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7 habilidades motoras para o desenvolvimento da aprendizagem infantil

Você sabia que o desenvolvimento das habilidades motoras da criança não só promove sua saúde física, mas também desempenha um papel fundamental em todas as áreas do aprendizado?

O corpo é uma ferramenta essencial para o crescimento mental. Assim como fortalecemos nossos corpos com exercícios físicos, também fortalecemos nosso cérebro.

À medida que “exercitamos” e “aquecemos” o corpo, também estamos proporcionando um treino valioso para a mente, capacitando-a a alcançar seu potencial máximo no desempenho acadêmico.

Neste artigo, exploramos como o movimento não apenas promove a saúde física, mas também impulsiona o desenvolvimento cognitivo.

Por que o corpo precisa de habilidades motoras fortes para a aprendizagem? 

A conexão entre corpo e mente muitas vezes passa despercebida, porém quando o corpo está preparado para aprender, o processo de aprendizagem se torna consideravelmente mais fácil. Ao desejar que nossos filhos dominem habilidades como leitura e escrita, é crucial proporcionar-lhes atividades de movimento que preparem o corpo para o aprendizado.

Muitas atividades infantis e escolares requerem coordenação bilateral eficaz, onde a criança utiliza ambas as mãos, pés e até mesmo os olhos. Aquelas com atraso no desenvolvimento dessa habilidade podem preferir usar uma mão em detrimento de ambas, resultando em dificuldades em tarefas motoras simples, como desenhar ou escrever.

Além disso, algumas crianças enfrentam desafios de atenção e foco, requerendo estímulos corporais para melhorar seu engajamento. Conforme Goddard (2017) explica, funções cognitivas avançadas, como atenção, memória e habilidades visuais, estão intrinsecamente ligadas ao funcionamento adequado do corpo e do cérebro.

Então, como podemos encorajar nossos filhos a participar de atividades de movimento intencionais que não apenas divirtam, mas também preparem o terreno para o aprendizado?

7 habilidades motoras necessárias para melhorar o desempenho acadêmico

1 – Coordenação olho-mão

Um forte desenvolvimento da coordenação olho-mão pode preparar o cérebro e o corpo para escrever à mão, formar letras e rastrear palavras ao longo de uma página.

2 –  Coordenação Bilateral

Desenvolver a coordenação bilateral é uma habilidade importante necessária para tarefas simples, como segurar o papel com uma mão enquanto a outra escreve na página.

3 – Músculo do Núcleo

Acredite ou não, um núcleo forte pode ajudar uma criança a sentar-se ereta em sua cadeira enquanto apoia a cabeça para copiar notas do quadro-negro.

4 – Equilíbrio e Coordenação

Se o corpo de uma criança estiver desequilibrado, você pode começar a vê-la se mexendo na cadeira. Construir melhor equilíbrio e coordenação pode apoiar a atenção e o foco do seu filho, regulação emocional e comportamento.

5- Cruzando a linha média

Atravessar as atividades da linha média são importantes para o desenvolvimento do cérebro. Eles podem ajudar uma criança a rastrear palavras na página, resolver problemas e escrever palavras de frase em frase, de parágrafo em parágrafo.

6 – habilidades motoras: Atividades De Trás para a Frente

As crianças podem fazer atividades de trás para frente para ajudar a organizar os pensamentos, melhorar a fala e a linguagem, apoiar a memória e ajudar a seguir as instruções.

7- habilidades motoras : Padronização

Jogar jogos e participar de atividades que exigem padrões diferentes ajudam as crianças com sequenciamento, retenção de fatos, matemática e equações.

Em resumo, investir nas habilidades motoras das crianças é um investimento no próprio futuro delas. Ao reconhecer e nutrir a conexão vital entre corpo e mente, podemos preparar um caminho mais sólido e eficiente para o aprendizado e desenvolvimento infantil.

Além disso, ao proporcionar oportunidades para atividades motoras intencionais desde cedo, estamos capacitando nossos filhos a enfrentar os desafios da aprendizagem com confiança e habilidade.

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Referências:

Goddar, Sally Attention, Balance and Coordination, The A.B.C. of Learning Success, Second Edition, 2017, India.

Lee, Timothy D. e Elizabeth D. Genovese. “Distribuição da prática na aquisição de habilidades motoras: efeitos de aprendizagem e desempenho reconsiderados.” Research Quarterly for Exercise and Sport 59.4 (1988): 277-287.

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