Voltar

Saiba o que é dislexia e como identificar seus sintomas

A dislexia afeta a maneira como o cérebro processa os materiais escritos, tornando mais difícil reconhecer, soletrar e decodificar as palavras.

Os efeitos da dislexia variam de pessoa para pessoa. Pessoas com a doença geralmente têm problemas para ler rapidamente e sem cometer erros, e também podem ter problemas para entender o que lêem.

A dislexia é um problema neurológico e pode ocorrer em famílias. Não é o resultado de um ensino, instrução ou educação deficiente.

Embora possa ser desafiador, quase todas as pessoas com dislexia podem aprender a ler se receberem as instruções corretas. Saiba mais sobre o que é dislexia lendo esse artigo. 

O que é dislexia

A dislexia é uma condição comum que dificulta a leitura, e ela é um transtorno que não tem cura. Mas existem abordagens e estratégias de ensino que podem ajudar as pessoas com dislexia a melhorar suas habilidades de leitura e lidar com os desafios. Pessoas de qualquer idade podem ser testadas para dislexia, embora os testes sejam diferentes para adultos e crianças.

Pessoas com dislexia geralmente têm problemas para ler com fluência. Frequentemente, essas pessoas lêem devagar e cometem erros, e isso pode afetar o quão bem eles compreendem o que lêem. 

É importante saber que, embora a dislexia tenha impacto sobre o aprendizado, não é um problema de inteligência. Pessoas com dislexia são tão inteligentes quanto seus colegas. Existem inúmeras histórias sobre pessoas que prosperam com dislexia, incluindo atores, empresários e autoridades eleitas .

Sintomas de dislexia 

Os sinais de dislexia podem ser difíceis de reconhecer antes de seu filho entrar na escola, mas algumas pistas iniciais podem indicar um problema. Quando seu filho atinge a idade escolar, o professor dele pode ser o primeiro a notar um problema. A gravidade varia, mas a condição geralmente se torna aparente quando a criança começa a aprender a ler.

Antes da escola

Os sinais de que uma criança pequena podem apresentar são:

  • Fala tarde
  • Aprende novas palavras lentamente
  • Problemas para formar palavras corretamente, como inverter sons em palavras ou confundir palavras que soam semelhantes
  • Problemas para lembrar ou nomear letras, números e cores
  • Dificuldade em aprender rimas infantis ou jogar jogos de rimas

Idade escolar

Quando seu filho está na escola, os sinais e sintomas da dislexia podem se tornar mais aparentes, incluindo:

  • Lendo bem abaixo do nível esperado para a idade
  • Problemas de processamento e compreensão do que ouve
  • Dificuldade em encontrar a palavra certa ou formular respostas para perguntas
  • Problemas para lembrar a sequência de coisas
  • Dificuldade em ver (e ocasionalmente ouvir) semelhanças e diferenças em letras e palavras
  • Incapacidade de pronunciar a pronúncia de uma palavra desconhecida
  • Dificuldade de ortografia
  • Passar um tempo incomumente longo concluindo tarefas que envolvem leitura ou escrita
  • Evitando atividades que envolvam leitura

O que causa a dislexia?

A dislexia não está relacionada ao nível geral de inteligência de uma pessoa. Crianças e adultos com todas as habilidades intelectuais podem ser afetados pela dislexia.

A causa exata da dislexia é desconhecida, mas geralmente parece ocorrer em famílias. Acredita-se que certos genes herdados de seus pais possam agir juntos de uma forma que afeta o desenvolvimento de algumas partes do cérebro durante o início da vida.

Referências

DE ATHAYDE MASSI, Giselle. Dislexia ou processo de aquisição da escrita?. Distúrbios da Comunicação, v. 16, n. 3, 2004.

MASSI, Giselle; BERBERIAN, Ana Paula; CARVALHO, Fernanda. Singularidades na apropriação da escrita ou diagnóstico de dislexia?. Distúrbios da comunicação, v. 24, n. 2, 2012.

Você também pode se interessar...

3 respostas em “Saiba o que é dislexia e como identificar seus sintomas”

Olá! Sigo vcs a algum tempo. Depois de quase 4 anos buscando respostas, veio o diagnóstico de dislexia + DPAC. Meu filho sempre esteve em tratamento com psicóloga, psicopedagoga, fono. Ano passado, como a gente brigava diariamente para fazer as aulas on line. Deixei ele livre , pois sempre ficou turno integral desde que era bebê. Este ano fui atrás de novos profissionais. E consegui. Já lia bastante sobre dislexia e nunca havia entendido tanto como meu filho se sente assistindo ao filme “Como estrelas na Terra”. Passei a ver meu filho com outros olhos. Ainda não sei muito bem como lidar com as suas dificuldades, mas, a minha maneira de agir com ele mudou. Estamos na luta!

Obrigada Lú por esses artigos com temas tão relevantes e atuais. Aquele sobre TDAH e TOD também são excelentes. Me ajudou muito, pois tenho um filho que tem os 2 transtornos. Quanto mais informações temos sobre esses assuntos melhor entenderemos nossos filhos e alunos.

Amei!!!
Muito obg por nos dar a oportunidade de contribuir , nos deixando fazer parte desse mundo encantador de tanto conhecimento.
Sou estudante de pedagogia, ja tenho uma sala de aula do jardim l.
Procuro estar por dentro de todas as lives, não quero perder ! Obgg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *