Alguns sinais precoces de autismo se dão antes mesmo dos 16 meses. Esses sinais muitas vezes podem passar despercebidos, pois podem ser entendidos como características do próprio bebê. Por isso, deve-se ficar atento a qualquer sinal atípico que essa criança apresente.
Hoje vamos destacar alguns desses sinais que podem transparecer desde a fase de amamentação…
A Discalculia é um transtorno que pode afetar significativamente o desempenho acadêmico e o desenvolvimento de crianças. Segundo Wajnsztejn e Lopes (2009), a dificuldade com números pode ser tão desafiadora quanto a Dislexia.
Além disso, atualmente estudos mostram que o Distúrbio Matemático Específico (Discalculia) afeta entre 3 e 6,5% de crianças em todo o mundo.…
A Neuroalfabetização na prática pedagógica é um tema de extrema importância para o desenvolvimento integral das crianças, indo além da simples decodificação de letras em sons.
Compreender, interpretar e interagir com o texto de maneira significativa são habilidades essenciais que contribuem não apenas para a alfabetização, mas também para o desenvolvimento cognitivo e emocional das…
A Abordagem ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma técnica de intervenção amplamente utilizada no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ela se baseia em princípios da psicologia comportamental, para promover a aprendizagem e desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas das crianças autistas.
Neste artigo, discutiremos a importância da Abordagem ABA…
A alfabetização é um momento fundamental na vida das crianças, pois é nesse período que elas começam a ter contato com as atividades de alfabetização como as letras e os sons que compõem a língua escrita. E uma das letras do alfabeto que costuma gerar dúvidas para os pequenos é o “S”.
Conhecer as letras…
Quando se trata das crises no TEA causadas por estímulos sonoros podem se tornar um desafio comum, muitas vezes mal compreendido, podendo impactar significativamente o cotidiano de crianças com autismo.
O TEA é uma condição complexa que molda a percepção do mundo e os relacionamentos interpessoais. Entre os desafios enfrentados por muitas pessoas com autismo…
O processo de ensino-aprendizagem é uma tarefa desafiadora para educadores, principalmente quando se trata de alunos em diferentes níveis de aprendizagem, como alunos com autismo nível 2.
No caso dos alunos nível 2, que apresentam um conhecimento intermediário em determinadas áreas, é fundamental adaptar estratégias pedagógicas que atendam às suas necessidades específicas.
Neste artigo, discutiremos…
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que pode trazer diversos desafios para as crianças que o têm, incluindo dificuldades na leitura e escrita. Por isso, é importante conhecermos e explicarmos como a manipulação dos sons da fala é essencial para o desenvolvimento da linguagem e para a aprendizagem.
Neste…
A psicomotricidade é uma área da educação que visa integrar aspectos motores, cognitivos e afetivos na formação das crianças. E é por meio dela que elas desenvolvem habilidades como coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, noção de espaço, entre outras.
O bambolê é um brinquedo clássico que tem se mostrado um instrumento eficaz para estimular o desenvolvimento…
O processo de desenvolvimento infantil é complexo e envolve diversos fatores, incluindo genéticos, ambientais e sociais.
Compreender esse processo é crucial para pais, cuidadores e profissionais da área da saúde e educação que desejam apoiar o crescimento saudável das crianças.
Neste artigo, separamos um guia completo com informações importantes sobre os marcos do desenvolvimento infantil,…
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento, que pode muitas das vezes gerar desafios no diagnóstico do autismo.
Apesar de ser cada vez mais conhecido e diagnosticado, ainda existem desafios para identificar o autismo em algumas pessoas. Muitas vezes, o diagnóstico pode passar despercebido devido a diversos…