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TDAH e o Hiperfoco

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de natureza neurobiológica, comum durante a infância e que pode acompanhar o indivíduo durante toda sua vida. A pessoa que possui TDAH costuma ter dificuldade em manter a atenção, gerenciar seus níveis de energia e controlar os impulsos.

Ao contrário da distração, uma das características também presentes em crianças com TDAH é o hiperfoco. Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre ele e algumas atividades que podem ajudar no desenvolvimento da criança.

O que é hiperfoco?

O hiperfoco em crianças com TDAH classifica-se como a capacidade que elas possuem em se concentrar em algo e permanecer durante muito tempo super concentradas naquilo. Seu hiperfoco é ativado quando estão fazendo atividades que gostam e são agradáveis para ela, atividades que são do seu interesse, como um jogo, um trabalho ou algum objeto que eles gostem, por exemplo. 

Isso explica o porquê algumas crianças e adultos conseguem passar horas jogando, lendo, trabalhando em algo que gostam, por exemplo, e perdem a concentração facilmente na hora de realizarem outras tarefas.

De acordo com estudos, o hiperfoco é resultado de baixos níveis de dopamina, um neurotransmissor nos lobos frontais do cérebro que atua no sistema de recompensa imediata, motivação e prazer. Com isso, a carência de dopamina torna difícil a troca de comandos para realizar as tarefas que muitas vezes podem ser chatas, mas muito necessárias.

Em algumas vezes, a concentração pode ser excessiva, fazendo com que as crianças não prestem atenção ao seu redor. Porém, o hiperfoco em crianças com TDAH pode ser usado em favor dela, quando entendemos do que elas gostam e regulando momentos para esses interesses.

Saiba mais sobre como ajudar a criança hiperfocada:

Estratégias para gerenciar o hiperfoco:

É possível tornar o hiperfoco em uma vantagem para auxiliar no desenvolvimento da criança com TDAH. Algumas estratégias para ajudar são:

1. Criar um cronograma

Desenvolva um cronograma que ajude a criança a controlar suas atividades, incentivando-a a criar uma rotina onde consegue limitar um tempo entre as outras atividades necessárias que elas não gostam tanto e as atividades prazerosas.

Criar um cronograma também pode ser muito útil para fazer com que eles sejam capazes de estabelecer prioridades do que devem fazer e evitar que foquem em apenas uma atividade por muito tempo. 

2. Marque os tempos finais

Você pode usar o tempo final de um filme, um episódio de série ou uma música para indicar à criança que ela precisa reorganizar a sua atenção. Isso auxilia para que ela não fique hiperfocada por muito tempo.

3. Atividades que envolvam outras pessoas

Desenvolva e proponha atividades que envolvam outras pessoas, ajudando-os a não ficarem sozinhos.

4. Crie lembretes!

Indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade costumam se perder facilmente e não concluir algumas tarefas, por isso, assim como o cronograma, os lembretes ajudam-os a focar nas tarefas que eles têm de terminar.

5. Controle as distrações

A televisão e o videogame, por exemplo, podem ser uma fonte de distração e a criança pode começar a ativar seu hiperfoco. Por isso, desligue esses aparelhos ou leve a criança para outro ambiente quando for necessário que ela se concentre em outras tarefas.

Duração do hiperfoco

O tempo de duração no hiperfoco em alguns casos, ou coisas, podem parecer surgir do nada e durar semanas, meses ou até mesmo anos. Uma coisa é certa: quando um terminar, será substituído por outro. 

Não precisa se preocupar, a capacidade de hiperfocar em algo que se torna um interesse especial e se desenvolve em conhecimentos e habilidades genuínas pode se tornar uma plataforma para o sucesso e possivelmente uma carreira.

Referências:

FIGUEIREDO, Juliete de Souza. Um estudo de caso a partir da atuação psicopedagógica utilizando estratégias lúdicas com o TDAH. 2015.

LUIZÃO, Andréia Migliorini; SCICCHITANO, Rosa Maria Junqueira. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um recorte da produção científica recente. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 96, p. 289-297, 2014.

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2 respostas em “TDAH e o Hiperfoco”

Eu tenho 19 anos de casada e meu marido não tem Diagnóstico fechado porém ele tem todos os sintomas de TDAH, principalmente o hiperfoco,dura meses focado em um assunto ou em um objeto e quando esquece do nada começa com outro hiperfoco em outro assunto ou em outra atividade…sou Neuropisicopedagoga mas não fiz uma hipótese Diagnóstica com ele,pois tenho receio por conta do casamento interferir no diagnóstico

Olá, Edmea

Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Um NeuroAbraço!

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