Voltar

Como lidar com a dificuldade de aprender ou memorização de atividades?

Todos nós somos suscetíveis às dificuldades, seja ela a de falar em público, expressar-se através da escrita e até mesmo lembrar conceitos e nomes. Todos esses aspectos também estão ligados à fase da infância, sobretudo no que diz respeito aos episódios que podem afetar muitas pessoas em idade escolar.
O artigo de hoje tem como foco a dificuldade que uma criança pode ter em aprender ou memorizar alguma atividade que seja relevante para a sua vida pedagógica e social. No entanto, o que fazer para lidar com isso? Existe algum exercício que consiga resolver essa situação? É preciso acompanhamento terapêutico? Confira a seguir.

Por que as crianças não conseguem memorizar?

Não existe uma resposta para isso, mas algumas possibilidades que podem levar alunos a encontrarem obstáculos para aprender ou memorizar. Uma das linhas mais abordadas nesse cenário segue para os distúrbios de aprendizagem. Entretanto, é aconselhável observar por algum período o comportamento do pequeno.

Meu filho realmente não aprende porque tem dificuldade em alguma matéria

Se o motivo das preocupações for este, é necessário estabelecer algumas estratégias que visem dar à criança uma margem maior para o aprendizado, por exemplo. Aulas de reforço e uma rotina diária de tarefas, acerca da disciplina que motiva essa situação, são os mais indicados.

Outras soluções para driblar a dificuldade de aprender ou a memorizar

– Fazer paródias com o conteúdo pedagógico: a música pode ser uma excelente forma de memorização e aprendizado;
– Pequenos fragmentos: se a criança estiver com problemas para lembrar alguma palavra, cole post-it (papel de recados) em cantos que podem ser vistos pelo pequeno. Isso pode aumentar sua capacidade para fixar o conteúdo. Ex: algum idioma novo, algum conceito, etc.

E quando a dificuldade é motivada por algum distúrbio, o que fazer?

Nesses casos, o pequeno realmente vai precisar de um acompanhamento interdisciplinar, pois somente uma equipe de especialistas tem a missão de oferecer terapias que consigam estabelecer intervenções próprias para a demanda do aluno. O distúrbio de aprendizagem pode ser o mais provável.

É interessante saber quais são os principais:

Discalculia

A discalculia é quando a criança tem dificuldade de aprender tudo que esteja direta ou indiretamente ligado a questões que envolvem números, como probleminhas, aplicações e conceitos matemáticos.

Disgrafia

A disgrafia ocorre quando o aluno apresenta dificuldade na elaboração da linguagem escrita. A criança pode encontrar dificuldades para desenvolver suas habilidades na área mencionada e que, em muitos casos, pode vir acompanhada de uma dislexia.

Hiperatividade

Muito falada na sociedade e, na mesma intensidade, levada a equívocos por parte do senso comum, a hiperatividade é marcada pela falta de atenção. A criança hiperativa não consegue prender a atenção em tudo e também quer realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O hiperativo é muito agitado e não consegue ficar parado.

Déficit de atenção

Esse déficit é caracterizado pela falta de atenção, mas não é algo voluntário. Lembre-se que isso também é um distúrbio de aprendizagem. Nesse caso, a criança não consegue fixar sua atenção ao que está sendo ensinado.

Tratamentos

Como mencionado anteriormente, as intervenções devem ser aplicadas por profissionais de áreas diversificadas, como educadores, psicopedagogos, psicólogos, entre outros. Somente dessa maneira, a criança tem a chance de alcançar objetivos pedagógicos satisfatórios.
Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.
PEPI Como lidar com a dificuldade de aprender ou memorização de atividades?

Você também pode se interessar...

26 respostas em “Como lidar com a dificuldade de aprender ou memorização de atividades?”

Boa noite, tenho um aluno que tudo que aprende hoje esquece tudo para o dia seguinte! eu gostaria de saber o que fazer?

Olá, Sandra

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma possível intervenção.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, Flora!

Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 😊
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 💙

Webster,
Equipe NeuroSaber.

Boa tarde! Meu neto está no ginásio e não sabe nada como posso ? vocês podem me ajudar? Atenciosamente aguado resposta ! Obrigado.

Tenho uma aluna, que aprendeu quase todas as letras do alfabeto, menos a letra E, já utilizei metodologias como: música, já coloquei essa letra em alimentos, já trabalhei ela em contação de histórias, e etc, porém mesmo assim a aluna não aprendeu a letra em questão! Ela é autista.

Ola me chão Sandra tenho 50 anos não consigo aprender nada estou n escola todos estão evoluindo menos eu nao consigo memorizar nada tudo esqueço demora p lembrar uma palavra e minha professora começou fazer piadas na classe me sinto mau o que fazer

Olá Sandra, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Quero muito saber o motivo de pessoas ,frequentar regularmente a escola e não aprender ler e não escrever

Olá Mafalda, tudo bem?

Acompanhar nosso trabalho com certeza irá ajudar. A informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Boa noite
Minha filha não consegue memorizar o que aprende na escola, se você perguntar no próximo dia ela não consegue fazer nem lembra com fazer é normal? Ela nunca sabe não lembra ai temos que pesquisar tudo novamente e no outro dia ela não lembra novamente, o que devo fazer?

Olá Jussara, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Preciso muito de orientação. Já sou avó, meu netinho de 10 anos foi diagnosticado com 1° grau de autismo, o pai dele, meu filho só agora estou entendendo o motivo de tantos problemas e eu sempre tive dificuldades em aprendizado, memorização e outras coisas, estou confusa , me sinto culpada por não ter descoberto antes e ter , talvez evitado ou ajudado melhor. Como conseguir uma consulta?

Olá Margareth, tudo bem?

Primeiramente, é importante ressaltar que você não deve se sentir culpada pelo diagnóstico de autismo do seu netinho. O transtorno do espectro autista é um distúrbio neurológico complexo e é comum que o diagnóstico seja feito tardiamente. O mais importante agora é buscar ajuda para o seu netinho e oferecer todo o suporte possível.

Para conseguir uma consulta, você pode buscar informações em serviços de saúde pública da sua região, como postos de saúde ou unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso prefira uma consulta com um profissional particular, você pode buscar recomendações de psicólogos ou neuropediatras em sua cidade.

Além disso, é importante buscar informações e orientações sobre o autismo, para entender melhor as necessidades e características do seu netinho e assim, poder oferecer um suporte adequado para ele. Você pode buscar informações em instituições especializadas na área do autismo, como associações ou grupos de apoio.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *