O que é Princípio Alfabético?
Ter o domínio do Princípio Alfabético é uma ótima forma de garantir sucesso nas próximas fases do processo de alfabetização da criança.
Aliado com a estimulação da Consciência Fonológica, a capacidade de manipulação dos sons das letras prevê um melhor desempenho nas habilidades de leitura e escrita.
Para aprender o Princípio Alfabético, a criança deve ser capaz de reconhecer e produzir os sons de cada letra, realizando a correspondência entre elas e suas representações fonéticas. Continue lendo para entender mais!
Conteúdo
Por que é importante?
O domínio do princípio alfabético garante à criança uma base sólida para a decodificação de palavras e para o aprendizado da instrução fônica.
Essas crianças são estimuladas a realizarem a correspondência entre grafemas, que são a representação escrita da letra e fonemas, a representação sonora da letra. Essa correspondência é responsável pelo sucesso posterior nas habilidades de leitura e escrita.
Como acontece a aprendizagem do Princípio Alfabético?
Podemos realizar o ensino do Princípio Alfabético a partir do ensino sobre as relações entre sons e letras, tanto de forma explícita quanto de forma isolada. Com atividades para serem feitas em sala de aula, com a mediação do professor.
Ainda assim, podemos expandir as oportunidades em que as crianças irão aprender mais sobre as características fonéticas de cada letra, dando aos alunos a possibilidade de aplicarem seus conhecimentos já existentes ao descobrirem essas relações.
Isso pode ser feito com brincadeiras onde soletramos as palavras que já fazem parte de seu dia a dia, por exemplo.
Independentemente da abordagem, é importante ressaltar a importância do uso da instrução explícita durante esse processo.
Atividades para estimulação
Professores e profissionais que desejam auxiliar no processo de aprendizagem do Princípio Alfabético devem realizar essas atividades em sala de aula, por meio de jogos, estratégias dinâmicas e livros ilustrados que forneçam experiências significativas para a absorção do conhecimento.
Aqui vão algumas instruções para aplicar em sala de aula!
- Ensine relações entre letras e sons de forma explícita e isolada.
- Ofereça oportunidades para que as crianças pratiquem as relações entre letras e sons nas aulas diárias.
- Forneça oportunidades de prática que incluam novas relações de letras sonoras, bem como rever as relações ensinadas anteriormente.
- Dê às crianças oportunidades, desde cedo e frequentemente, de aplicar seu conhecimento crescente das relações entre as letras sonoras à leitura de palavras soletradas foneticamente que tenham um significado familiar.
O que é Princípio Alfabético?
Quando falamos sobre isso, estamos nos referindo às representações de grafemas e fonemas, em outras palavras, às representações sonoras de cada letra.
Durante o processo de alfabetização, é necessário que a criança entenda e conheça as diferenças entre o sistema escrito e o sistema oral da língua.
Essa conscientização dos sons e de suas representações irá influenciar diretamente sobre as habilidades de leitura, escrita e interpretação da criança.
Princípio alfabético no processo de alfabetização
Conhecer os nomes e formas que compõem as letras é parte fundamental durante o processo de alfabetização. Esta capacidade permite que as crianças se lembrem do formato de cada letra dentro da palavra e que consigam compreender a sequência delas.
Quando existe dificuldade em aprender os sons das letras e realizar o reconhecimento das palavras, o caminho para aprender o nome de cada letra também é prejudicado. Sabendo disso, só podemos começar a trabalhar com o princípio alfabético quando a criança exercer domínio sobre essas duas habilidades.
Um processo de alfabetização onde o princípio alfabético não estiver bem desenvolvido pode necessitar de maiores instruções para poderem nomear, escrever e identificar as letras.
E aí, gostou do conteúdo? Então aproveite para ver este vídeo da Luciana Brites explicando quatro atividades que usam o Princípio Alfabético para estimular o processo de alfabetização. É só clicar aqui embaixo!
10 Comments
Ótima explicação, clara e de fácil entendimento…
Cada dia aprendendo mais… Gratidão!…🙌🏼
Maravilhosos os artigos.
Estou tentando me inscrever no curso e não estou conseguindo.
Adorei!!! Me acrescentou muuuuiiito!❤️
Olá Miriam, tudo bem?
Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Olá, tudo bem?
Eu já fiz o curso do Proleia, por um descuido não peguei o meu diploma. Alguém pode me ajudar?
Olá Elenice, tudo bem?
Entre em contato com o suporte através do email [email protected] para que possa receber orientação!
Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙
Olá Elenice, tudo bem?
Entre em contato através do email [email protected] para que a equipe de suporte possa te auxiliar!
Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙