Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sinais precoces de autismo em crianças

Alguns sinais precoces de autismo se dão antes mesmo dos 16 meses. Esses sinais muitas vezes podem passar despercebidos, pois podem ser entendidos como características do próprio bebê. Por isso, deve-se ficar atento a qualquer sinal atípico que essa criança apresente.  Hoje vamos destacar alguns desses sinais que podem transparecer desde a fase de amamentação…

Leia mais

Abordagem ABA para Autismo: Como contribui no desenvolvimento infantil?

Abordagem ABA para Autismo: Como contribui no desenvolvimento infantil?

A Abordagem ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma técnica de intervenção amplamente utilizada no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela se baseia em princípios da psicologia comportamental, para promover a aprendizagem e desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas das crianças autistas.  Neste artigo, discutiremos a importância da Abordagem ABA…

Leia mais

Atividade de alfabetização: Como ensinar a letra S para as crianças?

Atividade de alfabetização: Como ensinar a letra S para as crianças?

A alfabetização é um momento fundamental na vida das crianças, pois é nesse período que elas começam a ter contato com as atividades de alfabetização como as letras e os sons que compõem a língua escrita. E uma das letras do alfabeto que costuma gerar dúvidas para os pequenos é o “S”. Conhecer as letras…

Leia mais

Crises no TEA  causadas pelo som, o que fazer?

Crises no TEA  causadas pelo som, o que fazer?

Quando se trata das crises no TEA causadas por estímulos sonoros podem se tornar um desafio comum, muitas vezes mal compreendido, podendo impactar significativamente o cotidiano de crianças com autismo. O TEA é uma condição complexa que molda a percepção do mundo e os relacionamentos interpessoais. Entre os desafios enfrentados por muitas pessoas com autismo…

Leia mais

Adaptando Estratégias Pedagógicas para Alunos com autismo Nível 2

Adaptando Estratégias Pedagógicas para Alunos com autismo Nível 2

O processo de ensino-aprendizagem é uma tarefa desafiadora para educadores, principalmente quando se trata de alunos em diferentes níveis de aprendizagem, como alunos com autismo nível 2.  No caso dos alunos nível 2, que apresentam um conhecimento intermediário em determinadas áreas, é fundamental adaptar estratégias pedagógicas que atendam às suas necessidades específicas.  Neste artigo, discutiremos…

Leia mais

3 dicas para melhorar a consciência fonológica de crianças com TDAH

Como ensinar crianças com TDAH a ler e escrever?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que pode trazer diversos desafios para as crianças que o têm, incluindo dificuldades na leitura e escrita. Por isso, é importante conhecermos e explicarmos como a manipulação dos sons da fala é essencial para o desenvolvimento da linguagem e para a aprendizagem. Neste…

Leia mais

Psicomotricidade com bambolê: Estimule o desenvolvimento

Psicomotricidade com bambolê: Estimule o desenvolvimento infantil

A psicomotricidade é uma área da educação que visa integrar aspectos motores, cognitivos e afetivos na formação das crianças. E é por meio dela que elas desenvolvem habilidades como coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, noção de espaço, entre outras. O bambolê é um brinquedo clássico que tem se mostrado um instrumento eficaz para estimular o desenvolvimento…

Leia mais

Guia completo sobre Desenvolvimento Infantil

Guia completo sobre Desenvolvimento Infantil

O processo de desenvolvimento infantil é complexo e envolve diversos fatores, incluindo genéticos, ambientais e sociais. Compreender esse processo é crucial para pais, cuidadores e profissionais da área da saúde e educação que desejam apoiar o crescimento saudável das crianças. Neste artigo, separamos um guia completo com informações importantes sobre os marcos do desenvolvimento infantil,…

Leia mais

Desafios e dficuldades no diagnóstico do autismo

Desafios e dficuldades no diagnóstico do autismo

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento, que pode muitas das vezes gerar desafios no diagnóstico do autismo. Apesar de ser cada vez mais conhecido e diagnosticado, ainda existem desafios para identificar o autismo em algumas pessoas. Muitas vezes, o diagnóstico pode passar despercebido devido a diversos…

Leia mais

Como trabalhar a consciência fonológica em sala de aula?

Como trabalhar a consciência fonológica em sala de aula?

A consciência fonológica é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças. Trabalhar essa competência em sala de aula pode ser um desafio, mas é essencial para garantir que os alunos tenham sucesso na aprendizagem da língua escrita. Neste artigo, apresentaremos algumas estratégias eficazes para trabalhar a consciência fonológica em sala…

Leia mais

Consciência fonológica e autismo: Intervenções baseadas em evidências

Consciência fonológica e autismo: Intervenções baseadas em evidências

A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala, sendo um importante precursor da alfabetização. No entanto, indivíduos com autismo frequentemente apresentam dificuldades nessa habilidade, o que pode impactar negativamente seu desenvolvimento acadêmico. Neste artigo, discutiremos intervenções baseadas em evidências para promover a consciência fonológica em crianças com autismo. Aprendizagem…

Leia mais