípio me parece uma criança super normal. Mas a terceira neuro o diagnosticou com autismo leve. A primeira disse que não havia nada se errado e a segunda não chegou a nenhuma conclusão. Será que ele realmente tem autismo?

Olá Noêmia
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Boa noite. Tenho um casal de gêmeos com 2 anos. Meu menino tem a síndrome de down e já faz acompanhamento desde que nasceu. Há alguns meses minha filha tem tido comportamentos estranhos que nos leva a crer que ela tenha autismo. Ela antes falava bem e se comunicava com outras pessoas, mais de uns 7 meses pra cá ela age diferente. Repete várias palavras desconexos. Fica andando de um lado pro outro, não brinca mais com outras crianças, é bem arredia com as pessoas fora do convívio de casa, é extremamente inteligente pra idade. Ela parou de falar frases e agora quando quer algo só repete várias x o nome do que ela quer. Não olha nos olhos e não atende quando chamamos pelo nome dela. Quando pesso pra ela me dar algo ela não atende e se estiver nas mãos ela joga no chão e sai de perto. Não sei o que fazer. Vejo que cada dia esses comportamentos mais são mais rotineiros. Estou aguardando uma consulta com pediatra, mais meu coração me diz que tem algo a mais. Eu queria que fosse apenas uma faze de birra mais quanto mais leio e me informo sobre esse mundo, mais tenho a certeza que minha filha tem autismo. Como proceder para ajudá-la? Desde já agradeço!

Olá Lara,tudo bem?
Primeiramente obrigada pela confiança!
Orientamos que procure um especialista pessoalmente (pediatra ou neuropediatra ) para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso da sua filha .
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Olá tenho 36 anos sou casada tenho 3 filho tenho dificuldade de interação social sou muito tímida .dificuldades de fazer amigos des de criança tinha muitas dificuldade na escola .

Eu tenho uma intiada de tres anos
Ela e muito imperativa
Repete a mesma coisas ao mesmo tempo regeita a mae de todas as formas
E muito comunicativa
Muito inteligente
Preciso de ajuda
Quem eu posso pedir ajuda
Grata…

Olá Fernanda ,
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos que podem te ajudar.
Os especialista que pode avaliar ela ( Neuropediatra ou pediatra) .
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 13 anos e fica repetindo uma coisa só toda vida e agora tem uma semana ele está com muito medo de faca e tesoura o que pode ser alguém poderia me ajudar 🙏

Milha filha ela tem todos os sintomas do autismo Crystal ela ele 6 anos eu vinha postando atenção nela só vim ter certeza quando eu conversei com uma Mãe que a filha e autista

Primeiras Mensagens:
GISELE COSTA PORTES NEVES: Ola. Meu filho tem agora 10 anos mas sempre vi nele algo diferente desde bebê. Dormia muito, não sorria, não estranhava ninguém, ficava bem sozinho, tinha fixação por luz e televisão, nunca brincou com brinquedos de forma correta, não chorava. Com 1 ano já falava de tudo perfeitamente e até palavras difíceis, sábias as cores, números muita facilidade para aprender, porém ao entrar p pré escola parece que regrediu totalmente. Esquecia as cores, números e o nome. Sempre se irritava com algo e tinha acesso de raiva e se auto agredia.
Hoje em dia não desenvolve as atividades escolares regular, odeia escrever, lê perfeitamente mas não interpreta testo ou problemas matemático apesar de saber fazer contas matemática. Com 9 anos reprovou no teste teoria da mente, tem dificuldade de se relacionar, tem fixação por manga e desenhos de manga. Desenha muito bem mas sempre padrão repetitivo, brinca com objetos que não são brinquedos por dias, não se apega a nada, tinha dificuldade para dormir mas nunca foi uma criança agitada ou chorona durante a noite só ficava andando pela casa. Diagnosticado com TDAH sem hiperatividade por psicóloga porém por psiquiatra acredita que também tem autismo leve mas não tem ainda laudo pois quer uma segunda opinião. Ele não gosta de roupa e desde bebê sempre teve problema com coisas na boca era uma loucura era o tempo todo tudooo ia para boca e depois de grande passou a morder a roupa. As unhas roe desde que nasceram os dentes. Tem q escovar o dente toda a noite se não entra em crise. Aprendeu a ir ao banheiro sozinho logo não primeira tentativa de desfralde antes dos 2 anos porém conforme foi crescendo parece que foi esquecendo passou a fazer na roupa ou não consegue selimpar sozinho. A necessidade de morder e ter que colocar tudo na boca entre outros comportamentos melhoraram depois da medicação. A pergunta é. Busco uma segunda opinião para fechar um laudo?

Olá Gisele,
Sim orientamos que procure um profissional especializado ou Neurologista Infantil para uma avaliação .
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

meu nome é Lídia sou casado há 20 anos agora tenho duas filhas uma com autismo e outra com epilepsia, tenho procurado a cura mudando de lugar para lugar, para muitos hospitais, mas sem solução até que encontrei um amigo que me apresentou para este médico online, Dr. nwobodo, após meu encontro com ele, meus dois filhos foram curados em 28 horas, eu sei como você se sente, por favor, tente enviar uma mensagem ao Dr. nwobodo Tenho certeza de que pode ajudar a curar sua filha, este é o número caso você queira para contatá-lo + 2348110536843

irene,ao que tudo indica,sua filha apresenta sintomas de autismo. pois minha filha tem 3 anos e apresenta os mesmos comportamentos. já levei ela ao neuropediatra esta também na fonoaudióloga. temos que ter muita paciência,pois crianças assim são muito explosivas. e todo cuidado e carinho é pouco pra esses anjos.

Tenho 1 filho de e anos,ele não fala nada, comecei a ter acompanhamento. Está fazendo fono psicólogo, terapia e acompanhamento do neurologista!!!! Descubri que ele é autista,é tudo no começo si tem jeito!!! O acompanhamento é fundamental pro bom desenvolvimento

Meu filho tem 4 anos e está dentro do Espectro autista grau leve.
Ultimamente ele vem soltando gritos aleatórias , gritos altos e dando tapas na gente, mas faz isso rindo, acha q não machuca… Pode me ajudar , o q falar pra ele, quando faz essas coisas? Obrigada!

Olá Simone,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá
Meu filho tem 7 anos a tempos venho percebendo algo diferente
Sempre brincou de carrinhos mas sempre todos enfileirados, qualquer objeto é enfileirados, fica muito nervoso se tira um do lugar,
Fica muito nervoso quando é repreendido,
Gosta de assistir so um canal de YouTube
Vou procurar um especialista

Boa noite. Tenho 36 anos e acho que sou autista. Sou muito antissocial e tenho pouquíssimas amizades. Minha esposa fala que pareço um robô. Consigo me comunicar com as pessoas e até falar em público se for necessário. Porém se não for necessário esse contato social, passo em casa o dia inteiro mexendo com meus livros e ou com coisas extremamente pessoais e individuais. Sera que eu deveria fazer testes para identificar se isso seria uma forma de autismo leve?

Olá Carlos,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá,eu gostaria de saber se tenho trastorno de autismo?bom,eu vou começar falando sobre a minha infância,quando era criança meus pais me chamavam e eu não atendia pelo meu nome,eu tinha dificuldade de me comunicar,eu queria me comunicar mas não conseguia como as outras pessoas,as respostas não vinha na minha cabeça e eu tbm gostava de ficar sozinha e não aceitava mudanças,não gostava de lugares estranhos,eu não gostava de ficar perto de crianças e nem de adultos,eu tbm tinha falta de concentração nos estudos e vim aprender as coisas tarde,eu só vim entender as coisas a partir dos 8 anos e aprender as coisas na escola aos 11 ou 12 anos de idade,eu era agressiva e batia nas pessoas do nada e eu me frustrava facilmente com as coisas,tinha que ser as coisas do meu jeito,eu tbm não entendia as coisas que as pessoas falavam ou entendia outra coisa,meus pais achavam que era tímida e era muito quieta,eu sou tímida tbm e eu achava que era por causa disso tbm,eu não gostava de muito barulho e música alta tbm,eu tenho 17 anos agora e alguns desses sentimentos,eu não sinto mais mas outro ainda sim,eu gosto de mais de escrever do que falar pessoalmente tbm

Olá,eu gostaria de saber se tenho trastorno de autismo?bom,eu vou começar falando sobre a minha infância,quando era criança meus pais me chamavam e eu não atendia pelo meu nome,eu tinha dificuldade de me comunicar,eu queria me comunicar mas não conseguia como as outras pessoas,as respostas não vinha na minha cabeça e eu tbm gostava de ficar sozinha e não aceitava mudanças,não gostava de lugares estranhos,eu não gostava de ficar perto de crianças e nem de adultos,eu tbm tinha falta de concentração nos estudos e vim aprender as coisas tarde,eu só vim entender as coisas a partir dos 8 anos e aprender as coisas na escola aos 11 ou 12 anos de idade,eu era agressiva e batia nas pessoas do nada e eu me frustrava facilmente com as coisas,tinha que ser as coisas do meu jeito,eu tbm não entendia as coisas que as pessoas falavam ou entendia outra coisa,meus pais achavam que era tímida e era muito quieta,eu sou tímida tbm e eu achava que era por causa disso tbm,eu não gostava de muito barulho e música alta tbm,eu tenho 17 anos agora e alguns desses sentimentos,eu não sinto mais mas outro ainda sim,eu gosto de mais de escrever do que falar pessoalmente tbm,eu tbm não conseguia olhar nos olhos dos outros

Olá Larissa,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

A minha filha tem 2 anos e 4 meses, ela sempre foi o “bebê bonzinho”. Falou cedo, aos 9 meses, mas não nos chamava, sempre nomeava objetos. Aos 2 anos a evolução da fala travou, começou a ter eco na fala e junto a dermatite atopica começou a apresentar seletividade alimentar e tem horror a se sujar, as vezes diz palavras desencontradas, não olha nos olhos e não atende pelo nome. Levamos na fono e na psicologa, ambas acharam por bem encaminha-la ao psiquiatra. Estamos no processo das descobertas.

Boa noite, tenho uma menino de 3 anos, ele teve covid em janeiro deste ano,e após isso ele bem tendo alguns comportamento diferente,ele fica andando em círculo sorrindo sozinho, não atende guando chama pelo nome dele ,mas depois ele bem e conversa , ele fala certinho interaje com outras crianças, mas as vezes fica agressivo e acaba batendo nas outras crianças, estou muito triste com isso, vamos iniciar com psicóloga espero que não seja nada , mas alguns sintomas de autismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *