Voltar

Quais são os tipos de deficiência intelectual?

A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento caracterizado por um nível cognitivo baixo — QI abaixo de 70 — além de dificuldades significativas na vida diária, como autocuidado, segurança, comunicação e socialização.

Pessoas com deficiência intelectual — DI — podem processar as informações mais lentamente, ter dificuldade na comunicação, nas habilidades cotidianas e com conceitos abstratos. A deficiência intelectual pode ser causada por uma condição genética, problemas na gravidez e no parto, doenças e fatores ambientais.

A DI atinge em torno de 3 a 4% das crianças, que apresentam comportamentos abaixo do esperado para a sua idade cronológica, dificuldades de adaptação, na aprendizagem — demoram mais tempo para aprender o mesmo conteúdo — e em muitas situações do cotidiano por não conseguirem compreender sinais ou situações sociais.

Principais características da Deficiência Intelectual

As crianças com DI, além de apresentarem um nível cognitivo abaixo do esperado, são muito dependentes e necessitam de um adulto que as ajude a compreender algumas coisas. Também costumam evitar determinadas atividades, porque sentem dificuldade na compreensão e elaboração das mesmas.

A criança com deficiência intelectual demora mais para se alfabetizar e para aprender os conteúdos da escola. Além disso, podem ter dificuldade de interação social por não conseguirem acompanhar conversas e jogos com crianças da sua idade.

Um fator importante a ser avaliado é o risco de crises epilépticas, problemas de aprendizagem e dificuldades relacionadas como síndromes genéticas. Fatores comuns na deficiência intelectual que devem ser avaliados por um médico especialista.

Tipos de deficiência intelectual

Síndrome do X frágil

A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. É uma condição genética causada por uma mutação — alteração na estrutura do DNA — no cromossomo X.

As pessoas nascidas com a síndrome do X frágil podem experimentar uma ampla gama de dificuldades físicas, de desenvolvimento, comportamentais e emocionais. No entanto, a gravidade pode ser muito variada.

Alguns sinais comuns da síndrome do X frágil incluem: atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual, dificuldades na comunicação, ansiedade, TDAH e comportamentos semelhantes ao autismo, como bater as mãos, dificuldade nas interações sociais, no processamento de informações sensoriais e falta de contato visual.

Síndrome de Down

A síndrome de Down não é uma doença, mas uma desordem genética que ocorre quando alguém nasce com uma duplicação do cromossomo 21 em seu DNA.

A síndrome de Down é o distúrbio genético cromossômico mais comum e a causa de distúrbios de aprendizagem em crianças. Pessoas com síndrome de Down podem ter características físicas e de desenvolvimento comuns, além de uma incidência maior que o normal de problemas respiratórios e cardíacos.

As características físicas associadas à síndrome de Down incluem: leve inclinação ascendente dos olhos, rosto arredondado e baixa estatura. As pessoas também podem ter algum nível de deficiência intelectual e de aprendizagem, mas isso varia muito em cada caso.

Atraso no desenvolvimento

Quando uma criança se desenvolve mais lentamente em comparação com outras da mesma idade, pode ser um sinal de atraso no desenvolvimento. Neste caso, uma ou mais áreas do desenvolvimento podem ser afetadas, incluindo a capacidade de locomoção, comunicação, aprendizagem e interação com outras crianças.

Às vezes, as crianças com atraso no desenvolvimento podem não falar e se comportar de maneira apropriada para a idade, mas podem progredir à medida que crescem. Para outros, o atraso no desenvolvimento pode se tornar mais significativo ao longo do tempo e afetar o aprendizado e a educação.

Síndrome do álcool fetal

A síndrome do álcool fetal refere-se a condições causadas pela exposição do feto ao álcool. Quando uma mulher está grávida, o álcool cruza a placenta da corrente sanguínea da mãe para a do bebê, expondo-o à concentrações semelhantes às da mãe.

Os sintomas podem variar, mas podem incluir características faciais distintas, deformidades das articulações, danos em órgãos como coração e rins, crescimento físico lento, dificuldades de aprendizado, falta de memória e discernimento, problemas comportamentais e habilidades sociais precárias.

Muitos casos são diagnosticados como autismo ou TDAH, pois os sintomas e sinais são semelhantes. A Organização Mundial da Saúde recomenda que as futuras mães ou as que planejam engravidar devem se abster completamente de álcool.

Causas ambientais e outras

Às vezes, a deficiência intelectual é causada por um fator ambiental ou outras causas, que  podem ser bastante variadas como:

  • Problemas durante a gravidez, como infecções virais ou bacterianas.
  • Complicações no parto.
  • Exposição a toxinas como chumbo ou mercúrio.
  • Doenças como meningite, sarampo ou tosse convulsa.
  • Desnutrição.
  • Exposição ao álcool e outras drogas.
  • Trauma e outras causas desconhecidas.

Aos primeiros sinais de deficiência intelectual, os pais devem procurar um médico, pois quanto antes for diagnosticada, mais efeito terá o tratamento. 

Restou alguma dúvida sobre os tipos de deficiência intelectual? Deixe nos comentários.

Referências:

DIAS, Sueli de Souza  e  OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural: contribuições ao estudo do desenvolvimento adulto. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.2 [citado  2020-07-10], pp.169-182. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000200003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1413-6538.  https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000200003.

TÉDDE, Samantha. CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO. Disponível em: https://unisal.br/wp-content/uploads/2013/03/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Samantha-T%C3%A9dde.pdf

Você também pode se interessar...

17 respostas em “Quais são os tipos de deficiência intelectual?”

Oi porque tenho dificuldade encontrar assunto de criança com hidrocefalia e as dificuldade escolares precisando de ajuda por favor!!!

Olá Lucineia,tudo bem?
Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também.
Obrigada pelo contato!
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá, eu tento 45 anos de idade e ainda tenho dificuldade de aprender e muita dificuldade de assimilar determinados assuntos que pra outros parece ser tão compreensível. Na época de escola sofri muito pois repetia várias vezes o mesmo ano por não conseguir acompanhar o resto da turma…isso pode ser algum tipo de deficiência intelectual?

Olá Sheila,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá Regina,
Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também.
Obrigada pelo contato!
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 34 anos e faz uns 5 anos que comecei notar comportamento estranho, troca a noite pelo dia , não tem relacionamentos com ninguém, dificuldade de se expressar, gagueira, dificuldade de assimilar conteúdos. Insegurança, dependência. Concluiu Curso Superior mas se diz incapaz de exercer. Desempregado

Tenho 33 anos, sou pai de um menino de 3 anos com diagnóstico de autismo, às vezes acho que também tenho alguns traços de autismo, apesar de que isso nunca me atrapalhou gravemente, sou casado, pós-graduado e concursado público – às duras penas consegui me estabelecer.

Mas essas coisas não importam, eu resolvi escrever porque independente do que o seu filho tenha, talvez ele sinta algo que eu sempre senti no decorrer na minha vida: baixa autoestima, sentimento de desvalia. Não importa o que você faça e entenda racionalmente que sentir isso não faz sentido, esse sentimento sempre vai estar lá, variando de intensidade conforme o momento da vida, é como uma ferida com tratamento de longo prazo, que exige gentileza e delicadeza consigo mesmo para tratar. O que pode ajudar o seu filho e o que sinto que também me ajuda, são ter objetivos e propósitos de vida – não importam quais, e sempre tê-los, porque eles ajudam você a caminhar, e tão logo você alcança um se felicita com isso, elaborar um próximo objetivo, porque se parar, vem a inércia, a tristeza, etc. Quaisquer tipos de objetivos – profissionais, esportivos, conseguir comprar um bem, ajudar socialmente uma instituição, familiares, viajar, etc.

E talvez ele precise de acompanhamento médico psiquiátrico, como eu também já precisei numa fase emocionalmente complicada da minha vida.

Desejo tudo de bom.

Nossa eu chorei lendo o seu comentário , minha filha tem 12 anos e tem deficiência intelectual , ela sofre muito com isso e eu como mãe também !! Não conseguimos alfabetizar ela até hoje !!! E é muito descriminada por isso !!!

Olá Marciob,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Bom dia meu nome é SHEILA tenho dois filhos especial um com deficiência intelectual e a outra com hidrocefalia eu acho que tem muito pouca informação sobre essas deficiência principalmente sobre hidrocefalia .

Acho que deveria existir mais informações sobre as 2 deficiências para mim foi um choque no começo saber que meus dois filhos são deficiêntes mais graças a Deus agora estou mais forte querendo dar o melhor para os dois.

Eu tenho dúvida a respeito de minha mente acho que sou limitado , tenho dificuldade de adaptação e sempre alguém encontra algum tipo de falha em meu comportamento . Ou fico parado só ouvindo e quando eu falo as pessoas me dizem que eu falo devagar . Eu queria saber se sou deficiente .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *