Voltar

Saiba como o ‘contar nos dedos’ pode ajudar nas habilidades de numeracia

Nas primeiras fases da vida, as mãos das crianças desempenham um papel importante em suas interações com o mundo. Em particular, a importância de contar nos dedos para desenvolvimento das primeiras habilidades de numeracia foi amplamente demonstrada. 

Aprender e praticar a contagem de dedos mostrou-se muito importante na compreensão da magnitude dos números, mesmo antes do início da educação formal. 

As evidências também mostraram que a representação do dedo e as estratégias baseadas no dedo estão relacionadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas posteriores.

Você já assistiu uma criança contar até dez? Provavelmente os dedos dos pequenos estão se movendo conforme os números aumentam. Isso não é algo que os pais e professores ainda deveriam se preocupar, pesquisadores dizem que há uma razão para isso acontecer, e não é algo que as crianças devam esconder debaixo da mesa ou atrás das costas. Entenda mais sobre isso neste artigo. 

Porque contar nos dedos é importante? 

É um mito comum que contar com os dedos é uma estratégia matemática imatura e atrapalha o aprendizado das crianças. No entanto, pesquisas mostram que usar os dedos para ajudar a ensinar os primeiros conceitos matemáticos auxilia no aprendizado de matemática das crianças. 

Na verdade, usar os dedos ou outras partes do corpo para contar pode ser o sistema de representação numérica mais antigo e mais difundido do mundo. 

Ao ensinar a contagem, os educadores da primeira infância costumam usar objetos como contadores de animais, blocos de base 10 ou cubos de ligação. Esses objetos, ou manipuladores, podem ajudar a tornar os conceitos e procedimentos matemáticos abstratos mais concretos e fáceis de entender. 

Os dedos podem funcionar da mesma maneira – além disso, têm a vantagem de quase sempre estarem disponíveis.

Contar com os dedos ajuda as crianças a praticar e compreender

A ordem da lista de contagem de números

Levantar um dedo para cada número na lista não apenas reforça que quatro vem depois de três, mas também que quatro é exatamente um a mais do que três. [1]

O sistema numérico de base 10

Contar nos dedos lembra às crianças que cada década (20, 30, etc.) tem o mesmo padrão, repetindo os números de um a nove antes que o nome da década mude.  

Compreender os significados de números simbólicos e palavras atribuídas a quantidades

Os dedos também podem ser usados ​​para rotular os tamanhos dos conjuntos. Você já percebeu que às vezes as crianças respondem à pergunta: “Quantos anos você tem?” segurando silenciosamente o número correto de dedos? 

Isso pode ser porque as crianças acham os gestos com as mãos mais fáceis de produzir e entender do que palavras numéricas faladas ou escritas.

Atividades de contagem de dedos 

Pesquisas mostram que ver e ouvir informações podem tornar conceitos difíceis mais fáceis de entender. Aqui estão maneiras fáceis de incorporar a contagem de dedos nas conversas diárias com crianças pequenas:

  • Sempre que você diz uma palavra numérica, tem a oportunidade de combiná-la com um gesto numérico. Quando você contar em voz alta para seu filho ou rotular um tamanho definido com uma palavra numérica, demonstre com os dedos também. Os pais que usam mais gestos com números têm filhos que usam mais gestos com números. 
  • Você pode fortalecer a conexão entre gestos e palavras encorajando seu filho a usar ambos. Por exemplo: “Mostre-me com os dedos quantos biscoitos você tem. Agora me diga quantos biscoitos você tem. ”
  • Incentive as crianças a representar os números da maneira que for confortável para elas. Algumas crianças lutam para organizar os dedos de maneiras específicas; por exemplo, três e quatro são particularmente complicados. 
  • Em vez disso, as crianças pequenas podem representar três de uma forma não convencional, como levantar um dedo na mão esquerda e dois dedos na direita. Você pode brincar perguntando a seu filho de que outra forma ele poderia mostrar três dedos.
  • Faça um jogo de contar juntos. Faça com que seu filho seja o contador verbal e você o contador de dedos. Conforme você levanta cada um dos seus dedos, seu filho diz a palavra numérica correspondente. 
  • Para algumas crianças, pode ser mais fácil representar os gestos numéricos de maneiras não convencionais.
  • Melhore a percepção do dedo realizando atividades baseadas no dedo. Use adesivos ou marcadores para colocar um ponto colorido em cada uma das unhas do seu filho. Desenhe um labirinto usando caminhos de cores diferentes. Peça ao seu filho para traçar cada caminho com o dedo da mesma cor.

Voltando à nossa pergunta original, os alunos podem usar os dedos em matemática. A resposta é sim, mas apenas se ensinarmos maneiras eficazes de como progredir fora dos dedos e adquirir fluência.

Para saber mais sobre numeracia, veja esse vídeo com a Lu! 

Referências 

SOYLU, Firat; LESTER JR, Frank K.; NEWMAN, Sharlene D. You can count on your fingers: The role of fingers in early mathematical development. Journal of Numerical Cognition, v. 4, n. 1, p. 107-135, 2018. Disponível em <https://jnc.psychopen.eu/index.php/jnc/article/view/5787/5787.html> Acesso em 21 out. 2021.

Você também pode se interessar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *