Sinais precoces de autismo em crianças
Alguns sinais precoces de autismo se dão antes mesmo dos 16 meses. Esses sinais muitas vezes podem passar despercebidos, pois podem ser entendidos como características do próprio bebê. Por isso, deve-se ficar atento a qualquer sinal atípico que essa criança apresente.
Hoje vamos destacar alguns desses sinais que podem transparecer desde a fase de amamentação até a fase de comunicação e interação social.
Conteúdo
Os sinais de autismo são individuais
Precisamos compreender, antes de tudo, que o transtorno do espectro do autismo (TEA), afeta a área motora, cognitiva e social.
Assim, quando falamos dos sinais de autismo, é necessário entender que ele se manifesta de uma forma bem individualizada. Ou seja: em cada pessoa pode ser diferente. Mas existem alguns padrões pré-definidos que podem ser observados pelos pais desde o nascimento.
Principais sinais de autismo
Cada criança tem seu próprio ritmo. Por isso é necessário ficar ainda mais atento aos sinais precoces de autismo. Dessa forma, a procura por um pediatra ou neuropediatra deve ocorrer quando esses atrasos aparecem de forma significativa.
Quando falamos de crianças com menos de 12 meses de vida, os sintomas podem ser confundidos com a personalidade do bebê. Por exemplo: quando a criança é muito calma ou não se adequa a qualquer coisa. Assim, o olhar dos pais deve ainda ser mais apurado para caso seu filho apresente algumas dessas características.
Sinais precoces de autismo antes dos 12 meses
Existem alguns sinais sobre autismo que são pré-definidos. Porém, podem ser difíceis de se perceber, caso não haja atenção. Alguns deles são:
- Desatenção à voz do adulto;
- Não balbucia;
- O olhar não procura a mãe quando ela se afasta;
- Não estende os braços para pedir colo;
- Falta de contato visual com a mãe no momento da amamentação;
- Não responde com imitação ações como sorrir ou mostrar a língua;
- Falta de demonstração ou resposta ao carinho
- Não brinca com outras crianças ou adultos;
- Demonstra certa frieza em relação aos sentimentos e expressões de outras pessoas;
Sinais de autismo até os 16 meses
Nessa fase se torna um pouco mais fácil decifrar alguns sinais. Isso porque existem alguns comportamentos predominantes que ficam extintos, como por exemplo:
- Não dá “thauzinho” com as mãos;
- Ausência da fala ainda perpetua;
- Dificuldade de demonstrar desejo sobre algo;
- Não procura com o olhar;
- Não gosta de ser tocado;
- Locomoção atípica, como andar nas pontas dos pés.
Aliás, temos um vídeo sobre como entender alguns sinais de autismo em crianças, disponível na nossa plataforma do Youtube. Nele, o neuropediatra Clay Brites explica alguns sinais sobre autismo em crianças de uma forma mais ampla.
Percebi sinais de autismo, o que fazer a seguir?
A partir do momento em que os pais percebem alguns sinais precoces do autismo, o melhor a ser feito é procurar um profissional. Assim, será possível acompanhar e realizar um diagnóstico mais preciso.
Quanto mais rápido se inicie o tratamento, melhor será o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Dessa forma, é fundamental procurar um médico mesmo que seja por uma pequena desconfiança.
Para saber mais sobre o assunto, acesse nossa página de artigos sobre autismo.
Referências:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812020000200009
10 Comments
Tenho um neto de 3 anos por consideração e percebi pelas reações que ele ainda não fala completamente as palavras e de acordo com os artigos lidos me deparei com alguns comportamentos de ETA. Como saber se meu neto tem alguma anormalidade.
Alguns pontos observados:
● atraso na fala
● nao interage com outras crianças na escola
● nao dá atenção quando chamam
● as vezes percebo uma individualidade
Olá, Rosemeri
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso.
Acesse youtube.com/neurosabervideos e também aqui em nosso blog temos mais artigos que podem te ajudar.
Webster – Equipe NeuroSaber
Boa Noite, eu atenho quase certeza que tenho autismo, mas sempre me deparo com artigos ou profissionais sempre voltados para as crianças. Não consigo encontrar um profissional em são paulo que atenda e faça diagnóstico em adultos. Teria algum profissional para indicar? Tenho 36 anos. Obrigada
Olá Juliana, tudo bem?
Recomendamos que procure um neurologista, como não temos parceria na cidade, não temos nenhuma indicação no momento.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Boa noite,tenho dois netos gêmeos, com suspeita de autismo. Um deles não está querendo comer.tem algum local no Rio de Janeiro, que faça tratamento gratuito?agradeço a atenção. POIS NAO SABEMOS O QUE FAZER
Olá Ana Cláudia, tudo bem?
Procure um UBS (Unidades Básicas de Saúde)do seu bairro, para mais informações de como solicitar um encaminhamento com o especialista(Neurologista).
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Meu marido tem síndrome de Asperger, percebi algumas coisas na minha bebê (1 ano e 2 meses)… O que devo fazer?
Ela falava algumas palavrinhas (papai, mama, dá, mais) e parou de falar
Ela não olha de frente para as pessoas, ela abaixa a cabecinha e olha de baixo pra cima…
Ela não para um minuto, não dorme direito, fica andando de um lado para outro por bastante tempo.
Ela não brinca com as outras crianças, prefere brincar sozinha.
Ontem fui tentar brincar com ela, ela não aceita, ela vira de costas e brinca sozinha…
Quando não damos o que ela quer, ela arranca os próprios cabelos, puxa e arranca… já fez isso 3 vezes
Olá Priscila, tudo bem?
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙