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Quais são as sub-habilidades da consciência fonológica?

Se você acompanha nossos artigos, provavelmente a consciência fonológica não é propriamente uma novidade, correto? Não são poucos os benefícios que ela traz para a criança em plena fase de desenvolvimento, alfabetização, entre outras etapas importantes durante a escolarização.
No artigo de hoje mostraremos quais são as sub-habilidades presentes na consciência fonológica e como elas contribuem para a prática exercida. Mas antes vamos lembrar sobre o que se trata essa habilidade importante e indispensável na vida de todos nós.

O que é a consciência fonológica?

A consciência fonológica é a habilidade que todos nós temos para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais. Além disso, vale ressaltar que ela permite também a possibilidade de pensar a linguagem como um objeto.

Quais são suas sub-habilidades?

Dentro da consciência fonológica existem algumas competências que conhecemos mais como sub-habilidades. Elas são imprescindíveis no desenvolvimento dos pequenos porque ajudam a explorar os elementos presentes na linguagem, além de contribuir com o processo de alfabetização. Vejamos quais são elas:
– Rimas e aliterações
Essa parte é muito interessante, pois além de proporcionar atividades bastante divertidas para os pequenos, também servem para os professores trabalharem os aspectos pertencentes à linguagem. As rimas e as aliterações são excelentes por conta disso.
A rima é como a correspondência fonética existente entre dois vocábulos a partir da vogal de uma sílaba tônica. É válido lembrar que dentre as habilidades da consciência fonológica, a rima é sempre muito bem-vinda até mesmo pelas crianças.
– Consciência de palavras
Aqui a criança demonstra a habilidade de colocar a frase em sequência de palavras, fazendo com que os pequenos consigam ver a relação entre elas a fim de colocá-las de forma a fazer sentido na comunicação oral e escrita.
Vocês, educadores, podem treinar a consciência de palavras a partir do seguinte exercício: contar a quantidade vocábulos existentes na frase e, por meio dessa dinâmica, bater palmas em cada uma delas. As crianças geralmente gostam dessa atividade e conseguem aprender brincando.
Importante ressaltar que no grupo de habilidades da consciência fonológica, a consciência de palavras lida muito com a necessidade uma síntese auditiva por parte da criança.
– Consciência silábica
Interessante salientar que nesta parte é aconselhável que a criança se torne mais atenta quanto às características sonoras da palavra. Ressaltando que esta fase ocorre principalmente quando ela é capaz de reconhecer plenamente a sílaba.
As atividades ocorridas dentro da consciência silábica podem ser consideradas como um jogo, no qual a criança vai brincar com as sílabas, seja retirando-as ou colocando-as na estrutura da palavra.
Por exemplo, o aluno pode tirar a primeira sílaba do vocábulo para que a partir disso ele possa obter a consciência silábica de maneira gradativa e lúdica. Um quebra-cabeça de palavras é ideal para promover essa atividade.
– Consciência fonêmica

Esta parte está ligada à capacidade de observar os fonemas responsáveis por compor as palavras. Além disso, podemos afirmar que nesta etapa é possível criar algumas atividades interessantes, tais como:

– Adivinhar quantos fonemas são responsáveis por formar determinadas palavras;
– Adivinhar qual palavra está sendo falada por alguém a partir dos fonemas emitidos;
– Outra particularidade observada na consciência fonêmica é a capacidade de poder subtrair um fonema, reaproveitar o restante do vocábulo e dar origem a outra palavra. Exemplo: subtrai-se o fonema PA de paço (residência luxuosa, palácio) e passamos a ter aço, uma palavra usada em nosso vocabulário.

A importância das habilidades de consciência fonológica

A prática de tais competências associada a um acompanhamento adequado de profissionais capacitados proporciona a aquisição da escrita de forma eficiente por parte das crianças.
 

 
 

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5 respostas em “Quais são as sub-habilidades da consciência fonológica?”

olá Maria,
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