Cérebro do bebê: ajude-o a se desenvolver!
Procurar maneiras de ajudar o cérebro do seu bebê se desenvolver é algo que causará um grande impacto no desenvolvimento da criança.
Assim, um bom desenvolvimento é algo significativo em qualquer idade ou condição. Isso ajudará a criança a progredir e vivenciar da melhor maneira suas fases.
Mas entendemos que não deve ser fácil saber o que fazer para ajudar seu filho. Por isso trouxemos algumas dicas de como ajudar o cérebro do bebê se desenvolver. E elas podem ser feitas em casa!
Conteúdo
Qual a necessidade de ajudar a desenvolver o cérebro do bebê?
Precisamos entender que o cérebro se trata basicamente de um agrupamento de sistemas integrados por redes neurais. Cada sistema em particular tem uma função para realizar. Dessa forma, funções sensoriais, emocionais e de pensamento podem evoluir corretamente.
A estimulação desses sistemas se dará através de cores, sons e afetividade, considerados estímulos sensoriais predominantes na primeira infância.
Como consequência de todos esses estímulos, o avanço cerebral tem impactos no desenvolvimento do cérebro do bebê. Além disso, eles duraram até a vida adulta.
O Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ensina cinco passos para impactar positivamente o desenvolvimento antes mesmo que as crianças comecem a falar.
São eles:
- Compartilhar o foco
- Incentivar
- Nomear as coisas
- Revezar
- Praticar finais e começos
Como funciona cada um desses passos
Para entender melhor como ajudar o cérebro do bebê, vamos explicar detalhadamente cada um desses passos.
Compartilhar o foco
Uma forma de ajudar a desenvolver o cérebro do bebê é compartilhar o foco. Ou seja, estar sempre atento ao que o bebê está observando. Assim você irá estimular essa curiosidade aproximando mais o vínculo entre vocês.
Você poderá perceber se ele está interessado em sons, movimentos, olhares etc.
Por exemplo: quando você está brincando com uma bola colorida com um bebê e ele começa a se movimentar com braços e pernas. Será nesse momento que você irá mexer com a bola para que o olhar acompanhe. Poderá passar a bola na pele dele ou emitir sons com ela.
Incentivar o cérebro do bebê
Essa fase se dará quando seu bebê já estiver um pouco maior, pois se trata de sempre incentivar uma ação feita por ele.
Ou seja, quando ele aponta a um brinquedo e você pega ou quando no meio da brincadeira ele te entregue algo e você responda “obrigado” ou “parabéns, isso mesmo!”.
Esses incentivos não precisam necessariamente vir através de palavras. Mas, também podem ser por uma expressão fácil, por pegar um brinquedo etc.
Nomear as coisas
Para trabalhar a linguagem no cérebro do bebê, você deve estar sempre nomeando objetos, lugares, sentimentos, cheiro e até mesmo ações que você irá fazer com ela.
Esses estímulos para o cérebro do bebê podem vir desde quando ele é bem pequeno. Antes mesmo dele falar ou conseguir entender as palavras. Assim, na hora de se desenvolver a fala, ele entenderá que o uso de palavras importantes para se expressar.
Revezar
Trabalhar o compartilhamento de objetos é extremamente importante para desenvolver o cérebro do seu bebê. Assim, é possível trabalhar também a questão do esperar.
Quando falamos sobre esperar, falamos de fazer com que ele espere e de esperar retornos de estímulos.
Por exemplo, ao passar um algodão ou bolinha na pele do bebe, aguarde o retorno da ação. Nesse caso poderá ser de cócegas ou descontentamento.
Já quando estamos falando de uma criança maior, aguarde o retorno da ação através de qualquer estímulo vocal que ele tiver, expressões faciais ou demonstração com gestos.
Praticar finais e começos ajudam o cérebro do bebê
Para trabalhar com o cérebro do bebê, entenda quando começar e quando parar.
Crianças sempre deixam claro quando cansaram de alguma atividade e querem trocar. Por isso, é importante estar atenta aos sinais e estimular essas comunicações.
Referências: