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AUTISMO: 20 ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE ESCOLA

AUTISMO: 20 ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE ESCOLA

Incluir um aluno com autismo na escola pode ser um obstáculo para os professores. Logo, é imprescindível utilizar métodos que colaborem com sua inclusão.

OS DESAFIOS DE ENFRENTAR O PRIMEIRO DIA DE AULA

É muito comum que a maioria das crianças, vejam os primeiros dias de aula na escola como algo desafiador, uma vez que conhecer um novo ambiente pode gerar aquele “friozinho na barriga”. Entretanto, esse obstáculo é ainda maior para os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), levando em consideração as características e condições de cada um.

Além disso, é importante lembrar que nenhuma criança com autismo é igual a outra, cada uma deve ser tratada de forma singular, de forma que suas necessidades sejam respeitadas. Dessa forma, para auxiliar na inclusão da criança autista nos primeiros dias de escola, estão listadas abaixo – Autismo: 20 orientações para os primeiros dias de escola.

AUTISMO: 20 ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE ESCOLA

1)  Leia antecipadamente os relatórios disponíveis do aluno.

Isso pois, dentre as informações, podem estar: avaliação fonoaudiológica, psicológica, de um profissional de Terapia Ocupacional e/ou médico, quais medicamentos o pequeno faz uso, entre outros. Além disso, os pais devem informar antecipadamente as características de seu filho.

2)  Entre em contato com os profissionais que atendem o infante.

Por exemplo, a escola pode convocar uma reunião com os profissionais responsáveis por acompanhar o aluno e registrar e documentar todas as informações.

3)  Informe-se sobre medicações que o pequeno utiliza continuamente e se ele possui alguma comorbidade.

Certamente, esse item é importante porque 85% dos autistas não possuem apenas autismo, geralmente eles têm outra condição associada, como TDAH, TOD, transtorno alimentar, distúrbio do sono, entre outros.

4)  Converse com os professores de anos anteriores da criança.

Dessa forma, você pode saber a forma de ensino que mais se adequa ao estilo de aprendizado da criança. Talvez o antigo docente tenha até alguma dica que possa ajudar no processo de inclusão.

5)  Reconheça que o aluno possui pontos fortes e pontos fracos.

Dessa maneira, conheça o aluno, reconheça suas dificuldades e também suas habilidades. Nesse sentido, devemos explorar e valorizar os aspectos positivos. Afinal, cada indivíduo possui mais do que pontos fracos.

6)  Elogie todas as conquistas.

Pois, por mais que pareça ser algo simples, toda conquista é relevante para a criança com TEA.

7)  Conheça o interesse dos pequenos e os use para planejar sua aula.

Muitas vezes, autistas apresentam interesses específicos em animais, objetos, personagens, formas, entre outros. Logo, devemos usar os interesses para estimular a participação durante as aulas e atividades.

8) Lembre-se que pessoas com autismo são mais visuais.

Por isso, é importante salientar que elas são mais visuais do que auditivas, ou seja, elas são mais eficazes em usar figuras e imagens do que conteúdos em forma de texto. Portanto, explorar o estímulo visual é uma ótima alternativa.

9)  Separe e priorize os conteúdos.

Ademais, escolha o mais importantes e funcionais e os priorize. Nesse sentido, é melhor fazer uso do ensino baseado em acertos, menos conteúdo e repetições, focando mais nos acertos da criança.

10)   Separe 10 a 15 minutos da aula para dar atenção especial ao aluno a fim explicar melhor o conteúdo que foi ministrado.

Desse modo , pode ser necessário explicar ou adaptar de forma diferenciada o mesmo conteúdo, com o intuito de facilitar a compreensão do infante com TEA.

11)  Seja objetivo.

 Para isso, durante a explanação ou execução de atividades, seja objetivo e direcione as coisas de forma simples e rápida.

12)   Evite a repetição excessiva de exercícios.

Repetir é bom, mas é imprescindível que não seja feito de forma exagerada.

13)   Evite usar comandos longos.

Em sua fala, você deve ser consistente, claro e objetivo para que facilite o entendimento do infante.

14)   A pessoa com autismo gosta de rotina.

E isso pode ser usado favoravelmente para a inclusão. Inicialmente, pode ser que a criança com TEA tenha dificuldades para entrar na rotina, porém, quando se encontra nessa rotina, ela gosta bastante de segui-la.

15)   Cobre responsabilidade e organização do seu aluno.

Isso para que, os pequenos com autismo que são muito desorganizados, consigam acompanhar outros são extremamente organizado. Estabelecer uma rotina de organização é bom para os dois casos.

16)   Estimule a cooperação e o apoio entre os alunos.

A cooperação estimula a criança com TEA a interagir, o que melhora o seu nível de comunicação, e ajuda com que os colegas a sua volta entendam como lidar com o amiguinho que tem autismo, promovendo a conscientização sobre o TEA.

17)   Incentive a participação da família.

Porque, sem a família ativa no processo de inclusão da criança, dificilmente a escola conseguirá trabalhar de forma efetiva. A integração do infante dentro do contexto escolar depende da família, dos profissionais e da própria escola.

18)  Utilize formas funcionais de se comunicar.

Para alunos com autismo não-verbal, pode-se usar brinquedos e estímulos visuais. O pequeno com autismo não-verbal se comunica melhor através de mecanismos visuais.

19)   Tenha paciência com o aluno caso ele não consiga acompanhar a turma.

Visto que, geralmente, crianças autistas não conseguem acompanhar a sua classe, por isso é importante ter paciência e usar adaptações conforme as necessidades do aluno.

20)   Deixe claro para o infante que você está disponível e ajudará quando ele precisar.

Para isso, é imprescindível manter uma postura receptiva, pois ele percebe quando você está disposto ou não a ajudar.

Esperamos que esse artigo, AUTISMO: 20 ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE ESCOLA, tenha sido de relevância para você.

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Caroline de Carvalho Pereira de; SILVA, Fernanda Caroline Pinto da; CIASCA, Sylvia Maria. Expectativa de profissionais da saúde e de psicopedagogos sobre aprendizagem e inclusão escolar de indivíduos com transtorno do espectro autista. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 35, n. 106, p. 3-13, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862018000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:  02 set. 2022.

Autism and School: When to Start. Autism Speaks, 2018. Disponível em: https://www.autismspeaks.org/blog/your-child-autism-ready-start-school-heres-some-advice. Acesso em: 02 set. 2022.

6 Comments

  • Rute Barbosa
    Posted 10/10/2022 at 12:18 pm

    Tenho uma sobrinha neta com 3 anos e 2 meses q acaba de fechar Diagnóstico de autismo grau 1, gostaria de indicação de livros que possam ajudar p estimula-la adequadamente

  • Elizangela Borges Gonçalves pereira
    Posted 02/03/2023 at 5:24 pm

    Meu filho tem 13 anos não está conseguindo adaptar na escola , não quer mais ir de jeito nenhum está com fobia a sociedade

  • Rosineia Amorin Bianchin
    Posted 21/03/2023 at 11:23 am

    Meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com TEA a um ano, começou na escolinha e não se adaptou, está em crise de choro e com rejeição alimentar , e acabou adoecendo.
    Como posso agir para ajudá-lo nessa situação.

    • Solange
      Posted 21/03/2023 at 1:23 pm

      Olá Rosineia, tudo bem?

      Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber

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