Skip to content Skip to footer

Mitos sobre o autismo: 8 que você precisa conhecer

Diariamente vemos alguns mitos sobre o autismo, como em qualquer outro transtorno. Eles vão desde a forma de diagnóstico até as características que possam ter.

Esses mitos podem atrapalhar e criar uma visão equivocada sobre as pessoas pertencentes ao espectro. Por isso, é necessário estar sempre em busca de sites que utilizem embasamentos científicos ou de profissionais específicos da área.

Entendemos que, por se tratar de um transtorno onde os sintomas aparecem individualmente, pode surgir algumas questões sobre a fala, as emoções, a inteligência, o foco, etc.

Dessa maneira, é preciso expor alguns mitos sobre o autismo. Assim, podemos sanar dúvidas que surgem a partir desses mitos.

A seguir, traremos uma lista de 8 mitos sobre o autismo e uma breve explicação sobre cada um deles.

1° mito do autismo: são agressivos

Quando falamos em Transtorno do Espectro Autista em alguma roda de conversa, sempre haverá um comentário sobre autistas serem agressivos.

Porém, é necessário compreender que alguns autistas acabam se tornando agressivos quando se encontram em uma situação atípica. Ou seja: em momentos de desconforto.

Entretanto, essa não é uma característica pertencente a todos os autistas. Dessa forma, alguns podem manifestar suas insatisfações de outro modo.

2° dos mitos sobre o autismo: não têm empatia

Um dos maiores mitos sobre o autismo é sobre a ausência de sentimentos por parte deles. Por exemplo: a falta de empatia pelo próximo.

De antemão, podemos afirmar que alguns autistas são extremamente carinhosos e empáticos perante dores e sentimentos de outra pessoa.

Por outro lado, é verdade quando falamos que alguns autistas tendem a ter dificuldades em demonstrar seus sentimentos. Mas, isso não os caracteriza como ‘’ frios’’ ou sem empatia.

3° mito sobre autismo: tem cura

Em primeiro lugar, precisamos entender que autismo não se trata de uma doença. Portanto, não terá cura.

Como o próprio nome já diz, o autismo se trata de um transtorno, que atinge questões do neurodesenvolvimento.

Assim, eles podem ser acompanhados por especialistas, com tratamentos e, em alguns casos, medicações.

 4° mito sobre o autismo: não gostam de ter amigos

Reconhecemos que existe uma dificuldade nas relações sociais do autista. Porém, alguns autistas tendem a ter facilidade em criar amizades, principalmente quando estão se sentindo confortáveis em determinadas situações.

Por isso, esse é um dos mitos sobre o autismo que trouxemos para vocês.

5° mito sobre autismo: só acontece em meninos

Esse é um dos mitos sobre o autismo mais comuns. Mesmo algumas pesquisas apontando que, frequentemente, o diagnóstico se dá em mais em meninos, as meninas também podem pertencer ao espectro.

6° mito sobre o autismo: o diagnóstico só pode ser feito a partir dos 3 anos

Como já falamos aqui em nossos artigos, o autismo pode ser diagnosticado a partir dos 16 meses.

Sendo assim, quanto mais rápido o diagnóstico acontecer, mais rápido se dará a intervenção de profissionais que facilitaram o processo de desenvolvimento da criança com autismo.

7° dos mitos sobre o autismo: sempre serão superdotados

Um dos mitos sobre o autismo é o de que todos são superdotados, com uma inteligência acima da média.

Mas o que torna isso um mito é que diversas crianças com TEA possuem alguma deficiência intelectual. Dessa forma, acabam tendo dificuldade na aprendizagem e no processo de alfabetização.

8° dos mitos sobre o autismo: são todos iguais

O Transtorno do Espectro Autista, como o próprio nome já relata, se trata de um espectro. Ou seja: é um transtorno que tem várias características e pode aparecer em cada criança de uma forma.

Por isso, por mais que existam critérios utilizados como base para realizar o diagnóstico, seus sinais são individuais.

Para entendermos alguns sinais verdadeiros que as crianças podem nos dar recomendamos a leitura de dois artigos nossos:

Referências:

https://www.spectrumnews.org/features/deep-dive/the-lost-girls/

https://www.scielo.br/j/ptp/a/9VsxVL3jPDRyZPNmTywqF5F/?lang=pt

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Feducaemcasa.petropolis.rj.gov.br%2Fuploads%2Farquivos%2Fmitos-e-verdades-sobre-o-autismo-pdf.pdf&clen=920485&chunk=true

https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-51622021000200017&lng=pt&tlng=es

Leave a comment

0.0/5