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Atividades para ensinar o som das letras para as crianças

Uma das habilidades mais importantes para as crianças desenvolverem antes da alfabetização,  é o reconhecimento do som das letras, e como eles estão relacionados. Chamamos isso de princípio alfabético, que é a noção de que os sons da fala podem ser conectados às letras de uma maneira previsível. 

Para compreender o princípio alfabético, as crianças precisam entender que: letras representam sons da fala, letras vão juntas para formar palavras e mudar as letras muda os sons e as palavras

E este não é um conceito fácil de absorver pelas crianças. Ao contrário de muitas outras línguas, o português tem muito mais sons, o que tradicionalmente chamamos de fonemas, do que letras. Isso significa que muitas de nossas letras emitem mais de um som. 

Por isso é importante as crianças aprenderem o som das letras de forma divertida e multissensorial! Continue lendo o artigo para saber mais.

 O que é o Princípio Alfabético 

O princípio alfabético não é apenas cantar ou dizer o ABC. É um termo usado para descrever uma parte muito importante do processo de leitura. Na verdade, estamos falando de 2 habilidades interconectadas.

  1. Conhecimento do alfabeto – a capacidade de identificar letras em fontes diferentes, nomear as letras e estar ciente da ordem e estrutura geral do alfabeto. Isso também inclui correspondência de letras e sons.
  1. O conceito abrangente de que as letras e os padrões das letras representam os sons da linguagem falada e de que existe uma relação previsível entre essas letras e os sons das letras.

A melhor maneira de começar a ensinar o princípio alfabético às crianças é introduzindo o som mais comum para cada letra. Quando elas dominarem esses sons de letras comuns e estiver lendo palavras fonéticas de 3 e 4 letras, ela poderá começar a aprender os sons alternativos que as letras fazem.

Ensinar crianças pequenas apenas um som por letra é importante no início, porque você evita confusão e desenvolve sólidas habilidades iniciais de leitura. Muitos estudos mostraram que a dificuldade de vincular letras a seus sons é a principal fonte de dificuldades de leitura para muitas crianças. 

Atividades para ensinar o som das letras 

O jogo da primeira letra

Reconhecer a primeira letra de uma palavra é uma ótima maneira de começar a entender o conceito do princípio do alfabeto. Este jogo pode ajudar!

O que você precisará:

  • Letras magnéticas ou cartões de letras 

O que fazer:

  • Peça para a criança para escolher a letra que ele está ouvindo no início de uma palavra.
  • Por exemplo: “Se eu estivesse lendo a palavra ‘mão’, qual letra você veria no início dessa palavra?” Se o seu ela ouvir o som / m/, ele puxará um “m”.

Início, meio ou fim?

Este jogo ajuda as crianças a entenderem onde eles ouvem sons específicos nas palavras.

O que você precisará:

  • Folha clara
  • Lápis de cera ou caneta para desenhar
  • Cartas de cartas

O que fazer:

Para começar, crie um jogo de tabuleiro desenhando duas linhas para formar três colunas diferentes: primeiro, meio, último ou começo, meio, fim.

Quando essas colunas estiverem completas, é hora de jogar! A criança precisará indicar se ouviu certos sons no início, no meio ou no final da palavra.

Aqui está um exemplo:

Onde você ouve o som “rrr” em “rato”?

Vamos dizer “rato” em voz alta juntos! Às vezes é melhor para a criança pronunciar as palavras para que possam “sentir” os sons na boca.

Ela pode indicar no quadro onde ouviu o som “rrr”.

Sim! No início!

Que letra faz o som “rrr”?

Sim! Isso é “r”.

Aprender a ler é um processo complicado e cada criança se desenvolve de maneira diferente. Os pais e educadores precisam criar uma criança e ajudá-la a desenvolver o amor pela leitura. 

Lembre-se sempre de manter a diversão, use sua voz mais animada ao ler para as crianças e não tenha medo dos métodos não tradicionais, pois eles tendem a manter a diversão!

Quer mais dicas de atividade? Então vou deixar esse vídeo da Lu para você assistir!

Referências 

Baker, S.K., Santiago, R.T., Masser, J., Nelson, N.J., & Turtura, J. (2018). The Alphabetic Principle: From Phonological Awareness to Reading Words. Washington, DC: U.S. Department of Education, Office of Elementary and Secondary Education, Office of Special Education Programs, National Center on Improving Literacy. Disponível em <https://improvingliteracy.org/brief/alphabetic-principle-phonological-awareness-reading-words> Acesso em 18 out 2021. 

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