Voltar

TDAH – Sintomas e Tratamento

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) ocorre em um número considerável de pessoas ao redor do mundo. Estudos do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) apontam a incidência do distúrbio na maioria das culturas. Confira os dados!

TDAH na população:

Levantamento feito pelo DSM-5 acredita que o TDAH ocorre em 5% das crianças e 2,5% dos adultos. Ainda de acordo com o estudo, o transtorno é mais frequente em meninos do que em meninas, na população geral.
Quando feita a comparação entre o público infantil e os demais, a pesquisa constatou que a proporção de TDAH se configura da seguinte forma: 2:1 em crianças e 1,6:1 em adultos.

Sintomas do TDAH

É importante ficar atento quanto aos sintomas e jamais confundir-se com algum distúrbio de aprendizagem, como dislexia, disgrafia, discalculia, etc. Os sintomas do TDAH podem ser de fácil percepção para quem convive com a criança, por exemplo, ou podem ser mais implícitos. De qualquer forma, só uma equipe médica é capaz de fazer o diagnóstico exato.
Profissionais que cuidam desses casos alertam: é preciso que a pessoa manifeste, pelo menos a princípio, um padrão persistente de desatenção ou hiperatividade (impulsividade) que cause influência no comportamento da pessoa, assim como seu desenvolvimento.

Veja abaixo quais são os principais sinais que manifesta o TDAH:

– Desatenção frequente em situações do cotidiano (obrigatórias e lúdicas);
– Dificuldade para seguir instruções ou finalizar o que devia (alguma tarefa);
– Não se familiarizar com atividades que peçam raciocínio ou atenção (atividades que necessitam de esforço mental);
– Ficar distraído por estímulos externos e não prestar atenção ao que se passa dentro do contexto ao que está inserido;
– Perder objetos que fazem parte de alguma função rotineira;
– Bater mãos e pés quando precisa ficar parado;
– Levantar-se da cadeira a todo instante (inquietação total);
– Não ter paciência de esperar o outro terminar as atividades e querer passar na frente;
Os sintomas de impulsividade, geralmente, são os mais perceptíveis às pessoas que estão ao redor; já aqueles que estão ligados à desatenção, podem ser percebidos por pais e educadores, por exemplo.
Como é o tratamento?
O tratamento do TDAH precisa ser ministrado por uma equipe médica multidisciplinar. Na maioria dos casos, pode-se notar a presença de neuropsiquiatras, neuropediatras e neurologistas. No entanto, profissionais de outras áreas também são imprescindíveis para reforçar o tratamento: psicólogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, entre outros.
Um item que merece destaque é o psicoestimulante, pois ele estimula a atividade e promove maior atenção à pessoa em suas funções. Além disso, os psicoestimulantes são responsáveis pela melhora nas áreas cerebrais que são influenciadas pelo TDAH. Lembrando que os medicamentos devem ter licença da ANVISA e só podem ser receitadas por médicos.
Como alternativa, há grupos de apoio que servem não só para a pessoa com o TDAH, mas para os familiares também. Nas reuniões realizadas, algum profissional da saúde passa informações relacionadas aos sintomas e às maneiras que se têm para lidar com os desafios e outras etapas do tratamento.
Para finalizar, é importante ressaltar que somente uma equipe médica pode fornecer um diagnóstico completo acerca do TDAH.

Você também pode se interessar...

64 respostas em “TDAH – Sintomas e Tratamento”

fiz a inscrição para o curso tealfabetizando e nao recebi nada até agora. Quando?
Estou aguardando noticias
Obrigada

Sim Simone!mas não é a unica causa portanto o diagnóstico do bruxismo deve ocorrer com uma equipe multidisciplinar, pois só assim o tratamento será adequado.

Desde muito cedo cuido da minha filha com Neurologista, psicóloga e outras alternativas, devido o histórico de agressividade e outras coisas estranha que eu via ni pai dela. E desde 5 anos ela toma medicamentos… A partir dos 7 ela começou a tomar medicamento direcionado para TDAH, será que ela terá que tomar medicamento para o resto da vida? Hoje ela te 10anos.

Josiane! somente o neurologista que a acompanha pode lhe dar essa informação pois ele a avaliou e a acompanha no tratamento.

Oi, gostaria de saber se tem alguma ajuda no SUS pra TDAH, tipo uma equipe de médicos que possam me orientar. Meu filho tem 9 anos e só se trata com o neuropediatria do meu convênio, mas ele não me orienta muito só me passa a receita dá Ritalina, moro no RS. Obrigada!

Rita! isso varia de cada local, deveria ter sim, mas procure se informar quais profisionais estão disponiveis em sua região.

Sim Evellini! a equipe pedagogica que tem conhecimento do transtorno, fará adaptaçoes em seu metodo de ensino para melhor atende-lo, mas isso não impede a reprovação, se necessario.

Meu filho tem 13 anos sempre foi muito agitado e ansioso, desde bebê nunca dormiu bem acordava muitas vezes durante a noite com o passar do tempo piorou tinha noites q acordava 5 vezes e queria mamadeira, nesse período ele tinha uns 3 anos e frequentemente tinha dor de ouvido eu achava q a ansiedade era pela dor começou a doer as unhas e tinha também bruxismo, mas eu achava normal, o ano passado a pediatra falou q ele não estava crescendo, q ele tinha que ter acelerado o crescimento mas ele ficou 1 ano sem crescer nada, vez vários exames e teve q começar a fazer tratamento para crescer, toma todos os dias uma injeção, até então nunca tinha tido problemas na escola mas esse ano foi mal em matemática tirou nota vermelha o ano todo coloquei ele no Kumon e não adiantou, pq não conseguia fazer as lições pq não ficava sentado para fazer eu colocava ele para fazer ele levantava ia ao banheiro , beber água , comer e não se concentrava, e em dezembro vi no programa dá Fátima Bernardes falando sobre o TDAH e resolvi levar ele ao psiquiatra pediatra e foi diagnosticado com TDAH e está tomando a Ritalina de 10mg 2x ao dia, faz 10 dias eu acho q a ansiedade melhorou um pouco mas ele é muito nervoso será q isso tem a ver com o TDAH? Se irrita muito fácil o q devo fazer? O retorno dele ao médico é dia 8/02.

Dirlene! o caso do seu filho somente o profissional que o acompanha pode lhe responder, por que ele já o avaliou e investigará a causa.É dificil dar um posicionamento sem conhece-lo.Abraços

Carla algo errado aconteceu com sua inscrição.Mas não desista e as palestras ficam disponiveis no canal da Neurosaber no youtube e no site.Voce poderá assisti-las. Abraços

Meu filho trás muitas queixas dá escola porém realiza todas as tarefas e até me encima o que eu não sei ou aprendi de outra forma sua média está entre sete e oito pode ser TDAH?

Rosilda! somente quem pode diagnosticar é uma equipe multidisciplinar, mas outros profissionais podem levantar a suspeita e estar encaminhando.Procure uma ajuda profissional qualificada.abraços

Tenho um filho hj ele está com 19 anos, mas desde que começou estudar sempre mandaram avaliações de que eu deveria procurar ajuda pois tinha alguma dificuldade. sofria muito bulingls dos outros e só tirava notas vermelhas. Não conseguia aprender e até hj tem dificuldade para ler tem dificuldade de compreensão e sentir-se c com mais de uma tarefa, qdo isso acontece elefica nervoso e aborecido. Fez acompanhamento por seis anos com terapeuta ocupacional, psicologo e fonológica pos tem gagueira e para estudar precisava ficar mexendo com as mãos. Mas não tem diagnóstico. Hj faz musica e não vaibeme com a teoria, só quer saber da prática não consegue estudar.
Não sei o que fazer

Meu filho descobri que tem tdah na creche com 4G nos comecei em seguida o tratamento fiquei depois meses sem dar pois havia falta do remédio Ritalin mas agora to dando certinho ele tem 9anos não consegue copiar do quadro e não lê frequenta sala do AEE para ajuda-lo e frequenta aula de artesanato para ajudar na concentração ,aula de reforço vai ajuda-li

Sealslay! aula de reforço será importante se a professora tiver conhecimento sobre o TDAH.É necessario o empenho da escola em ajuda-lo.

Minha filha na infância tratou TDAH (neuro, psicólogo)cm 09anos Dr.suspendeu medicamentos pq estava MT bem e disse q eventualmente fizesse consulta exames,hj ela é adulta ,não mora mais comigo ,e sempre q falo p/marcarmos o mesmo neuro ,já conversei Dr ,ela não aceita consultar e não gosta de falar assunto ,mas está com sintomas desatenção,trancou faculdade ,migra MT d cursos , profissional, gostaria informações ajuda o que eu Mãe como posso ajudar minha filha ,por isso estou buscando grupo apoio familiar !

Artigo interessante, simples, direto e objetivo! Gostei!
Gostaria apenas de ratificar a necessidade da equipe multidisciplinar em perfeito alinhamento com a equipe médica; além do devido acompanhamento da família e em alguns casos, da mediação escolar / parceria com a escola.
Quando esse conjunto funciona bem, a criança só tem tudo para se desenvolver além das expectativas.

Bom dia, eu tenho um menino de 7 anos e preciso fechar o laudo dele , vocês poderiam me encaminhar a uma equipe multidisciplinar, a neuropwdiatra do meu filho suspeita de tdah mas moro em Macaé RJ, e aqui não tem .agradeceria muito a informação, desde já grata.

Sempre me indaguei desde muito nova, porque tudo que tinha que realizar eram bem mais difícil para mim, me exigindo grandes sacrifícios, esforços, renúncias, atenção redobrada, persistência e convivência com críticas, acusações que para mim soavam injustas, etc.
Sempre fui muito contida por conta de uma educação repressora e por vergonha de não me adequar aos padrões “normais” sociais. Tornei-me professora, mas é sempre penoso para mim, ajustar-me aos padrões convencionais. E até hoje aos 65 anos tento entender essa dificuldade autocontrole, porque não consigo vencer a desorganização motora e espacial, dificuldades de controle inibitório, oscilações bruscas de humor frente às frustrações e à espera e déficits de memória de trabalho não-verbal e funções executivas (pouca percepção de erros, autocontrole ruim, dificuldade em lidar com o tempo de cumprimento de tarefas, desorganização geral. Até que encontrei a explicação no vídeo do Dr Clay Brites e fui buscar o conhecimento através da Neuro Saber. A primeira aula dessa semana foi reveladadoravante. Sem querer me comparar com o Dr Clay Brites me identifiquei com as dificuldades que ele disse ter enfrentado vida a fora. Muito obrigada Dr Brites. Sou grata ao universo por ter lhe posto em meu caminho. Pois no momento morro de culpas diariamente por procrastinar tanto a conclusão de 02 livros que me propus escrever sobre o município onde moro e que tanto necessita da disponibilação desse conteúdo.

Meu filho tem 10 anos tem índice indicativo para TD AH.Ja passou e continua fazendo acompanhamento com neurologista,psicopedagoga,psicóloga entre outros.Gostaria de saber como eu conseguiria um laudo para ele,no qual tem muitas dificuldades em algumas matérias e para concluir algumas atividades.Aguardo resposta.

Meu filho tem 7 anos, diagnosticado com TDAH desde os 6 e a neurologista iniciou tratamento com cafeína. Gostaria de saber se têm informações de melhora na concentração em crianças após início deste substância.

Uma criança com 3 anos e 6 meses pode ser diagnosticada com TDAH?
Meu filho tem 3 anos e 6 meses, é uma criança que aprende tudo com muita facilidade ou seja a parte cognitiva está em pleno desenvolvimento. Ele é maior que as crianças de sua idade sua oralidade é perfeita distingue e relata fatos de seu dia a dia com muita clareza. Porém seu comportamento me preocupa, por muitas vezes suas professoras reclamam por ele ser agitado e demonstrar agressividade quando se irrita com algo, sou professora na área da Educação Infantil e me sinto frustrada por ver o meu filho passando por isso, vejo que ele sofre porque os profissionais não estão preparados para lidar com certas situações, em meu ponto de vista eu faria uma sondagem e verificar o que está causando esse comportamento, em casa eu tento utilizado dos meus conhecimentos para lidar em algumas situações. A Psicóloga que atende na escola falou que não pode lidar com essa ocorrência, pois trabalha somente com distúrbios de aprendizagem e vendo que ele não tem dificuldades com aprendizagem, me aconselhou a leva-lo a um neuropediatra no Dr Brites, ainda não consegui marcar uma consulta pois estou passando por momentos difíceis financeiramente, mas assim que der vou leva-lo sim, muitas mães me indicaram também e aprovaram seus métodos.

Bom dia família neurosaber; tenho um menino de 9 anos que está com algumas dificuldades na escola(concentração,atenção, não copia da lousa, fica muito nervoso quando está fazendo dever,as vezes nem termina, reclama de dor de cabeça e ouvido). A professora me passou o contato de um neuro, psicólogo e oftalmo. Tento ter paciência, mas ele me vence por cansaço….acabo ficando nervosa com ele!!!! Me ajude por favor…..
Regiane de Juiz de Fora /mg

Você pode procurar um neuropediatra que ele poderá indicar outros profissionais como fonoaudióloga, psicólogo, psicopedagogo. Geralmente a avaliação de uma equipe multidisciplinar é o que fecha o diagnostico.

Olá, tenho uma criança muito ativa, não para quieta, baixo rendimento escolar, tentei brincar com ela com o jogo da memoria e ela teve um rendimento muito inferior a outras crianças. O que mais me preocupa é o seu discurso desconexos, “vamos brincar ak, do caranguejo que mergulhou nas folhas da bicicleta”. Isso é TDAH? Desde ja, fico agradecido.

Boa tarde.tenho um filho de 7anos desde de bem pequeno apresenta comportamento agressivo.ele não aceita regras autoagrede quando é contrariado suas atitudes é involuntárias.tem mta dificuldade na aprendizagem não resolve problemas da sua faixa etária desde de pequeno ele apresenta essas características mas eu achava que com o passar do tempo ele ia mudando seu comportamento mas nada pior que não é só em casa que ele é assim na escola em todo lugar passo até vergonha com ele.todo ano as professoras reclamam dele desde do pré é essa semana fui chamada na secretaria da escola a diretora disse que ele tinha batido no coleguinha de lê machucou a boca do menino.dai ela me deu um relatório pra mim encaminhar ele pro neurologista estou preocupada com o comportamento ele anda mto agressivo

Olá, recentemente o Neuropediatra diagnosticou minha filha com TDAH e pediu avaliação cardiológica pois tem intenção de receitar Ritalina pra ela. Tenho muito receio de dar o medicamento, acho ela muito nova, tem apenas 7 anos. Pois segundo informações do próprio médico, este medicamento acelera os batimentos cardíacos. Não existem outras alternativas de tratamento para o TDAH que não envolvam estes tipos de remédios?

Olá Simone.
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

gostaria de saber qual profissional é mais indicado para encaminhar um paciente com suspeita de Tdah, o Psiquiatra ou Neurologista ou Neuropediatra?

Boa tarde tenho um filho com 18 anos ele e muito ansioso, não para quieto, quando está andando fala sozinho mexe muito com as mãos ouve e não se mistura com pessoas e familiares gosta de jogar no celular e fica muito nervoso quando perde o que está jogando e muito quieto será possível que com estes sintomas seria necessário levar ele no neuro.

Olá Maria , É importante buscar um especialista (Neurologista) para lhe dar melhores informações e orientação.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Eu tenho 40anos já sofro muito.sera q eu desenvolvi esse plobema (TDAH) pois os sitomas são muito parecidos com q acontece comigo ?

Bom dia Robson!
Adoraríamos ajudar você, mas não temos autonomia para isso.
Essa questão requer orientação de um profissional da área.

Maria
Tenho filho de 21 diagnóstico: TDAH.
Não interage com família, fica maior parte do tempo no quarto, sempre teve problema com horário . gostaria de saber o que fazer pra ajudá-lo. Quando pergunto algo, não responde direito.

Olá ,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *