Sinais de que crianças autistas estão sofrendo bullying – A importância de compreender o que é bullying e de como identificar e ajudar crianças autistas que estão sendo vítimas desse tipo de violência.
Conteúdo
O QUE É BULLYING?
O bullying pode ser definido como um conjunto de ações violentas contra alguma pessoa, que geralmente consiste em agressões verbais, físicas e/ou psicológicas. Sendo assim, o bullying envolve 3 critérios: repetição das agressões, intencionalidade e desigualdade de forças entre agressor e vítima, tendo em vista que esta não consegue se defender.
Da mesma forma, os efeitos do bullying são nocivos, podendo causar sérios prejuízos aos indivíduos que são vítimas desse tipo de violência. Por exemplo, depressão, comprometimento do desenvolvimento mental, problemas psicossomáticos, dentre outros.
BULLYING E AUTISMO
Sendo assim, por conta de problemas sociais que as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem, o risco de sofrerem bullying de outros colegas é maior.
Nesse contexto, apesar de estarmos falando de crianças, em alguns casos, elas podem ser violentas com outros colegas. Sendo assim, como os autistas apresentam algumas características atípicas, eles ocupam uma posição de maior vulnerabilidade. Ou seja, tornam-se alvos do bullying praticado por outras crianças ou adolescentes.
AS VARIADAS FORMAS DE BULLYING
Acima de tudo, é comum pensarmos que o bullying trata-se apenas de abuso ou violência física. Porém pode haver bem mais coisas envolvidas.
Além da agressão física, o bullying pode acontecer através de intimidação, xingamentos, exclusão social com ou sem motivos. Também agressões via internet, disseminação de boatos, roubo, humilhação deliberada e muitos outros métodos.
Sinais de que crianças autistas estão sofrendo bullying
No entanto é importante entender o objetivo do agressor, que geralmente é sentir-se “superior” à vítima, que tenta mostrar que tem poder em relação a ela.
Portanto independente da forma de bullying praticado, todos podem acarretar graves impactos à vítima, sejam eles físicos ou psicológicos, podendo persistir por vários anos.
Por outro lado é comum que crianças com TEA tenham dificuldades de se comunicar ou expressar seus sentimentos. Por exemplo, em alguns casos os autistas não conseguem perceber um perigo iminente ou alguma maldade.
Ou seja, se o seu filho é autista, é importante acompanhá-lo, estar atento à sua rotina diária e identificar sinais que indiquem o bullying.
COMO IDENTIFICAR SINAIS DE BULLYING EM CRIANÇAS AUTISTAS
No entanto se você é pai de uma criança autista, pode ser que identifique que ela está sendo vítima de bullying antes dela própria. Como foi visto, os pequenos com TEA têm dificuldade em entender expressões e intenções, e podem, por exemplo, confundir um xingamento ou alguma ação hostil com uma atitude amigável.
Sinais que podem indicar que seu filho está sofrendo bullying:
- Cortes frequentes e inexplicáveis, contusões, queimaduras, entre outras lesões;
- O desaparecimento frequente de coisas, como dinheiro do almoço, celular e outros objetos;
- Relutância em ir à escola;
- Estresse, depressão, alterações de humor;
- Perda de confiança;
- Perda de autoestima;
- Aumento da frequência de movimentos repetitivos;
- Comportamentos obsessivos aumentados;
- Isolamento social;
- Diminuição do rendimento escolar.
COMO OS PAIS PODEM AJUDAR SEUS FILHOS?
Primeiramente, é comum que os pais de crianças com TEA se tornem excessivamente defensivos com seu filho e por isso comecem a gerenciar suas interações sociais. Por mais que isso seja feito com boas intenções, pode acabar excluindo-o de seus grupos sociais, e isso não é interessante, uma vez que, para o seu desenvolvimento, interagir socialmente e fazer amizades é importante até mesmo para que ele aprenda a lidar com as dificuldades que aparecem com a socialização.
No entanto, se o pequeno está sofrendo bullying, algo precisa ser feito para ajudá-lo. Os professores, outros adultos que estão próximos a ele e seus próprios amigos também podem cooperar.
Maneiras de ajudar a criança que está sofrendo bullying:
- Informe aos professores e funcionários da escola se souber que ela ou outra criança está sofrendo bullying.
- Estimule-a e ajude-a a falar sobre o problema, propicie um ambiente seguro e confortável para que ela se sinta à vontade.
- Incentive-a a fazer amigos, promovendo tempos de brincadeira fora da sala de aula com eles.
- Explique a ela o que é bullying e por que é errado maltratar os outros. Exemplifique e incentive a boa e aceitável interação com outras pessoas.
REFERÊNCIAS
MENEZES, R. EXPERIÊNCIAS DE BULLYING ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Dissertação—Universidade Federal de Santa Maria: [132p]. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24101. Acesso em: 14 set. 2022.
FALCÃO, C. S. N.; STELKO-PEREIRA, A. C.; ALVES, D. L. G. Envolvimento de alunos com TEA em situações de bullying de acordo com múltiplos informantes. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/rLmLSfp7CYDzZZpRjV8GGMG/. Acesso em: 14 set. 2022.
Bullying – How To Tell If Your Autistic Child Is Being Bullied. Living Autism, 2021. Disponível em: https://livingautism.com/bullying-tell-autistic-child-bullied/. Acesso em: 14 set. 2022.
3 Comments