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BNCC: a importância dos campos de experiência na educação infantil

O EU, O OUTRO E O NÓS: A IMPORTÂNCIA DESSE CAMPO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Conheça esse importante campo de experiência presente na BNCC e como as crianças desenvolvem as habilidades socioemocionais a partir dele.

O QUE É A BNCC E SUA IMPORTÂNCIA NOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA?

Primeiramente, a Base Nacional Comum Curricular, conhecida como BNCC, é um documento normativo que estabelece conhecimentos, competências e habilidades a serem abordados nos currículos das escolas de todo o Brasil. Por isso, ela tem o objetivo de nortear as aprendizagens essenciais que são esperadas que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.

Portanto, estão inclusas nestes documentos o que todos os alunos precisam desenvolver desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, tanto em escolas públicas como nas privadas em âmbito nacional.

Sendo assim, o objetivo dessa base curricular é justamente ser uma referência para a elaboração de currículos que garantam o direito de aprendizagem e desenvolvimento aos estudantes, de forma a colaborar com a construção de uma sociedade que desfrute de maior justiça, democracia e inclusão.

O QUE SIGNIFICA ESTES CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL (O EU, O OUTRO E O NÓS)?

Sendo assim, a BNCC estabelece cinco campos de experiência. Esses campos de experiência se referem a situações e experiências que devem ser proporcionadas às crianças para que elas desenvolvam as aprendizagens essenciais.

Os Campos de Experiência da Educação Infantil são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e incluem:

  • O Eu, o Outro e o Nós;
  • Corpo, Gestos e Movimentos;
  • Traços, Sons, Cores e Formas;
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação;
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.

Esses campos promovem aprendizagens essenciais.

Dessa forma, os campos de experiência orientam o planejamento pedagógico dos professores. No entanto, dentre os campos de experiência, há “O Eu, o Outro e o Nós”.

Quais os benefícios dos campos de experiência para crianças?

Ou seja, a escola pode ser compreendida como um dos primeiros locais de socialização das crianças, onde elas compartilham experiências, emoções, aprendem a conviver com pessoas diferentes e desenvolvem sua autonomia.

Nessa mesma perspectiva, a BNCC entende que a instituição escolar é um ambiente muito importante para que sejam criadas oportunidades com o intuito de promover a relação da criança com diferentes grupos sociais e culturais, tendo em vista que isso será engrandecedor, uma vez que elas são estimuladas a enxergar não apenas a sua identidade, mas as diferenças presentes em nossa sociedade.

O EU, O OUTRO E O NÓS: A IMPORTÂNCIA DESSE CAMPO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Em outras palavras, este campo de experiência está diretamente relacionado ao autoconhecimento e à construção de relações, moldando a consciência cidadã e criando vínculos respeitosos. Desse modo, a partir do autoconhecimento, a criança se fortalece como cidadã, bem como aprende a conviver e respeitar as diferenças.

Destacam-se, então, alguns dos vários aspectos importantes deste campo que devem ser trabalhados na escola: autonomia, senso de autocuidado, valorização da identidade, percepção de interdependência com o meio, sentimento de pertencimento, coletividade e o respeito às diversidades.

Ademais, “O Eu, o Outro e o Nós” favorece a compreensão do mundo, pois à medida que a criança conhece estilos e modos de vida diferentes, a tendência de serem criados estereótipos e preconceitos diminui. Esse fator é de extrema relevância para a formação de um cidadão empático e acolhedor.

Dito isso, fica perceptível a importância desse campo de experiência para orientar o planejamento de currículo que proporcione às crianças experiências que promovam a boa convivência e o respeito em grupos diversos.

COMO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DA BNCC?

De antemão, o estímulo a partir de experiências que envolvem interações e a brincadeiras é fundamental para promover o desenvolvimento socioemocional dos pequenos.

Em síntese, a BNCC classifica os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento conforme a faixa etária das crianças, considerando o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais e as características de cada grupo. Para a Educação Infantil, são considerados três grupos: crianças de 0 meses a 1 ano e 06 meses; de 01 ano e 07 meses a 03 anos e 11 meses; e crianças de 04 anos a 05 anos e 11 meses.

Abordagem de acordo com a faixa etária:

Crianças de 0 a 1 ano e 06 meses:

neste grupo, o indicado é estimular atividades que promovam a interação com outras crianças e adultos, exercitando a confiança em si mesmo e nas outras pessoas. Por exemplo: brincadeiras em grupo, jogos ao ar livre com colegas e estímulos aos sentidos por meio de objetos ou música.

Crianças de 01 ano e 07 meses a 03 anos e 11 meses:

nessa faixa etária, o indicado é incentivar a autonomia a partir de pequenas tarefas, como lavar as mãos, se vestir, se alimentar, entre outras. Ademais, o diálogo é indispensável para resolver conflitos de maneira pacífica, por isso que o adulto é importante nesse contexto. A troca de brinquedos entre os colegas e outras dinâmicas em conjunto também são outros métodos excelentes.

Crianças de 04 anos a 05 anos e 11 meses:

por fim, o trabalho da coletividade, cooperação, compreensão e respeito às regras são os principais pontos a serem estimulados nessa faixa etária. Nesse sentido, o esporte é fundamental pelo fato de trabalhar todas as habilidades mencionadas. Somado a isso, gincanas, trabalhos em equipe e compartilhamento de histórias e opiniões podem melhorar a compreensão das habilidades.

Vale ressaltar que os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada grupo podem variar, visto que as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes, os quais devem ser observados pelos professores.

COMO ESTE CAMPO SE RELACIONA ÀS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

As habilidades socioemocionais se referem a maneira como uma pessoa lida com suas próprias emoções e as utilizam para se relacionar com ela mesma e com o outro. O bom desenvolvimento dessas habilidades é essencial para o convívio em sociedade.  O processo de construção das habilidades socioemocionais acontece gradativamente, de acordo com as vivências e experiências vividas. 

Assim, este campo de experiência (O Eu, o Outro e o Nós) tem relação direta com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Por meio dessas experiências, é possível que o pequeno comece a compreender e respeitar os diferentes pontos de vista, além de desenvolver o autoconhecimento, a construção de relações, a criação de vínculos sociais, o sentimento de pertencimento e da coletividade. Mais que isso, esse campo promove o respeito às diversidades culturais, aspecto que é indispensável a uma sociedade democrática e justa.

Perguntas Frequentes Campos de Experiência BNCC

Como os campos de experiência contribuem para a organização curricular da educação infantil?

Os campos de experiência BNCC educação infantil, conforme delineado na BNCC, constituem uma estrutura essencial para as diretrizes curriculares nacionais proporcionando às crianças de 0 a 5 anos oportunidades de explorar e ampliar seus conhecimentos sobre si e o mundo. Essa etapa da educação infantil na BNCC está estruturada em 5 campos que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas.

Através dos campos de experiência educação infantil, elas têm a oportunidade de interagir com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, utilizando o meio dos sentidos para vivenciar situações e experiências concretas da vida cotidiana. Assim, esses campos definem os objetivos de aprendizagem, permitindo que as crianças bem pequenas desenvolvam um modo de perceber a si e a reciprocidade e interdependência com o outro.

COMO APLICAR A BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Para aplicar a BNCC na educação infantil, é fundamental explorar os campos de experiência definidos, que incluem as manifestações artísticas, o conhecimento científico e o desenvolvimento do conhecimento de si. Esses campos de experiência proporcionam oportunidades para que as crianças pequenas e crianças bem pequenas ampliem seus conhecimentos sobre si e sobre o mundo ao redor.

A educação infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiência, cada um com objetivos de aprendizagem específicos, que incentivam as crianças a explorar diferentes manifestações artísticas e culturais. Por meio de situações e experiências concretas da vida cotidiana, as crianças exploram o mundo e desenvolvem um modo de perceber a si e aos outros.

Os campos de experiência BNCC para a educação infantil visam promover a aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos, permitindo que elas interajam com o espaço, o corpo e suas interações sociais. As experiências são fundamentais para construir a reciprocidade e de interdependência entre as crianças e seu ambiente, enriquecendo o processo educacional.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 12 dez. 2022.

DE OLIVEIRA DELMONDES, M.; DA SILVA, T. M. OS “CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS” NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DO POSITIVISMO ÀS INVENÇÕES COTIDIANAS. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], n. 38, p. 72-98, 2018. DOI: 10.26694/les.v1i38.7693. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1187. Acesso em: 13 dez. 2022.

O eu, o outro e o nós: como trabalhar esse campo de experiência na educação infantil. Blog Educação Infantil, 2022. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/non-verbal-autism. Acesso em: 12 dez. 2022.

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