Voltar

Quando começa a etapa de alfabetização infantil?

Muitas pessoas acreditam que a alfabetização infantil começa quando a criança entra na escola, mas é em torno dos seis anos que as crianças estão prontas para serem alfabetizadas.

Embora a alfabetização comece na pré-escola, o desenvolvimento das habilidades iniciais de alfabetização começa antes disso. Podemos dizer que a alfabetização, então, começa antes mesmo da criança nascer, quando ainda está na barriga da sua mãe.

Antes de nascer, ela pode ouvir o som da voz da sua mãe, o ritmo e o fluxo da sua língua nativa e, embora possa não entender as palavras ditas, ela está começando a se alfabetizar. Ela está aprendendo a distinguir diferentes sons, o fluxo das palavras, o ritmo da linguagem e o tom da fala. Saiba mais, neste artigo.

Estimulando a alfabetização infantil

A alfabetização é um processo complexo que começa antes que a criança esteja pronta para ler, ou até mesmo para falar suas primeiras palavras. As mães estimulam a alfabetização desde a gestação, lendo em voz alta, falando ou cantando para seus bebês na gravidez. 

Desde o seu nascimento, a criança é exposta a experiências fundamentais para o desenvolvimento da linguagem e da alfabetização. Estudos mostram que bebês e crianças pequenas que são expostas à leitura entendem melhor as palavras e têm um vocabulário mais amplo do que aquelas que não passaram por essa experiência. Essas habilidades são fundamentais para uma alfabetização eficaz.

Estágios do desenvolvimento

Nos primeiros seis meses de vida, os bebês estão desenvolvendo a visão. Livros com cores brilhantes e contrastantes são perfeitos para esta fase. Aninhar-se no colo de seus pais e olhar as imagens de livros promove uma sensação de conforto, desenvolve o apreço pela leitura e melhora o desenvolvimento visual. 

Embora os bebês nessa idade não entendam o que está sendo lido para eles, estão desenvolvendo uma noção de como a linguagem funciona.

Dos sete aos doze meses, a criança entra numa fase de exploração do mundo através das mãos e da boca. Livros de plástico são indicados para o desenvolvimento dos bebês nessa fase, pois eles podem manuseá-los livremente.

Nesse estágio de desenvolvimento, os pais e responsáveis ​​podem não conseguir ler um livro inteiro para o bebê, que querem se movimentar e explorar o mundo! No entanto, é importante ler mesmo que partes de um livro e apontar para as imagens, nomeando o que estão vendo, personagens e cenários da história, pois isso ajuda a desenvolver a consciência do significado das palavras.

Ao completar um ano, a criança começa a interagir com os livros de uma maneira diferente. Agora, quando os pais leem para ela, podem convidá-la a participar, fazendo perguntas sobre o que os personagens estão fazendo, por exemplo, incentivando o gosto e a interação com a leitura.

Falar, cantar e ler para bebês é crucial para o sucesso na alfabetização. Quando ele completar um ano já estará familiarizado com os sons das palavras faladas. Alguns pais percebem que mesmo antes disso, os bebês podem aprender alguns mecanismos de leitura, como virar a página, apontar para uma imagem quando uma palavra é lida ou mostrar preferência por um determinado livro. 

O começo da alfabetização infantil

Os bebês não vão entender tudo o que você diz ou lê para eles, mas a leitura promove o aprendizado sobre cores, animais, letras e números. Além disso, desenvolve habilidades de escuta, memória, estimula a imaginação, promove a interação verbal entre o bebê e seus pais e o aprendizado de vocabulário. 

Quanto mais se lê para a criança, mais ele será exposto a novas palavras e mais estará preparada para a alfabetização, aos seis anos. O papel dos pais é fundamental para preparar seus filhos para ser alfabetizado. Isso pode ser feito com simples ações cotidianas, como cantar canções com rimas, ler placas na rua, ler em voz alta uma receita, ler a mesma história, apontar letras no ambiente. 

A imersão em um ambiente rico em literatura prepara as crianças para a alfabetização.

Estudos mostraram que crianças que crescem em ambientes pobres em linguagem costumam ter dificuldades na escola. Quanto mais limitada a exposição de uma criança à literatura, maior a probabilidade dela ter dificuldades com a alfabetização.

Ler para as crianças desde o nascimento estimula o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a alfabetização. Dessa forma, podemos dizer que, ainda que a idade para iniciar a alfabetização seja os seis anos, as crianças podem ser preparadas e estimuladas desde a gestação.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes e ajude outras famílias a entender quando começa a alfabetização infantil e como estimulá-la.

Referências:

ALBUQUERQUE, ELIANA BORGES C. DE  e  FERREIRA, ANDREA TEREZA BRITO. ARTIGO – PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E NA FRANÇA E OS CONHECIMENTOS DAS CRIANÇAS SOBRE A ESCRITA ALFABÉTICA. Educ. rev. [online]. 2020, vol.36 [citado  2020-12-11], e159401.

Você também pode se interessar...

1 resposta em “Quando começa a etapa de alfabetização infantil?”

Conhecer o processo que envolve o desenvolvimento de uma criança, desde antes de seu nascimento, é o primeiro passo para construir no dia a dia, o percurso de suas aprendizagens, mediada primeiramente por seus pais, quando não ignoram essas etapas tão importantes, colaborando para que, quando a criança chegue à escola, ela continue aprimorando habilidades que já deu início, e são importantes para sua alfabetização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *