Atividades para ensinar o som das letras para as crianças
Uma das habilidades mais importantes para as crianças desenvolverem antes da alfabetização, é o reconhecimento do som das letras, e como eles estão relacionados. Chamamos isso de princípio alfabético, que é a noção de que os sons da fala podem ser conectados às letras de uma maneira previsível.
Para compreender o princípio alfabético, as crianças precisam entender que: letras representam sons da fala, letras vão juntas para formar palavras e mudar as letras muda os sons e as palavras
E este não é um conceito fácil de absorver pelas crianças. Ao contrário de muitas outras línguas, o português tem muito mais sons, o que tradicionalmente chamamos de fonemas, do que letras. Isso significa que muitas de nossas letras emitem mais de um som.
Por isso é importante as crianças aprenderem o som das letras de forma divertida e multissensorial! Continue lendo o artigo para saber mais.
Conteúdo
O que é o Princípio Alfabético
O princípio alfabético não é apenas cantar ou dizer o ABC. É um termo usado para descrever uma parte muito importante do processo de leitura. Na verdade, estamos falando de 2 habilidades interconectadas.
- Conhecimento do alfabeto – a capacidade de identificar letras em fontes diferentes, nomear as letras e estar ciente da ordem e estrutura geral do alfabeto. Isso também inclui correspondência de letras e sons.
- O conceito abrangente de que as letras e os padrões das letras representam os sons da linguagem falada e de que existe uma relação previsível entre essas letras e os sons das letras.
A melhor maneira de começar a ensinar o princípio alfabético às crianças é introduzindo o som mais comum para cada letra. Quando elas dominarem esses sons de letras comuns e estiver lendo palavras fonéticas de 3 e 4 letras, ela poderá começar a aprender os sons alternativos que as letras fazem.
Ensinar crianças pequenas apenas um som por letra é importante no início, porque você evita confusão e desenvolve sólidas habilidades iniciais de leitura. Muitos estudos mostraram que a dificuldade de vincular letras a seus sons é a principal fonte de dificuldades de leitura para muitas crianças.
Atividades para ensinar o som das letras
O jogo da primeira letra
Reconhecer a primeira letra de uma palavra é uma ótima maneira de começar a entender o conceito do princípio do alfabeto. Este jogo pode ajudar!
O que você precisará:
- Letras magnéticas ou cartões de letras
O que fazer:
- Peça para a criança para escolher a letra que ele está ouvindo no início de uma palavra.
- Por exemplo: “Se eu estivesse lendo a palavra ‘mão’, qual letra você veria no início dessa palavra?” Se o seu ela ouvir o som / m/, ele puxará um “m”.
Início, meio ou fim?
Este jogo ajuda as crianças a entenderem onde eles ouvem sons específicos nas palavras.
O que você precisará:
- Folha clara
- Lápis de cera ou caneta para desenhar
- Cartas de cartas
O que fazer:
Para começar, crie um jogo de tabuleiro desenhando duas linhas para formar três colunas diferentes: primeiro, meio, último ou começo, meio, fim.
Quando essas colunas estiverem completas, é hora de jogar! A criança precisará indicar se ouviu certos sons no início, no meio ou no final da palavra.
Aqui está um exemplo:
Onde você ouve o som “rrr” em “rato”?
Vamos dizer “rato” em voz alta juntos! Às vezes é melhor para a criança pronunciar as palavras para que possam “sentir” os sons na boca.
Ela pode indicar no quadro onde ouviu o som “rrr”.
Sim! No início!
Que letra faz o som “rrr”?
Sim! Isso é “r”.
Aprender a ler é um processo complicado e cada criança se desenvolve de maneira diferente. Os pais e educadores precisam criar uma criança e ajudá-la a desenvolver o amor pela leitura.
Lembre-se sempre de manter a diversão, use sua voz mais animada ao ler para as crianças e não tenha medo dos métodos não tradicionais, pois eles tendem a manter a diversão!
Quer mais dicas de atividade? Então vou deixar esse vídeo da Lu para você assistir!
Referências
Baker, S.K., Santiago, R.T., Masser, J., Nelson, N.J., & Turtura, J. (2018). The Alphabetic Principle: From Phonological Awareness to Reading Words. Washington, DC: U.S. Department of Education, Office of Elementary and Secondary Education, Office of Special Education Programs, National Center on Improving Literacy. Disponível em <https://improvingliteracy.org/brief/alphabetic-principle-phonological-awareness-reading-words> Acesso em 18 out 2021.
9 Comments
Bom dia amei essa aula e atividades também vc está me ajudando muito. Obrigada.
Bom dia Luciana aulas maravilhosa estou amando essas atividades. Obrigada.
Sou aluna PROLEIA e tbm de outros cursos e realmente ajuda muit
Olá, Tereza.
Agradecemos pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 💙
Webster,
Equipe NeuroSaber.
Bom dia,é certo ensinar a letra somente em bastão,ou pode ser bastão e cursiva ao mesmo tempo
Bom texto, nos ajuda a compreender o processo de alfabetização..começa a dar passos…Quais são os passos principais para se alfabetizar?
Olá Tânia, tudo bem?
Separamos uma ótima aula da Lu Brites que irá tirar muitas das suas dúvidas, vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=Ii4sXky94Ok
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙