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A alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual

Pais e professores de crianças com Deficiência Intelectual frequentemente encaram o processo de alfabetização como um desafio significativo. Surge a questão: as crianças com DI podem realmente aprender a ler e escrever? Esta dúvida é comum entre os responsáveis e educadores dessas crianças. Então, como ocorre o processo de alfabetização para elas? 

A jornada de aprendizagem pode apresentar diversos obstáculos, e é responsabilidade da escola encontrar métodos eficazes para garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com DI, adquiram habilidades de leitura e escrita. 

Neste artigo, explraremos as abordagens corretas que vão ajudar essas crianças a alcançarem o sucesso na alfabetização.

O que é  Deficiência Intelectual (DI)

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais — DSM-5 — define a Deficiência Intelectual como “um distúrbio com início no período de desenvolvimento que inclui déficits de funcionamento intelectual e adaptativo conceitual, social e domínios práticos”. 

Em outras palavras, é um distúrbio que afeta o desenvolvimento intelectual e a capacidade de usar com eficácia as habilidades para a vida. 

A Deficiência Intelectual pode ocorrer isoladamente ou em comorbidade com outras síndromes e transtornos do neurodesenvolvimento, como a Síndrome de Down e o Transtorno do Espectro Autista — TEA.

A Deficiência Intelectual na escola

O DI tem suas causas em fatores biológicos, mas historicamente as pessoas com DI carregam os preconceitos que giram em torno da sua condição. 

A escola precisa estar atenta a isso para desfazer equívocos que impeçam a inserção social do sujeito, além de propiciar o desenvolvimento da criança, inclusive a alfabetização. 

A criança com DI pode aprender a ler e escrever, mas possui uma forma de aprender diferenciada. Ou seja, o jeito que ela constrói conceitos é diferente das crianças neurotípicas, por isso ela precisa de estratégias pedagógicas que respeitem essa característica.

Processo de ensino aprendizagem da criança com DI

O professor precisa considerar as lacunas em seu desenvolvimento, e é muito comum que ela tenha dificuldades na comunicação, linguagem e outras funções, o que significa que precisa de mais tempo para aprender, assim como de repetição e estímulo.

As estratégias de aprendizagem devem ser aplicadas de acordo com as demandas e necessidades da criança, inclusive a maneira como ela será avaliada. 

Assim, devem ser elaboradas de forma que possibilite o aprendizado da criança com DI, contemplando também as suas habilidades. Já que, o aluno com Deficiência Intelectual precisa de ações que o ajude em sua autonomia e interação social. 

Além disso, os conteúdos trabalhados na escola precisam ter impacto ou fazer sentido em sua vida cotidiana, para que sejam melhor assimilados. Ou seja, se a criança com DI consegue conectar o conteúdo aprendido com as situações do cotidiano, ele se torna muito mais significativo.

Flexibilização do currículo

A flexibilização do currículo é muito importante no processo de aprendizagem das crianças com DI. 

O professor precisa contar com o apoio da coordenação pedagógica e da família do aluno, para que juntos possam identificar as dificuldades e potencialidades da criança. Esse conhecimento é fundamental para as adaptações curriculares.

Da mesma forma, o apoio de profissionais que atendam a criança fora da escola (fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, entre outros) ajuda o professor a conhecer a fundo seu aluno e a elaborar as melhores estratégias pedagógicas.

O processo de alfabetização da criança com Deficiência Intelectual

A criança com DI é perfeitamente capaz de aprender a leitura e escrita. No entanto, o professor precisa saber que ela precisa de um tempo maior para a alfabetização. 

Dessa forma, ela nunca deverá ser comparada com os colegas em relação ao seu desenvolvimento, e professor precisa adequar a sua prática pedagógica ao nível em que se encontra seu aluno com DI. 

A alfabetização depende da imagem mental e a sua formação se refere às informações e sensações já percebidas, já aprendidas e está relacionada à memória.

O processo de alfabetização de crianças com DI é um desafio, mas é fundamental que o professor aceite esse desafio. Esse é o primeiro passo, depois é despertar em seus alunos a vontade de aprender a ler e escrever.

A Deficiência Intelectual não significa impossibilidade. É muito importante que os professores saibam disso e busquem as melhores práticas pedagógicas para ensinar seus alunos com DI a escrita e leitura. Focar nas potencialidades do aluno e não em suas debilidades, é o primeiro passo para o sucesso do processo de alfabetização. 

Para saber mais, veja esse vídeo com a Lu sobre isso!


Referências:

MESQUITA, Guida. O processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual no 1º ano do ensino fundamental. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 1, p. 257-270, 2016. Disponível em <https://www.redalyc.org/pdf/2750/275041389060.pdf> Acesso em 15 out 2021. 

17 Comments

  • Alessandra
    Posted 10/03/2021 at 3:51 pm

    Amei mim ajudo bastante

  • Elionai
    Posted 08/04/2021 at 12:30 pm

    Muito bom este artigo!! Amei

    • Adriana Oliveira
      Posted 19/06/2022 at 12:01 pm

      Trabalhar esse processo não é fácil com nem um aluno, por isso necessitamos de grande ajuda! Excelente texto para iniciaremos o trabalho mais motivados! Gratidão.

  • Maria Lucia
    Posted 12/05/2021 at 5:21 pm

    Queria tentar alfabetizar minha filha de 22 anos. Ela nunca foi a esco.la mas e muito eperta.Consegui ensina-la a mexer no comp.utador e ela se diverte so com um dedo que ela mexe. ela fica deitada o dia inteiro devido as suas deformidades e nao consegui alfabetizar. POR FAVOR ME AJUDE !!!!!!!

  • Gilmara
    Posted 21/07/2021 at 8:44 pm

    Oi tenho um filho de 10 anos e não consegui ainda alfabetizar ainda ele tem dificuldade na coordenação motora fina.

  • janaina
    Posted 04/06/2022 at 10:42 pm

    sou professora de apoio de uma crianca com DI e busco informacoes sobre essa deficiencia para melhor trabalhar com ele e poder ajudar um pouco mais em seu desenvolvimento e aprendizado. ele ainda nao é alfabetizado e gostaria de ver metodos, prorposta e atividades que possam ajudar nessa alfabetização

    • Solange
      Posted 06/06/2022 at 2:41 pm

      Olá Janaina, tudo bem?

      Compreendo a sua situação e entendo que não seja fácil, a informação técnica e de qualidade seguida do diagnóstico de um profissional responsável é a melhor forma de lidar com esse tipo de situação. Temos conteúdos disponíveis em nosso site e canal do Youtube acerca da temática, vale a pena conferir: https://youtube.com/neurosabervideos e no blog: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/artigos/neurosaber/

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Solange
      Posted 06/06/2022 at 3:26 pm

      Olá Janaina, tudo bem?

      Temos vários conteúdos no nosso canal do youtube, vale a pena conferir. Acesse youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Eliana
    Posted 07/07/2022 at 7:46 am

    Bom dia!
    Minha filha tem 10 anos, e depois de passar por uma avaliação Neuropsicológica, foi diagnosticado que ela tem DI leve, ela tem dificuldade na leitura e escrita, confunde letras e números. Qual seria o método adequado de ensino para ela?

    • Solange
      Posted 07/07/2022 at 1:48 pm

      Olá Eliana, tudo bem?

      Recomendamos para ela o nosso programa Proleia, segue a página para conhece-lo e se inscrever na lista de espera: https://proleia.com/

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

    • Suellen
      Posted 01/05/2023 at 2:18 pm

      Adapataçao curricular seria o plano individualizado?

  • aparecida
    Posted 22/08/2022 at 12:47 pm

    Olá meu filho tem 10 anos e não consegue ler tem dificuldade na escrita
    queria poder ajudar ele a ler mas não sei como

    • Solange
      Posted 23/08/2022 at 4:34 pm

      Olá Aparecida, tudo bem?

      Temos várias aulas em nosso canal no Youtube acerca da temática que pode clarear muitas dúvidas e enriquecer seus conhecimentos. Vale a pena conferir!!! 😉💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Cristiane Barros Coutinho Pereira
    Posted 21/02/2023 at 1:56 pm

    Este ano, 2023, estou com aluno com DI, e o conteúdo, me ajudou muito.

    • Solange
      Posted 22/02/2023 at 6:03 pm

      Olá Cristiane, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • Derlane
        Posted 16/04/2023 at 5:32 pm

        Muito bom!
        Abri mais a minha mente em relação a criança com deficiência intelectual

        • Solange
          Posted 17/04/2023 at 7:45 pm

          Olá Derlane, tudo bem?

          A educação inclusiva é muito importante para garantir que todas as crianças tenham acesso à educação e ao desenvolvimento. Crianças com deficiência intelectual podem enfrentar desafios únicos, mas com o suporte e a orientação adequados, elas podem aprender e alcançar seus objetivos. É importante que as escolas e professores sejam sensíveis às necessidades individuais de cada aluno e trabalhem em colaboração com os pais e profissionais de saúde para fornecer o suporte adequado. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, não hesite em perguntar!

          Sol,
          Equipe NeuroSaber 💙

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