Voltar

Sintomas de Autismo: qual especialista procurar?

É possível saber quais são os sintomas de Autismo com facilidade? Se meu filho ou filha apresentar algum sinal que sugira a existência da síndrome, quem eu devo procurar? Estes questionamentos vivem tirando a tranquilidade de pais e mães diariamente. A preocupação é justificável, pois se o diagnóstico for confirmado, o tratamento deve começar em tempo hábil. Quanto mais cedo iniciar as intervenções, maiores serão as chances de o pequeno alcançar melhoras consideráveis.

O que é o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que pode causar à criança determinadas situações, como: atrasos severos, problemas no desenvolvimento cognitivo e comprometimento no aspecto comportamental.

Embora a síndrome não seja algo fechado, isto é, com apenas um caminho que torne possível a sua caracterização, o TEA nunca se manifesta de maneira idêntica nos pacientes. Há pessoas com autismo que trabalham, estudam e aproveitam tudo que uma vida social pode oferecer. Por outro lado, existem aqueles que precisam de mais cuidados por não desfrutarem de tanta independência.

Logo nos primeiros anos de vida, a criança começa a mostrar alguns sinais dos sintomas de Autismo: não estabelece contato visual quando chamada por alguém, não demonstra curiosidade em manusear objetos à sua volta, irrita-se facilmente quando está no colo ou no berço, entre outros.

Portanto, nota-se uma ampla variedade quanto aos sinais que o transtorno causa na vida do pequeno e de toda a família. Diante disso, é importante que o tratamento esteja nas mãos de pessoas que tenham todo o preparo para lidar com cada caso.

Quem pode tratar a criança?

A princípio, os especialistas que devem ser procurados para analisar seu filho são o neuropediatra (neurologista infantil) ou o psiquiatra infantil. Eles geralmente conhecem os caminhos a serem tomados a fim de obter o diagnóstico de forma precisa e indicar a abordagem terapêutica que seja mais indicada ao paciente.

Contudo, o tratamento é interdisciplinar. Isso significa que existe um grupo de especialistas de diferentes vertentes que são imprescindíveis para compor as intervenções. Psicólogos, analistas comportamentais, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais desempenham um papel muito importante. Junto com eles, a equipe pedagógica da escola, a qual a criança faz parte, também reforça o time de especialistas que detêm o conhecimento acerca das melhores terapias na diminuição e controle dos sintomas do Autismo.

Vale lembrar, no entanto, a importância de uma comunicação entre as diferentes áreas que compõem a equipe interdisciplinar. Somente com esta troca de informações, as intervenções podem ser ainda melhores e mais eficazes para o pequeno.

Por que essa variedade é necessária?

Como o TEA permite diferentes abordagens terapêuticas, é importante que haja um grupo de especialistas de diferentes campos para o tratamento de muitos aspectos que constituem os sintomas do Autismo.

Os profissionais propõem intervenções que enfocam dois eixos cruciais para a vida do paciente: reabilitação de desenvolvimentos (fala, cognição, lateralidade) e diminuição dos desvios de comportamento. Diante da complexidade das terapias, torna-se indispensável que a criança seja assistida por esses especialistas.

Já pensou aprender profundamente sobre o Autismo para melhorar seus atendimentos clínicos, entender melhor seu filho e saber por que seu aluno apresenta determinado comportamento e como trabalhar o processo de inclusão? Em um curso online completo o Dr. Clay Brites te ensina tudo sobre TEA com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

protea-1-1 Sintomas de Autismo: qual especialista procurar?

Você também pode se interessar...

20 respostas em “Sintomas de Autismo: qual especialista procurar?”

Por favor, gostaria de receber o e-book sobre a Síndrome de Asperger , o qual a dra Luciana se referiu na Live.
Obrigada

Ola meu nome Val e sou suspeita de q meu netinho tenha autismo
Entao preciso de sua orientacao
Moro em juiz de fora e o meu neto em outra cidade..preciso de um profissional para acompamhar o desenvolvimento dele ..o sr. Tem como indicar um em Juiz de fora.

Tenho um neto de 1 ano 6 mês, ao tempo me estranha muito ele não da atenção quando chamamos Ele,todo brinquedo que tem algo que gira ou tem luz e o que chama atenção, Ele não aponta não fala nada ,Não gosta de abraço ,dormi só se tiver no berço ,isso tá me preocupando muito,será que ele é autista???

Doutor. assisti a uma palestra sobre autismo em adultos e me identifiquei com isso. Qual especialista prerciso procurar para um diagnóstico real ? tenho 47 anos e pelas questões apresentadas , tenho todas as características de algu´pem com asperger. grato.

Olá Marcio, tudo bem?
Procure um profissional especialista em autismo ou Neurologista .
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Meu filho tem 9 anos ele as vezes chora fica muito irritado,
As vezes rir muito sem ter motivo ele mesmo quem cria as imaginação pra rir,o que pode ser?ele não memoriza as coisas, se falo algo pra ele,ele logo esquece,mim ajude o que faço?

Olá Magna,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

boa noite eu tenho um filho de 16 anos,e eu noto que ele é diferente dos outros .ele não tem amizades esta sempre sozinho,não gosta de sair de casa.chegou quando era menor a se tratar com a psicologa,mas não se falava muito em altismo,agora com essa idade devo qual medico procurar por começo.

Olá Gislaine,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Tenho um sobrinho autista ele tem 19 anos os pais não sabem até hoje como lidar com ele, fico preocupada como será o futuro dele quando não tiver mais os pais oque devemos fazer a quem procurar?

Se alguém estiver a procura de um excelente psicopedagogo que realiza atendimento online eu recomendo o meu amigo Michael Willian. Ele tem muita experiência em atendimentos presenciais e está começando no on-line, estou dando aquela moral pra divulgar o trabalho dele. Ele realiza atendimento de pessoas com autismo há anos e pode ajudar muito.

Whatsapp: 5527996163734
https://www.instagram.com/michaelpsicopedagogo/

Olá Nilceia, tudo bem?

O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá! Meu filho tem 33 anos, sempre na dele, ñ gosta de abraços, lava muito as mãos, quando está trabalhando se alguém falar com ele, já se perde , eu agora que estou comecei a estudar sobre o TEA, foi que comecei a perceber essas características nele, gostaria de saber qual o profissional que devo leva o meu filho para saber se ele é autista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *