Voltar

Quais são os sinais de Dispraxia?

A dispraxia é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planejamento e processamento das atividades motoras. Conheça os principais sinais e sintomas, neste artigo.

As pessoas com dispraxia também costumam ter problemas de linguagem e, às vezes, um grau de dificuldade de pensamento e percepção. A dispraxia, no entanto, não afeta a inteligência, embora possa causar problemas de aprendizagem nas crianças.

A dispraxia é uma imaturidade da organização do movimento, ou seja, o cérebro não processa informações de uma forma que permita a transmissão completa de mensagens neurais. Assim, a pessoa com dispraxia acha difícil planejar o que fazer e como fazer.

Segundo especialistas, cerca de 10% das pessoas apresentam algum grau de dispraxia, enquanto cerca de 2% apresentam grau severo. Nas crianças, 4 em cada 5 com dispraxia, são meninos, embora haja um debate sobre a dispraxia ser sub diagnosticada em meninas.

Conheças os principais sintomas de dispraxia, como é realizado o diagnóstico e como detectar os sinais ainda na primeira infância.

Sintomas de dispraxia

Os sintomas de dispraxia variam de pessoa para pessoa. No entanto, podemos citar os mais comuns, que são:

  • dificuldade de equilíbrio;
  • má postura;
  • fadiga;
  • falta de jeito;
  • dificuldades na fala;
  • problemas de percepção;
  • má coordenação nas mãos e olhos.

Diagnóstico de dispraxia

O diagnóstico de dispraxia pode ser feito por um psicólogo clínico, psicopedagogo, pediatra ou terapeuta ocupacional. Se você é pai, mãe ou professor e suspeitar que seu filho ou aluno possa ter dispraxia, deve procurar orientação com um desses profissionais. 

Ao realizar uma avaliação, serão necessários detalhes sobre o histórico do desenvolvimento da criança, capacidade intelectual e habilidades motoras grossas e finas.

Habilidades motoras grossas — capacidade da criança usar grandes músculos que coordenam os movimentos do corpo, como pular, lançar, andar, correr e manter o equilíbrio.

Habilidades motoras finas — capacidade da criança usar músculos menores que coordenam os movimentos do corpo, como amarrar cadarços, fechar botões, recortar uma tesoura e escrever.

O profissional que avalia a criança precisa saber quando e como marcos de desenvolvimento, como caminhar, engatinhar e falar, foram alcançados. A criança será avaliada quanto ao equilíbrio, sensibilidade ao toque e variações na caminhada.

Sinais de dispraxia em crianças

Os sinais da dispraxia podem variar dependendo da idade da criança, assim como nem todas terão todos os sintomas descritos abaixo.

Os principais sinais de dispraxia na primeira infância se manifestam quando a criança pequena demora mais do que outras para:

  • sentar;
  • engatinhar — muitas nem chegam a engatinhar;
  • andar;
  • falar — a criança pode demorar para responder perguntas, ter dificuldade para reproduzir ou repetir sequências de sons e palavras; sustentar os padrões normais de entonação, ter um vocabulário automático limitado, falar mais devagar do que outras crianças e usar menos palavras com mais pausas;
  • ficar de pé;
  • sair das fraldas;
  • construir vocabulário.

Quando a criança cresce um pouquinho pode ter dificuldades em amarrar cadarços e realizar movimentos sutis como fechar botões e zíperes, usar talheres e fazer caligrafia. Muitas terão dificuldade para se vestirem sozinhas, para pular, jogar amarelinha, chutar uma bola, entre outros movimentos que as crianças fazem nas brincadeiras.

Na escola, a criança com dispraxia pode ter problemas para usar tesouras, colorir, desenhar, jogar jogos de quebra-cabeça, processar pensamentos e ter dificuldades de concentração. Além disso, pode ser mais inquieta que as outras crianças, ter dificuldade para subir e descer escadas e uma tendência maior de esbarrar nas coisas, cair e deixá-las cair.

As crianças com dispraxia podem ter dificuldade em aprender novas habilidades — enquanto outras crianças fazem isso automaticamente, uma criança com dispraxia pode levar mais tempo para aprender. 

Por isso, é fundamental, na escola, incentivá-las a praticar muito para aprender, sem ficar apontando os erros constantemente para não desmotivá-las. Escrever histórias também pode ser muito mais desafiador para uma criança com dispraxia, assim como copiar de um quadro-negro.

Outros sinais de dispraxia comuns na idade pré-escolar:

  • dificuldade de fazer amizades;
  • lentidão nos movimentos;
  • dificuldade para segurar o lápis;
  • evitar fazer esportes;
  • dificuldade em realizar tarefas sozinhas;
  • reagir da mesma forma a todos os estímulos, sem filtros;
  • dificuldades na matemática e na escrita;
  • demorar muito para escrever;
  • dificuldade para seguir ou se lembrar das instruções;
  • desorganização.

Lembrando que cada criança é única e deve ser avaliada de acordo com suas dificuldades e necessidades próprias. No entanto, é importante que pais e professores saibam o que é dispraxia e conheçam os principais sinais e sintomas para poder detectá-los precocemente nas crianças.

Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem o que é dispraxia.

Referências:

PULZI, Wagner  and  RODRIGUES, Graciele Massoli. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: uma Revisão de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2015, vol.21, n.3 [cited  2020-10-09], pp.433-444. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000300433&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1980-5470.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000300009.

TONIOLO, Cintia Sicchieri  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: revisão de literatura sobre os instrumentos de avaliação. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.82 [citado  2020-10-09], pp. 109-116 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862010000100011&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0103-8486.

Você também pode se interessar...

5 respostas em “Quais são os sinais de Dispraxia?”

Por gentileza, percebi que não foi citado o fonoaudiólogo entre os profissionais mencionados para detectar e desenvolver um trabalho com crianças que apresentam sinais de distância. Qual a razão?

Olá Nadir,
Porque a dispraxia é um distúrbio neurológico que afeta a capacidade de planejamento e processamento das atividades motoras.

Execelentes explicações.
A leveza como é trazido os conteúdos e as live tem contribuído bastante com meu aprendizado

Muito bom, sei o que é gastar muito tempo para fazer coisas simples para muitos. Qual é a causa da dispraxia?

Olá Maria,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *