Voltar

Sugestões de Jogos Matemáticos

Nosso contato com os números vem desde tenra infância. Quando crianças, temos que contar quantos dedos há em nossas mãos, quantos carrinhos ou bonecas podemos levar para a escola, quantos doces podemos experimentar, entre outras ações que envolvem o exercício de contar.
Nota-se, então, como a matemática está presente em nossas vidas. Embora muitas crianças (e adultos) tenham dificuldades para lidar com os números, a melhor maneira de familiarizar essa ciência é apresentando aos pequenos algumas atividades lúdicas que ajudarão nessa descoberta: os jogos matemáticos.
Mas vocês, educadores, sabem quais são as brincadeiras que servem para as crianças? É importante acompanhar a faixa etária do pequeno para que a atividade seja realmente eficaz para o seu aspecto cognitivo. Contudo, essa dica serve mais para aqueles pais que desejam estimular o saber matemático em casa, uma vez que os profissionais de educação sabem quais jogos podem ser dados em sala de aula.
Acabe com a dificuldade brincando
Nada melhor que trabalhar a dificuldade da criança com os jogos matemáticos. As brincadeiras são um grande incentivo para ajudá-las nessa importante empreitada. É imprescindível que um adulto esteja por perto para orientá-las quanto à contagem correta da quantidade de objetos.

Sugestão de jogos matemáticos

Vamos ao que interessa. Tais atividades promovem a aproximação das crianças com essa ciência importante na vida de todos nós. Os jogos matemáticos são indispensáveis para a formação pedagógica dos pequenos. Veja as dicas a seguir:

– Descobrindo as formas

Eis uma excelente oportunidade de apresentar aos pequenos as figuras geométricas, que serão muito úteis durante o ensino médio. Então, nada melhor que deixá-los familiarizados com esses objetos desde muito novos. Além disso, as crianças aprendem o que é um quadrado, um círculo, um retângulo, etc.
Como fazer: espalhe as figuras e peça a um aluno que pegue um triângulo, por exemplo, mas é importante que você dê as características que possibilitarão a identificação pelo aluno. Para ajudar, muitos desses objetos vêm em cores diferentes.

– Contando as tampinhas coloridas

Um jogo absolutamente simples, mas que serve para mostrar aos alunos como o ato de contar objetos pode ser legal.
Como fazer: junte tampinhas coloridas e outras sem tinta, depois espalhe pela sala. Os alunos terão de recolher todas aquelas que estão pintadas. As crianças terão de contabilizar quantas tampinhas coloridas foram recolhidas ao todo. Sua participação também é muito importante para ajudá-los a contabilizar.

– Adição e subtração com bolinhas

Para crianças um pouco maiores, a sugestão de agora vai trabalhar com as principais operações matemáticas. O ato de saber lidar com a adição ou subtração é um grande passo na vida dos pequenos.
Como fazer: reserve bolinhas para elaborar esse jogo. Como se pode ver, é algo bem simples. Basta juntar uma quantidade considerável e trabalhar a habilidade dos pequenos adivinharem quantas bolinhas continuam na atividade ao serem colocadas ou retiradas.
Os jogos matemáticos são muito úteis para aprendizagem das crianças, mas é imprescindível que pais e educadores saibam respeitar o tempo do pequeno. Cada um tem uma facilidade ou uma percepção única. Portanto, com paciência e leveza os alunos podem aprender com eficácia.

Você também pode se interessar...

17 respostas em “Sugestões de Jogos Matemáticos”

Orientações de jogos simples, mas excelente para iniciar as crianças no princípio da contagem. Obrigada Luciana

Tenho acompanhado todas as publicações que vocês tem enviado e, para minha surpresa, me estão sendo muito valorosas. Descobri recentemente que um sobrinho tem autismo , grau leve. Com as leituras que tenho feito no decorrer do curso pude cooperar c a descoberta de tal situação, pois os pais ainda não haviam percebido. A criança tem 03 anos de idade, passou por pediatras que disseram ser normal o comportamento dele. Após passar por consulta com neuropediatra foi confirmado o diagnóstico. Obrigada!

E muito importante essa interaçao de pais e filhos, ate por que os pais vao identificando a real dificuldade de seu filho e junto com um profissional vao interagindo o saber de forma ludica e eficacia,

Parabéns pelas metodologias utilizadas. Tenho um consultório psicopedagógico em Uberlândia e trabalho com crianças autistas. Estou utilizando as com meus pacientes.

Trabalho com todos os transtornos de Aprendizagem e estou participando do Protea que inicia em maio . Vamos aguardar as novidades.

Os jogos são bem interessantes, pois a criança com dificuldades de aprendizagem, poderá ser despertada a aprender,se usarmos recursos, os quais venham prender sua atenção.

Amém, gostaria de saber como posso trabalhar com dois pré adolescentes. Que estão no sexto ano fundamental, e é muito complicado ensiná-los potência. Gostaria de receber algumas ideias por favor! Obrigada tenham um bom dia ????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *