Voltar

Caderno de Caligrafia é válido?

Hoje vamos falar um pouco sobre a questão do caderno de caligrafia. Muitas pessoas se perguntam se ele é importante. Pode-se afirmar que sim, mas é preciso fazer uma análise. O caderno é útil para a estimulação e organização da letra.

O caderno de caligrafia resolve os problemas da escrita em geral?

Não, ele não resolve todos os problemas relacionados à escrita. Os casos de disgrafia ou uma letra feia, por exemplo, não são solucionados somente com esse material.
O ponto que deve ser revisto é o fato de vermos educadores que passam o caderno de caligrafia para os pequenos e não trabalham aspectos indispensáveis: habilidades visuais, preensão, força e coordenação motora. Todos estes quesitos são imprescindíveis para o desenvolvimento da escrita.

Muito além dos movimentos das mãos?

Quando falamos na questão da letra, não nos referimos apenas ao uso da mão, mas da coordenação do cérebro. Vale ressaltar que uma letra bem organizada e desenhada precisa de atenção, ritmo, dentre várias situações importantes.

O que precede a caligrafia e deve ser estimado?

É preciso trabalhar algumas questões antes da caligrafia. Necessita-se, por exemplo, desempenhar pré-requisitos importantes como a coordenação ocular. Geralmente, o caderno de caligrafia é usado entre o 3º e o 4º ano. No período que antecede essa fase, é interessante investir na qualidade de organização da letra.
Além disso, é importante lembrar que a letra tem a ver com aspectos emocionais e individuais de uma pessoa. Em outras palavras, a letra é a expressão dos indivíduos. O uso do caderno é bom para automatizar essa questão.

Como proceder com crianças que convivem com autismo?

No autismo é preciso ir com mais calma ainda, pois essas crianças têm uma dificuldade em autorregulação. Deve-se estimular uma escrita adequada e que seja correta. Um traçado bem desenvolvido da letra. Isso estimula a cognição do pequeno.
Infelizmente, nota-se uma carência em muitas escolas, principalmente quando as crianças demonstram que não sabem copiar os conteúdos do quadro. Portanto, é muito importante estarmos atentos a esses detalhes.

Como fica a questão da tecnologia?

Nota-se uma quantidade enorme de crianças que utilizam tablets. A escrita não é só trabalhar com a mão, mas é preciso desenvolver habilidades cognitivas. Não adianta estimular práticas dos dedos da mão e não desenvolver a memória de trabalho, a atenção e a coordenação visomotora.

Pode-se trabalhar a caligrafia na adolescência?

Na adolescência, a caligrafia pode ser trabalhada, mas com afetividade para que os jovens também possam desenvolver a expressão escrita. É importante para despertar capacidades e talentos.
É verdade que crianças com epilepsia demoram mais para escrever?
É preciso saber qual a influência da medicação, pois dependendo desse remédio, a reação pode provocar um efeito adverso, como movimentos mais lentos para escrever. Lembre-se sempre: cobre por qualidade e não quantidade.
Importante saber
– Uma pessoa que começa a aprender a letra cursiva durante a alfabetização, ela tem menor possibilidade de ter erros ortográficos.
– Há profissionais que aplicam caderno de caligrafia já no primeiro ano. Importante ressaltar que neste período a criança está começando a aprender a aperfeiçoar a letra, assim como seu desenho. Se você usar esse caderno com seus alunos do 1º ano, você tende a colocá-los em uma situação mais difícil para o aprendizado deles.
 
PEPI Caderno de Caligrafia é válido?

Você também pode se interessar...

14 respostas em “Caderno de Caligrafia é válido?”

Amei . Para mim como profissional da educação acho fundamental o aluno ter um traçado bem feito e o caderno de caligrafia ser um ferramenta para nortear este feito.

Olá Clari, tudo bem?

Fica ligada nos nossos artigos pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá meu filho tem TDAH não escreve de letra cursiva ele se identifica com a letra de forma, e a escola fica forçando a escrever de letra de mão no caderno de caligrafia. Podemos trabalhar e melhorar a letra de forma no caderno de caligrafia? Pergunto pois a escola diz que não pode esse caderno é só para treinar a leitura de mão.

Olá Janmile,

É importante que a escola entenda que cada criança é única e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, e que as necessidades de seu filho com TDAH devem ser levadas em consideração ao se determinar como ele deve aprender e praticar a caligrafia. Alguns alunos com TDAH podem ter dificuldades em manter a atenção e a motivação para praticar caligrafia em um caderno específico para esse fim, especialmente se estiverem sendo forçados a escrever em um estilo de letra com o qual não se identificam.

No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a letra de forma do seu filho, sem a necessidade de forçá-lo a escrever em letra cursiva. Algumas dessas estratégias podem incluir:

Utilizar cadernos com linhas mais espaçadas: isso pode ajudar seu filho a manter o tamanho e o espaçamento adequados das letras de forma, enquanto ainda mantém sua identificação com esse estilo de letra.

Praticar a escrita em diferentes superfícies: permita que seu filho pratique a escrita em diferentes superfícies, como quadros brancos, papel craft, areia ou argila. Isso pode ajudá-lo a desenvolver habilidades motoras finas e melhorar sua letra de forma.

Incentivar a prática em atividades divertidas: em vez de forçar seu filho a praticar caligrafia no caderno de caligrafia, tente incorporar atividades divertidas em sua rotina diária que envolvam a escrita, como jogos de palavras, histórias em quadrinhos, ou mesmo escrever listas de compras ou cartas para familiares.

Reforçar positivamente: elogie e recompense seu filho sempre que ele fizer um esforço para melhorar sua caligrafia. Reforços positivos podem aumentar a motivação e o interesse do seu filho em praticar e melhorar sua letra de forma.

É importante lembrar que o objetivo final da caligrafia é que as crianças sejam capazes de comunicar suas ideias por escrito de forma clara e legível. Se a letra de forma do seu filho é clara e legível, ele pode ser capaz de atingir esse objetivo sem a necessidade de escrever em letra cursiva. Converse com a escola do seu filho e explique suas preocupações e sugira alternativas para ajudar seu filho a melhorar sua caligrafia.

Olá Nilmar, tudo bem?

Não existe uma lei específica que proíba o uso de cadernos de caligrafia.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *