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Como estimular o desenvolvimento cognitivo na criança?

Como estimular o desenvolvimento cognitivo na criança?

A educação infantil representa uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo das crianças, caracterizada por uma intensa plasticidade cerebral.

O estudo de Ganz et al. (2015) examinou a eficácia do programa “Ativamente” na promoção do desenvolvimento cognitivo de crianças em idade pré-escolar. Os resultados destacaram a importância da estimulação cognitiva precoce na formação de habilidades fundamentais, como memória, atenção e linguagem, durante os anos formativos da infância.

No artigo, o programa de estimulação cognitiva “Ativamente”, detalhado no estudo de Ganz et al. (2015), foi desenvolvido especificamente para crianças em idade pré-escolar com foco em estimular essas habilidades.

Neste texto, exploraremos a importância da estimulação cognitiva, a sua abordagem metodológica do estudo, e os seus resultados.

Importância da estimulação cognitiva na educação infantil

O desenvolvimento cognitivo na primeira infância desempenha um papel crucial no sucesso escolar e na adaptação social futura. Durante essa fase inicial, o cérebro das crianças é altamente receptivo a estímulos, abrindo uma janela de oportunidade para o crescimento. 

Por exemplo, a capacidade de resolver problemas, entender conceitos abstratos e desenvolver habilidades sociais começa a ser formada nos primeiros anos de vida por meio de estímulos apropriados.

Além disso, através da estimulação cognitiva, promovem-se habilidades essenciais como a memória, a atenção, a linguagem e as funções executivas. Estas funções são os pilares fundamentais do aprendizado e do desenvolvimento pessoal. 

Neste sentido, a estimulação cognitiva influência diretamente os processos cerebrais cruciais, como a plasticidade neuronal, que se refere à capacidade do cérebro de se reorganizar formando novas conexões sinápticas. 

Metodologia do estudo

O estudo de Ganz et al. (2015) envolveu diversos processos interligados. Primeiramente, realizou-se a seleção dos participantes, que consistiu na escolha de crianças em idade pré-escolar. Sendo, esta seleção baseada em critérios específicos, para garantir uma amostra representativa. 

O processo começou com uma avaliação inicial, sendo finalizado com uma avaliação pós-programa para medir o progresso dos participantes. Além disso, no que diz respeito aos instrumentos de avaliação, foram utilizados testes padronizados de memória, atenção e linguagem para medir o desenvolvimento cognitivo das crianças. Dessa forma, assegurou-se uma análise abrangente e precisa dos resultados.

Desenvolvimento cognitivo de forma eficaz

Para proporcionar uma estimulação cognitiva eficaz em crianças na educação infantil, é importante oferecer atividades estruturadas que promovam o desenvolvimento de suas habilidades.  Neste sentido, você pode realizar essas atividades por meio de jogos de memória, exercícios de linguagem, tarefas focadas em atenção e desafios que estimulam as funções executivas.

Porém, lembre-se: Planeje todas essas atividades de forma lúdica e envolvente para maximizar o interesse e a participação das crianças.

Portanto, segundo Ganz et al. (2015), o objetivo fundamental é criar um ambiente estimulante que auxilie as crianças a desenvolver habilidades essenciais de forma natural e diverti
da. Dessa forma, as atividades não só incentivam o aprendizado, mas também tornam o processo de aprendizagem mais agradável e eficaz.

Como implementar?

Para implementar estratégias de estimulação cognitiva, pais e educadores podem adotar as seguintes práticas:

  • Observação atenta: Esteja atento aos sinais que podem indicar dificuldades ou transtornos de aprendizagem, como dificuldades persistentes na leitura, escrita ou matemática.
  • Consulte especialistas: Busque orientação de profissionais qualificados para avaliar e diagnosticar possíveis transtornos de aprendizagem.
  • Personalize o apoio: Desenvolva estratégias de ensino adaptadas às necessidades individuais de cada criança, garantindo que recebam o suporte necessário.
  • Atividades lúdicas: Utilize jogos e atividades que estimulem a memória, atenção e linguagem de maneira divertida e engajante.

3 atividades para o desenvolvimento cognitivo

Com base no estudo de Ganz et al. (2015) sobre o programa de estimulação cognitiva para a educação infantil, seguem alguns exemplos de atividades práticas que podem ser implementadas para promover o desenvolvimento cognitivo nas crianças:

1. Jogos de memória:

Utilize cartões com figuras, números ou letras, virando-os para baixo e pedindo à criança que encontre os pares correspondentes.

Nesta atividade, o objetivo é melhorar a memória de curto prazo e a concentração. Por exemplo, use cartões com figuras de animais, frutas ou objetos comuns, onde a criança deve encontrar e combinar os pares de figuras idênticas.

2. Contação de histórias:

Leia uma história curta e, em seguida, faça perguntas sobre a narrativa, pois isso ajuda a melhorar a compreensão auditiva e a memória. 

Por exemplo, após contar a história de “Os Três Porquinhos”, pergunte à criança o que cada porquinho usou para construir sua casa.

3. Atividades de desenho e pintura:

Forneça papel e lápis de cor ou tinta, pedindo à criança que desenhe algo específico. Nesta atividade, você irá estimular a criatividade e a coordenação motora fina

Por exemplo, peça para a criança desenhar sua família ou sua atividade favorita.

Em conclusão, o estudo de Ganz et al. (2015) destaca tanto a importância quanto a eficácia da estimulação cognitiva na educação infantil. Com isso, a integração de programas de estimulação cognitiva, revelou-se uma ferramenta valiosa ao promover o desenvolvimento e evidenciar os benefícios significativos, ao auxiliar as crianças a se tornarem aprendizes mais confiantes.

Além disso, para educadores e pais que buscam programas de apoio adicionais, a NeuroSaber oferece uma gama de recursos e cursos especializados para promover o desenvolvimento cognitivo e acadêmico. Os pesquisadores projetam esses programas, baseados em evidências científicas, para fornecer estratégias práticas e eficazes para o cotidiano.


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Referências:

GANZ, J. S. ; CAMPOS, L. M. ; SILVA, P. B. ; MECA, T. P. ; ALMEIDA, R. P. ; MELO, C. R. B. ; CORREA, M. M. S. ; MENDES, M. C. F. ; MACEDO, E. C. . Programa de estimulação cognitiva ‘ativamente’ para o ensino infantil. Psicopedagogia (São Paulo), v. 32, p. 14-25, 2015.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537095/

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