Voltar

4 habilidades precursoras da alfabetização

A princípio, aprender a ler e escrever é complexo e requer habilidades prévias. Então conheça 4 habilidades necessárias para a alfabetização.

Aprender a ler e escrever começa antes da escola, ou seja, já na Educação Infantil, e é lá que as crianças começam a ter noções informais sobre alfabetização.

Além disso, só mais tarde, na escola, é que o processo se torna formal.

Com toda a certeza, é preciso que a criança tenha uma base sólida antes de começar a alfabetização. No entanto, sem elas, pode ser mais difícil aprender a se alfabetizar.

MAS QUAIS SÃO AS 4 HABILIDADES PRECURSORAS DA ALFABETIZAÇÃO?

Em resumo, para alfabetizar é preciso ter conhecimentos prévios que são estimulados nas escolas. Por isso, o estímulo adequado ajuda na alfabetização.

Antes de mais nada, que tal assistir esse vídeo?

Então, conheça 4 habilidades precursoras para a alfabetização:

1.  Aliás, como funcionar o VOCABULÁRIO RECEPTIVO?

Em outras palavras, é a habilidade de compreender o que as pessoas dizem em como elas dizem.

Ou seja, esse tipo de linguagem é a capacidade de entender a mensagem através da entonação, além da melodia da voz. Assim, como do significado das palavras em diferentes contextos.

Além disso, ela se relaciona ao processo da informação, associada às palavras, nos conceitos e significados.

Portanto, entender a linguagem falada, escrita ou de sinais é mais fácil quando você tem o vocabulário receptivo. Em resumo, isso significa saber muitas palavras e entender o que elas significam.

Sobretudo, desde cedo, as crianças aprendem a entender a linguagem ao ouvir as pessoas conversarem e se comunicarem. De tal forma que elas também aprendem novas palavras ao ouvir histórias e livros.

Esse tipo de vocabulário é fundamental para que a criança receba e processe as informações. Sendo assim, ele se torna a base para esse desenvolvimento.

2. Em resumo, entenda o VOCABULÁRIO EXPRESSIVO

Portanto, ele é a capacidade de se comunicar usando palavras e frases com significado, tanto faladas quanto escritas. Ao saber quanto mais palavras uma criança conhece, mais fácil será para ela se comunicar.

3. Aliás, você sabe o que é CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA?

Essa é a habilidade de identificar e manipular os sons dos diferentes idiomas falados.

Em outras palavras, a consciência fonológica é a capacidade de identificar sons parecidos, por exemplo, palavras que começam ou terminam com o mesmo som.

Além disso, comparar palavras com diferentes tamanhos, de separar as palavras em partes menores (em sílabas ou fonemas). Sendo assim, manipular os sons para formar palavras diferentes.

Por tanto, a consciência fonológica é importante para aprender a ler e escrever. Com o propósito de ajudar as crianças a identificar os sons de uma palavra quando a ouvem ou pensam nela.

Em suma, trata-se de uma habilidade precursora para a alfabetização. De fato, uma vez que a criança precisa ser capaz perceber os sons das palavras (fonemas) para depois relacionar às letras (grafemas). 

4.  A saber, entenda o PRINCÍPIO ALFABÉTICO

Por isso, o princípio alfabético é importante para ler e escrever. Pois é a habilidade de ligar letras aos sons das palavras.

Em resumo, o princípio alfabético é a habilidade de entender letras a sons para ler ou escrever palavras.

Além disso, é importante para a alfabetização e a criança precisa desenvolvê-lo para relacionar letras e sons corretamente.

Gostou do conteúdo? Acesse o canal do Youtube da Neurosaber e fique por dentro das novidades.


Referências:

LEÓN, C. B. R. et al. Phonological awareness and early reading and writing abilities in early childhood education: preliminary normative data. Revista CEFAC, v. 21, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/rWD9Gwm3wcQhYqHprHgwMHQ/?lang=pt&format=html. Acesso em: 30 dez. 2022.

Você também pode se interessar...

16 respostas em “4 habilidades precursoras da alfabetização”

A leitura e a escrita tem um processo de habilidades a serem desenvolvida e conhecida pela criança e quando ela passa por esse processo e a conhece ela se torna alfabético.

Apresenta-se um norte no processo de alfabetização com a exposição dessas habilidades mesmo com o letramento e a contextualização incluir entre
a pratica cultural do meio em que o educando vive de uma forma integrada esse entendimento não fragmenta mais cria um entendimento das partes que compõe o alfabetizar.

Olá Aureni, tudo bem?

Que bom que ter você aqui, continue nos acompanhando nas redes sociais.

Um Neuro Abraço
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa noite. luciana Brites.

Eu ainda não conclui o PROLEIA e estou aplicando-o com meus alunos. O curso é muito funcional. Muitos alunos estão desenvolvendo na leitura. Duas alunas já aprenderam ler tudo. muitos alunos já estão lendo livros constituídos de palavras simples.

Luciana, por favor me dê oportunidade de concluir o curso. Eu tenho baixa visão e demora mais tempo para ler. por favor me dê mais tempo para concluir o PROLEIA. Eu gosto muito do curso.

Vani Ribeiro da Costa 05/02/2023

Olá Vani, tudo bem?

Ficamos muito felizes com o seu depoimento, muito gratificante saber que o nosso material está alfabetizando as suas crianças. 🥰

Te enviamos um e-mail sobre o prazo de acesso, se tiver alguma dúvida, por favor, nos responda por lá, combinado?

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Muito bom material. Alfabetização precisa de informação contextualizada, quanto mais luz melhor. O artigo foi muito bom, parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *