Skip to content Skip to footer

Figura e fundo: dicas de atividades para praticar

Figura e fundo é um dos conceitos mais trabalhados na Gestalt-terapia, que é quando se está diante de uma imagem, uma situação, ou, entre diversos objetos, e seu foco se dá a um estímulo somente.

Ou seja, “figura” é o objeto principal, que dentro do nosso olhar se tornou aquilo que se tem destaque. “Fundo” é o restante das coisas que não se destacam, que ficam em segundo plano.

Posto isso, o conceito de figura e fundo é algo que praticamos diariamente. Aliás, nosso cérebro realiza tal função a partir de nosso nascimento.

Porém, para as crianças isso pode ser algo difícil e até mesmo gerar um conflito. Isso porque essa fase contém vários estímulos que podem ser importantes.

Por exemplo, quando o bebê fixa o olhar em alguém ou em algum objeto, a figura é o elemento principal. Em contrapartida, o fundo será todos os outros estímulos que não chamaram sua atenção. Mas, rapidamente o foco muda e outro objeto fica sendo a figura.

Com a finalidade de desenvolver essa função, algumas atividades de figura e fundo serão propostas. Assim, esperamos ajudar no desenvolvimento desse processo.

Dicas de atividades para figura e fundo

As atividades de figura fundo não desenvolvem apenas habilidades que ajudam no processo de alfabetização, por exemplo, trabalhando a concentração. Mas ajudam, também, em outras atividades que trabalham a coordenação motora.

Primeira dica: estimular o foco

Essa atividade de figura e fundo é a de estimular o foco. Ela que pode ser trabalhada ou em casa ou na rua.

Basicamente é despertar na criança o olhar, ou seja, dar demandas sobre coisas a procurar. Por exemplo: procurar um objeto amarelo ou procurar algo que esteja fazendo determinado barulho.

Isso desenvolverá na criança a habilidade da concentração, onde ela focará na figura a ser encontrada.

Essa atividade pode ser realizada em qualquer lugar. Não necessita de material, somente da criatividade do adulto para achar um bom objeto para que o olhar da criança procure.

Segunda dica para trabalhar figura e fundo: imagens

A próxima dica de atividade para figura fundo é a mais conhecida: trabalhar com imagens.

Existe hoje na internet um grande acervo de imagens elaboradas com formas geográficas. Dessa forma, o intuito é formar uma imagem central, ou, até mesmo formas duas imagens.

A atividade para figura e fundo é pintar a imagem que ela escolheu. Assim, ela irá achar o foco principal da imagem, a figura, e delimitar o fundo.

Portanto, a utilização desses desenhos pode ser realizada para pinturas, recortes ou contornos em torno da imagem. Através disso, será possível trabalhar também questões como coordenação.

Temos outros artigos também sobre atividades para desenvolver concentração ou coordenação motora:

Referências:

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=http%3A%2F%2Fpepsic.bvsalud.org%2Fpdf%2Fcp%2Fv22n23%2F10.pdf&clen=172084&chunk=true

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fj%2Fpaideia%2Fa%2FhcDrz6QCgGwtxvW3s3kpKKc%2F%3Fformat%3Dpdf%26lang%3Dpt&clen=628166&chunk=true

Leave a comment

0.0/5