Acompanhamento Terapêutico escolar e autismo

O acompanhamento terapêutico é uma forma de garantir apoio escolar para as crianças com autismo. Saiba mais, neste artigo.
Para colocar em prática a inclusão das crianças com necessidades especiais na escola, muito tem sido feito em busca das melhores metodologias e estratégias. Afinal, o espectro do autismo é bem amplo e crianças com grau severo têm necessidade de um acompanhante escolar para contribuir com sua inclusão e aprendizagem. No Brasil, essa prática tem sido cada vez mais discutida, pois possibilita um suporte mais eficaz às crianças.
Saiba como garantir uma inclusão escolar eficaz para crianças com autismo e descubra estratégias para promover um ambiente mais acolhedor e acessível. Leia mais em Autismo e Inclusão Escolar: O que fazer?.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância do acompanhamento escolar no autismo. Confira!
Conteúdo
A importância da equipe multidisciplinar no acompanhamento terapêutico
A presença de um acompanhante terapêutico, especialmente nos casos mais graves de autismo, torna-se essencial para o desenvolvimento da criança. Além disso, esses profissionais são especializados — podem ser psicólogos, terapeutas ocupacionais ou pedagogos. Com a supervisão da equipe de especialistas, é possível garantir um atendimento mais adequado às necessidades individuais do paciente.
Em geral, a criança com autismo recebe um tratamento multidisciplinar, com terapias fora da escola que trabalham no desenvolvimento de habilidades sociais e de aprendizagem. O acompanhante terapêutico trabalha em conjunto com esses profissionais e com a família da criança para traçar as melhores estratégias. Dessa forma, é possível estruturar propostas pedagógicas e sociais que atendam ao pequeno estudante.
Descubra como a intervenção multidisciplinar pode transformar a experiência escolar de crianças com autismo, garantindo um aprendizado mais inclusivo e eficaz. Leia mais em Autismo, Escola e Intervenção Multidisciplinar.
A importância do acompanhamento terapêutico no autismo
O trabalho do acompanhante terapêutico consiste em estar próximo da criança, dentro da escola e em outros contextos. Frequentemente, ele é contratado pela família e, muitas vezes, indicado pelos profissionais que já trabalham com a criança, como terapeutas ocupacionais, psicólogos, médico ou psicopedagogo.
O objetivo do acompanhante terapêutico na escola é integrar a criança com autismo no convívio com os colegas, em primeiro lugar. Além disso, orientá-la nas atividades em sala de aula, garantindo recursos que facilitem a sua compreensão e aprendizagem. A participação ativa do acompanhante contribui para a independência e autonomia do estudante, permitindo que ele aproveite ao máximo as oportunidades do ambiente escolar.
O acompanhante terapêutico também ajuda os professores a manejar comportamentos inadequados e estimular comportamentos adequados da criança com autismo em sala de aula. Compreender as necessidades individuais do aluno e ensinar estratégias eficazes para lidar com dificuldades é essencial para seu progresso.
O acompanhante terapêutico
O acompanhante terapêutico é um profissional que contribui muito com o desenvolvimento da criança com autismo na escola. Sobretudo, a sua principal função é mediar e facilitar o processo de inclusão da criança, ajudando-a em suas dificuldades, seja de socialização e/ou aprendizagem. A maneira como ele atua pode ser determinante para a qualidade de vida do estudante e sua adaptação ao contexto escolar.
Os acompanhantes terapêuticos fornecem suporte necessário para o bem-estar do aluno com autismo e para seu desenvolvimento pedagógico e social. Desse modo, as intervenções e os objetivos de cada acompanhamento terapêutico serão diferentes para cada criança, por isso a importância do trabalho multidisciplinar.
O acompanhamento terapêutico escolar no autismo tem um viés pedagógico, terapêutico e educativo. Assim sendo, ele contribui na formulação de estratégias que favoreçam o aprendizado e a permanência da criança com autismo dentro da escola e fora dela. Com planejamento adequado, é possível promover a autonomia do estudante e ajudá-lo a expressar suas emoções de forma mais clara.
A importância do acompanhamento terapêutico escolar no autismo
O ambiente escolar precisa ser estimulante o suficiente para que a criança com autismo possa se desenvolver. Porém, como ela tem atrasos significativos no desenvolvimento, deve receber os mesmos estímulos que os seus pares, bem como terapias extras para potencializar sua aprendizagem.
Na escola, a criança com autismo precisa participar das atividades com os colegas, dos momentos de interação, da aula de Educação Física, das brincadeiras do intervalo. Da mesma forma, precisa acompanhar as explicações da professora para não acumular atrasos.
Quando a criança com autismo tem um acompanhamento terapêutico escolar, é possível garantir que ela não fique de fora da roda ou isolada na hora de explicações importantes. Além disso, o acompanhante terapêutico oferece materiais concretos para uma melhor compreensão do aluno, pois a criança com autismo se beneficia com os recursos visuais. Esse cuidado com o estudante é essencial para que ele consiga atingir seu máximo potencial e se sentir incluído nas interações escolares.
Outra função importante do acompanhante terapêutico escolar é manejar comportamentos inadequados em sala de aula, acalmar a criança e redirecionar sua atenção para as atividades. Com isso, há uma maior possibilidade de que o estudante consiga aproveitar melhor as propostas pedagógicas e sociais oferecidas pela escola e realize seu aprendizado de forma mais significativa.
Benefícios do Acompanhamento Terapêutico Escolar
O acompanhamento terapêutico traz inúmeras vantagens para a criança com autismo no ambiente escolar. Entre os principais benefícios, podemos destacar:
- Favorece o aprendizado com adaptações pedagógicas que atendem às necessidades do estudante.
- Aprimora o convívio social, incentivando a interação com colegas e professores.
- Auxilia no desenvolvimento de habilidades emocionais, permitindo que a criança expresse suas emoções com mais clareza.
- Facilita a rotina escolar, ajudando na organização e execução das atividades diárias.
- Reduz a sobrecarga dos professores, proporcionando um suporte individualizado ao aluno.
- Promove a independência e autonomia, preparando a criança para lidar com diferentes desafios dentro e fora da escola.
Desafios do acompanhamento terapêutico no ambiente escolar no autismo
Sabemos que ainda existem muitos desafios para colocar em prática a inclusão escolar e garantir a aprendizagem de todos os alunos. Todavia, há obstáculos no caminho, e o acompanhamento terapêutico nas escolas tem sido fundamental no desenvolvimento das crianças com autismo mais grave.
O acompanhamento terapêutico escolar proporciona às crianças condições para desempenhar suas competências educacionais e sociais. No entanto, a presença do acompanhante terapêutico é indicada para crianças com autismo mais severo. Ainda que os demais casos não estejam livres de desafios, o espectro severo do autismo necessita do acompanhamento terapêutico escolar para contribuir com o processo de aprendizagem.
Funções do Acompanhante Terapêutico na Escola
Para melhor compreender o papel do acompanhante terapêutico dentro do ambiente escolar, veja a tabela abaixo:
Função | Objetivo |
Facilitar a inclusão | Integrar a criança com autismo ao ambiente escolar e social. |
Auxiliar na aprendizagem | Adaptar atividades e oferecer suporte pedagógico individualizado. |
Manejar comportamentos | Ensinar estratégias para lidar com comportamentos inadequados e estimular os positivos. |
Promover a autonomia | Incentivar a independência do estudante em atividades diárias. |
Apoiar os professores | Orientar os educadores no planejamento de estratégias inclusivas. |
Mediar interações sociais | Estimular a comunicação e o convívio social entre os alunos. |
Conclusão
Em conclusão, o Acompanhamento Terapêutico desempenha um papel crucial na inclusão e no desenvolvimento de crianças com autismo no ambiente escolar. A presença desse profissional especializado não apenas facilita a integração social e acadêmica do aluno, mas também oferece suporte aos educadores na implementação de estratégias pedagógicas eficazes. Ao colaborar estreitamente com a família e outros profissionais de saúde, o acompanhante terapêutico assegura que as intervenções sejam personalizadas, atendendo às necessidades específicas de cada criança. Dessa forma, há uma maior oportunidade de promover a autonomia do estudante e garantir sua independência e autonomia no contexto escolar.
Perguntas Frequentes Acompanhamento Terapêutico escolar e autismo
O acompanhamento terapêutico escolar é uma prática que visa proporcionar suporte individualizado a crianças autistas dentro do ambiente escolar. Este tipo de intervenção é essencial para garantir que esses alunos tenham acesso a um desenvolvimento saudável e possam participar ativamente das atividades escolares. O acompanhante terapêutico é um profissional que trabalha em conjunto com a equipe da escola e a família para criar um ambiente favorável à aprendizagem e à socialização.
O papel do acompanhante terapêutico é fundamental para o sucesso da intervenção no ambiente escolar. Este profissional atua como um mediador entre o aluno e os demais integrantes da comunidade escolar, ajudando a ambientar a criança em situações sociais e acadêmicas. Além disso, o acompanhante terapêutico oferece suporte emocional e prático, garantindo que as crianças autistas possam desenvolver suas habilidades e enfrentar desafios de forma mais eficaz.
O acompanhamento terapêutico escolar traz diversos benefícios para crianças autistas. Entre eles, podemos destacar a melhoria na aprendizagem, o aumento da interação social, e a promoção da autonomia. Este suporte é importante para que as crianças possam se sentir mais seguras e confiantes em um ambiente que muitas vezes pode ser desafiador. Além disso, a presença do acompanhante terapêutico ajuda a garantir que as necessidades específicas do aluno sejam atendidas, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.
A família desempenha um papel crucial no processo de acompanhamento terapêutico. O suporte oferecido pelo acompanhante terapêutico não se limita à criança, mas também auxilia os familiares, oferecendo orientações sobre estratégias de manejo, adaptação da rotina e promoção da autonomia. Além disso, proporciona suporte emocional, reduzindo a sobrecarga dos cuidadores e fortalecendo o vínculo familiar no processo de desenvolvimento da criança.
Agora que você já sabe da importância do acompanhamento terapêutico escolar no autismo, compartilhe este artigo em suas redes e ajude outras pessoas!
Referências:
NASCIMENTO, Verônica Gomes; SILVA, Alan Souza Pereira e DAZZANI, Maria Virgínia Machado. Acompanhamento terapêutico escolar e autismo: caminhos para a emergência do sujeito. Estilos clin. [online]. 2015, vol.20, n.3 [citado 2020-09-10], pp. 520-534 .
BERTAZZO, Joise de Brum e Rosanita Moschini. ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO ESCOLAR: O ATENDIMENTO A ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO NAS CLASSES INCLUSIVAS. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1378/686
9 Comments
Parabéns! sempre acompanhando as informações. Cada vez melhor. São de fácil compreensão e de grande ajuda. Obrigada!
Muito elucidativa essas informações! A democratização do ensino, acredito eu, é um dos mecanismos de transformação social. Parabéns!
Excelente! A equipe multidisciplinar facilita o processo de inclusão da criança representando um suporte necessário para a aprendizagem do aluno, inserindo-o no meio social, proporcionando o seu bem-estar.
Artigo maravilhoso que elucida e chama a atenção principalmente na questão do “quem” são os profissionais para acompanhar essas crianças.
Concordo ! é importante uma equipe multidisciplinar funcionando na escola . Essa parceria faz muito efeito no aprendizado da criança com TEA. E sempre contando com a parceria da família.
Sim!! Concordo que deveria ter uma equipe multidisciplinar nas escolas, mas por enquanto isso é uma utopia para a grande maioria das escolas. Espero que um dia isso seja possível…
Muito bom!
Olá, Maria.
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 💙
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Webster,
Equipe NeuroSaber.
Amei o artigo, linguagem simples de fácil entendimento, excelente!!!