Voltar

Qual a diferença entre TGD e TEA?

As crianças se desenvolvem em seu próprio ritmo, mas atrasos e dificuldades neste percurso podem ser sinais de um Transtorno Global do Desenvolvimento.

O Transtorno Global do Desenvolvimento é o nome que se dá quando há atrasos significativos na linguagem, pensamento, habilidades sociais ou motoras. O TGD pode ser causado por vários fatores, incluindo hereditariedade, complicações na gravidez e no parto.

Atrasos no desenvolvimento podem indicar uma condição subjacente que deve ser diagnosticada por médicos especializados. Por isso, diante qualquer sinal de atrasos significativos os pais precisam procurar ajuda.

Após um diagnóstico, é possível realizar terapias e outras intervenções para ajudar no progresso e no desenvolvimento da criança. Entenda agora, a diferença entre TGD e TEA — Transtorno do Espectro Autista.

Transtorno Global do Desenvolvimento

Atrasos nas habilidades motoras

As habilidades motoras finas incluem os pequenos movimentos, como segurar um brinquedo ou usar um giz de cera. As habilidades motoras grossas requerem movimentos maiores, como pular, subir escadas ou jogar uma bola.

As crianças se desenvolvem em ritmos diferentes, mas a maioria consegue levantar a cabeça aos 3 meses, sentar-se com algum apoio aos 6 meses e andar antes do seu segundo aniversário.

Aos 5 anos, a maioria das crianças consegue ficar em pé por alguns segundos e usar um garfo e uma colher. Dessa forma, é importante observar alguns sinais que podem indicar um Transtorno Global do Desenvolvimento, tais como:

  • tronco e membros frouxos;
  • braços e pernas rígidos;
  • movimento limitado dos braços e pernas;
  • incapacidade de sentar-se sem apoio aos 9 meses;
  • reflexos involuntários sobre movimentos voluntários;
  • incapacidade de suportar peso nas pernas e ficar de pé por volta de 1 ano, entre outros.

Atraso na fala e linguagem

O período mais ativo para o aprendizado da fala e da linguagem são os primeiros 3 anos de vida. O processo de aprendizagem da linguagem começa quando o bebê se comunica chorando. 

Aos 6 meses, a maioria consegue reconhecer sons, de 12 a 15 meses já podem dizer duas ou três palavras simples, mesmo que não sejam claras. A maioria das crianças consegue falar várias palavras aos 18 meses. Quando atingem a idade de 3 anos, já são capazes de falar frases curtas. 

Um atraso na fala ocorre quando as crianças não aprendem a falar muitas palavras, como seria esperado para sua idade. Já o atraso de linguagem ocorre quando têm dificuldade em entender o que outras pessoas dizem ou não conseguem expressar seus próprios pensamentos. 

Problemas na audição podem causar atrasos na fala e na linguagem, portanto, o médico geralmente inclui um teste de audição durante o diagnóstico. 

Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um termo usado para descrever várias condições do neurodesenvolvimento. O autismo é geralmente diagnosticado na primeira infância e inclui um atraso perceptível na linguagem e no desenvolvimento social.

Os sintomas podem surgir antes dos dois anos, mas o diagnóstico é feito a partir dessa idade, quando os sinais são mais perceptíveis. Os sinais e sintomas de TEA variam, mas geralmente incluem atraso nas habilidades de fala, linguagem e dificuldade de comunicação e interação com outras pessoas.

Alguns sintomas incluem:

  • não responder ao próprio nome;
  • não gostar de abraçar ou brincar com outras crianças;
  • falta de expressão facial;
  • dificuldade para falar, manter uma conversa ou lembrar palavras e frases;
  • movimentos repetitivos;
  • rotinas específicas;
  • problemas de coordenação.

Não há cura para o TEA, mas as terapias e intervenções oferecem às crianças ferramentas extras para se comunicar, aliviar o estresse e gerenciar as tarefas diárias.

Causas do Transtorno Global do Desenvolvimento

A maioria dos transtornos de desenvolvimento ocorre antes do nascimento, mas pode ocorrer após o nascimento devido a infecções, lesões ou outros fatores. As causas do TGD podem ser difíceis de identificar e podem ser devido a doenças de origem genética, como a síndrome de Down.

Infecção ou outras complicações na gravidez, bem como o parto prematuro, podem causar atrasos no desenvolvimento. O TGD pode ser um sintoma de outras condições, incluindo o Transtorno do Espectro do Autista.

Lembre-se de que as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes, então é possível que um atraso não signifique um transtorno. No entanto, a recomendação é procurar ajuda médica em caso de suspeita de TGD ou TEA.

Os tratamentos variam de acordo com o caso, mas podem incluir fisioterapia para ajudar nas dificuldades motoras, terapia comportamental, ocupacional e fono para ajudar no TEA. A avaliação e o diagnóstico são essenciais para se chegar a um plano de tratamento especialmente desenvolvido para cada criança.

Embora as causas do TGD possam ser difíceis de identificar, existem muitos tratamentos e serviços de suporte disponíveis para ajudar. Quanto mais cedo diagnosticar o TGD ou TEA, melhor será o desenvolvimento da criança.

Se restou alguma dúvida sobre a diferença entre o Transtorno Geral do Desenvolvimento e TEA, deixe nos comentários.

Referências:

ASSUMPCAO JR., Francisco B.. Distúrbios globais do desenvolvimento. Estilos clin. [online]. 1997, vol.2, n.3 [citado  2021-04-02], pp. 103-110 .

ORSATI, Fernanda Tebexreni et al. Padrões perceptuais nos transtornos globais do desenvolvimento: rastreamento ocular em figuras sociais e não sociais. Psicol. teor. prat. [online]. 2009, vol.11, n.3 [citado  2021-04-02], pp. 131-142 .

Você também pode se interessar...

8 respostas em “Qual a diferença entre TGD e TEA?”

O TGD está relacionado com o equilíbrio do corpo, devido a rigidez por ele apresentada, necessidade de fisioterapia direcionada . Já o TEA me mostra que: sentimentos e socialização é algo que os deixam irritados…

O transtorno global do Desenvolvimento TGD ,é considerado como um

conjunto de distúrbios que influenciam as interações sociais .uma pessoa com TGD pode ser diagnosticada como alguém que tenha autismo,
, pois os distúrbio do TGD são os mesmos apresentados pelo TEA , trantorno do Espectro Autista.

O transtorno global do Desenvolvimento TGD ,é considerado como um

conjunto de distúrbios que influenciam as interações sociais .uma pessoa com TGD pode ser diagnosticada como alguém que tenha autismo,
, pois os distúrbio do TGD são os mesmos apresentados pelo TEA , trantorno do Espectro Autista.

Obrigada pelo serviço gratuito, pela explicação, pelo incentivo pela busca de conhecimento.
Minha inspiração está baseada em suas postagens.
Estava desanimada e desiludida da área da Educação, mas a ajuda de vocês renovou minha vontade.
Obrigada! Mil vezes obrigada!

Obrigada, pela explicação eu amei ser informada, vocês são 10 muito grata🙏🙏🙏🙏🙏💗💗💗💗💗🤗🤗🤗🤗

É maravilhoso este assunto, pois muitas criancas apresentam atrasos na aquisicao de habilidades e muitos pais nao se dao conta. É essencial o olhar do professor para identificar e sinalizar o ptoblema.

Gratidão 🙏 por doar seu tempo para nos ajudar nessa tarefa tão complexa de estudar para concurso público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *