Voltar

Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento infantil?

Muitos pais demonstram uma preocupação em comum no que diz respeito ao desenvolvimento de uma criança. É verdade que existem sinais cuja percepção pelos adultos pode significar algum problema? O que fazer quando essas características ocorrerem?

Como estar atento aos sinais?

Não existe uma resposta apenas para esses questionamentos, tendo em vista que tais situações de atraso são relativamente comuns: estima-se que entre 10% e 15% das crianças, com menos de 3 anos de idade, apresentem algum quadro de déficit no desenvolvimento. O que torna essa condição diversificada é o fato de não haver somente um caminho que demonstre tal cenário.
Isso significa que o pequeno pode manifestar atraso em sua coordenação motora ampla ou fina, na comunicação verbal, habilidades sociais e até mesmo na capacidade de autocuidado (para se vestir e para se limpar). A sugestão é saber identificar qual a demanda existente para levar a criança a um especialista que possa propor uma intervenção eficaz à situação.

Como identificar?

Para essa identificação, porém, é importante que haja a observação dos pais e de quem mais conviver com o pequeno. Por meio de tal análise diária é que será possível detectar o que não está dentro da normalidade.

A divisão por grupos

O conjunto de desenvolvimento de uma pessoa pode ser dividido em grupos, o que facilita a percepção dos sinais mostrados por seu filho ou filha. Vejam a seguir quais são eles:
– Desenvolvimento físico (sinais de atraso):
Até o 6º mês
– o bebê não consegue firmar o pescoço ou a cabeça;
– quando carregado no colo dá a impressão de estar com o corpo mole ou bem endurecido;
– a cabeça pende para um lado (como se faltasse firmeza);
Até o 12º mês
– não estica os bracinhos para pegar os objetos que estão por perto;
– não fica sentado sem algum apoio;
– não engatinha ou demonstra qualquer intenção de se locomover;
Até os 3 anos de idade
– crescimento abaixo do normal para a idade;
– falta de firmeza para andar;
– quedas constantes;
– Desenvolvimento de fala e linguagem (sinais de atraso):
Até o 18º mês
– não consegue falar mamãe (mamá) e papai (papá);
– não estabelece nenhuma comunicação para indicar incômodo;
– apresenta vocabulário aquém do esperado para crianças de sua idade;
Até os 2 anos
– não consegue seguir instruções simples;
– dificuldades para formar palavras de fácil assimilação;
Até os 4 anos
– apresenta dificuldade para pronunciar consoantes;
– não constrói frases simples;
– não usa pronomes pessoais (eu, mim);
– Desenvolvimento social (sinais de atraso)
Até o 18º mês
– não estabelece contato visual;
– não sorri quando olha para outra pessoa;
– não responde com o olhar quando é chamada;
Até os 2 anos e meio
– não interage com outras pessoas;
– não obedece a instruções simples e cotidianas;
Até os 3 anos
– não conversa com outras crianças;
– prefere o isolamento;
– não sabe expressar quando tem fome, frio ou calor;
– etc.
A melhor saída é procurar por um especialista que possa orientá-los acerca do que pode ser feito para auxiliar no desenvolvimento da criança, dando a ela uma maior qualidade de vida.
Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.
Anuncios_site_-_Cursos_NeuroSaber_TDAH Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento infantil?

Você também pode se interessar...

74 respostas em “Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento infantil?”

Gosto muito do trabalho de vocês
É de muita valia para ajudar pais e professores no auxílio do desenvolvimento de cada criança que precisa.

Este artigo só confirmou a minha suspeita.Meu filho tem atraso no desenvolvimento ,é muito agitado
e impulsivo e também quase não fala.Obrigada por vcs compartilharem o conhecimento .Estou confiante que ele irá vencer todas as barreiras ,pois,estarei sempre ao seu lado.

Olá Rosilene,tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Eu gostei e muito e eu tirei as minhas conclusões minha filha tem um atraso no desenvolvimento
Ela tem faz 11 mês só tem 68 sentimentos
Ela não engatinha não fala mamãe e nem Papa está aceitando agora não tem firmeza na cabeça i e muito preocupante estou na fila de um neuropediatra pelo SUS

Olá Rosangela, tudo bem?

Compreendo a sua situação e entendo que não seja fácil, a informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Oi, Rosângela. Tudo bom?
Tenho uma bebê de quase 7 meses que ainda não sustenta a cabeça também. Está com atraso de desenvolvimento. Já passou em 3 neuros. Fez ultrasson transfontanelar, tomografia, cariotipo. E nada. Agora mês que vem fará ressonância magnética. Faz fisioterapia desde o terceiro mês.
Vi que seu comentário já tem mais de 1 ano.. O que virou com sua bebe? Descobriu a causa?

Meu filho foi diagnosticado por uma neuropsicólogacom com desenvolvimento intelectual abaixo pra idade dele ele tem 8 anos !!preciso procurar um neuro pra ele também diagnóstica ? A escola que ele estuda não está aceitando esse diagnóstico da neuropsicóloga o que faço

Boa tarde Fabiana sou Fisioterapeuta especialista em Pediatria, então é necessário que seja feita uma avaliação mais detalhada afim de chegar a um diagnóstico mais conclusivo.
O Neurologista poderá solicitar exames mais específicos, mas se foi um atraso intelectual normalmente um bom Psicopedagogo consegue te dar um bom suporte.
Mas o importante é que ele seja avaliado por um outro profissional que possa ver qual é a real necessidade dele.

Vocês estão de Parabéns, os artigos são maravilhosos e estou aprendendo cada vez mais.
Continuem postando sobre temas importante para o nosso aprendizado.

Sou professora e estou gostando muito dessas infromações,pois poderei contribuir no aprendizado dessas crianças.

Meu filho está com 1 ano e 8 meses ele não senta sem apóio não fica em pé e ainda não fala. Com o tratamento ele pode vir a fazer tudo isso. Depois da fisio ele já melhorou bastante.

Olá Tais,

Fiquei curioso com o caso do seu filho, pois se assemelha muito com o meu, completou dois anos e ainda não anda.

Seu filho teve um diagnóstico?

Grato

Me identifiquei, minha filha tem 1 ano e 7 meses , ela não anda sozinha e fala somente” inglês”, anda segurando na mão ou em parede arrasta móveis, mas só não anda

Oi como esta seu filho ele teve algum diagnóstico. ..com que todos tempo ele está em seu tá andando com quantos anos começou estou passando.porganizando isso tmbm

Olá tudo bem meu sobrinho de consideração de 10 está comportamento de malcriacao e rebelde a mãe dele está me culpado…..não que ir mas igreja é não que fazer mas seu dever devido ela afasta ele de mim ……não minha opinião essa mudança vem devido a fase da criança

Olá Tais, seu filho foi diagnosticado com alguma coisa. O meu fazer um ano e também está com atraso no desenvolvimento.

Ola tudo bem o caso do seu filho é bem parecido com o da minha filha ela tem 1ano e 6 meses não senta sem apoio nem engatinha porem estou muito preocupada já fiz vários exames mais nada consta. Queria falar mais com VC sobre o caso desses pequenos

Oi tenho um bebê de 1 ano e 9 meses não anda ,começou a engatinhar já tava com 1 ano e meio ,faz fisioterapia desde 1 ano faz to e tá faz fono, tudo nele é mais lento fez ressonância não deu nada daí a neuro falou pra colocá-lo na creche pra ter contato com outras crianças pra estimular ,coloquei agora esperar pra ver se dá resultado

olá Tais , me identifiquei muito com sua história pois estou vivendo uma parecida com minha bebê de 1 ano..
ela nao tem firmeza na cabeça, não senta, não fica em pé,.. quais são os profissionais que acompanha sua filha? E como ela esta agora?

Me desculpe pelo incómodo e como está hoje o seu filho,? É que o meu tem 1 ano e 6meses e está nas mesmas condições

Meu bb tem 2 anos, não senta,não anda ,não engatinha e não tem forças pra ficar em pé tbm não fala e esta começando a emitir alguns som pra chamar pai e mãe.Gesticula que da pra entender o que ele quer.O que faço?

Olá Elizetr , seu bebe faz acompanhamento de rotina com o pediatra ?
porque o ideal é o pediatra da criança avaliar e fazer o encaminhamento ao especialista , caso for necessário .

Elizet o caso do seu bebe é igual a minha ela tem 1 ano e 8 mês tbm não senta não engatinha nem fica em pé tbm não fala. E o seu bebe já desenvolveu , eu estou muito preocupada mais já fiz vários exames nada consta .

Ola procura um especialista pede pede o pediatra encaminhar assim terá acompanhamento com fisioterapia neurologista terapia intensiva fono e até possível um oftalmologista.

Meu filho tem 3 anos e não fala, só fala mãma. Não fala se tem frio, se quer comer algo, ele vai até a geladeira, mas não fala, sempre que não consegue algo chora, a fala dele são sons sem conexão com as palavras que falamos o tempo todo. Não demonstra medo de pessoas estranhas, altura ou escuro. Não compreende histórias ou não se importa com o que eu digo, não responde a algumas coisas simples que peço, tipo guardar os brinquedos ou pedir para ir ao banheiro. Ele é muito carinhoso, adora abraços e beijos, ele olha pra gente e está sempre sorrindo, mas eu noto que ele nao está desenvolvendo habilidades sociais no mesmo ritmo que a irmã ou outras crianças da mesma faixa etária. Tínhamos encaminhado ele pra uma fonoaudióloga, mas começou a pandemia e desde então estou sem saber o que fazer. Achei que de lá pra cá ele estaria mais desenvolto, mas as vezes parece que ele vem desaprendendo coisas. Não sei bem o que fazer…

Olá Sabrina,tudo bem ?
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Minha filha tem 2 anos e 6 meses e apresenta as mesmas características de seu filho. Hoje em dia ele ja apresentou melhora? Qual especialista vc o levou?

Olá sou Alinne tenho um sobrinho que tem 2 anos não come nem toma fórmula só mama peito tem menos de 2 meses que começou tomar vitaminas (puravit e neutrofer) não anda e chora muito se tentam coloca lo em pé não fala nem frade simples como: mama dá. Que água. Não. Ele faz uns movimentos estranhos como de autistas. Como posso ajudar ???

Olá Alinne,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá ,
Primeiramente obrigada pela confiança!Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos e

Boa noite tenho uma BB 1 ano e 4 meses ela não consegue ter equilíbrio pra andar até tenta mais sempre cai, fala mamãe e algumas palavras e sempre que falo algo ela imita, só que percebo que ela tá desenvolvendo mais lentamente ela chora muito e só quer ficar no meu colo não se interessa muito por brinquedos brinca muito pouco nem por tv vídeos ela fica menos de 5 minutos depois já está atrás de mim chorando ela aponta quase tudo e quer tudo tbm fica mama e aponta eu não sei oque pensar

Olá Amanda,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Oi Tais, minha filha está muito parecida com este caso, ela esta com 2a 2m neste nivel que falou e não tenho diagnóstico ainda.
Vc tem algum diagnóstico do seu bebê?

Minha filha tem 2 anos e meio.não fala nenhuma palavra..demonstra pouco entendimento…nao aponta…está com a coordenação motora fina prejudicada…ja fez o exame bera e ressonância que deram normais…o neuro pediu um genético p ver sindromes ..nao fizemos ainda por conta do valor ..estou muito preocupada e confusa se poderia ser autismo

Boa tarde. Minha bebê fez 9 meses dia 8 de maio e percebo que ele n atende pelo nome dela. Além disso ela até fica sentada mas aí Sisma e se joga pra deitar como se tivesse preguiça. Ela n tem maldade de se segurar quando está em pé e aí vai caindo lentamente, ela firma bem as pernas mas quando tentamos fazer ela andar ela custa trocar os passos . E de andador ela nem tenta

Bom dia, meu filho fez exames de tomografia, eletro, de sangue também deu uma pequena alteração em uma parte do exame de sangue diz que tem um atraso sim bem pouco , mas nos demais exames está tudo normal , ele vai fazer 2 anos , não senta , não fala , não anda, até que é esperto , come de tudo, brinca do jeito dele , gosta de assistir, se alguém puder ajudar com alguma opção de diagnóstico o que isso pode ser por favor me fale, que ainda não tenho diagnóstico e acompanha com fisioterapia ocupacional também.

Olá! Meu filho tem 1 ano e seis meses e ainda não senta sem encosto, não anda, rola na cama toda mais não arrasta, tem estímulo mais não consegue. Já levei no neurologista, fiz vários exames:mapeamento cerebral, tomografia computadorizada, ressonância magnética, dois tipos de exames de sangue Cariótipo e X frágil e mais eu nada , tudo normal. O que pode vir à ser? O que devo fazer?

Olá Maria o seu caso é parecido o da minha filha ela vai fazer 2 anos não senta não engatinha não fala ,gosta de assistir brinca deitada começou a rolar faz uns 3 meses.ja fez varias ressonancias, eletrocefaleograma, uma série de exames nada constou tudo normal.
Qual exame vc fez pra saber esse pequeno atraso?

Olá! Meu filho tem 1 ano e seis meses e ainda não senta sem encosto, não anda, rola na cama toda mais não arrasta, tem estímulo mais não consegue. Já levei no neurologista, fiz vários exames:mapeamento cerebral, tomografia computadorizada, ressonância magnética, dois tipos de exames de sangue Cariótipo e X frágil e mais eu nada , tudo normal. O que pode vir à ser? O que devo fazer?

Me identifiquei, minha filha tem 1 ano e 7 meses , ela não anda sozinha e fala somente” inglês”, anda segurando na mão ou em parede arrasta móveis, mas só não anda

Olá, meu filho tem 2 anos e 5 meses não anda. Fala bem pouco algumas coisas .. passei ele na médica disse q era falta de estímulo. Mas até agora ele nao anda tem muito medo d solta as mãos dele oq devo fazer

Meu bebê tem 1 ano meses, fala bastante coisinhas meio inglês, fica me.pe amada por tudo segurando e engatilhado. Mas sozinho só dá uns 2 passos e já sentar. Já fiz exames nos de nos pés coxa perna. E está tudo bem. Fico ansiosa para ele andar.

Meu neto tem 9 meses e não tem dente .nao senta não fuca em pé qnd tá no colo de alguém agente chama é ele não se joga .isso é normal

Olá, Ana Lúcia

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Obrigado por nos acompanhar! Agradecemos o carinho! 🥰

Webster,
Equipe NeuroSaber.💙

Meu bebê tem 1 ano e 2 meses ele não se senta direito nao engatia e nao anda também não fala nada ele tem bastante forças nos braços e nas pernas e u gostaria de alguma ajudá.

Olá, Cibele

Antes de tudo, agradecemos pela confiança em nosso trabalho! Mas sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Minha filha tem 4 anos e está muito abaixo do tamanho e peso , ela é muito agitada e muito esperta , começou a falar frases , mais algumas palavras aínda não consegue pronunciar, e come muito pouco , quase nada , qual especialidade devo procurar

Olá Fernando, tudo bem?

O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

Solange,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá minha filha tem 1 ano e 8 meses ela anda normal corre pra lá e pra mas não fala quase nada somente mam e água o restante ela pega na minha mão ou me chama com a mãozinha pra pegar oque quer .
Mas ela não fala nada somente o atraso da fala dela que me preoculpa já marquei pediatra mas ainda ainda demorar umas semanas e confesso que estou angustiada até lá.
Será que seria autismo?

Olá Caroline, tudo bem?

Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Oi , a minha filha fez dois anos , ela não caminha sozinha ainda , e não fala ….como está seu filho ? Ele já tá caminhando ? Ele foi diagnóstico de algum problema ,,,me responde por favor

Olá Leidiane, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Oi boa noite eu estou aqui preocupada e muito triste meu BB tem 1 ano e cinco meses não anda tambem e nao tem firmeza para ficar em pé sozinho já fez tomografia e vários exames de sangue e não deu nada vc descobriu o que o seu BB tinha ele já está andando presciso muito de conversa.com uma mamãe que esteja na msm sintuaçao que eu 🥲

Tenho uma filha de 2anos e 10 meses só que ela não anda,ela fica em pé segurando nas coisas ,só que ela não tem muita firmeza nas pernas,já fiz raiox, consultek com ortopedista, pediatra,enfim agora pediu pra mim procurar um neoropediatra

Olá Marcilene,

Que bom que você está procurando ajuda profissional para sua filha, isso pode ajudar a identificar a causa do atraso no desenvolvimento motor dela. Um neurologista pediátrico é um especialista que pode avaliar o desenvolvimento neurológico da criança e ajudar a identificar possíveis causas de atrasos ou dificuldades.

Alguns possíveis motivos para a dificuldade da sua filha em andar podem incluir:

Atraso no desenvolvimento motor: algumas crianças demoram mais para atingir marcos do desenvolvimento motor, como engatinhar ou andar.

Problemas ortopédicos: problemas com a estrutura óssea ou muscular da criança podem afetar sua capacidade de andar. É bom saber que você já visitou um ortopedista.

Condições neurológicas: algumas condições neurológicas, como paralisia cerebral, podem afetar o desenvolvimento motor da criança.

Outras causas: fatores como doenças infecciosas, problemas nutricionais e deficiências vitamínicas também podem afetar o desenvolvimento motor.

O neurologista pediátrico pode realizar exames e testes neurológicos para ajudar a determinar a causa da dificuldade da sua filha em andar. É importante seguir as orientações do especialista e seguir com as avaliações e tratamentos necessários para ajudar sua filha a desenvolver suas habilidades motoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *