Voltar

Disposição da sala de aula para ajudar alunos com TDAH

É sabido que existem estratégias suficientes para auxiliar crianças com o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), sobretudo no ambiente escolar, onde há uma necessidade considerável para a concentração ao conteúdo dado.
Entre os métodos utilizados, há que se destacar a disposição da sala de aula como forma de atrair a atenção do estudante. A tarefa, a princípio, pode parecer complicada, pois será preciso modificar alguns aspectos da turma a fim de que a iniciativa dê certo. No entanto, quando colocada em prática, é notório o fato de que tal mudança vem bem a calhar.
A sala de aula é um ambiente completamente propício para adaptações, principalmente por haver a presença de um educador que saberá como lidar com os desafios surgidos ao longo do caminho.

Estratégia que faz total diferença

Para saber como essa disposição é eficaz na vida dos alunos com TDAH, veja abaixo alguns tópicos que ajudarão a elucidar essa técnica:
– A mudança ocorrida dentro da sala de aula é responsável por organizar uma nova maneira de os alunos aprenderem; e da criança com TDAH captar o conteúdo dado pelo professor, uma vez que ele estará distante do que tira sua concentração: janelas, portas, colegas mais próximos.
– Importante lembrar que os itens citados acima exercem responsabilidade pela distração ocorrida em sala de aula. Exemplo: a criança, quando está próximo à janela, pode ficar concentrada em coisas que não dizem respeito ao conteúdo exposto em sala de aula. Nesse caso, qualquer item pode chamar sua atenção para o ambiente externo: um bicho, uma pessoa, um objeto, etc.
– Um colega pode tirar a atenção da criança. Isso não significa que o aluno com TDAH deva ficar isolado; muito pelo contrário, a distribuição das carteiras será normal, como em várias escolas. Porém, sempre há aquele coleguinha com quem ele tem proximidade e é nesse quesito que devemos focar. Para que a criança não fique distraída, é aconselhável alternar seu lugar dentro de sala.
– Se o estudante puxar assunto de forma insistente com o colega ao lado, mesmo que não seja próximo, a iniciativa será focar no aluno. Dessa forma, peça sempre para que ele seja o ajudante de turma. Assim, a criança terá uma ocupação a mais e poderá ficar focado nas atividades.

Disposição da sala de aula e outros atrativos para o estudante

Além da disposição da sala, existem outros fatores que podem ajudar na busca pela concentração do aluno com TDAH. A aula pode contar com equipamentos eletrônicos, de finalidade pedagógica, para tornar a explicação de uma matéria/atividade mais lúdica.
Por falar em exercícios lúdicos, eis uma alternativa para tornar o ambiente escolar mais atrativo. Quando a criança está em um local que ofereça essas opções, há a possibilidade de o aluno obter uma fruição maior dos conteúdos.
Determinação
É sabido que o processo não se pauta em algo pronto, ou seja, é um trabalho conquistado aos poucos. No entanto, é importante que os educadores estejam empenhados em dar suporte a esses alunos em busca da concentração e dos ótimos resultados.

Você também pode se interessar...

10 respostas em “Disposição da sala de aula para ajudar alunos com TDAH”

Documentários bons bastantes esclarecedores,mais gostaria que vocês se possível repassasse além de conceituar as dificuldades e transtornos de aprendizagem as intervencoes em sala o que é como deve ser trabalhado essa criança?

Bom dia a todos.
Realmente estás estratégias são importantes para que educadores possam realizar um bom trabalho. Gostaria no entanto se possível de estratégias para o público adolescente, a questão essas estratégias podem ser utilizada? Com eles?

Muito bom poder ler estas informações e ver que o que faço não é errado. Que bom que estou no caminho certo. Gostaria de mais informações sobre esses tais exercícios lúdicos que você citou.

Boa noite! Gostaria de saber quem escreveu este artigo e o ano, pois vou citá-lo na minha monografia?
obrigada!
Edinalva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *