Por acaso vocês sabem quais são os aspectos psicomotores e como eles podem ser determinantes para o desenvolvimento de uma pessoa? Bom, antes de tudo, é necessário relembrar alguns conceitos que tendem a elucidar ainda mais nosso artigo e o seu conhecimento. Confiram abaixo as informações que disponibilizamos para todos vocês.
O que é a psicomotricidade?
Assim como já disponibilizamos em artigos anteriores, vale a pena relembrar que a psicomotricidade deve ser definida como uma ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano. A palavra ‘psicomotricidade’ pode ser dividida da seguinte maneira: psi: aspectos emocionais; co: aspectos cognitivos; motric: movimento humano; idade: etapas de vida do ser humano.
Os aspectos da psicomotricidade
Depois de uma breve revisão sobre o que significa a psicomotricidade, vamos agora mostrar a vocês os aspectos que estão envolvidos nesse processo, responsável pelo desenvolvimento da criança nos anos escolares e pela autonomia do indivíduo por toda a sua vida.
– Afeto
Este aspecto está ligado àquelas funções mais centrais, sobretudo no que diz respeito à formação da personalidade do pequeno. É importante que a criança seja estimulada a esse conjunto de faculdades que possibilitarão a ela o domínio de algumas habilidades. Podemos destacar aqui como pontos principais deste aspecto psicomotor os seguintes tópicos:
- Orientação na condução de problemas que surgem ao longo do dia a dia;
- Estímulo a autoestima;
- Indução à criança a estabelecer uma visão sobre as diferenças individuais;
– Cognição
Este aspecto é um pouco mais complexo que os demais, porém ele também é interligado aos demais. A cognição pode ser definida como o ato que consiste em processar as informações. A função dessa habilidade é o de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente a todos os estímulos do ambiente de uma pessoa. Vale ressaltar que isso leva o indivíduo a pensar e a avaliar como e o que fazer para cumprir uma tarefa ou uma atividade social.
Dito isto, pode-se elencar alguns dos principais aspectos psicomotores ligados à cognição, são eles:
- Estímulo a desafios que instiguem a curiosidade e a inteligência do pequeno;
- Estímulo a aprendizagem de conceitos;
- Estímulo ao pensamento questionador e, consequentemente, à curiosidade da criança;
– Movimento
Por último, mas não menos importante, temos o aspecto motor, responsável pela autonomia nas habilidades que lidam com a coordenação motora fina e grossa. Esse conjunto de faculdades é essencial já no desenvolvimento da primeira infância. Os trabalhinhos de escola são um dos principais estímulos que as crianças podem ter para impulsionar essas práticas; afinal, tais exercícios têm justamente a finalidade de treinar o manuseio de diversos objetos.
Sendo assim, confiram abaixo os principais pontos dos aspectos psicomotores relacionados ao movimento:
- Estímulo à realização de atividades que promovam da coordenação motora fina e grossa (recortes de papel, colagens, bolinhas de papel, dedoches, entre outros);
- Induzir a criança a conhecer a consciência corporal (percepção sobre o próprio corpo) e as potencialidades que a acompanham;
Outros objetivos da psicomotricidade
- Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
- Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
- Induzir a confiança em si mesma (na criança);
- Trabalhar a comunicação para a interação social;
- Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
6 respostas em “Quais são os aspectos psicomotores?”
otimo resumo me ajudou muito obrigada
Excelente artigo muito esclarecedor.
Muito bom!
Bom artigo. Pena que não tem referência bibliográfica. Assim perde valor acadêmico.
Oi Shirley! Agradecemos a sugestão.
Se for de sua necessidade entre em contato com o [email protected] para obter as referências!
[…] Com a ajuda de uma comissão – liderada por Benjamim S. Bloom – foi elaborado uma estrutura baseada em três modelos, organizados hierarquicamente, classificando cada nível de acordo com sua complexidade e especificidade, dando clareza aos níveis de conhecimentos, podendo ser de cunho cognitivo, afetivo ou psicomotor. […]