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Como ensinar crianças com TDAH a ler e escrever?

3 dicas para melhorar a consciência fonológica de crianças com TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que pode trazer diversos desafios para as crianças que o têm, incluindo dificuldades na leitura e escrita. Por isso, é importante conhecermos e explicarmos como a manipulação dos sons da fala é essencial para o desenvolvimento da linguagem e para a aprendizagem.

Neste artigo, exploremos o que é consciência fonológica e apresentaremos 3 dicas essenciais para aprimorar a leitura e escrita em crianças com TDAH, destacando a importância deste aspecto em seus processos educacionais.

O que é consciência fonológica?

Consciência fonológica é a habilidade de identificar e manipular os sons da fala, como as sílabas e os fonemas. Essa capacidade está relacionada com a leitura e escrita por auxiliar as crianças a entenderem a relação entre os sons das palavras e suas letras correspondentes. 


Portanto, quando uma criança desenvolve sua consciência fonológica, consegue segmentar as palavras em partes menores, identificando os sons individuais que compõem cada palavra. Isso facilita o processo de aprendizagem da leitura e escrita, tornando mais simples reconhecer padrões sonoros e associá-los às letras correspondentes durante a alfabetização.

Compreendendo a consciência fonológica em crianças com TDAH

A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala, como sílabas, rimas e fonemas. Em crianças com TDAH, essa habilidade pode estar comprometida devido aos desafios de atenção e concentração que enfrentam.

Essas crianças podem ter dificuldades em prestar atenção nos sons das palavras, identificar padrões sonoros e segmentar palavras em unidades menores. Isso pode afetar diretamente suas habilidades de leitura, escrita e compreensão da linguagem.

Para ilustrar melhor os desafios enfrentados por crianças com TDAH em relação à consciência fonológica, podemos observar alguns exemplos:

  • Confusão de letras e sons: Elas podem ter dificuldades em associar sons específicos com suas respectivas letras. 

Por exemplo, ao aprender a ler, podem confundir as letras “b” e “d” ou trocar os sons correspondentes. Isso pode ser resultado da impulsividade e da falta de foco ao realizar atividades de aprendizagem.

  • Dificuldade em identificar padrões fonológicos: Crianças com TDAH podem ter dificuldades em para reconhecer e manipular padrões fonológicos, como rimas e aliterações. 

Por exemplo, ao identificar palavras que rimam, podem ter dificuldade em manter a atenção e perceber os padrões sonoros semelhantes entre elas.

Dicas práticas para melhorar a consciência fonológica em Crianças com TDAH

As características do TDAH, como dificuldade de concentração e impulsividade, podem influenciar a atenção nas atividades que visam a consciência fonológica.

Felizmente, existem estratégias eficazes que podem auxiliar as crianças com TDAH a aprimorar sua consciência fonológica. Aqui estão três dicas valiosas para auxiliar nesse processo:

1. Brinque de Adivinhação:

   – Faça jogos divertidos nos quais a criança tenha que adivinhar palavras usando dicas de sons. Por exemplo, diga “Começa com o som ‘b'” para a palavra “bola” ou “Termina com o som “o” para “cachorro”.

2. Quebra-cabeça de Sons:

   – Use quebra-cabeças com letras para montar palavras e destacar os sons das letras. Por exemplo, junte as letras “s”, “o” e “l” para formar a palavra “sol” e explique os sons de cada letra enquanto monta.

3. Invente Rimas:   – Crie rimas engraçadas com a criança, usando palavras que tenham sons parecidos no final. Por exemplo, “O gato está no telhado, pulando com o sapo ao lado”.

5 Atividades para desacelerar sua Criança com TDAH: Clique aqui

Como fazer isso no dia a dia?

– Em casa: Reserve um tempinho para brincar de adivinhação ou montar quebra-cabeças de sons. Use livros com rimas ao lerem juntos e para inventar novas rimas.

– Na escola: Inclua essas atividades em sala de aula, usando jogos de sons e letras. Leia poemas simples e incentive a criança a encontrar palavras que rimem. Essas brincadeiras auxiliam a criança a progredir na fala e na escuta, mas também tornam o aprendizado mais divertido e fácil de compreender.

Em resumo, a conscientização fonológica é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da leitura em crianças com TDAH. Por meio de estratégias específicas e adaptadas, é possível desenvolver essa habilidade e proporcionar um maior sucesso acadêmico para essas crianças. 

Portanto, investir no aprimoramento da consciência fonológica pode ser uma importante ferramenta para auxiliar no processo de aprendizagem dessas crianças.


Referências:

https://www.scielo.br/j/pee/a/TVLG5wPsLFpWCBcYyWKz3ZP/?format=pdf&lang=pt

https://www.scielo.br/j/codas/a/8MgNrbyPssVpD6JK8qqdZMP/

https://improvingliteracy.org/brief/how-we-learn-read-critical-role-phonological-awareness

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