Voltar

Sugestões de atividades para desenvolver na educação infantil

As crianças aprendem através do brincar, por isso as atividades lúdicas na educação infantil devem envolver jogos e brincadeiras. O direito de brincar é tão fundamental para o desenvolvimento infantil e bem-estar das crianças, que é considerado pela ONU como um direito universal da criança.

O brincar ajuda a desenvolver habilidades essenciais para a aprendizagem e favorece a interação social. Brincar é ainda mais importante para as crianças na educação infantil e o aprendizado deve acontecer por meio de atividades lúdicas. 

No entanto, vemos que muitos professores sentem dificuldade em saber quais brincadeiras são mais apropriadas para a educação infantil. Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de atividades para te inspirar. Confira!

Atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento infantil

A brincadeira é uma atividade divertida, sem metas definidas, espontânea, que envolve engajamento ativo e elementos de faz de conta. É importante ter isso em mente ao pensar nas atividades lúdicas para desenvolver na educação infantil.

Preparamos algumas dicas para te inspirar em sala de aula e ajudar as crianças a aprenderem brincando! 

Brincadeira de Água

As brincadeiras com água permitem que as crianças façam experiências em um ambiente seguro e aprendam conceitos básicos como volume. Além disso, brincar na água é ótimo para aprender as consequências das ações, desenvolve a coordenação motora e a força física, além de ser uma das brincadeiras favoritas das crianças.

Massinha

A massinha é uma brincadeira que faz parte de toda infância. Fortalece os dedos, contribuindo na preparação para a escrita, desenvolve habilidades motoras finas, a criatividade e a coordenação motora fina. 

Brincar de personagem

Ofereça aos alunos roupas, adereços e fantasias e deixe o resto por conta da imaginação das crianças. Em breve você descobrirá um futuro médico, veterinário, enfermeira, astronauta, chef ou ator. 

Brincar de fantasiar ajuda as crianças a entender o mundo, os diferentes papéis e interesses dos adultos, além de estimular a interação social. 

Brincadeiras com tintas

Tintas, lápis, canetinhas, não importa a ferramenta, mas sim o objetivo dessa atividade. As crianças adoram desenhar e pintar. De forma prazerosa, elas vivenciam seu mundo de forma sensorial e desenvolvem a auto expressão e habilidades de pré-escrita. 

Além disso, aprendem sobre cores, misturas e organização. Afinal, é preciso limpar a bagunça após deixá-las  à vontade para pintar, desenhar e se lambuzar com as tintas!

Música e ritmo

O canto e a música ajudam a desenvolver a linguagem, habilidades de alfabetização e conceitos matemáticos básicos. Além disso, as crianças desenvolvem o ritmo e aprimoram suas habilidades auditivas. 

Já a dança ajuda a desenvolver a força, flexibilidade e a coordenação motora.

No mundo da imaginação

As brincadeiras de faz-de-conta estimulam a imaginação, pois são espontâneas e permitem às crianças criar livremente. Oferecer oportunidades durante o dia na sala de aula para as crianças brincarem, disponibilizando objetos para estimular a imaginação, é uma atividade fundamental na educação infantil.

Movimentando o corpo

Correr e pular são as atividades preferidas das crianças pequenas. Elas estão em constante movimento e é preciso oferecer espaços seguros e adequados para que possam brincar e se desenvolver. Pistas sensoriais e circuitos para percorrer correndo são ótimas atividades para fazer ao ar livre.

Além de ser divertido, esses movimentos corporais desenvolvem a autoconfiança, as habilidades motoras e a capacidade de assumir riscos.

Jogos educativos

Existem diversos jogos educativos que podem ser usados na educação infantil, entre eles os sensoriais — que envolvem os sentidos, estimulam a curiosidade e a percepção sensorial — e os jogos de tabuleiro — que contribuem com o aprendizado de cores, formas, números e ensinam habilidades como lidar com perdas e frustrações.

Culinária

Inclua no planejamento pedagógico atividades que envolvam cozinhar. Elas combinam estímulos sensoriais com o aprendizado de conceitos matemáticos, habilidades domésticas e favorecem a interação social.

Pular corda

Pular corda, assim como correr e pular, é uma das brincadeiras favoritas das crianças. Uma atividade aeróbica que exige esforço, contribuindo para o preparo físico das crianças, além de desenvolver a coordenação motora e a consciência corporal.

Essas foram algumas sugestões de atividades lúdicas para te inspirar a criar as suas! É importante considerar a importância do brincar para a aprendizagem. Mais do que propiciar momentos de prazer e diversão, elas contribuem com o desenvolvimento infantil.

As atividades lúdicas favorecem o bem-estar físico e mental das crianças, pois elas aprendem brincando e desenvolvem habilidades essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, emocional e físico.

Se você conhece mais atividades lúdicas que contribuem com o desenvolvimento infantil, deixe sua sugestão nos comentários!

Referências:

CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte  e  VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2007, vol.7, n.1 [citado  2021-02-23], pp. 0-0 .

MARQUES, Juliana Flausino. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Você também pode se interessar...

3 respostas em “Sugestões de atividades para desenvolver na educação infantil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *