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Entendendo os Sinais de Discalculia

Entendendo os Sinais de Discalculia

A Discalculia é um transtorno que pode afetar significativamente o desempenho acadêmico e o desenvolvimento de crianças. Segundo Wajnsztejn e Lopes (2009), a dificuldade com números pode ser tão desafiadora quanto a Dislexia

Além disso, atualmente estudos mostram que o Distúrbio Matemático Específico (Discalculia) afeta entre 3 e 6,5% de crianças em todo o mundo. Em comparação com a Dislexia (um distúrbio que afeta a aquisição da leitura), cuja prevalência varia entre 5 e 17%. 

Neste artigo, mostraremos alguns sinais que podem indicar a presença da Discalculia.

O que é Discalculia?

A Discalculia é um Distúrbio de Aprendizagem que está relacionado a dificuldades no desenvolvimento neurológico da criança em relação às habilidades matemáticas.

Além disso, ao contrário da ansiedade em relação à aprendizagem da matemática, que pode ser mais comum e confundida com a Discalculia, as crianças com esse distúrbio necessitam de acompanhamento profissional especializado para conseguirem acompanhar o ritmo de aprendizagem dos colegas.

Quais são as possíveis causas da Discalculia?

Embora ainda não haja estudos definitivos, pesquisas sugerem que fatores genéticos,  desenvolvimento cerebral e fatores ambientais, como exposição ao álcool durante a gravidez ou prematuridade, também podem influenciar o surgimento do transtorno.

Além disso, observações realizadas no cérebro mostraram diferenças significativas na massa cinzenta, área da superfície e associada ao aprendizado e memória em pessoas com Discalculia.

No entanto, é importante lembrar que dificuldades de aprendizado em matemática não devem ser automaticamente associados à Discalculia, pois outros fatores podem estar envolvidos. É essencial uma avaliação cuidadosa do comportamento e histórico da criança para evitar diagnósticos equivocados.

Sinais de Discalculia que você precisa conhecer:

Na pré-escola, sinais de Discalculia podem surgir quando a criança:
  • Tem dificuldade em aprender a contar e pula números, mesmo após outras crianças da mesma idade conseguirem fazê-lo.
  • Parece não entender o significado de contar, entregando um grupo de blocos quando solicitado um número específico.
  • Luta para reconhecer padrões, como do menor para o maior ou do mais alto para o mais baixo.
  • Tem dificuldade para compreender símbolos numéricos, como fazer a conexão entre “7” e a palavra sete.
  • Tem dificuldade em associar um número a um objeto, como entender que “3” se refere a três itens.
Na escola primária, os sinais podem incluir:
  • Dificuldade em aprender e lembrar fatos matemáticos básicos, como 2 + 4 = 6.
  • Utilização de dedos para contar, em vez de estratégias mais avançadas, como a matemática mental.
  • Dificuldade em identificar e usar sinais matemáticos corretamente, como + e -.
  • Dificuldade para entender frases matemáticas, como “maior que” e “menor que”.
  • Dificuldade com valores posicionais, muitas vezes colocando números na coluna errada.

Em resumo, identificar precocemente os sinais de Discalculia é fundamental para garantir o acesso à intervenção adequada e ao apoio necessário para superar as dificuldades encontradas. Se você suspeitar que a sua criança está enfrentando essa dificuldade, é importante buscar auxílio profissional especializado para uma avaliação e orientação adequada. 

A compreensão e o suporte da família, escola e demais profissionais envolvidos são essenciais para promover o desenvolvimento acadêmico e emocional das crianças com Discalculia.

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Referências:

MATOS, Edneia Felix de; SANTOS, Daniela Miranda Fernandes. Discalculia e educação: quais conhecimentos os professores possuem acerca deste tema. Rev. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 38, n. 116, p. 272-283, ago.  2021 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862021000200011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  24  abr.  2024.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210015.

Haberstroh S, Schulte-Körne G. The Diagnosis and Treatment of Dyscalculia. Dtsch Arztebl Int. 2019 Feb 15;116(7):107-114. doi: 10.3238/arztebl.2019.0107. PMID: 30905334; PMCID: PMC6440373.

WAJNSZTEJN, Alesssandra Caturani; WAJNSZTEJN, Rubens. Dificuldades escolares: um desafio superável. 2. ed. São Paulo: Ártemis, 2009.

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