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Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento infantil?

Muitos pais demonstram uma preocupação em comum no que diz respeito ao desenvolvimento de uma criança. É verdade que existem sinais cuja percepção pelos adultos pode significar algum problema? O que fazer quando essas características ocorrerem?

Como estar atento aos sinais?

Não existe uma resposta apenas para esses questionamentos, tendo em vista que tais situações de atraso são relativamente comuns: estima-se que entre 10% e 15% das crianças, com menos de 3 anos de idade, apresentem algum quadro de déficit no desenvolvimento. O que torna essa condição diversificada é o fato de não haver somente um caminho que demonstre tal cenário.
Isso significa que o pequeno pode manifestar atraso em sua coordenação motora ampla ou fina, na comunicação verbal, habilidades sociais e até mesmo na capacidade de autocuidado (para se vestir e para se limpar). A sugestão é saber identificar qual a demanda existente para levar a criança a um especialista que possa propor uma intervenção eficaz à situação.

Como identificar?

Para essa identificação, porém, é importante que haja a observação dos pais e de quem mais conviver com o pequeno. Por meio de tal análise diária é que será possível detectar o que não está dentro da normalidade.

A divisão por grupos

O conjunto de desenvolvimento de uma pessoa pode ser dividido em grupos, o que facilita a percepção dos sinais mostrados por seu filho ou filha. Vejam a seguir quais são eles:
– Desenvolvimento físico (sinais de atraso):
Até o 6º mês
– o bebê não consegue firmar o pescoço ou a cabeça;
– quando carregado no colo dá a impressão de estar com o corpo mole ou bem endurecido;
– a cabeça pende para um lado (como se faltasse firmeza);
Até o 12º mês
– não estica os bracinhos para pegar os objetos que estão por perto;
– não fica sentado sem algum apoio;
– não engatinha ou demonstra qualquer intenção de se locomover;
Até os 3 anos de idade
– crescimento abaixo do normal para a idade;
– falta de firmeza para andar;
– quedas constantes;
– Desenvolvimento de fala e linguagem (sinais de atraso):
Até o 18º mês
– não consegue falar mamãe (mamá) e papai (papá);
– não estabelece nenhuma comunicação para indicar incômodo;
– apresenta vocabulário aquém do esperado para crianças de sua idade;
Até os 2 anos
– não consegue seguir instruções simples;
– dificuldades para formar palavras de fácil assimilação;
Até os 4 anos
– apresenta dificuldade para pronunciar consoantes;
– não constrói frases simples;
– não usa pronomes pessoais (eu, mim);
– Desenvolvimento social (sinais de atraso)
Até o 18º mês
– não estabelece contato visual;
– não sorri quando olha para outra pessoa;
– não responde com o olhar quando é chamada;
Até os 2 anos e meio
– não interage com outras pessoas;
– não obedece a instruções simples e cotidianas;
Até os 3 anos
– não conversa com outras crianças;
– prefere o isolamento;
– não sabe expressar quando tem fome, frio ou calor;
– etc.
A melhor saída é procurar por um especialista que possa orientá-los acerca do que pode ser feito para auxiliar no desenvolvimento da criança, dando a ela uma maior qualidade de vida.
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17 respostas em “Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento infantil?”

Gosto muito do trabalho de vocês
É de muita valia para ajudar pais e professores no auxílio do desenvolvimento de cada criança que precisa.

Este artigo só confirmou a minha suspeita.Meu filho tem atraso no desenvolvimento ,é muito agitado
e impulsivo e também quase não fala.Obrigada por vcs compartilharem o conhecimento .Estou confiante que ele irá vencer todas as barreiras ,pois,estarei sempre ao seu lado.

Olá Rosilene,tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Meu filho foi diagnosticado por uma neuropsicólogacom com desenvolvimento intelectual abaixo pra idade dele ele tem 8 anos !!preciso procurar um neuro pra ele também diagnóstica ? A escola que ele estuda não está aceitando esse diagnóstico da neuropsicóloga o que faço

Boa tarde Fabiana sou Fisioterapeuta especialista em Pediatria, então é necessário que seja feita uma avaliação mais detalhada afim de chegar a um diagnóstico mais conclusivo.
O Neurologista poderá solicitar exames mais específicos, mas se foi um atraso intelectual normalmente um bom Psicopedagogo consegue te dar um bom suporte.
Mas o importante é que ele seja avaliado por um outro profissional que possa ver qual é a real necessidade dele.

Vocês estão de Parabéns, os artigos são maravilhosos e estou aprendendo cada vez mais.
Continuem postando sobre temas importante para o nosso aprendizado.

Sou professora e estou gostando muito dessas infromações,pois poderei contribuir no aprendizado dessas crianças.

Meu filho está com 1 ano e 8 meses ele não senta sem apóio não fica em pé e ainda não fala. Com o tratamento ele pode vir a fazer tudo isso. Depois da fisio ele já melhorou bastante.

Olá Tais,

Fiquei curioso com o caso do seu filho, pois se assemelha muito com o meu, completou dois anos e ainda não anda.

Seu filho teve um diagnóstico?

Grato

Meu bb tem 2 anos, não senta,não anda ,não engatinha e não tem forças pra ficar em pé tbm não fala e esta começando a emitir alguns som pra chamar pai e mãe.Gesticula que da pra entender o que ele quer.O que faço?

Olá Elizetr , seu bebe faz acompanhamento de rotina com o pediatra ?
porque o ideal é o pediatra da criança avaliar e fazer o encaminhamento ao especialista , caso for necessário .

Meu filho tem 3 anos e não fala, só fala mãma. Não fala se tem frio, se quer comer algo, ele vai até a geladeira, mas não fala, sempre que não consegue algo chora, a fala dele são sons sem conexão com as palavras que falamos o tempo todo. Não demonstra medo de pessoas estranhas, altura ou escuro. Não compreende histórias ou não se importa com o que eu digo, não responde a algumas coisas simples que peço, tipo guardar os brinquedos ou pedir para ir ao banheiro. Ele é muito carinhoso, adora abraços e beijos, ele olha pra gente e está sempre sorrindo, mas eu noto que ele nao está desenvolvendo habilidades sociais no mesmo ritmo que a irmã ou outras crianças da mesma faixa etária. Tínhamos encaminhado ele pra uma fonoaudióloga, mas começou a pandemia e desde então estou sem saber o que fazer. Achei que de lá pra cá ele estaria mais desenvolto, mas as vezes parece que ele vem desaprendendo coisas. Não sei bem o que fazer…

Olá Sabrina,tudo bem ?
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

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